Resumo da aula
Orientações:Este slide não é um substituto para as anotações para o professor e não deve ser apresentado para os alunos. Trata-se apenas de um resumo da proposta para apoiá-lo na aplicação do plano em sala de aula.
Orientação: Leia atentamente o plano inteiro e as anotações para o professor. Busque antecipar quais questões podem surgir com a sua turma e preveja adequações ao nível em que seus alunos estão.
Compartilhe o objetivo da aula com os alunos antes de aplicar proposta.
Na aba “Sobre o plano”, confira os conhecimentos que sua turma já deve dominar para seguir essa proposta.
Se quiser salvar o plano no seu computador, faça download dos slides na aba “Materiais complementares”. Você também pode imprimi-lo clicando no botão “imprimir”.
Objetivo
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma.
Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.
Aquecimento
Tempo previsto: 10 minutos.( slides 3 a 6)
Orientações: Faça a pergunta para os alunos, dando tempo para que reflitam e pensem sobre o que acontecerá, antes de mostrar o próximo slide.
Propósito: Relacionar o equilíbrio da balança, com a equivalência dos pesos.
Discuta com a turma:
- Se eu tirar o lápis do prato esquerdo, a balança continuará em equilíbrio?
- Qual dos lados ficará mais pesado?
Aquecimento
Tempo previsto: 10 minutos.( slides 3 a 6)
Orientações: Mostre o slide e discuta com os alunos. Contextualize que nos dois lados da balança são colocados objetos. Questione os alunos sobre o que significa a primeira imagem (primeiro prato mais pesado do que o segundo), a segunda imagem (os dois pratos têm o mesmo peso) e a terceira (segundo prato mais pesado que o primeiro). Eles devem concluir que a balança do meio está equilibrada, pois o que está de um lado tem o mesmo peso do que está do outro lado.
Propósito: Relacionar o equilíbrio da balança, com a equivalência dos pesos.
Discuta com a turma:
- Para que serve uma balança?
- Em qual das imagens há equilíbrio?
- Em qual das balanças o segundo prato está mais pesado? Em qual é o primeiro que está mais pesado?
Aquecimento
Tempo previsto: 10 minutos.( slides 3 a 6)
Orientações: Faça a pergunta do slide para os alunos, dando tempo para que reflitem e pensem sobre o que acontecerá antes de mostrar o próximo slide.
Propósito: Relacionar o equilíbrio da balança, com a equivalência dos pesos.
Discuta com a turma:
- Se eu não posso voltar a colocar o lápis no prato esquerdo, o que posso fazer para que a balança fique em equilíbrio?
Aquecimento
Tempo previsto: 10 minutos. ( slides 3 a 6)
Orientações: Faça perguntas para os alunos, dando tempo que reflitam e pensem sobre a imagem da balança. É esperado que eles percebam que o peso do caderno equivale ao peso da calculadora. Então diga que quando os pratos estão equilibrados, os pesos são equivalentes (chame atenção para que, só serão iguais se o mesmo objeto estiver dos dois lados). Quando os pratos estão desequilibrados, os objetos não têm peso equivalente.
Propósito: Relacionar o equilíbrio da balança, com a equivalência dos pesos.
Discuta com a turma:
- Na balança, o caderno e a calculadora têm o mesmo peso ou ou têm pesos diferentes?
- O que te leva a pensar assim?
Atividade Principal
Tempo sugerido: 20 minutos.
Orientações: Peça que, individualmente, os alunos leiam a atividade e a realizem, relembrando a discussão do aquecimento sobre manter a balança equilibrada. Em seguida, deixe que discutam com um colega suas soluções e modos de representar a atividade. Utilize o guia de intervenções para discutir com os alunos as formas e possibilidades de resolução.
Propósito: Fazer com que os alunos compreendam que a igualdade implica em uma relação de correspondência, de equivalência.
Discuta com a turma:
- Para solucionar a questão, o que vocês observaram primeiro nesta igualdade?
- Como vocês chegaram à resposta?
- Após retirar da igualdade o que havia de igual dos dois lados, vocês chegaram à resposta rapidamente? O que vocês tiveram que pensar para chegar nela?
Materiais complementares:
Atividade Principal
Guia de intervenção
Discussão da solução
Tempo sugerido: 10 minutos.( slides 8 a 12 )
Orientações: Depois que os alunos compartilharem as estratégias deles, passe para esta série de slides. Nela, os alunos verão passo a passo como tornar a igualdade mais simples, retirando os elementos iguais em cada membro da igualdade até chegarem à resposta.
Propósito: Realizar um fechamento das ideias discutidas até o momento.
Material Complementar:
Resolução da Atividade Principal
Discussão da solução
Tempo sugerido: 10 minutos.( slides 8 a 12 )
Orientações: Depois que os alunos compartilharem as estratégias deles, passe para esta série de slides. Nela, os alunos verão passo a passo como tornar a igualdade mais simples, retirando os elementos iguais em cada membro da igualdade até chegarem à resposta.
Propósito: Realizar um fechamento das ideias discutidas até o momento.
Discussão da solução
Tempo sugerido: 10 minutos.( slides 8 a 12 )
Orientações: Depois que os alunos compartilharem as estratégias deles, passe para esta série de slides. Nela, os alunos verão passo a passo como tornar a igualdade mais simples, retirando os elementos iguais em cada membro da igualdade até chegarem à resposta.
Propósito: Realizar um fechamento das ideias discutidas até o momento.
Discussão da solução
Tempo sugerido: 10 minutos.( slides 8 a 12 )
Orientações: Discutir com os alunos estratégias para chegar a quanto equivale uma maçã..
Propósito: Realizar um fechamento das ideias discutidas até o momento.
Discussão da solução
Tempo sugerido: 10 minutos.( slides 8 a 12 )
Orientações: Depois que os alunos compartilharem as estratégias deles, e você discutir esta série de slides, realize um fechamento das ideias.
Propósito: Realizar um fechamento das ideias discutidas até o momento.
Sistematização do Conteúdo
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientações: Sistematize com os estudantes a ideia de igualdade trabalhada nesta aula.
Propósito: Sistematizar o conceito.
Encerramento
Tempo sugerido: 1 minuto.
Orientações: Encerre a atividade retomando com os estudantes a ideia de igualdade trabalhada nesta aula.
Propósito: Resumir a aprendizagem da aula.