10771
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Matemática > 4º ano > Álgebra

Plano de aula - Multiplicando os dois membros da igualdade II

Plano de aula de Matemática com atividades para 4ºano do Fundamental sobre Igualdade como equivalência.

Plano 08 de 10 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Luciana França Bernardino

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
ESTE É UM CONTEÚDO PARA O SAEB Ver Mais >
 

Objetivo select-down

Slide Plano Aula

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autora: Luciana França Bernardino

Mentora: Carla Simone de Albuquerque

Revisora Pedagógica: Eliane Zanin

Especialista de área: Sandra Regina Correa Amorim

Habilidades da BNCC

(EF04MA14) Reconhecer e mostrar, por meio de exemplos, que uma igualdade não se altera quando se adiciona ou se subtrai um mesmo número a seus dois termos.

(EF04MA15) Determinar o número desconhecido que torna verdadeira uma igualdade que envolve as operações fundamentais com números naturais.



Objetivos específicos

Reconhecer que uma igualdade não se altera quando se multiplica  um mesmo número a seus dois membros.

Conceito-chave

Igualdade como equivalência.

Recursos necessários

  • Atividades impressas;
  • Projetor;
  • Lápis e caderno.




Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.

Retomada select-down

Slide Plano Aula

Tempo previsto: 5 minutos.

Orientações: Discuta com os alunos as ideias apresentadas no slide. É esperado que eles percebam que o que acontece de um lado da balança, deve acontecer do outro, para que ela continue em equilíbrio. O mesmo acontece com a igualdade. Eles devem concluir que quando multiplicamos um dos membros da igualdade por certo número, devemos multiplicar o outro membro pelo mesmo número, para que a igualdade se mantenha. Peça outros exemplos de igualdade usando a multiplicação.

Propósito: Retomar o conteúdo aprendido em aulas passadas de que ao multiplicar o mesmo número nos dois membros da igualdade, ela se mantém.

Atividade Principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos.

Orientações: Atividade em duplas. Projete este slide ou imprima uma atividade para cada aluno. Peça que os alunos leiam e realizem individualmente, e só depois compartilhem com o colega seu pensamento. Diga que depois deverão apresentar para a turma. Circule pelas mesas dos alunos observando o trabalho de cada um.Faça perguntas e intervenções quando achar necessário. Consulte o guia de intervenções para obter sugestões..

Propósito: Reconhecer que uma igualdade não se altera quando se multiplica um mesmo número a seus dois termos.

Discuta com a turma:

  • Que informações eu preciso ter para responder à pergunta?
  • Eu consigo saber quantas medalhas serão compradas?
  • Eu consigo saber o preço de cada medalha? Eu preciso saber dessa informação para responder à pergunta?
  • Será que o que vimos na retomada da aula pode me ajudar?

Materiais complementares:

Atividade Principal

Guia de intervenção

Discussão da Solução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos. (Slides 5, 6 e 7)

Orientações: Peça que as duplas expliquem como foi que pensaram para resolver. Nestes slides existem possibilidades de resolução, porém, você deve primeiro explorar as que seus alunos apresentarem. Durante o compartilhamento coletivo das resoluções dos alunos, converse com eles sobre as possibilidades encontradas pela dupla para completar a igualdade em cada atividade, e faça-os observar que embora o valor em cada membro da igualdade tenha se alterado, a igualdade se manteve.

Propósito: Discutir a solução dos alunos e observar que ao multiplicar os dois membros de uma igualdade pelo mesmo número, a igualdade se mantém.

Material Complementar:

Resolução da Atividade Principal

Discussão da Solução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos. (Slides 5, 6 e 7)

Orientações: Peça que as duplas expliquem como foi que pensaram para resolver. Nestes slides existem possibilidades de resolução, porém, você deve primeiro explorar as que seus alunos apresentarem. Durante o compartilhamento coletivo das resoluções dos alunos, converse com eles sobre as possibilidades encontradas pela dupla para completar a igualdade em cada atividade, e faça-os observar que embora o valor em cada membro da igualdade tenha se alterado, a igualdade se manteve.

Propósito: Discutir a solução dos alunos e observar que ao multiplicar os dois membros de uma igualdade pelo mesmo número, a igualdade se mantém.

Discussão da Solução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos. (Slides 5, 6 e 7)

Orientações: Peça que as duplas expliquem como foi que pensaram para resolver. Nestes slides existem possibilidades de resolução, porém, você deve primeiro explorar as que seus alunos apresentarem. Durante o compartilhamento coletivo das resoluções dos alunos, converse com eles sobre as possibilidades encontradas pela dupla para completar a igualdade em cada atividade, e faça-os observar que embora o valor em cada membro da igualdade tenha se alterado, a igualdade se manteve.

Propósito: Discutir a solução dos alunos e observar que ao multiplicar os dois membros de uma igualdade pelo mesmo número, a igualdade se mantém.

Encerramento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos.

Orientações: Encerre a aula, retomando o que foi aprendido.

Propósito: Resumir a aprendizagem da aula.

Raio X select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientações: Peça que, individualmente, os alunos leiam a atividade e a realizem. Após, faça a correção coletiva retomando o que foi aprendido em aula.

Propósito: Fazer com que os alunos compreendam que multiplicar o mesmo número nos dois membros de uma igualdade, não a altera.

Discuta com a turma:

  • Que informações eu preciso ter para responder à pergunta?
  • Quantos compassos consigo comprar com 9 reais?
  • E com 72 reais?

Materiais complementares:

Raio X

Resolução do Raio X

Atividade complementar

Resolução da Atividade Complementar

Resumo da aula

download Baixar plano

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.


Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autora: Luciana França Bernardino

Mentora: Carla Simone de Albuquerque

Revisora Pedagógica: Eliane Zanin

Especialista de área: Sandra Regina Correa Amorim

Habilidades da BNCC

(EF04MA14) Reconhecer e mostrar, por meio de exemplos, que uma igualdade não se altera quando se adiciona ou se subtrai um mesmo número a seus dois termos.

(EF04MA15) Determinar o número desconhecido que torna verdadeira uma igualdade que envolve as operações fundamentais com números naturais.



Objetivos específicos

Reconhecer que uma igualdade não se altera quando se multiplica  um mesmo número a seus dois membros.

Conceito-chave

Igualdade como equivalência.

Recursos necessários

  • Atividades impressas;
  • Projetor;
  • Lápis e caderno.



Slide Plano Aula

Tempo previsto: 5 minutos.

Orientações: Discuta com os alunos as ideias apresentadas no slide. É esperado que eles percebam que o que acontece de um lado da balança, deve acontecer do outro, para que ela continue em equilíbrio. O mesmo acontece com a igualdade. Eles devem concluir que quando multiplicamos um dos membros da igualdade por certo número, devemos multiplicar o outro membro pelo mesmo número, para que a igualdade se mantenha. Peça outros exemplos de igualdade usando a multiplicação.

Propósito: Retomar o conteúdo aprendido em aulas passadas de que ao multiplicar o mesmo número nos dois membros da igualdade, ela se mantém.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos.

Orientações: Atividade em duplas. Projete este slide ou imprima uma atividade para cada aluno. Peça que os alunos leiam e realizem individualmente, e só depois compartilhem com o colega seu pensamento. Diga que depois deverão apresentar para a turma. Circule pelas mesas dos alunos observando o trabalho de cada um.Faça perguntas e intervenções quando achar necessário. Consulte o guia de intervenções para obter sugestões..

Propósito: Reconhecer que uma igualdade não se altera quando se multiplica um mesmo número a seus dois termos.

Discuta com a turma:

  • Que informações eu preciso ter para responder à pergunta?
  • Eu consigo saber quantas medalhas serão compradas?
  • Eu consigo saber o preço de cada medalha? Eu preciso saber dessa informação para responder à pergunta?
  • Será que o que vimos na retomada da aula pode me ajudar?

Materiais complementares:

Atividade Principal

Guia de intervenção

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos. (Slides 5, 6 e 7)

Orientações: Peça que as duplas expliquem como foi que pensaram para resolver. Nestes slides existem possibilidades de resolução, porém, você deve primeiro explorar as que seus alunos apresentarem. Durante o compartilhamento coletivo das resoluções dos alunos, converse com eles sobre as possibilidades encontradas pela dupla para completar a igualdade em cada atividade, e faça-os observar que embora o valor em cada membro da igualdade tenha se alterado, a igualdade se manteve.

Propósito: Discutir a solução dos alunos e observar que ao multiplicar os dois membros de uma igualdade pelo mesmo número, a igualdade se mantém.

Material Complementar:

Resolução da Atividade Principal

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos. (Slides 5, 6 e 7)

Orientações: Peça que as duplas expliquem como foi que pensaram para resolver. Nestes slides existem possibilidades de resolução, porém, você deve primeiro explorar as que seus alunos apresentarem. Durante o compartilhamento coletivo das resoluções dos alunos, converse com eles sobre as possibilidades encontradas pela dupla para completar a igualdade em cada atividade, e faça-os observar que embora o valor em cada membro da igualdade tenha se alterado, a igualdade se manteve.

Propósito: Discutir a solução dos alunos e observar que ao multiplicar os dois membros de uma igualdade pelo mesmo número, a igualdade se mantém.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos. (Slides 5, 6 e 7)

Orientações: Peça que as duplas expliquem como foi que pensaram para resolver. Nestes slides existem possibilidades de resolução, porém, você deve primeiro explorar as que seus alunos apresentarem. Durante o compartilhamento coletivo das resoluções dos alunos, converse com eles sobre as possibilidades encontradas pela dupla para completar a igualdade em cada atividade, e faça-os observar que embora o valor em cada membro da igualdade tenha se alterado, a igualdade se manteve.

Propósito: Discutir a solução dos alunos e observar que ao multiplicar os dois membros de uma igualdade pelo mesmo número, a igualdade se mantém.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos.

Orientações: Encerre a aula, retomando o que foi aprendido.

Propósito: Resumir a aprendizagem da aula.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientações: Peça que, individualmente, os alunos leiam a atividade e a realizem. Após, faça a correção coletiva retomando o que foi aprendido em aula.

Propósito: Fazer com que os alunos compreendam que multiplicar o mesmo número nos dois membros de uma igualdade, não a altera.

Discuta com a turma:

  • Que informações eu preciso ter para responder à pergunta?
  • Quantos compassos consigo comprar com 9 reais?
  • E com 72 reais?

Materiais complementares:

Raio X

Resolução do Raio X

Atividade complementar

Resolução da Atividade Complementar

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Álgebra do 4º ano :

Com o plano de aula sobre álgebra, os alunos aprendem a conceituar o que é múltiplo e a identificar regularidades em sequências numéricas compostas por múltiplos de um número natural; reconhecer as relações inversas entre as operações fundamentais com números naturais e reconhecer que uma igualdade não se altera quando se adiciona, subtrai ou multiplica um mesmo número a seus dois termos.

MAIS AULAS DE Matemática do 4º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF04MA14 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Curso relacionado ao Plano

Resolução de Problemas em Matemática com Esforço Produtivo

Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Matemática

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano