9516
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para:   

Plano de aula - Igualdade como equivalência

Plano de aula de Matemática com atividades para 4º ano do Fundamental sobre Reconhecer a igualdade como equivalência.

Plano 01 de 10 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Luciana França Bernardino

ESTE É UM CONTEÚDO PARA O SAEB Ver Mais >
 

Objetivo select-down

Slide Plano Aula

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Luciana França Bernardino

Mentor: Carla Simone de Albuquerque

Especialista de área: Sandra Regina Correa Amorim

Habilidade da BNCC

(EF04MA14) Reconhecer e mostrar, por meio de exemplos, que uma igualdade não se altera quando se adiciona ou se subtrai um mesmo número a seus dois termos.



Objetivos específicos

Reconhecer a igualdade como equivalência.



Conceito-chave

Igualdade como equivalência.



Recursos necessários

Atividades impressas e/ou projetor.


Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma.
Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.

Aquecimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo previsto: 10 minutos.( slides 3 a 6)

Orientações: Faça a pergunta para os alunos, dando tempo para que reflitam e pensem sobre o que acontecerá, antes de mostrar o próximo slide.

Propósito: Relacionar o equilíbrio da balança, com a equivalência dos pesos.

Discuta com a turma:

  • Se eu tirar o lápis do prato esquerdo, a balança continuará em equilíbrio?
  • Qual dos lados ficará mais pesado?

Aquecimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo previsto: 10 minutos.( slides 3 a 6)

Orientações: Mostre o slide e discuta com os alunos. Contextualize que nos dois lados da balança são colocados objetos. Questione os alunos sobre o que significa a primeira imagem (primeiro prato mais pesado do que o segundo), a segunda imagem (os dois pratos têm o mesmo peso) e a terceira (segundo prato mais pesado que o primeiro). Eles devem concluir que a balança do meio está equilibrada, pois o que está de um lado tem o mesmo peso do que está do outro lado.

Propósito: Relacionar o equilíbrio da balança, com a equivalência dos pesos.

Discuta com a turma:

  • Para que serve uma balança?
  • Em qual das imagens há equilíbrio?
  • Em qual das balanças o segundo prato está mais pesado? Em qual é o primeiro que está mais pesado?

Aquecimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo previsto: 10 minutos.( slides 3 a 6)

Orientações: Faça a pergunta do slide para os alunos, dando tempo para que reflitem e pensem sobre o que acontecerá antes de mostrar o próximo slide.

Propósito: Relacionar o equilíbrio da balança, com a equivalência dos pesos.

Discuta com a turma:

  • Se eu não posso voltar a colocar o lápis no prato esquerdo, o que posso fazer para que a balança fique em equilíbrio?

Aquecimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo previsto: 10 minutos. ( slides 3 a 6)

Orientações: Faça perguntas para os alunos, dando tempo que reflitam e pensem sobre a imagem da balança. É esperado que eles percebam que o peso do caderno equivale ao peso da calculadora. Então diga que quando os pratos estão equilibrados, os pesos são equivalentes (chame atenção para que, só serão iguais se o mesmo objeto estiver dos dois lados). Quando os pratos estão desequilibrados, os objetos não têm peso equivalente.

Propósito: Relacionar o equilíbrio da balança, com a equivalência dos pesos.

Discuta com a turma:

  • Na balança, o caderno e a calculadora têm o mesmo peso ou ou têm pesos diferentes?
  • O que te leva a pensar assim?

Atividade Principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos.

Orientações: Peça que, individualmente, os alunos leiam a atividade e a realizem, relembrando a discussão do aquecimento sobre manter a balança equilibrada. Em seguida, deixe que discutam com um colega suas soluções e modos de representar a atividade. Utilize o guia de intervenções para discutir com os alunos as formas e possibilidades de resolução.

Propósito: Fazer com que os alunos compreendam que a igualdade implica em uma relação de correspondência, de equivalência.

Discuta com a turma:

  • Para solucionar a questão, o que vocês observaram primeiro nesta igualdade?
  • Como vocês chegaram à resposta?
  • Após retirar da igualdade o que havia de igual dos dois lados, vocês chegaram à resposta rapidamente? O que vocês tiveram que pensar para chegar nela?

Materiais complementares:

Atividade Principal

Guia de intervenção

Discussão da solução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.( slides 8 a 12 )

Orientações: Depois que os alunos compartilharem as estratégias deles, passe para esta série de slides. Nela, os alunos verão passo a passo como tornar a igualdade mais simples, retirando os elementos iguais em cada membro da igualdade até chegarem à resposta.

