10783
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Plano de aula - Os números como código de identificação

POR: Simone de Oliveira da Silva 17/07/2018
Código: MAT1_01NUM10

1º ano / Matemática / Números

Plano de aula alinhado à BNCC:

(EF01MA01) Utilizar números naturais como indicador de quantidade ou de ordem em diferentes situações cotidianas e reconhecer situações em que os números não indicam contagem nem ordem, mas sim código de identificação.

Plano de aula de Matemática com atividades para 1º ano do Fundamental sobre Número como código de identificação

 

Objetivo select-down

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Simone de Oliveira da Silva

Mentor: Maria Lydia Mello

Especialista de área: Luciana Tenuta

Habilidade da BNCC

(EF01MA01) Utilizar números naturais como indicador de quantidade ou de ordem em diferentes situações cotidianas e reconhecer situações em que os números não indicam contagem ou ordem, mas sim código de identificação.

Objetivos específicos

  • Saber onde podemos encontrar números;
  • Discutir a finalidade do número.

Conceito-chave

Número como código de identificação

Recursos necessários

  • Revistas
  • Projetor;
  • Atividade impressa.

Vocabulário que será adquirido nesta aula:

Código, identificação



Conhecimentos que a turma deve dominar

  • Saber contar até 20;
  • Diferenciar algarismos de outros símbolos.

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.

Retomada select-down

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientação: Questione a turma onde podemos encontrar números. As respostas serão variadas. Diga que nem todos os números representam quantidade ou ordem, como já vimos em planos anteriores. Informe que nessa aula iremos conhecer outra função dos números.

Propósito: Citar onde encontramos números, informando o que será estudado na aula.

Discuta com a turma:

  • Onde podemos encontrar números?

Atividade principal select-down

Tempo sugerido: 15 minutos.

Orientação: Organize a turma em grupos com quatro alunos, pré determinados por você. Entregue para cada grupo uma revista. Escolha revistas diversificadas para distribuir entre os grupos. Peça que procurem imagens que contenham números e que recortem para discutir sobre a que se refere cada número. Durante a discussão no pequeno grupo, circule observando as discussões que surgirão.

Propósito: Encontrar figuras que contenham números e discutir a partir dessas, a que se refere esse número.

Materiais complementares para impressão:

Resolução da Atividade Principal

Guia de intervenção

Discussão de soluções select-down

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientação: Nesse momento, um integrante de cada grupo irá expor uma das imagens recortadas (peça ao grupo que escolha apenas uma imagem para apresentar ao grande grupo). Ao expor a imagem, o aluno deverá explicar as conclusões que o grupo chegou a respeito dos números encontrados. Nesse momento, outros alunos poderão intervir, opinando conclusões contrárias. Poderá haver um pequeno debate. É importante que ao final das apresentações todos cheguem a uma conclusão comum a respeito do número.

Propósito: Reconhecer a finalidade do número na imagem encontrada.

Encerramento select-down

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientação: Retome a aprendizagem da aula, listando onde podemos encontrar os números em forma de códigos. Exemplo: placas de carro, número de telefone, código de barras, cep, entre outros. Essa lista poderá ficar exposta na sala para futuras consultas ou retomadas de conteúdo. Explique que esses tipos de números possuem regras que garantem seu objetivo de identificação. As figuras que representam código, recortadas pelos alunos poderão ser coladas nesse cartaz para exemplificar.

Propósito: Listar onde podemos encontrar o número em forma de código.

Raio X select-down

Tempo sugerido: 8 minutos.

Orientações: Esta atividade servirá de avaliação para saber se o aluno alcançou o objetivo proposto. Ele deverá representar com um desenho, três lugares onde podemos encontrar o número em forma de código. Ele poderá representar a placa de um carro, o ônibus com o número da linha, um documento pessoal, entre outros.

Propósito: Avaliar os alunos para identificar se chegaram ao objetivo proposto da aula.

Discuta com a turma:

  • Quais os desenhos que vocês representaram?

Materiais complementares para impressão:

Raio X

Resolução do raio x

Atividade complementar

Resolução da atividade complementar

Resumo da aula

download Baixar plano

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.


Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Simone de Oliveira da Silva

Mentor: Maria Lydia Mello

Especialista de área: Luciana Tenuta

Habilidade da BNCC

(EF01MA01) Utilizar números naturais como indicador de quantidade ou de ordem em diferentes situações cotidianas e reconhecer situações em que os números não indicam contagem ou ordem, mas sim código de identificação.

Objetivos específicos

  • Saber onde podemos encontrar números;
  • Discutir a finalidade do número.

Conceito-chave

Número como código de identificação

Recursos necessários

  • Revistas
  • Projetor;
  • Atividade impressa.

Vocabulário que será adquirido nesta aula:

Código, identificação



Conhecimentos que a turma deve dominar

  • Saber contar até 20;
  • Diferenciar algarismos de outros símbolos.

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientação: Questione a turma onde podemos encontrar números. As respostas serão variadas. Diga que nem todos os números representam quantidade ou ordem, como já vimos em planos anteriores. Informe que nessa aula iremos conhecer outra função dos números.

Propósito: Citar onde encontramos números, informando o que será estudado na aula.

Discuta com a turma:

  • Onde podemos encontrar números?

Tempo sugerido: 15 minutos.

Orientação: Organize a turma em grupos com quatro alunos, pré determinados por você. Entregue para cada grupo uma revista. Escolha revistas diversificadas para distribuir entre os grupos. Peça que procurem imagens que contenham números e que recortem para discutir sobre a que se refere cada número. Durante a discussão no pequeno grupo, circule observando as discussões que surgirão.

Propósito: Encontrar figuras que contenham números e discutir a partir dessas, a que se refere esse número.

Materiais complementares para impressão:

Resolução da Atividade Principal

Guia de intervenção

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientação: Nesse momento, um integrante de cada grupo irá expor uma das imagens recortadas (peça ao grupo que escolha apenas uma imagem para apresentar ao grande grupo). Ao expor a imagem, o aluno deverá explicar as conclusões que o grupo chegou a respeito dos números encontrados. Nesse momento, outros alunos poderão intervir, opinando conclusões contrárias. Poderá haver um pequeno debate. É importante que ao final das apresentações todos cheguem a uma conclusão comum a respeito do número.

Propósito: Reconhecer a finalidade do número na imagem encontrada.

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientação: Retome a aprendizagem da aula, listando onde podemos encontrar os números em forma de códigos. Exemplo: placas de carro, número de telefone, código de barras, cep, entre outros. Essa lista poderá ficar exposta na sala para futuras consultas ou retomadas de conteúdo. Explique que esses tipos de números possuem regras que garantem seu objetivo de identificação. As figuras que representam código, recortadas pelos alunos poderão ser coladas nesse cartaz para exemplificar.

Propósito: Listar onde podemos encontrar o número em forma de código.

Tempo sugerido: 8 minutos.

Orientações: Esta atividade servirá de avaliação para saber se o aluno alcançou o objetivo proposto. Ele deverá representar com um desenho, três lugares onde podemos encontrar o número em forma de código. Ele poderá representar a placa de um carro, o ônibus com o número da linha, um documento pessoal, entre outros.

Propósito: Avaliar os alunos para identificar se chegaram ao objetivo proposto da aula.

Discuta com a turma:

  • Quais os desenhos que vocês representaram?

Materiais complementares para impressão:

Raio X

Resolução do raio x

Atividade complementar

Resolução da atividade complementar

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Simone de Oliveira da Silva

Mentor: Maria Lydia Mello

Especialista de área: Luciana Tenuta

Habilidade da BNCC

(EF01MA01) Utilizar números naturais como indicador de quantidade ou de ordem em diferentes situações cotidianas e reconhecer situações em que os números não indicam contagem ou ordem, mas sim código de identificação.

Objetivos específicos

  • Saber onde podemos encontrar números;
  • Discutir a finalidade do número.

Conceito-chave

Número como código de identificação

Recursos necessários

  • Revistas
  • Projetor;
  • Atividade impressa.

Vocabulário que será adquirido nesta aula:

Código, identificação



Conhecimentos que a turma deve dominar

  • Saber contar até 20;
  • Diferenciar algarismos de outros símbolos.

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

OUTRAS AULAS DESSA UNIDADE:

AULAS DESSA DISCIPLINA:

AULAS RELACIONADAS:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Resolução de Problemas em Matemática com Esforço Produtivo

Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.

Ver mais detalhes