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Plano de aula > Matemática > 4º ano > Geometria

Plano de aula - O GeoGebra na construção de polígonos

Plano de aula de Matemática com atividades para 4º do Fundamental sobre Geo Gebra, polígonos, polígonos regulares

Plano 06 de 10 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Paula Burkardt Moreira

ESTE É UM CONTEÚDO PARA O SAEB Ver Mais >
 

Objetivo select-down

Slide Plano Aula

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autora: Paula Burkardt Moreira

Mentora: Paula Massi Reis Pires

Especialista de área: Priscilla Mendes Cerqueira

Habilidade da BNCC

EF04MA18 - Reconhecer ângulos retos e não retos em figuras poligonais com o uso de dobraduras, esquadros ou softwares de geometria.

Objetivos específicos

Proporcionar ao aluno o conhecimento de uma nova ferramenta matemática, o software GeoGebra para a construção de polígonos

Conceito-chave

GeoGebra, polígonos, polígonos regulares

Recursos necessários

  • computador
  • papel A4
  • lousa
  • lápis de cor


Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Apresente o objetivo da aula aos alunos.

Retomada select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações: Sugira que essa atividade seja feita coletivamente. Todos os alunos são desafiados a nomear os polígonos que formam o Tangram. Em seguida, peça que alguém vá à lousa para desenhar o triângulo grande composto pelo quadrado e dois triângulos pequenos e questiona a possibilidade de outras construções.

Atividade Principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 25 minutos

Orientações: A escola precisa ter uma sala de informática funcionando e o programa Geogebra instalado nos computadores. A versão que iremos usar é o GeoGebra Classic 5, que pode ser baixado no link GeoGebra .

O professor conversa com os alunos a respeito do conceito de polígono regular: Polígonos regulares são aqueles que possuem lados e ângulos de mesma medida. Exemplifica desenhando um quadrado ou um triângulo equilátero e pede para que os alunos deem outros exemplos.

O professor conversa sobre o conceito de ponto médio de um segmento: Ponto médio de um segmento é o ponto que divide o segmento de reta exatamente no meio, tendo dois novos segmentos iguais.

O professor separa a turma em grupos de três ou quatro alunos por computador, orienta no uso do mouse, espera um tempo para que todos se familiarizem com os computadores e começa a dar as orientações, passo a passo, para a construção do Tangram com as ferramentas do GeoGebra:

  • Se a malha não estiver visível na tela, clique no botão direito do mouse sobre a tela, em seguida clique em Malha e ela aparecerá na tela.
  • Selecione a ferramenta Polígono e em seguida Polígono Regular.
  • Sobre a malha quadriculada, marque dois pontos distintos. Construiremos um quadrado com 8 quadradinhos de lado. Portanto os pontos devem estar separados por 8 quadradinhos. Logo aparecerá uma tela para inserir o número de lados do polígono desejado. Como estamos querendo construir um quadrado, colocamos o número 4 e, o quadrado aparecerá construído logo em seguida.
  • Se os vértices não estiverem nomeados, clique com o botão direito do mouse em cima do ponto e em seguida clique em Exibir Rótulo. As letras referentes aos vértices aparecerão.
  • Selecione a ferramenta Reta e em seguida selecione Segmento de Reta e trace a diagonal DB.
  • Selecione a ferramenta Ponto e em seguida Ponto Médio ou Centro e encontre o ponto médio K dos segmentos DC, CB E DB clicando em cima dos pontos cujos pontos médios estejam sendo procurados.
  • Selecione Segmento de Reta e ligue os pontos I e J.
  • Selecione Ponto Médio ou Centro e determine o ponto médio L do segmento IJ.
  • Selecione Segmento de Reta e ligue os pontos A e L.
  • Selecione Ponto médio ou Centro e determine o ponto médio M do segmento DK .
  • Selecione Ponto médio ou Centro e determine o ponto médio N do segmento BK .
  • Selecione Segmento de Reta e ligue os pontos I e M.Ligue também os pontos L e N.

Pronto! O Tangram está formado.

Propósito: Introduzir tecnologia no aprendizado da matemática a fim de despertar um novo olhar na construção do conhecimento. Trabalhar a percepção visual através da composição e decomposição de polígonos.

Materiais Complementares

Atividade principal

Resolução da atividade

Guia de intervenção

Discussão das Soluções select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos.

Orientações: Peça para que cada grupo conheça o trabalho dos outros e exponha suas dificuldades durante as orientações e manipulação na utilização do GeoGebra pela primeira vez. É importante investigar as principais dificuldades dos alunos. Pode ser um problema conceitual, por não saberem os conceitos de polígonos, polígonos regulares, segmento de reta e ponto médio, pode ser uma dificuldade no contato com a tecnologia ou até mesmo na interpretação e entendimento dos comandos.

Sugira que os grupos se reorganizem. A partir dessa reorganização os novos grupos tentarão identificar e orientar na solução das dificuldades dos outros.

Propósito: Estimular os alunos a identificar a dificuldade dos outros a fim de reconhecer as suas próprias dificuldades e gerar novos questionamentos e permitir que o professor aprimore a maneira como conduzir a atividade de introdução à tecnologia no ensino e aprendizagem da matemática.

Discuta com a turma:

  • Vocês sabem o que é o ponto médio de um segmento?
  • Vocês sabem o que é um segmento de reta?
  • Quais são as características de um polígono? E de um polígono regular?
  • Qual foi a maior dificuldade que vocês encontraram durante a execução dessa atividade?

Encerramento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientações: Encerre a aula expondo a importância do GeoGebra e relembrando os comandos utilizados na Atividade Principal.

Propósito: Apresentar, de forma objetiva, o conteúdo estudado neste Plano de Aula.

Raio X select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações: Sugira que os alunos construam, individualmente, um hexágono regular utilizando a ferramenta polígono regular do GeoGebra.

Propósito: Avaliar a assimilação do aluno na manipulação do software GeoGebra.

Raio X para impressão

Resolução do Raio X

Atividade complementar

Resolução da Atividade complementar

Resumo da aula

download Baixar plano

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Apresente o objetivo da aula aos alunos.


Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autora: Paula Burkardt Moreira

Mentora: Paula Massi Reis Pires

Especialista de área: Priscilla Mendes Cerqueira

Habilidade da BNCC

EF04MA18 - Reconhecer ângulos retos e não retos em figuras poligonais com o uso de dobraduras, esquadros ou softwares de geometria.

Objetivos específicos

Proporcionar ao aluno o conhecimento de uma nova ferramenta matemática, o software GeoGebra para a construção de polígonos

Conceito-chave

GeoGebra, polígonos, polígonos regulares

Recursos necessários

  • computador
  • papel A4
  • lousa
  • lápis de cor

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações: Sugira que essa atividade seja feita coletivamente. Todos os alunos são desafiados a nomear os polígonos que formam o Tangram. Em seguida, peça que alguém vá à lousa para desenhar o triângulo grande composto pelo quadrado e dois triângulos pequenos e questiona a possibilidade de outras construções.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 25 minutos

Orientações: A escola precisa ter uma sala de informática funcionando e o programa Geogebra instalado nos computadores. A versão que iremos usar é o GeoGebra Classic 5, que pode ser baixado no link GeoGebra .

O professor conversa com os alunos a respeito do conceito de polígono regular: Polígonos regulares são aqueles que possuem lados e ângulos de mesma medida. Exemplifica desenhando um quadrado ou um triângulo equilátero e pede para que os alunos deem outros exemplos.

O professor conversa sobre o conceito de ponto médio de um segmento: Ponto médio de um segmento é o ponto que divide o segmento de reta exatamente no meio, tendo dois novos segmentos iguais.

