9516
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Matemática > 4º ano > Álgebra

Plano de aula - Igualdade como equivalência

Plano de aula de Matemática com atividades para 4º ano do Fundamental sobre Reconhecer a igualdade como equivalência.

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Luciana França Bernardino

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Código do plano
MAT4_16ALG_01

Recursos
USAR APENAS FERRAMENTAS EM PORTUGUÊS E GRATUITAS
- Necessários: (apenas se forem absolutamente indispensáveis; caso contrário, inserir todos como opcionais)
- Opcionais: Mentimeeter, YouTube.

Para este plano, foque na etapa Atividade Principal.

Aquecimento
Propor que a turma construa uma balança simples usando um cabide, barbante e potinhos ou pratinhos de mesmo tamanho presos às pontas. O professor pode criar um vídeo pelo YouTube com instruções ou utilizar algum que já esteja disponível (verja exemplo: https://www.youtube.com/watch?v=F7D38G8aylE).
Faça propostas de pesagens e levante perguntas que levem os alunos a pensarem sobre o conceito de igualdade, como é a intenção da aula (use as propostas aqui presentes como base e amplie).

Atividade principal
Pedir que os alunos resolvam a situação e, usando o Mentimeeter descrevam como pensaram para chegar à solução. O professor poderá disponibilizar o painel com as explicações após o envio de toda a turma.
Caso não tenham acesso aos recursos digitais, o professor pode colher as melhores explicações por escrito e socializar com a turma.

Discussão das soluções
Realizado junto com a etapa anterior. Caso o professor verifique que os alunos não encontraram o que se esperava, ele pode inserir nas soluções como se fosse um dos alunos e seguir com as discussões.

Sistematização
Definir a ideia de igualdade usando registro escrito ou gravando um vídeo explicativo via YouTube, com exemplos de pelo menos dois contextos, para que os alunos possam consultar sempre que possível.

Encerramento
Pedir que os alunos registrem no caderno o que entenderam por igualdade após a aula.

Raio X
Propor a atividade presente nesta etapa e as demais atividades complementares contidas no plano.

Convite às famílias
Convidar a família a procurar junto com o aluno as diferentes ideias de “igualdade” que encontramos no dicionário neste verbete. Propor um bate-papo sobre seus diferentes significados, seja o significado matemático ou não.

Sugestão Enviada Por: Fernando Barnabé


Código: MAT4_16ALG01

(EF04MA14) Reconhecer e mostrar, por meio de exemplos, que a relação de igualdade existente entre dois termos permanece quando se adiciona ou se subtrai um mesmo número a cada um desses termos.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Álgebra do 4º ano:

Com o plano de aula sobre álgebra, os alunos aprendem a conceituar o que é múltiplo e a identificar regularidades em sequências numéricas compostas por múltiplos de um número natural; reconhecer as relações inversas entre as operações fundamentais com números naturais e reconhecer que uma igualdade não se altera quando se adiciona, subtrai ou multiplica um mesmo número a seus dois termos.

MAIS AULAS DE Matemática do 4º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Resolução de Problemas em Matemática com Esforço Produtivo

Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Matemática

Encontre planos de aula para outras disciplinas