10783
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias
Associação Nova Escola
Fale conosco

Entrar ou crie uma conta

Entrar com Facebook Entrar com Facebook
Entrar com Google Entrar com Google

Esqueci minha senha

Área usuário Assine Nova Escola
Acesse conteúdos exclusivos

Assine

  • Nova Escola Box
  • Planos de Aula
  • Cursos
  • Notícias
  • BNCC na Prática
  • Bem-estar
  • Revista Digital
  • Gestão Escolar

Fale Conosco

Faltam para  

Plano de aula > Matemática > 1º ano > Números

Plano de aula - Os números como código de identificação

Plano de aula de Matemática com atividades para 1º ano do Fundamental sobre Número como código de identificação

Plano 10 de 11 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Simone de Oliveira da Silva

ESTE É UM CONTEÚDO PARA O SAEB Ver Mais >
  • Atividade
  • Materiais e Atividades
  • Sobre o plano
 
1. Objetivo 2. Retomada 3. Atividade principal 4. Discussão de soluções 5. Encerramento 6. Raio X Materiais e Atividades
download Baixar plano

Objetivo select-down

Slide Plano Aula

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Simone de Oliveira da Silva

Mentor: Maria Lydia Mello

Especialista de área: Luciana Tenuta

Habilidade da BNCC

(EF01MA01) Utilizar números naturais como indicador de quantidade ou de ordem em diferentes situações cotidianas e reconhecer situações em que os números não indicam contagem ou ordem, mas sim código de identificação.

Objetivos específicos

  • Saber onde podemos encontrar números;
  • Discutir a finalidade do número.

Conceito-chave

Número como código de identificação

Recursos necessários

  • Revistas
  • Projetor;
  • Atividade impressa.

Vocabulário que será adquirido nesta aula:

Código, identificação



Conhecimentos que a turma deve dominar

  • Saber contar até 20;
  • Diferenciar algarismos de outros símbolos.

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.

Retomada select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientação: Questione a turma onde podemos encontrar números. As respostas serão variadas. Diga que nem todos os números representam quantidade ou ordem, como já vimos em planos anteriores. Informe que nessa aula iremos conhecer outra função dos números.

Propósito: Citar onde encontramos números, informando o que será estudado na aula.

Discuta com a turma:

  • Onde podemos encontrar números?

Atividade principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos.

Orientação: Organize a turma em grupos com quatro alunos, pré determinados por você. Entregue para cada grupo uma revista. Escolha revistas diversificadas para distribuir entre os grupos. Peça que procurem imagens que contenham números e que recortem para discutir sobre a que se refere cada número. Durante a discussão no pequeno grupo, circule observando as discussões que surgirão.

Propósito: Encontrar figuras que contenham números e discutir a partir dessas, a que se refere esse número.

Materiais complementares para impressão:

Resolução da Atividade Principal

Guia de intervenção

Discussão de soluções select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientação: Nesse momento, um integrante de cada grupo irá expor uma das imagens recortadas (peça ao grupo que escolha apenas uma imagem para apresentar ao grande grupo). Ao expor a imagem, o aluno deverá explicar as conclusões que o grupo chegou a respeito dos números encontrados. Nesse momento, outros alunos poderão intervir, opinando conclusões contrárias. Poderá haver um pequeno debate. É importante que ao final das apresentações todos cheguem a uma conclusão comum a respeito do número.

Propósito: Reconhecer a finalidade do número na imagem encontrada.

Encerramento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientação: Retome a aprendizagem da aula, listando onde podemos encontrar os números em forma de códigos. Exemplo: placas de carro, número de telefone, código de barras, cep, entre outros. Essa lista poderá ficar exposta na sala para futuras consultas ou retomadas de conteúdo. Explique que esses tipos de números possuem regras que garantem seu objetivo de identificação. As figuras que representam código, recortadas pelos alunos poderão ser coladas nesse cartaz para exemplificar.

Propósito: Listar onde podemos encontrar o número em forma de código.

Raio X select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos.

Orientações: Esta atividade servirá de avaliação para saber se o aluno alcançou o objetivo proposto. Ele deverá representar com um desenho, três lugares onde podemos encontrar o número em forma de código. Ele poderá representar a placa de um carro, o ônibus com o número da linha, um documento pessoal, entre outros.

Propósito: Avaliar os alunos para identificar se chegaram ao objetivo proposto da aula.

Discuta com a turma:

  • Quais os desenhos que vocês representaram?

Materiais complementares para impressão:

Raio X

Resolução do raio x

Atividade complementar

Resolução da atividade complementar

Resumo da aula

download Baixar plano

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.


Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Simone de Oliveira da Silva

Mentor: Maria Lydia Mello

Especialista de área: Luciana Tenuta

Habilidade da BNCC

(EF01MA01) Utilizar números naturais como indicador de quantidade ou de ordem em diferentes situações cotidianas e reconhecer situações em que os números não indicam contagem ou ordem, mas sim código de identificação.

Objetivos específicos

  • Saber onde podemos encontrar números;
  • Discutir a finalidade do número.

Conceito-chave

Número como código de identificação

Recursos necessários

  • Revistas
  • Projetor;
  • Atividade impressa.

Vocabulário que será adquirido nesta aula:

Código, identificação



Conhecimentos que a turma deve dominar

  • Saber contar até 20;
  • Diferenciar algarismos de outros símbolos.
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientação: Questione a turma onde podemos encontrar números. As respostas serão variadas. Diga que nem todos os números representam quantidade ou ordem, como já vimos em planos anteriores. Informe que nessa aula iremos conhecer outra função dos números.

Propósito: Citar onde encontramos números, informando o que será estudado na aula.

Discuta com a turma:

  • Onde podemos encontrar números?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos.

Orientação: Organize a turma em grupos com quatro alunos, pré determinados por você. Entregue para cada grupo uma revista. Escolha revistas diversificadas para distribuir entre os grupos. Peça que procurem imagens que contenham números e que recortem para discutir sobre a que se refere cada número. Durante a discussão no pequeno grupo, circule observando as discussões que surgirão.

Propósito: Encontrar figuras que contenham números e discutir a partir dessas, a que se refere esse número.

Materiais complementares para impressão:

Resolução da Atividade Principal

Guia de intervenção

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientação: Nesse momento, um integrante de cada grupo irá expor uma das imagens recortadas (peça ao grupo que escolha apenas uma imagem para apresentar ao grande grupo). Ao expor a imagem, o aluno deverá explicar as conclusões que o grupo chegou a respeito dos números encontrados. Nesse momento, outros alunos poderão intervir, opinando conclusões contrárias. Poderá haver um pequeno debate. É importante que ao final das apresentações todos cheguem a uma conclusão comum a respeito do número.

Propósito: Reconhecer a finalidade do número na imagem encontrada.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientação: Retome a aprendizagem da aula, listando onde podemos encontrar os números em forma de códigos. Exemplo: placas de carro, número de telefone, código de barras, cep, entre outros. Essa lista poderá ficar exposta na sala para futuras consultas ou retomadas de conteúdo. Explique que esses tipos de números possuem regras que garantem seu objetivo de identificação. As figuras que representam código, recortadas pelos alunos poderão ser coladas nesse cartaz para exemplificar.

Propósito: Listar onde podemos encontrar o número em forma de código.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos.

Orientações: Esta atividade servirá de avaliação para saber se o aluno alcançou o objetivo proposto. Ele deverá representar com um desenho, três lugares onde podemos encontrar o número em forma de código. Ele poderá representar a placa de um carro, o ônibus com o número da linha, um documento pessoal, entre outros.

Propósito: Avaliar os alunos para identificar se chegaram ao objetivo proposto da aula.

Discuta com a turma:

  • Quais os desenhos que vocês representaram?

Materiais complementares para impressão:

Raio X

Resolução do raio x

Atividade complementar

Resolução da atividade complementar

Slide Plano Aula
  • Para os Alunos
  • Documento

    Atividade Raio X

  • Documento

    Atividade Complementar

  • Para o Professor
  • Documento

    Resolução da Atividade Principal

  • Documento

    Guia de Intervenção

  • Documento

    Resolução do Raio X

  • Documento

    Resolução da Atividade Complementar


Sobre o plano select-down

Compartilhe este conteúdo:

facebook-color pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULA 01

Comparando Quantidades

AULA 02

Justificando Quantidades

AULA 03

Contando quantidades de coleções diferentes

AULA 04

Organizando quantidades de coleções diferentes

AULA 05

Representando e comparando quantidades de coleções diferente...

AULA 06

Justificando Quantidades

AULA 07

Conhecendo novas estratégias para resolução de problemas

AULA 08

Os números na ordem

AULA 09

Comparando e justificando quantidades com números

AULA 11

Números como código de identificação

AULAS DE Números do 1º ano :

Com o plano de aula sobre números, os alunos aprendem a percepção sobre a contagem e a ordem das quantidades, atividades de adição, sequências numéricas, identificação de diferenças e semelhanças entre os objetos de contagem, e demais conteúdos relacionados.

1º ano / Matemática / Números

Plano Aula Relacionado por Eixo Comparando Quantidades

1º ano / Matemática / Números

Plano Aula Relacionado por Eixo Justificando Quantidades

1º ano / Matemática / Números

Plano Aula Relacionado por Eixo Contando quantidades de coleções diferentes

1º ano / Matemática / Números

Plano Aula Relacionado por Eixo Organizando quantidades de coleções diferentes

1º ano / Matemática / Números

Plano Aula Relacionado por Eixo Resolução de problemas aditivos com a ideia de juntar

1º ano / Matemática / Números

Plano Aula Relacionado por Eixo Estratégias de cálculo envolvendo adição em contexto de jogos/desafios

1º ano / Matemática / Números

Plano Aula Relacionado por Eixo Estratégias de cálculo aditivo usando três números em contexto de jogos/desafios

1º ano / Matemática / Números

Plano Aula Relacionado por Eixo Leitura e escrita de números na sequência numérica

1º ano / Matemática / Números

Plano Aula Relacionado por Eixo Pega- Varetas: registro de pontos e escrita de números

1º ano / Matemática / Números

Plano Aula Relacionado por Eixo Jogo de Trilha: construção de sequência numérica

1º ano / Matemática / Números

Plano Aula Relacionado por Eixo Resolução de situações-problema de adição no contexto do jogo

1º ano / Matemática / Números

Plano Aula Relacionado por Eixo Construindo o conceito da subtração

1º ano / Matemática / Números

Plano Aula Relacionado por Eixo Batalha: reflexão sobre o Sistema Numérico Decimal

1º ano / Matemática / Números

Plano Aula Relacionado por Eixo Conhecendo novas estratégias para resolução de problemas

1º ano / Matemática / Números

Plano Aula Relacionado por Eixo Estratégias de cálculo variadas envolvendo subtração

1º ano / Matemática / Números

Plano Aula Relacionado por Eixo Representando e comparando quantidades de coleções diferentes

1º ano / Matemática / Números

Plano Aula Relacionado por Eixo Contando de 2 em 2 - jogando com trilhas

1º ano / Matemática / Números

Plano Aula Relacionado por Eixo Contando de 5 em 5 - usando tampinhas

1º ano / Matemática / Números

Plano Aula Relacionado por Eixo Contando de 10 em 10 numa trilha numérica

1º ano / Matemática / Números

Plano Aula Relacionado por Eixo Noção de números pares - jogo “Caça às meias”

1º ano / Matemática / Números

Plano Aula Relacionado por Eixo Resolver problemas do campo aditivo por meio de estratégias de cálculo diversas

1º ano / Matemática / Números

Plano Aula Relacionado por Eixo Os números na ordem

1º ano / Matemática / Números

Plano Aula Relacionado por Eixo Justificando Quantidades

1º ano / Matemática / Números

Plano Aula Relacionado por Eixo Sequência numérica de 10 em 10 - utilizando dinheiro.

1º ano / Matemática / Números

Plano Aula Relacionado por Eixo Boliche de números: a escrita de números de 2 algarismo.

MAIS AULAS DE Matemática do 1º ano:

1º ano / Matemática / Geometria

Organizando as frutas (longe ou perto?)

1º ano / Matemática / Grandezas e Medidas

Ajudando no Mercado

1º ano / Matemática / Geometria

Longe ou perto?

1º ano / Matemática / Geometria

Na fazenda do João

1º ano / Matemática / Geometria

Formas planas nas formas não planas

1º ano / Matemática / Geometria

Conhecendo as formas não planas

1º ano / Matemática / Geometria

Quais são as esferas?

1º ano / Matemática / Grandezas e Medidas

Mais comprido ou mais alto?

1º ano / Matemática / Geometria

Cubo X Bloco retangular - O que é parecido e o que é diferente?

1º ano / Matemática / Grandezas e Medidas

Fui à feira, não sabia o que comprar

1º ano / Matemática / Geometria

Conhecendo as Formas Geométricas Planas

1º ano / Matemática / Geometria

Trilha geométrica

1º ano / Matemática / Geometria

Vértices e lados

1º ano / Matemática / Grandezas e Medidas

Quantas cédulas

1º ano / Matemática / Geometria

Reconhecendo as características de triângulos, quadrados e retângulos.

1º ano / Matemática / Geometria

Dado das formas planas

1º ano / Matemática / Números

Comparando Quantidades

1º ano / Matemática / Números

Justificando Quantidades

1º ano / Matemática / Números

Contando quantidades de coleções diferentes

1º ano / Matemática / Geometria

Utilizando a linguagem posicional para uma construção (em cima e embaixo, perto e longe)

1º ano / Matemática / Resolução de Problemas

Poemas ou problemas?

1º ano / Matemática / Resolução de Problemas

Problemas que rimam

1º ano / Matemática / Números

Organizando quantidades de coleções diferentes

1º ano / Matemática / Grandezas e Medidas

Os dias da semana

1º ano / Matemática / Grandezas e Medidas

Porta moedas

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF01MA01 da BNCC

3º ano / Matemática / Números

Comparar e ordenar números naturais até quatro algarismos

2º ano / Matemática / Números

LINKS Jogo do 12

1º ano / Matemática / Números

Justificando Quantidades

1º ano / Matemática / Números

Organizando quantidades de coleções diferentes

1º ano / Matemática / Números

Representando e comparando quantidades de coleções diferentes

1º ano / Matemática / Números

Os números na ordem

1º ano / Matemática / Números

Justificando Quantidades

1º ano / Matemática / Números

Os números como código de identificação

1º ano / Matemática / Números

Números como código de identificação

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Curso relacionado ao Plano

Resolução de Problemas em Matemática com Esforço Produtivo

Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Matemática

Matemática 1º ANO Matemática 2º ANO Matemática 3º ANO Matemática 4º ANO Matemática 5º ANO Matemática 6º ANO Matemática 7º ANO Matemática 8º ANO Matemática 9º ANO

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Educação Infantil Matemática Língua Portuguesa Ciências História Geografia Inglês
Baixar plano
Associação Nova Escola
Fale Conosco

    Produtos

  • Nova Escola Box
  • Planos de Aula
  • Cursos
  • Bem-estar
  • Notícias
  • Revista Digital
  • Gestão Escolar
  • BNCC na prática
  • Vagas e Oportunidades

    Institucional

  • Fale Conosco
  • Quem Somos
  • Seja Parceiro
  • Trabalhe Conosco
  • Termos de uso

Newsletter

Quero receber novidades!

Redes Sociais

  • Facebook Nova Escola Twitter Nova Escola Instagram Nova Escola Linkedin Nova Escola Youtube Nova Escola

Associação Nova Escola © 2019 - Todos os direitos reservados.

Mantenedora

Fundação Lemann