O professor separa a turma em grupos de três ou quatro alunos por computador, orienta no uso do mouse, espera um tempo para que todos se familiarizem com os computadores e começa a dar as orientações, passo a passo, para a construção do Tangram com as ferramentas do GeoGebra:

  • Se a malha não estiver visível na tela, clique no botão direito do mouse sobre a tela, em seguida clique em Malha e ela aparecerá na tela.
  • Selecione a ferramenta Polígono e em seguida Polígono Regular.
  • Sobre a malha quadriculada, marque dois pontos distintos. Construiremos um quadrado com 8 quadradinhos de lado. Portanto os pontos devem estar separados por 8 quadradinhos. Logo aparecerá uma tela para inserir o número de lados do polígono desejado. Como estamos querendo construir um quadrado, colocamos o número 4 e, o quadrado aparecerá construído logo em seguida.
  • Se os vértices não estiverem nomeados, clique com o botão direito do mouse em cima do ponto e em seguida clique em Exibir Rótulo. As letras referentes aos vértices aparecerão.
  • Selecione a ferramenta Reta e em seguida selecione Segmento de Reta e trace a diagonal DB.
  • Selecione a ferramenta Ponto e em seguida Ponto Médio ou Centro e encontre o ponto médio K dos segmentos DC, CB E DB clicando em cima dos pontos cujos pontos médios estejam sendo procurados.
  • Selecione Segmento de Reta e ligue os pontos I e J.
  • Selecione Ponto Médio ou Centro e determine o ponto médio L do segmento IJ.
  • Selecione Segmento de Reta e ligue os pontos A e L.
  • Selecione Ponto médio ou Centro e determine o ponto médio M do segmento DK .
  • Selecione Ponto médio ou Centro e determine o ponto médio N do segmento BK .
  • Selecione Segmento de Reta e ligue os pontos I e M.Ligue também os pontos L e N.

Pronto! O Tangram está formado.

Propósito: Introduzir tecnologia no aprendizado da matemática a fim de despertar um novo olhar na construção do conhecimento. Trabalhar a percepção visual através da composição e decomposição de polígonos.

Materiais Complementares

Atividade principal

Resolução da atividade

Guia de intervenção

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos.

Orientações: Peça para que cada grupo conheça o trabalho dos outros e exponha suas dificuldades durante as orientações e manipulação na utilização do GeoGebra pela primeira vez. É importante investigar as principais dificuldades dos alunos. Pode ser um problema conceitual, por não saberem os conceitos de polígonos, polígonos regulares, segmento de reta e ponto médio, pode ser uma dificuldade no contato com a tecnologia ou até mesmo na interpretação e entendimento dos comandos.

Sugira que os grupos se reorganizem. A partir dessa reorganização os novos grupos tentarão identificar e orientar na solução das dificuldades dos outros.

Propósito: Estimular os alunos a identificar a dificuldade dos outros a fim de reconhecer as suas próprias dificuldades e gerar novos questionamentos e permitir que o professor aprimore a maneira como conduzir a atividade de introdução à tecnologia no ensino e aprendizagem da matemática.

Discuta com a turma:

  • Vocês sabem o que é o ponto médio de um segmento?
  • Vocês sabem o que é um segmento de reta?
  • Quais são as características de um polígono? E de um polígono regular?
  • Qual foi a maior dificuldade que vocês encontraram durante a execução dessa atividade?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientações: Encerre a aula expondo a importância do GeoGebra e relembrando os comandos utilizados na Atividade Principal.

Propósito: Apresentar, de forma objetiva, o conteúdo estudado neste Plano de Aula.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações: Sugira que os alunos construam, individualmente, um hexágono regular utilizando a ferramenta polígono regular do GeoGebra.

Propósito: Avaliar a assimilação do aluno na manipulação do software GeoGebra.

Raio X para impressão

Resolução do Raio X

Atividade complementar

Resolução da Atividade complementar

Slide Plano Aula

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