Objetivo
Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autora: Luciana França Bernardino
Mentora: Carla Simone de Albuquerque
Revisora Pedagógica: Eliane Zanin
Especialista de área: Sandra Regina Correa Amorim
Habilidades da BNCC
(EF04MA14) Reconhecer e mostrar, por meio de exemplos, que uma igualdade não se altera quando se adiciona ou se subtrai um mesmo número a seus dois termos.
(EF04MA15) Determinar o número desconhecido que torna verdadeira uma igualdade que envolve as operações fundamentais com números naturais.
Objetivos específicos
Reconhecer que uma igualdade não se altera quando se multiplica um mesmo número a seus dois membros.
Conceito-chave
Igualdade como equivalência.
Recursos necessários
- Atividades impressas;
- Projetor;
- Lápis e caderno.
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma.
Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.
Retomada
Tempo previsto: 5 minutos.
Orientações: Discuta com os alunos as ideias apresentadas no slide. É esperado que eles percebam que o que acontece de um lado da balança, deve acontecer do outro, para que ela continue em equilíbrio. O mesmo acontece com a igualdade. Eles devem concluir que quando multiplicamos um dos membros da igualdade por certo número, devemos multiplicar o outro membro pelo mesmo número, para que a igualdade se mantenha. Peça outros exemplos de igualdade usando a multiplicação.
Propósito: Retomar o conteúdo aprendido em aulas passadas de que ao multiplicar o mesmo número nos dois membros da igualdade, ela se mantém.
Atividade Principal
Tempo sugerido: 20 minutos.
Orientações: Atividade em duplas. Projete este slide ou imprima uma atividade para cada aluno. Peça que os alunos leiam e realizem individualmente, e só depois compartilhem com o colega seu pensamento. Diga que depois deverão apresentar para a turma. Circule pelas mesas dos alunos observando o trabalho de cada um.Faça perguntas e intervenções quando achar necessário. Consulte o guia de intervenções para obter sugestões..
Propósito: Reconhecer que uma igualdade não se altera quando se multiplica um mesmo número a seus dois termos.
Discuta com a turma:
- Que informações eu preciso ter para responder à pergunta?
- Eu consigo saber quantas medalhas serão compradas?
- Eu consigo saber o preço de cada medalha? Eu preciso saber dessa informação para responder à pergunta?
- Será que o que vimos na retomada da aula pode me ajudar?
Materiais complementares:
Discussão da Solução
Tempo sugerido: 15 minutos. (Slides 5, 6 e 7)
Orientações: Peça que as duplas expliquem como foi que pensaram para resolver. Nestes slides existem possibilidades de resolução, porém, você deve primeiro explorar as que seus alunos apresentarem. Durante o compartilhamento coletivo das resoluções dos alunos, converse com eles sobre as possibilidades encontradas pela dupla para completar a igualdade em cada atividade, e faça-os observar que embora o valor em cada membro da igualdade tenha se alterado, a igualdade se manteve.
Propósito: Discutir a solução dos alunos e observar que ao multiplicar os dois membros de uma igualdade pelo mesmo número, a igualdade se mantém.
Material Complementar:
Discussão da Solução
Tempo sugerido: 15 minutos. (Slides 5, 6 e 7)
Orientações: Peça que as duplas expliquem como foi que pensaram para resolver. Nestes slides existem possibilidades de resolução, porém, você deve primeiro explorar as que seus alunos apresentarem. Durante o compartilhamento coletivo das resoluções dos alunos, converse com eles sobre as possibilidades encontradas pela dupla para completar a igualdade em cada atividade, e faça-os observar que embora o valor em cada membro da igualdade tenha se alterado, a igualdade se manteve.
Propósito: Discutir a solução dos alunos e observar que ao multiplicar os dois membros de uma igualdade pelo mesmo número, a igualdade se mantém.
Discussão da Solução
Tempo sugerido: 15 minutos. (Slides 5, 6 e 7)
Orientações: Peça que as duplas expliquem como foi que pensaram para resolver. Nestes slides existem possibilidades de resolução, porém, você deve primeiro explorar as que seus alunos apresentarem. Durante o compartilhamento coletivo das resoluções dos alunos, converse com eles sobre as possibilidades encontradas pela dupla para completar a igualdade em cada atividade, e faça-os observar que embora o valor em cada membro da igualdade tenha se alterado, a igualdade se manteve.
Propósito: Discutir a solução dos alunos e observar que ao multiplicar os dois membros de uma igualdade pelo mesmo número, a igualdade se mantém.
Encerramento
Tempo sugerido: 3 minutos.
Orientações: Encerre a aula, retomando o que foi aprendido.
Propósito: Resumir a aprendizagem da aula.
Raio X
Tempo sugerido: 5 minutos.
Orientações: Peça que, individualmente, os alunos leiam a atividade e a realizem. Após, faça a correção coletiva retomando o que foi aprendido em aula.
Propósito: Fazer com que os alunos compreendam que multiplicar o mesmo número nos dois membros de uma igualdade, não a altera.
Discuta com a turma:
- Que informações eu preciso ter para responder à pergunta?
- Quantos compassos consigo comprar com 9 reais?
- E com 72 reais?
Materiais complementares: