10715
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Matemática > 5º ano > Grandezas e Medidas

Plano de aula - Medidas de tempo no corpo humano

Plano de aula de Matemática com atividades para 5ºano do Fundamental sobre Medidas de tempo

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Rosélia Sezerino Fenner,

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Código do plano MAT5_20GRM08

Recursos
- Necessários: -
- Opcionais: -

Para este plano, foque na etapa Retomada, Atividade principal e Discussão das soluções

Retomada
Professor(a), você pode realizar a Retomada deste plano com seus alunos, seja em uma aula síncrona ou assíncrona. Compartilhe com a turma o slide presente nesta atividade e solicite que reflitam sobre as situações de tempo ali colocadas. Caso a aula esteja ocorrendo de forma síncrona, permita que os alunos exponham suas reflexões e, caso esteja ocorrendo de forma assíncrona, os estudantes podem gravar vídeos ou áudios. Caso considere viável, compartilhe, em formato de texto, os questionamentos presentes no “Discuta com a turma” para fomentar as discussões, você pode incluir perguntas sobre o tempo da quarentena/isolamento social.

Atividade principal
Professor(a), compartilhe com a turma o slide presente nesta atividade e solicite que tentem resolver os problemas. Você pode encontrar o documento com a atividade aqui: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/N5DT3HkvSANGqrum43Yz2fDHN9gjyEUwcq2GWFtrysBx85pHN8BfrkpFbMad/ativprinc-mat5-20grm08.pdf. Compartilhe, em formato de texto ou verbalizando, os questionamentos presentes no “Discuta com a turma”. Caso a aula esteja ocorrendo de forma síncrona, permita que os alunos exponham suas resoluções e, caso esteja ocorrendo de forma assíncrona, os estudantes podem enviar suas resoluções/explicações em formato de texto ou áudio.

Discussão das soluções
Professor(a), compartilhe com a turma as considerações presentes nesta etapa do plano de aula. Deixar para os alunos a leitura e interpretação dos slides dessa etapa da aula pode confundi-los. Então, caso a aula esteja ocorrendo de forma síncrona, sugerimos que você verbalize cada etapa das resoluções mostrando um slide por vez. Caso a aula esteja ocorrendo de forma assíncrona você pode gravar um vídeo mostrando as soluções e refletindo sobre as estratégias adotadas. Segue uma sugestão de atividade que pode ser utilizada na aula e fomentar a discussão e realizar conversões: https://br.ixl.com/math/5-ano/converta-as-unidades-de-tempo

Raio X
O problema proposto no Raio X pode ser enviado para os alunos e solicitado como uma “tarefa” a ser entregue em momento a ser combinado com a turma.

Convite às famílias
Professor(a), sugira que os alunos socializem com seus familiares o que refletiram nesta aula sobre a concepção de tempo. Você pode sugerir que eles dialoguem com seus familiares sobre o “tempo” de quarentena, como está sendo a duração desse tempo? Como está sendo passar esse tempo? Quais atividades estão sendo realizadas para minimizar essa situação? Em que “tempo” estamos vivendo? A partir das respostas podem indicar esse tempo de diferentes maneiras, dias, horas, meses, bimestres,...

Sugestão Enviada Por: Lara Martins Barbosa


Código: MAT5_20GRM08

(EF05MA19) Resolver e elaborar problemas envolvendo medidas das grandezas comprimento, área, massa, tempo, temperatura e capacidade, recorrendo a transformações entre as unidades mais usuais em contextos socioculturais.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Grandezas e Medidas do 5º ano:

Com o plano de aula sobre grandezas e medidas os alunos aprendem medição de comprimento, capacidade, superfície, tempo e massa com unidades padronizadas, relação entre as unidades de medida de massa, capacidade e comprimento e sua representação decimal, Cálculo de área e perímetro em quadrados e retângulos e relações entre as duas medições, Medição do volume de cubo e paralelepípedo.

MAIS AULAS DE Matemática do 5º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Resolução de Problemas em Matemática com Esforço Produtivo

Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Matemática

Encontre planos de aula para outras disciplinas