10474
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Matemática > 9º ano > Números

Plano de aula - Situações-problemas Envolvendo Porcentagens de Acréscimo.

Plano de aula de Matemática com atividades para 9ºano do Fundamental sobre Compreender o conceito de taxa de juros.

Plano 02 de 9 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Juliana Malta de Sousa

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
ESTE É UM CONTEÚDO PARA O SAEB Ver Mais >
 

Objetivo select-down

Slide Plano Aula

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Juliana Malta de Sousa

Mentor: Amanda Ferreira Verardo Bilia

Especialista de área: Luciana Maria Tenuta de Freitas

Habilidade da BNCC

(EF09MA05) Resolução de problemas envolvendo cálculo de percentuais sucessivos  juros simples e compostos com e sem uso da tecnologia.

Objetivos Específicos

Compreender o conceito de taxa de juros.

Conceito-chave

Porcentagem, acréscimo e taxa de juros.

Recursos Necessários

  • Folha de papel A4 branca;
  • Atividades impressas em folhas, coladas no caderno ou não;
  • Calculadora.
  • Dicionário


Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: Projete ou leia o objetivo para turma.

Propósito: Mostrar situações em que pagamos juros ao adquirir um produto a prazo.

Discuta com a Turma:

  • Quem saberia citar uma situação na qual alguém pagou juros?
  • O que vocês entendem por taxa de juros?

Aquecimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo previsto: 5 minutos.

Orientações: Você poderá escrever o exercício no quadro, projetá-lo ou entregar uma cópia aos alunos. Recomenda-se o uso da calculadora para que os cálculos não se tornem cansativos. Incentive os alunos a calcular as porcentagens mentalmente achando primeiro 10% e depois 1%. Inicie fazendo os questionamentos abaixo.

Quanto a organização da sala, agrupe os alunos em duplas ou trios. Deixe os alunos se familiarizar com a atividade por alguns instantes, nesse momento circule pela sala para verificar como os grupos estão resolvendo o problema.

Propósito: Verificar se os alunos compreenderam como calcular porcentagens de acréscimo e desconto mentalmente.

Discuta com a Turma:

  • Como podemos encontrar 10% mentalmente?
  • Como podemos encontrar 1% mentalmente?
  • Após encontrar 10% como podemos achar 5%? E 15%?

Materiais complementares:

Atividade retomada

Resolução da retomada

Aquecimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo previsto: 5 minutos.

Orientações: No momento da correção, deixe os alunos resolverem, convide um deles para resolver no quadro, verifique se alguém resolveu diferente e convide também para ir ao quadro, chame também alunos que resolveram só uma parte ou que resolveram errado. Deixe que os alunos percebam e validem as respostas dos colegas e percebam qual resolução é mais vantajosa. Se os alunos não resolverem o problema, leve-os a identificar a dificuldade.

Propósito: Explorar várias estratégias de resolução.

Atividade Principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientações: Você poderá escrever o texto do problema no quadro, projetá-lo ou entregar uma cópia aos alunos. Deixe que os estudantes leiam o problema de Cauê e dê tempo para que tentem resolvê-lo junto com um colega. Não faça nenhuma intervenção neste momento, observe como os alunos analisam os dados do problema, interpretam e elaboram suas estratégias. Incentive para que utilizem a criatividade.

Propósito: Explorar várias estratégias de resolução.

Discuta com a Turma:

  • Se Cauê fosse pagar à vista, seu dinheiro era suficiente para comprar os 3 produtos?
  • Qual a desvantagem de comprar a prazo?
  • O que vocês entendem por percentual de aumento?
  • Qual o primeiro cálculo devemos fazer para solucionar o problema?
  • Tem alguma porcentagem de juros na primeira parcela de algum produto citado no problema?
  • Podemos fazer um desenho para representar a situação?

Materiais Complementares:

Atividade principal

Resolução da atividade principal

Guia de intervenções

Atividade Principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientações: Você poderá escrever o texto no quadro, projetá-lo ou entregar uma cópia aos alunos. Deixe que os estudantes pesquisem na internet do celular ou no dicionário o significado do termo taxa de juros para que eles percebam que um percentual de aumento na verdade é uma taxa de juros, peça para alguns alunos irem até o quadro escrever o que encontraram. Explique aos alunos que essa taxa de juros é um termo usado na matemática financeira e comercial.

Propósito: Fazer com que os alunos associam percentual de aumento com taxa de juros.

Discuta com a Turma:

  • Existe alguma relação do termo taxa de juros com percentual de aumento?

Discussão das Soluções select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos. (Slides 7 a 12)

Orientações: Inicie fazendo os questionamentos, convide os alunos para apresentar suas respostas, a diversidade de soluções é bem-vinda. Caso algum aluno responda de forma incorreta, questione os outros alunos se eles concordam, se algum aluno se manifestar, deixe que ele mesmo corrija a resolução ou argumento do colega. Caso todos respondam corretamente e utilizando métodos triviais, questione de que outra forma eles poderiam chegar ao mesmo resultado. Você pode enriquecer a aula mostrando a representação visual como uma estratégia para os alunos que não possuem domínio mental do assunto. Se necessário, faça a projeção dos slides.

Propósito: Explorar diversas formas de resolução para uma mesma situação problema.

Discuta com a Turma:

  • O que devemos fazer primeiro?
  • Na primeira parcela está acrescentando algum juros?
  • O que devemos fazer com a segunda parcela para descobrir o percentual de aumento?
  • Podemos fazer a prova real para verificar se o valor encontrado está correto?
  • Podemos calcular o percentual de aumento mentalmente?
  • Na divisão a ordem dos fatores altera o resultado?
  • Por que devemos dividir 10 por 8 e não o contrário?

Discussão das Soluções select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos. (Slides 7 a 12)

Orientações: Inicie fazendo os questionamentos, convide os alunos para apresentar suas respostas, a diversidade de soluções é bem-vinda. Caso algum aluno responda de forma incorreta, questione os outros alunos se eles concordam, se algum aluno de manifestar, deixe que ele mesmo corrija a resolução ou argumento do colega. Caso todos respondam corretamente e utilizando métodos triviais, questione de que outra forma eles poderiam chegar ao mesmo resultado. Você pode enriquecer a aula mostrando a representação visual como uma estratégia para os alunos que não possuem domínio mental do assunto. Se necessário, faça a projeção dos slides.

Propósito: Explorar diversas formas de resolução para uma mesma situação problema.

Discuta com a Turma:

  • De quanto aumentou a segunda parcela?
  • Como podemos descobrir qual a porcentagem representa esse aumento?

Discussão das Soluções select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos. (Slides 7 a 12)

Orientações: Inicie fazendo os questionamentos, convide os alunos para apresentar suas respostas, a diversidade de soluções é bem-vinda. Caso algum aluno responda de forma incorreta, questione os outros alunos se eles concordam, se algum aluno de manifestar, deixe que ele mesmo corrija a resolução ou argumento do colega. Caso todos respondam corretamente e utilizando métodos triviais, questione de que outra forma eles poderiam chegar ao mesmo resultado. Você pode enriquecer a aula mostrando a representação visual como uma estratégia para os alunos que não possuem domínio mental do assunto. Se necessário, faça a projeção dos slides.

Propósito: Explorar diversas formas de resolução para uma mesma situação problema.

Discuta com a Turma:

  • O que devemos fazer primeiro?
  • Comparando a segunda parcela com o restante do valor à vista, de quanto foi o acréscimo?
  • Quantas vezes o acréscimo da segunda parcela cabe no restante do valor à vista?
  • O número do acréscimo corresponde a qual parte da parcela restante do valor à vista?
  • A quarta parte de 100% é qual porcentagem?
  • Se o restante do valor à vista é 100%, qual porcentagem corresponde o acréscimo?

Discussão das Soluções select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos. (Slides 7 a 12)

Orientações: Inicie fazendo os questionamentos, convide os alunos para apresentar suas respostas, a diversidade de soluções é bem-vinda. Caso algum aluno responda de forma incorreta, questione os outros alunos se eles concordam, se algum aluno de manifestar, deixe que ele mesmo corrija a resolução ou argumento do colega. Caso todos respondam corretamente e utilizando métodos triviais, questione de que outra forma eles poderiam chegar ao mesmo resultado. Você pode enriquecer a aula mostrando a representação visual como uma estratégia para os alunos que não possuem domínio mental do assunto. Se necessário, faça a projeção dos slides.

Propósito: Explorar diversas formas de resolução para uma mesma situação problema.

Discuta com a Turma:

  • A metade de 100% é qual porcentagem?
  • Se o restante do valor à vista é 100%, qual porcentagem corresponde o acréscimo?

Discussão das Soluções select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos. (Slides 7 a 12)

Orientações: Inicie fazendo os questionamentos, convide os alunos para apresentar suas respostas, a diversidade de soluções é bem-vinda. Caso algum aluno responda de forma incorreta, questione os outros alunos se eles concordam, se algum aluno de manifestar, deixe que ele mesmo corrija a resolução ou argumento do colega. Caso todos respondam corretamente e utilizando métodos triviais, questione de que outra forma eles poderiam chegar ao mesmo resultado. Você pode enriquecer a aula mostrando a representação visual como uma estratégia para os alunos que não possuem domínio mental do assunto. Se necessário, faça a projeção dos slides.

Propósito: Explorar diversas formas de resolução para uma mesma situação problema.

Discuta com a Turma:

  • A quinta parte de 100% é qual porcentagem?
  • Se o restante do valor à vista é 100%, qual porcentagem corresponde o acréscimo?

Discussão das Soluções select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos. (Slides 7 a 12)

Orientações: Inicie fazendo os questionamentos, convide os alunos para apresentar suas respostas, a diversidade de soluções é bem-vinda. Caso algum aluno responda de forma incorreta, questione os outros alunos se eles concordam, se algum aluno de manifestar, deixe que ele mesmo corrija a resolução ou argumento do colega. Caso todos respondam corretamente e utilizando métodos triviais, questione de que outra forma eles poderiam chegar ao mesmo resultado. Você pode enriquecer a aula mostrando a representação visual como uma estratégia para os alunos que não possuem domínio mental do assunto. Se necessário, faça a projeção dos slides.

Propósito: Explorar diversas formas de resolução para uma mesma situação problema.

Discuta com a Turma:

  • No caso do caderno, esses 8 reais representa qual porcentagem?

Sistematização do Conceito select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: Apresente o slide ou escreva no quadro enfatizando o significado do conceito taxa de juros.

Propósito: Generalizar o conceito.

Discuta com a Turma:

Neste momento da aula você pode utilizar perguntas reflexivas, como por exemplo:

  • Como você ou seu grupo abordou o problema ou conjunto de problemas de hoje? Sua abordagem foi bem-sucedida? O que você aprendeu com sua abordagem?
  • Quais foram os principais conceitos ou ideias matemáticas que você aprendeu hoje ou que discutimos em aula hoje?
  • Você ainda tem alguma dúvida? Caso você não tenha dúvida, escreva um problema semelhante e resolva-o.
  • Descreva um erro ou conceito errôneo que você ou um colega apresentou na aula de hoje. O que você aprendeu com esse erro ou conceito errôneo?
  • Descreva detalhadamente como outro aluno da turma abordou o problema. Em que aspecto tal abordagem se assemelha ou difere da maneira como você abordou o problema?
  • Quais novas palavras ou denominações foram apresentadas hoje? O que você acha que cada palavra significa? Apresente um exemplo/uma imagem de cada palavra.
  • O que se manteve como você pensava? O que mudou?
  • O que aconteceria se você mudasse algum aspecto?
  • Quais foram seus pontos fortes e fracos, nesta aula? Qual é o seu plano para melhorar nas áreas em que teve dúvida?
  • Você conseguiria fazer uma representação visual para responder o problema?

Outra opção é deixar algumas dessas questões como tarefa de casa, podem trazer benefícios tanto quanto exercícios que exigem cálculos.

Essas perguntas e outras ideias relacionadas a mentalidades matemáticas de crescimento você pode encontrar no livro Mentalidades Matemáticas: estimulando o potencial dos estudantes por meio da matemática criativa, das mensagens inspiradoras e do ensino inovador, de Jo Boaler, Editora Penso.

Encerramento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 1minuto.

Orientações: Apresente o slide ou escreva no quadro encerrando a atividade.

Propósito: Generalizar o conceito.

Discuta com a Turma:

  • Quais foram os principais conceitos ou ideias matemáticas que você aprendeu hoje?
  • O que discutimos nessa aula de hoje?

Raio X select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientações: Peça que, individualmente, os alunos leiam a atividade e a realizem. Circule pela sala para verificar como os alunos estão resolvendo a situação problema. O raio x é um momento para você avaliar se todos os estudantes conseguiram avançar no conteúdo proposto, então procure identificar e anotar os comentários, dúvidas ou dificuldade de cada um. No final, reserve um tempo para um debate coletivo registrando as soluções no quadro.

Propósito: Verificar se os alunos aplicam os conhecimentos adquiridos numa situação semelhante e avaliar os conhecimentos de cada um a respeito de uma situação problema envolvendo o cálculo de percentuais de acréscimo.

Discuta com a turma:

  • Descreva um erro ou conceito errôneo que você ou um colega apresentou na aula de hoje. O que você aprendeu com esse erro ou conceito errôneo?

Materiais Complementares:

Atividade raio x

Atividades complementares

Resolução do raio x

Resolução das atividades complementares

Resumo da aula

download Baixar plano

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: Projete ou leia o objetivo para turma.

Propósito: Mostrar situações em que pagamos juros ao adquirir um produto a prazo.

Discuta com a Turma:

  • Quem saberia citar uma situação na qual alguém pagou juros?
  • O que vocês entendem por taxa de juros?

  • Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

    Autor: Juliana Malta de Sousa

    Mentor: Amanda Ferreira Verardo Bilia

    Especialista de área: Luciana Maria Tenuta de Freitas

    Habilidade da BNCC

    (EF09MA05) Resolução de problemas envolvendo cálculo de percentuais sucessivos  juros simples e compostos com e sem uso da tecnologia.

    Objetivos Específicos

    Compreender o conceito de taxa de juros.

    Conceito-chave

    Porcentagem, acréscimo e taxa de juros.

    Recursos Necessários

    • Folha de papel A4 branca;
    • Atividades impressas em folhas, coladas no caderno ou não;
    • Calculadora.
    • Dicionário

Slide Plano Aula

Tempo previsto: 5 minutos.

Orientações: Você poderá escrever o exercício no quadro, projetá-lo ou entregar uma cópia aos alunos. Recomenda-se o uso da calculadora para que os cálculos não se tornem cansativos. Incentive os alunos a calcular as porcentagens mentalmente achando primeiro 10% e depois 1%. Inicie fazendo os questionamentos abaixo.

Quanto a organização da sala, agrupe os alunos em duplas ou trios. Deixe os alunos se familiarizar com a atividade por alguns instantes, nesse momento circule pela sala para verificar como os grupos estão resolvendo o problema.

Propósito: Verificar se os alunos compreenderam como calcular porcentagens de acréscimo e desconto mentalmente.

Discuta com a Turma:

  • Como podemos encontrar 10% mentalmente?
  • Como podemos encontrar 1% mentalmente?
  • Após encontrar 10% como podemos achar 5%? E 15%?

Materiais complementares:

Atividade retomada

Resolução da retomada

Slide Plano Aula

Tempo previsto: 5 minutos.

Orientações: No momento da correção, deixe os alunos resolverem, convide um deles para resolver no quadro, verifique se alguém resolveu diferente e convide também para ir ao quadro, chame também alunos que resolveram só uma parte ou que resolveram errado. Deixe que os alunos percebam e validem as respostas dos colegas e percebam qual resolução é mais vantajosa. Se os alunos não resolverem o problema, leve-os a identificar a dificuldade.

Propósito: Explorar várias estratégias de resolução.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientações: Você poderá escrever o texto do problema no quadro, projetá-lo ou entregar uma cópia aos alunos. Deixe que os estudantes leiam o problema de Cauê e dê tempo para que tentem resolvê-lo junto com um colega. Não faça nenhuma intervenção neste momento, observe como os alunos analisam os dados do problema, interpretam e elaboram suas estratégias. Incentive para que utilizem a criatividade.

Propósito: Explorar várias estratégias de resolução.

Discuta com a Turma:

  • Se Cauê fosse pagar à vista, seu dinheiro era suficiente para comprar os 3 produtos?
  • Qual a desvantagem de comprar a prazo?
  • O que vocês entendem por percentual de aumento?
  • Qual o primeiro cálculo devemos fazer para solucionar o problema?
  • Tem alguma porcentagem de juros na primeira parcela de algum produto citado no problema?
  • Podemos fazer um desenho para representar a situação?

Materiais Complementares:

Atividade principal

Resolução da atividade principal

Guia de intervenções

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientações: Você poderá escrever o texto no quadro, projetá-lo ou entregar uma cópia aos alunos. Deixe que os estudantes pesquisem na internet do celular ou no dicionário o significado do termo taxa de juros para que eles percebam que um percentual de aumento na verdade é uma taxa de juros, peça para alguns alunos irem até o quadro escrever o que encontraram. Explique aos alunos que essa taxa de juros é um termo usado na matemática financeira e comercial.

Propósito: Fazer com que os alunos associam percentual de aumento com taxa de juros.

Discuta com a Turma:

  • Existe alguma relação do termo taxa de juros com percentual de aumento?
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos. (Slides 7 a 12)

Orientações: Inicie fazendo os questionamentos, convide os alunos para apresentar suas respostas, a diversidade de soluções é bem-vinda. Caso algum aluno responda de forma incorreta, questione os outros alunos se eles concordam, se algum aluno se manifestar, deixe que ele mesmo corrija a resolução ou argumento do colega. Caso todos respondam corretamente e utilizando métodos triviais, questione de que outra forma eles poderiam chegar ao mesmo resultado. Você pode enriquecer a aula mostrando a representação visual como uma estratégia para os alunos que não possuem domínio mental do assunto. Se necessário, faça a projeção dos slides.

Propósito: Explorar diversas formas de resolução para uma mesma situação problema.

Discuta com a Turma:

  • O que devemos fazer primeiro?
  • Na primeira parcela está acrescentando algum juros?
  • O que devemos fazer com a segunda parcela para descobrir o percentual de aumento?
  • Podemos fazer a prova real para verificar se o valor encontrado está correto?
  • Podemos calcular o percentual de aumento mentalmente?
  • Na divisão a ordem dos fatores altera o resultado?
  • Por que devemos dividir 10 por 8 e não o contrário?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos. (Slides 7 a 12)

Orientações: Inicie fazendo os questionamentos, convide os alunos para apresentar suas respostas, a diversidade de soluções é bem-vinda. Caso algum aluno responda de forma incorreta, questione os outros alunos se eles concordam, se algum aluno de manifestar, deixe que ele mesmo corrija a resolução ou argumento do colega. Caso todos respondam corretamente e utilizando métodos triviais, questione de que outra forma eles poderiam chegar ao mesmo resultado. Você pode enriquecer a aula mostrando a representação visual como uma estratégia para os alunos que não possuem domínio mental do assunto. Se necessário, faça a projeção dos slides.

Propósito: Explorar diversas formas de resolução para uma mesma situação problema.

Discuta com a Turma:

  • De quanto aumentou a segunda parcela?
  • Como podemos descobrir qual a porcentagem representa esse aumento?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos. (Slides 7 a 12)

Orientações: Inicie fazendo os questionamentos, convide os alunos para apresentar suas respostas, a diversidade de soluções é bem-vinda. Caso algum aluno responda de forma incorreta, questione os outros alunos se eles concordam, se algum aluno de manifestar, deixe que ele mesmo corrija a resolução ou argumento do colega. Caso todos respondam corretamente e utilizando métodos triviais, questione de que outra forma eles poderiam chegar ao mesmo resultado. Você pode enriquecer a aula mostrando a representação visual como uma estratégia para os alunos que não possuem domínio mental do assunto. Se necessário, faça a projeção dos slides.

Propósito: Explorar diversas formas de resolução para uma mesma situação problema.

Discuta com a Turma:

  • O que devemos fazer primeiro?
  • Comparando a segunda parcela com o restante do valor à vista, de quanto foi o acréscimo?
  • Quantas vezes o acréscimo da segunda parcela cabe no restante do valor à vista?
  • O número do acréscimo corresponde a qual parte da parcela restante do valor à vista?
  • A quarta parte de 100% é qual porcentagem?
  • Se o restante do valor à vista é 100%, qual porcentagem corresponde o acréscimo?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos. (Slides 7 a 12)

Orientações: Inicie fazendo os questionamentos, convide os alunos para apresentar suas respostas, a diversidade de soluções é bem-vinda. Caso algum aluno responda de forma incorreta, questione os outros alunos se eles concordam, se algum aluno de manifestar, deixe que ele mesmo corrija a resolução ou argumento do colega. Caso todos respondam corretamente e utilizando métodos triviais, questione de que outra forma eles poderiam chegar ao mesmo resultado. Você pode enriquecer a aula mostrando a representação visual como uma estratégia para os alunos que não possuem domínio mental do assunto. Se necessário, faça a projeção dos slides.

Propósito: Explorar diversas formas de resolução para uma mesma situação problema.

Discuta com a Turma:

  • A metade de 100% é qual porcentagem?
  • Se o restante do valor à vista é 100%, qual porcentagem corresponde o acréscimo?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos. (Slides 7 a 12)

Orientações: Inicie fazendo os questionamentos, convide os alunos para apresentar suas respostas, a diversidade de soluções é bem-vinda. Caso algum aluno responda de forma incorreta, questione os outros alunos se eles concordam, se algum aluno de manifestar, deixe que ele mesmo corrija a resolução ou argumento do colega. Caso todos respondam corretamente e utilizando métodos triviais, questione de que outra forma eles poderiam chegar ao mesmo resultado. Você pode enriquecer a aula mostrando a representação visual como uma estratégia para os alunos que não possuem domínio mental do assunto. Se necessário, faça a projeção dos slides.

Propósito: Explorar diversas formas de resolução para uma mesma situação problema.

Discuta com a Turma:

  • A quinta parte de 100% é qual porcentagem?
  • Se o restante do valor à vista é 100%, qual porcentagem corresponde o acréscimo?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos. (Slides 7 a 12)

Orientações: Inicie fazendo os questionamentos, convide os alunos para apresentar suas respostas, a diversidade de soluções é bem-vinda. Caso algum aluno responda de forma incorreta, questione os outros alunos se eles concordam, se algum aluno de manifestar, deixe que ele mesmo corrija a resolução ou argumento do colega. Caso todos respondam corretamente e utilizando métodos triviais, questione de que outra forma eles poderiam chegar ao mesmo resultado. Você pode enriquecer a aula mostrando a representação visual como uma estratégia para os alunos que não possuem domínio mental do assunto. Se necessário, faça a projeção dos slides.

Propósito: Explorar diversas formas de resolução para uma mesma situação problema.

Discuta com a Turma:

  • No caso do caderno, esses 8 reais representa qual porcentagem?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: Apresente o slide ou escreva no quadro enfatizando o significado do conceito taxa de juros.

Propósito: Generalizar o conceito.

Discuta com a Turma:

Neste momento da aula você pode utilizar perguntas reflexivas, como por exemplo:

  • Como você ou seu grupo abordou o problema ou conjunto de problemas de hoje? Sua abordagem foi bem-sucedida? O que você aprendeu com sua abordagem?
  • Quais foram os principais conceitos ou ideias matemáticas que você aprendeu hoje ou que discutimos em aula hoje?
  • Você ainda tem alguma dúvida? Caso você não tenha dúvida, escreva um problema semelhante e resolva-o.
  • Descreva um erro ou conceito errôneo que você ou um colega apresentou na aula de hoje. O que você aprendeu com esse erro ou conceito errôneo?
  • Descreva detalhadamente como outro aluno da turma abordou o problema. Em que aspecto tal abordagem se assemelha ou difere da maneira como você abordou o problema?
  • Quais novas palavras ou denominações foram apresentadas hoje? O que você acha que cada palavra significa? Apresente um exemplo/uma imagem de cada palavra.
  • O que se manteve como você pensava? O que mudou?
  • O que aconteceria se você mudasse algum aspecto?
  • Quais foram seus pontos fortes e fracos, nesta aula? Qual é o seu plano para melhorar nas áreas em que teve dúvida?
  • Você conseguiria fazer uma representação visual para responder o problema?

Outra opção é deixar algumas dessas questões como tarefa de casa, podem trazer benefícios tanto quanto exercícios que exigem cálculos.

Essas perguntas e outras ideias relacionadas a mentalidades matemáticas de crescimento você pode encontrar no livro Mentalidades Matemáticas: estimulando o potencial dos estudantes por meio da matemática criativa, das mensagens inspiradoras e do ensino inovador, de Jo Boaler, Editora Penso.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 1minuto.

Orientações: Apresente o slide ou escreva no quadro encerrando a atividade.

Propósito: Generalizar o conceito.

Discuta com a Turma:

  • Quais foram os principais conceitos ou ideias matemáticas que você aprendeu hoje?
  • O que discutimos nessa aula de hoje?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientações: Peça que, individualmente, os alunos leiam a atividade e a realizem. Circule pela sala para verificar como os alunos estão resolvendo a situação problema. O raio x é um momento para você avaliar se todos os estudantes conseguiram avançar no conteúdo proposto, então procure identificar e anotar os comentários, dúvidas ou dificuldade de cada um. No final, reserve um tempo para um debate coletivo registrando as soluções no quadro.

Propósito: Verificar se os alunos aplicam os conhecimentos adquiridos numa situação semelhante e avaliar os conhecimentos de cada um a respeito de uma situação problema envolvendo o cálculo de percentuais de acréscimo.

Discuta com a turma:

  • Descreva um erro ou conceito errôneo que você ou um colega apresentou na aula de hoje. O que você aprendeu com esse erro ou conceito errôneo?

Materiais Complementares:

Atividade raio x

Atividades complementares

Resolução do raio x

Resolução das atividades complementares

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Números do 9º ano :

Com o plano de aula sobre números os alunos aprendem sobre o conjunto dos números reais como ampliação dos racionais; números irracionais e seu significado; representação dos números reais na reta numerada; cálculos com números reais: as quatro operações, e potências com expoentes negativos e fracionários; resolução de problema envolvendo operações com números escritos em notação científica e operações com percentuais sucessivos.

MAIS AULAS DE Matemática do 9º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF09MA05 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Curso relacionado ao Plano

Resolução de Problemas em Matemática com Esforço Produtivo

Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Matemática

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano