Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Planos de aula sobre Poema de forma livre e fixa

Material para trabalhar as habilidades:

EF69LP44 : Inferir a presença de valores sociais, culturais e humanos e de diferentes visões de mundo, em textos literários, reconhecendo nesses textos formas de estabelecer múltiplos olhares sobre as identidades, sociedades e culturas e considerando a autoria e o contexto social e histórico de sua produção.

EF67LP38 : Analisar os efeitos de sentido do uso de figuras de linguagem, como comparação, metáfora, metonímia, personificação, hipérbole, dentre outras.

EF69LP48 : Interpretar, em poemas, efeitos produzidos pelo uso de recursos expressivos sonoros (estrofação, rimas, aliterações etc), semânticos (figuras de linguagem, por exemplo), gráfico- espacial (distribuição da mancha gráfica no papel), imagens e sua relação com o texto verbal.

EF69LP51 : Engajar-se ativamente nos processos de planejamento, textualização, revisão/ edição e reescrita, tendo em vista as restrições temáticas, composicionais e estilísticas dos textos pretendidos e as configurações da situação de produção – o leitor pretendido, o suporte, o contexto de circulação do texto, as finalidades etc. – e considerando a imaginação, a estesia e a verossimilhança próprias ao texto literário.

EF69LP53 : Ler em voz alta textos literários diversos – como contos de amor, de humor, de suspense, de terror; crônicas líricas, humorísticas, críticas; bem como leituras orais capituladas (compartilhadas ou não com o professor) de livros de maior extensão, como romances, narrativas de enigma, narrativas de aventura, literatura infanto-juvenil, – contar/recontar histórias tanto da tradição oral (causos, contos de esperteza, contos de animais, contos de amor, contos de encantamento, piadas, dentre outros) quanto da tradição literária escrita, expressando a compreensão e interpretação do texto por meio de uma leitura ou fala expressiva e fluente, que respeite o ritmo, as pausas, as hesitações, a entonação indicados tanto pela pontuação quanto por outros recursos gráfico-editoriais, como negritos, itálicos, caixa-alta, ilustrações etc., gravando essa leitura ou esse conto/reconto, seja para análise posterior, seja para produção de audiobooks de textos literários diversos ou de podcasts de leituras dramáticas com ou sem efeitos especiais e ler e/ou declamar poemas diversos, tanto de forma livre quanto de forma fixa (como quadras, sonetos, liras, haicais etc.), empregando os recursos linguísticos, paralinguísticos e cinésicos necessários aos efeitos de sentido pretendidos, como o ritmo e a entonação, o emprego de pausas e prolongamentos, o tom e o timbre vocais, bem como eventuais recursos de gestualidade e pantomima que convenham ao gênero poético e à situação de compartilhamento em questão.

EF67LP28 : Ler, de forma autônoma, e compreender – selecionando procedimentos e estratégias de leitura adequados a diferentes objetivos e levando em conta características dos gêneros e suportes –, romances infanto-juvenis, contos populares, contos de terror, lendas brasileiras, indígenas e africanas, narrativas de aventuras, narrativas de enigma, mitos, crônicas, autobiografias, histórias em quadrinhos, mangás, poemas de forma livre e fixa (como sonetos e cordéis), vídeo-poemas, poemas visuais, dentre outros, expressando avaliação sobre o texto lido e estabelecendo preferências por gêneros, temas, autores.

EF69LP54 : Analisar os efeitos de sentido decorrentes da interação entre os elementos linguísticos e os recursos paralinguísticos e cinésicos, como as variações no ritmo, as modulações no tom de voz, as pausas, as manipulações do estrato sonoro da linguagem, obtidos por meio da estrofação, das rimas e de figuras de linguagem como as aliterações, as assonâncias, as onomatopeias, dentre outras, a postura corporal e a gestualidade, na declamação de poemas, apresentações musicais e teatrais, tanto em gêneros em prosa quanto nos gêneros poéticos, os efeitos de sentido decorrentes do emprego de figuras de linguagem, tais como comparação, metáfora, personificação, metonímia, hipérbole, eufemismo, ironia, paradoxo e antítese e os efeitos de sentido decorrentes do emprego de palavras e expressões denotativas e conotativas (adjetivos, locuções adjetivas, orações subordinadas adjetivas etc.), que funcionam como modificadores, percebendo sua função na caracterização dos espaços, tempos, personagens e ações próprios de cada gênero narrativo.

EF67LP31 : Criar poemas compostos por versos livres e de forma fixa (como quadras e sonetos), utilizando recursos visuais, semânticos e sonoros, tais como cadências, ritmos e rimas, e poemas visuais e vídeo-poemas, explorando as relações entre imagem e texto verbal, a distribuição da mancha gráfica (poema visual) e outros recursos visuais e sonoros.

Plano 01 de 15

Poema de forma fixa e livre

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA Professor-autor: Marianna Parro Mentor: Érica Silva Especialista: Silvia Albert Título da aula: Poema de forma fixa e livre Finalidade da aula: Explorar poemas de forma fixa e livre a fim de fam...

Língua Portuguesa

7º ano

Leitura/Escuta

alinhado à bncc

EF69LP44

EF69LP48

Plano 02 de 15

Literatura de Cordel: Valores culturais e identidade regiona...

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA Professor-autor: Marianna Parro Mentor: Érica Silva Especialista: Silvia Albert Título da aula: Literatura de Cordel: Valores culturais e identidade regional Finalidade da aula: Reconhecer o con...

Língua Portuguesa

7º ano

Leitura/Escuta

alinhado à bncc

EF69LP44

EF69LP48

Plano 03 de 15

Trabalhando a cultura popular brasileira com poemas

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA Professor-autor: Marianna Parro Mentor: Érica Silva Especialista: Silvia Albert Título da aula: Trabalhando a cultura popular brasileira com poemas Finalidade da aula: Reconhecer o contexto de f...

Língua Portuguesa

7º ano

Leitura/Escuta

alinhado à bncc

EF69LP44

EF69LP48

EF67LP28

Plano 04 de 15

Explorando a musicalidade dos poemas

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLAProfessor-autor: Marianna ParroMentor: Érica SilvaEspecialista: Silvia Albert Título da aula:Explorando a musicalidade dos poemas Finalidade da aula: Explorar a musicalidade dos poemas como um efeito construí...

Língua Portuguesa

Análise linguística/Semiótica

7º ano

alinhado à bncc

EF69LP54

Plano 05 de 15

A musicalidade nos poemas de forma fixa: Assonância e aliter...

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLAProfessor-autor: Marianna ParroMentor: Érica SilvaEspecialista: Silvia Albert Título da aula: A musicalidade nos poemas de forma fixa: Assonância e aliteração Finalidade da aula: Comparar poemas ...

Língua Portuguesa

Análise linguística/Semiótica

7º ano

alinhado à bncc

EF69LP54

Plano 06 de 15

Experienciando a assonância e aliteração

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLAProfessor-autor: Marianna ParroMentor: Érica SilvaEspecialista: Silvia Albert Título da aula: Experienciando a assonância e aliteração Finalidade da aula: Trabalhar as figuras de linguagem sonora ...

Língua Portuguesa

Análise linguística/Semiótica

7º ano

alinhado à bncc

EF69LP54

Plano 07 de 15

A linguagem conotativa em poemas de forma livre

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLAProfessor-autor: Marianna ParroMentor: Érica SilvaEspecialista: Silvia Albert Título da aula: A linguagem conotativa em poemas de forma livre Finalidade da aula: Explorar o sentido conotativo de palavras e express&ot...

Língua Portuguesa

Análise linguística/Semiótica

7º ano

alinhado à bncc

EF67LP38

Plano 08 de 15

A metáfora e a comparação em poemas de forma livre

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA Professor-autor: Marianna Parro Mentor: Érica Silva Especialista: Silvia Albert Título da aula: A metáfora e a comparação em poemas de forma livre Finalidade da aula: Verifi...

Língua Portuguesa

Análise linguística/Semiótica

7º ano

alinhado à bncc

EF67LP38

Plano 09 de 15

Poemas de forma fixa e livre: a metáfora e a comparação na c...

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLAProfessor-autor: Marianna ParroMentor: Érica SilvaEspecialista: Silvia Albert Título da aula: Poemas de forma fixa e livre: a metáfora e a comparação na construção de sentidos Final...

Língua Portuguesa

Análise linguística/Semiótica

7º ano

alinhado à bncc

EF67LP38

Plano 10 de 15

Estratégias para a declamação de poemas

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA Professor-autor: Marianna Parro Mentor: Érica Silva Especialista: Silvia Albert Título da aula: Estratégias para a declamação de poemas Finalidade da aula: Reconhecer estrat...

Língua Portuguesa

Oralidade

7º ano

alinhado à bncc

EF69LP53

Plano 11 de 15

Preparação para a declamação de poemas

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA Professor-autor: Marianna Parro Mentor: Érica Silva Especialista: Silvia Albert Título da aula: Preparação para a declamação de poemas Finalidade da aula: Preparar a ...

Língua Portuguesa

Oralidade

7º ano

alinhado à bncc

EF69LP53

Plano 12 de 15

Declamação de poemas de forma livre e de forma fixa

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLAProfessor-autor: Marianna ParroMentor: Érica SilvaEspecialista: Silvia Albert Título da aula: Declamação de poemas de forma livre e de forma fixa Finalidade da aula: Declamar poemas escolhidos pelos pr&...

Língua Portuguesa

Oralidade

7º ano

alinhado à bncc

EF69LP53

Plano 13 de 15

Estratégias de planejamento de poemas de forma fixa e livre

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLAProfessor-autor: Marianna ParroMentor: Érica SilvaEspecialista: Silvia Albert Título da aula: Estratégias de planejamento de poemas de forma fixa e livre Finalidade da aula: Selecionar temas atuais para que os...

Língua Portuguesa

7º ano

Produção de textos

alinhado à bncc

EF69LP51

EF67LP31

Plano 14 de 15

Produção de poemas de forma fixa e livre

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLAProfessor-autor: Marianna ParroMentor: Érica SilvaEspecialista: Silvia Albert Título da aula: Produção de poemas de forma fixa e livre Finalidade da aula: Proporcionar aos alunos  que se engajem at...

Língua Portuguesa

7º ano

Produção de textos

alinhado à bncc

EF69LP51

EF67LP31

Plano 15 de 15

Revisar os poemas de forma fixa e livre produzidos

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLAProfessor-autor: Marianna ParroMentor: Érica SilvaEspecialista: Silvia Albert Título da aula: Revisar os poemas de forma fixa e livre produzidos Finalidade da aula: Proporcionar que os alunos se engajem ativamente na...

Língua Portuguesa

7º ano

Produção de textos

alinhado à bncc

EF69LP51

EF67LP31