Propósito: Realizar um fechamento das ideias discutidas até o momento.

Material Complementar:

Resolução da Atividade Principal

Discussão da solução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.( slides 8 a 12 )

Orientações: Depois que os alunos compartilharem as estratégias deles, passe para esta série de slides. Nela, os alunos verão passo a passo como tornar a igualdade mais simples, retirando os elementos iguais em cada membro da igualdade até chegarem à resposta.

Propósito: Realizar um fechamento das ideias discutidas até o momento.

Discussão da solução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.( slides 8 a 12 )

Orientações: Depois que os alunos compartilharem as estratégias deles, passe para esta série de slides. Nela, os alunos verão passo a passo como tornar a igualdade mais simples, retirando os elementos iguais em cada membro da igualdade até chegarem à resposta.

Propósito: Realizar um fechamento das ideias discutidas até o momento.

Discussão da solução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.( slides 8 a 12 )

Orientações: Discutir com os alunos estratégias para chegar a quanto equivale uma maçã..

Propósito: Realizar um fechamento das ideias discutidas até o momento.

Discussão da solução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.( slides 8 a 12 )

Orientações: Depois que os alunos compartilharem as estratégias deles, e você discutir esta série de slides, realize um fechamento das ideias.

Propósito: Realizar um fechamento das ideias discutidas até o momento.

Sistematização do Conteúdo select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: Sistematize com os estudantes a ideia de igualdade trabalhada nesta aula.

Propósito: Sistematizar o conceito.

Encerramento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 1 minuto.

Orientações: Encerre a atividade retomando com os estudantes a ideia de igualdade trabalhada nesta aula.

Propósito: Resumir a aprendizagem da aula.

Raio X select-down

Slide Plano Aula

Orientações: Peça que, individualmente, os alunos leiam a atividade e a realizem. Após isso, faça a correção coletiva retomando o que foi aprendido em aula.

Propósito: Fazer com que os alunos compreendam que a igualdade implica em uma relação de correspondência, de equivalência.

Materiais complementares para impressão:

Raio x

Resolução do raio x

Atividades Complementares

Resolução das Atividades Complementares

Resumo da aula

download Baixar plano

Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma.
Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.


Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Luciana França Bernardino

Mentor: Carla Simone de Albuquerque

Especialista de área: Sandra Regina Correa Amorim

Habilidade da BNCC

(EF04MA14) Reconhecer e mostrar, por meio de exemplos, que uma igualdade não se altera quando se adiciona ou se subtrai um mesmo número a seus dois termos.



Objetivos específicos

Reconhecer a igualdade como equivalência.



Conceito-chave

Igualdade como equivalência.



Recursos necessários

Atividades impressas e/ou projetor.

Slide Plano Aula

Tempo previsto: 10 minutos.( slides 3 a 6)

Orientações: Faça a pergunta para os alunos, dando tempo para que reflitam e pensem sobre o que acontecerá, antes de mostrar o próximo slide.

Propósito: Relacionar o equilíbrio da balança, com a equivalência dos pesos.

Discuta com a turma:

  • Se eu tirar o lápis do prato esquerdo, a balança continuará em equilíbrio?
  • Qual dos lados ficará mais pesado?

Slide Plano Aula

Tempo previsto: 10 minutos.( slides 3 a 6)

Orientações: Mostre o slide e discuta com os alunos. Contextualize que nos dois lados da balança são colocados objetos. Questione os alunos sobre o que significa a primeira imagem (primeiro prato mais pesado do que o segundo), a segunda imagem (os dois pratos têm o mesmo peso) e a terceira (segundo prato mais pesado que o primeiro). Eles devem concluir que a balança do meio está equilibrada, pois o que está de um lado tem o mesmo peso do que está do outro lado.

Propósito: Relacionar o equilíbrio da balança, com a equivalência dos pesos.

Discuta com a turma:

  • Para que serve uma balança?
  • Em qual das imagens há equilíbrio?
  • Em qual das balanças o segundo prato está mais pesado? Em qual é o primeiro que está mais pesado?

Slide Plano Aula

Tempo previsto: 10 minutos.( slides 3 a 6)

Orientações: Faça a pergunta do slide para os alunos, dando tempo para que reflitem e pensem sobre o que acontecerá antes de mostrar o próximo slide.

Propósito: Relacionar o equilíbrio da balança, com a equivalência dos pesos.

Discuta com a turma:

  • Se eu não posso voltar a colocar o lápis no prato esquerdo, o que posso fazer para que a balança fique em equilíbrio?

Slide Plano Aula

Tempo previsto: 10 minutos. ( slides 3 a 6)

Orientações: Faça perguntas para os alunos, dando tempo que reflitam e pensem sobre a imagem da balança. É esperado que eles percebam que o peso do caderno equivale ao peso da calculadora. Então diga que quando os pratos estão equilibrados, os pesos são equivalentes (chame atenção para que, só serão iguais se o mesmo objeto estiver dos dois lados). Quando os pratos estão desequilibrados, os objetos não têm peso equivalente.

Propósito: Relacionar o equilíbrio da balança, com a equivalência dos pesos.

Discuta com a turma:

  • Na balança, o caderno e a calculadora têm o mesmo peso ou ou têm pesos diferentes?
  • O que te leva a pensar assim?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos.

Orientações: Peça que, individualmente, os alunos leiam a atividade e a realizem, relembrando a discussão do aquecimento sobre manter a balança equilibrada. Em seguida, deixe que discutam com um colega suas soluções e modos de representar a atividade. Utilize o guia de intervenções para discutir com os alunos as formas e possibilidades de resolução.

Propósito: Fazer com que os alunos compreendam que a igualdade implica em uma relação de correspondência, de equivalência.

Discuta com a turma:

  • Para solucionar a questão, o que vocês observaram primeiro nesta igualdade?
  • Como vocês chegaram à resposta?
  • Após retirar da igualdade o que havia de igual dos dois lados, vocês chegaram à resposta rapidamente? O que vocês tiveram que pensar para chegar nela?

Materiais complementares:

Atividade Principal

Guia de intervenção

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.( slides 8 a 12 )

Orientações: Depois que os alunos compartilharem as estratégias deles, passe para esta série de slides. Nela, os alunos verão passo a passo como tornar a igualdade mais simples, retirando os elementos iguais em cada membro da igualdade até chegarem à resposta.

Propósito: Realizar um fechamento das ideias discutidas até o momento.

Material Complementar:

Resolução da Atividade Principal

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.( slides 8 a 12 )

Orientações: Depois que os alunos compartilharem as estratégias deles, passe para esta série de slides. Nela, os alunos verão passo a passo como tornar a igualdade mais simples, retirando os elementos iguais em cada membro da igualdade até chegarem à resposta.

Propósito: Realizar um fechamento das ideias discutidas até o momento.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.( slides 8 a 12 )

Orientações: Depois que os alunos compartilharem as estratégias deles, passe para esta série de slides. Nela, os alunos verão passo a passo como tornar a igualdade mais simples, retirando os elementos iguais em cada membro da igualdade até chegarem à resposta.

Propósito: Realizar um fechamento das ideias discutidas até o momento.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.( slides 8 a 12 )

Orientações: Discutir com os alunos estratégias para chegar a quanto equivale uma maçã..

Propósito: Realizar um fechamento das ideias discutidas até o momento.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.( slides 8 a 12 )

Orientações: Depois que os alunos compartilharem as estratégias deles, e você discutir esta série de slides, realize um fechamento das ideias.

Propósito: Realizar um fechamento das ideias discutidas até o momento.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: Sistematize com os estudantes a ideia de igualdade trabalhada nesta aula.

Propósito: Sistematizar o conceito.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 1 minuto.

Orientações: Encerre a atividade retomando com os estudantes a ideia de igualdade trabalhada nesta aula.

Propósito: Resumir a aprendizagem da aula.

Slide Plano Aula

Orientações: Peça que, individualmente, os alunos leiam a atividade e a realizem. Após isso, faça a correção coletiva retomando o que foi aprendido em aula.

Propósito: Fazer com que os alunos compreendam que a igualdade implica em uma relação de correspondência, de equivalência.

Materiais complementares para impressão:

Raio x

Resolução do raio x

Atividades Complementares

Resolução das Atividades Complementares

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Álgebra do 4º ano :

Com o plano de aula sobre álgebra, os alunos aprendem a conceituar o que é múltiplo e a identificar regularidades em sequências numéricas compostas por múltiplos de um número natural; reconhecer as relações inversas entre as operações fundamentais com números naturais e reconhecer que uma igualdade não se altera quando se adiciona, subtrai ou multiplica um mesmo número a seus dois termos.

MAIS AULAS DE Matemática do 4º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF04MA14 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Curso relacionado ao Plano

Resolução de Problemas em Matemática com Esforço Produtivo

Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Matemática

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano