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Plano de aula > Matemática > 2º ano > Números

Plano de aula - Comparando informações: maior e menor

Plano de aula de Matemática com atividades para 2ºano do Fundamental sobre Comparação entre quantidades por meio de situações-problema.

Plano 02 de 10 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Márcia Beatriz Gonçalves Dias,

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Objetivo select-down

Slide Plano Aula

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Márcia Beatriz Gonçalves Dias

Mentor: Carina do Espírito Santo

Especialista de área: Luciana  Maria Tenuta de Freitas

Habilidade da BNCC

(EF02MA06) Resolver e elaborar problemas com diferentes significados da adição e da subtração: juntar, acrescentar, comparar e retirar.

Objetivos específicos

- Comparar quantidades reconhecendo a diferença quantitativa entre maior e menor.

- Utilizar estratégias pessoais e o cálculo convencional para encontrar a diferença entre as quantidades.

Conceito-chave

Comparação entre quantidades por meio de situações-problema.

Recursos necessários

- Material para elaborar as fichas para o sorteio.

- Atividades impressas em folhas para serem coladas no caderno.

- Material Dourado.

- Ábaco aberto.












Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Escreva o objetivo da aula no quadro.

Propósito: Apresentar o objetivo da aula.

Discuta com a turma:

  • O que será um número maior e um número menor?
  • Como podemos saber qual é o maior e qual é o menor?

Retomada select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos (slides 3 a 6).

Orientação: Inicie a aula retomando o significado de diferença na comparação entre dois números. Explique que para encontrar a diferença entre dois números pode ser a partir do cálculo convencional, subtraindo o subtraendo do minuendo ou, nesta situação, completando mentalmente do número menor até o maior. Retome as várias estratégias que poderão ser usadas. Fale que pode ser também a partir do desenho, onde será representado o número maior e dele subtraído o número menor. Ou ainda, que pode ser feito com representações (barra = dezenas e cubinhos = unidades). Outra estratégia para encontrar a diferença entre dois números é contando um a um do menor até o maior.

Propósito: Retomar a ideia de comparar quantidades para encontrar a diferença entre elas.

Discuta com a turma:

  • Como podemos encontrar a diferença entre dois números?
  • Qual estratégia vocês usariam para encontrar a diferença?
  • Que tipo de operação devemos fazer?

Retomada select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos (slides 3 a 6).

Orientação: Inicie a aula retomando o significado de diferença na comparação entre dois números. Explique que para encontrar a diferença entre dois números pode ser a partir do cálculo convencional, subtraindo o subtraendo do minuendo ou, nesta situação, completando mentalmente do número menor até o maior. Retome as várias estratégias que poderão ser usadas. Fale que pode ser também a partir do desenho, onde será representado o número maior e dele subtraído o número menor. Ou ainda, que pode ser feito com representações (barra = dezenas e cubinhos = unidades). Outra estratégia para encontrar a diferença entre dois números é contando um a um do menor até o maior.

Propósito: Retomar a ideia de comparar quantidades para encontrar a diferença entre elas.

Discuta com a turma:

  • Como podemos encontrar a diferença entre dois números?
  • Qual estratégia vocês usariam para encontrar a diferença?
  • Que tipo de operação devemos fazer?

Retomada select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos (slides 3 a 6).

Orientação: Inicie a aula retomando o significado de diferença na comparação entre dois números. Explique que para encontrar a diferença entre dois números pode ser a partir do cálculo convencional, subtraindo o subtraendo do minuendo ou, nesta situação, completando mentalmente do número menor até o maior. Retome as várias estratégias que poderão ser usadas. Fale que pode ser também a partir do desenho, onde será representado o número maior e dele subtraído o número menor. Ou ainda, que pode ser feito com representações (barra = dezenas e cubinhos = unidades). Outra estratégia para encontrar a diferença entre dois números é contando um a um do menor até o maior.

Propósito: Retomar a ideia de comparar quantidades para encontrar a diferença entre elas.

Discuta com a turma:

  • Como podemos encontrar a diferença entre dois números?
  • Qual estratégia vocês usariam para encontrar a diferença?
  • Que tipo de operação devemos fazer?

Retomada select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos (slides 3 a 6).

Orientação: Inicie a aula retomando o significado de diferença na comparação entre dois números. Explique que para encontrar a diferença entre dois números pode ser a partir do cálculo convencional, subtraindo o subtraendo do minuendo ou, nesta situação, completando mentalmente do número menor até o maior. Retome as várias estratégias que poderão ser usadas. Fale que pode ser também a partir do desenho, onde será representado o número maior e dele subtraído o número menor. Ou ainda, que pode ser feito com representações (barra = dezenas e cubinhos = unidades). Outra estratégia para encontrar a diferença entre dois números é contando um a um do menor até o maior.

Propósito: Retomar a ideia de comparar quantidades para encontrar a diferença entre elas.

Discuta com a turma:

  • Como podemos encontrar a diferença entre dois números?
  • Qual estratégia vocês usariam para encontrar a diferença?
  • Que tipo de operação devemos fazer?

Atividade principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos.

Orientação: Imprima e recorte as fichas com numerais de 1 a 9 que estão disponibilizadas para impressão, na atividade principal, e coloque dentro de uma caixinha para sorteio. Previamente coloque 9 cartões numerados de 1 a 9 dentro da caixinha. Forme duplas ou trios e explique que um aluno de cada vez vai até a caixinha e retira um número que será anotado no quadro. O processo se repetirá por mais duas vezes até tirar 3 números. No caderno ou em uma folha, peça que façam a comparação destes números distintos que estão registrados no quadro e formem todos numerais possíveis com 3 algarismos sem repeti-los. Oriente que, após fazer todas as associações, eles terão que encontrar a diferença entre o maior e o menor número possível formado, utilizando o cálculo convencional para resolução. Serão 3 rodadas, a cada rodada saem da caixinha 3 números que não voltarão mais. No final das 3 rodadas não haverá mais nenhum número na caixinha. Circule pela sala e faça as perguntas , intervindo quando for preciso. Caso apareçam operações com reservas, e considerar necessário, ofereça o Material Dourado e o Ábaco para realizar cálculos convencionais concretamente, assim os alunos poderão visualizar as trocas que são feitas entre as ordens.

Propósito: Formar números de 3 algarismos para depois encontrar a diferença entre o maior e o menor número formado.

Discuta com a turma:

  • De que forma vocês vocês formarão os novos números sem repetir nenhum?
  • Quando um número é maior? Quando um número é menor?
  • Como farão para descobrir a diferença entre eles?
  • Que operação deverão usar?

Materiais Complementares:

Atividade principal

Resolução da atividade principal

Guia de intervenções

Discussão das soluções select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos.

Orientação: As duplas ou trios vão até o quadro registrar o maior número possível de combinações que fizeram com os 3 algarismos distintos e após, contar oralmente para a turma a estratégia que fizeram para encontrar a diferença entre o maior e o menor número encontrado. Como será um sorteio, não se pode precisar os números que serão sorteados e registrados no quadro, por isso as resoluções apresentadas serão exemplos.

Propósito: Compartilhar as soluções encontradas pela turma.

Discuta com a turma:

  • Como vocês iniciaram as combinações?
  • Como vocês perceberam o maior e o menor número?
  • Teve alguma dificuldade para achar a diferença? Qual? Como resolveu?

Encerramento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientação: Finalize a atividade reforçando a ideia de maior e menor e na diferença quantitativa entre eles. É esperado que os alunos compreendam que mudando a posição dos algarismos formamos novos números; e que quando a diferença quantitativa entre dois números for muito grande é recomendável fazer o cálculo convencional.

Propósito: Consolidar a ideia de encontrar a diferença quantitativa entre um número maior e um menor.

Discuta com a turma:

  • Como podemos formar novos números usando os mesmos algarismos?
  • Como calcular a diferença entre o número maior e o número menor, quando eles representam grandes quantidades?

Raio X select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientação: Entregue a situação-problema para cada aluno da turma. Essa atividade será feita individualmente com a finalidade de verificar a aprendizagem sobre diferença na comparação entre um número maior e um número menor.

Propósito: Verificar a aprendizagem sobre diferença na comparação entre um número maior e um número menor.

Discuta com a turma:

  • De que maneira vocês farão o cálculo que Mariana?

Materiais Complementares:

Atividade raio x

Atividades complementares

Resolução do raio x

Resolução das atividades complementares

Resumo da aula

download Baixar plano

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Escreva o objetivo da aula no quadro.

Propósito: Apresentar o objetivo da aula.

Discuta com a turma:

  • O que será um número maior e um número menor?
  • Como podemos saber qual é o maior e qual é o menor?


Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Márcia Beatriz Gonçalves Dias

Mentor: Carina do Espírito Santo

Especialista de área: Luciana  Maria Tenuta de Freitas

Habilidade da BNCC

(EF02MA06) Resolver e elaborar problemas com diferentes significados da adição e da subtração: juntar, acrescentar, comparar e retirar.

Objetivos específicos

- Comparar quantidades reconhecendo a diferença quantitativa entre maior e menor.

- Utilizar estratégias pessoais e o cálculo convencional para encontrar a diferença entre as quantidades.

Conceito-chave

Comparação entre quantidades por meio de situações-problema.

Recursos necessários

- Material para elaborar as fichas para o sorteio.

- Atividades impressas em folhas para serem coladas no caderno.

- Material Dourado.

- Ábaco aberto.











Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos (slides 3 a 6).

Orientação: Inicie a aula retomando o significado de diferença na comparação entre dois números. Explique que para encontrar a diferença entre dois números pode ser a partir do cálculo convencional, subtraindo o subtraendo do minuendo ou, nesta situação, completando mentalmente do número menor até o maior. Retome as várias estratégias que poderão ser usadas. Fale que pode ser também a partir do desenho, onde será representado o número maior e dele subtraído o número menor. Ou ainda, que pode ser feito com representações (barra = dezenas e cubinhos = unidades). Outra estratégia para encontrar a diferença entre dois números é contando um a um do menor até o maior.

Propósito: Retomar a ideia de comparar quantidades para encontrar a diferença entre elas.

Discuta com a turma:

  • Como podemos encontrar a diferença entre dois números?
  • Qual estratégia vocês usariam para encontrar a diferença?
  • Que tipo de operação devemos fazer?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos (slides 3 a 6).

Orientação: Inicie a aula retomando o significado de diferença na comparação entre dois números. Explique que para encontrar a diferença entre dois números pode ser a partir do cálculo convencional, subtraindo o subtraendo do minuendo ou, nesta situação, completando mentalmente do número menor até o maior. Retome as várias estratégias que poderão ser usadas. Fale que pode ser também a partir do desenho, onde será representado o número maior e dele subtraído o número menor. Ou ainda, que pode ser feito com representações (barra = dezenas e cubinhos = unidades). Outra estratégia para encontrar a diferença entre dois números é contando um a um do menor até o maior.

Propósito: Retomar a ideia de comparar quantidades para encontrar a diferença entre elas.

Discuta com a turma:

  • Como podemos encontrar a diferença entre dois números?
  • Qual estratégia vocês usariam para encontrar a diferença?
  • Que tipo de operação devemos fazer?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos (slides 3 a 6).

Orientação: Inicie a aula retomando o significado de diferença na comparação entre dois números. Explique que para encontrar a diferença entre dois números pode ser a partir do cálculo convencional, subtraindo o subtraendo do minuendo ou, nesta situação, completando mentalmente do número menor até o maior. Retome as várias estratégias que poderão ser usadas. Fale que pode ser também a partir do desenho, onde será representado o número maior e dele subtraído o número menor. Ou ainda, que pode ser feito com representações (barra = dezenas e cubinhos = unidades). Outra estratégia para encontrar a diferença entre dois números é contando um a um do menor até o maior.

Propósito: Retomar a ideia de comparar quantidades para encontrar a diferença entre elas.

Discuta com a turma:

  • Como podemos encontrar a diferença entre dois números?
  • Qual estratégia vocês usariam para encontrar a diferença?
  • Que tipo de operação devemos fazer?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos (slides 3 a 6).

Orientação: Inicie a aula retomando o significado de diferença na comparação entre dois números. Explique que para encontrar a diferença entre dois números pode ser a partir do cálculo convencional, subtraindo o subtraendo do minuendo ou, nesta situação, completando mentalmente do número menor até o maior. Retome as várias estratégias que poderão ser usadas. Fale que pode ser também a partir do desenho, onde será representado o número maior e dele subtraído o número menor. Ou ainda, que pode ser feito com representações (barra = dezenas e cubinhos = unidades). Outra estratégia para encontrar a diferença entre dois números é contando um a um do menor até o maior.

Propósito: Retomar a ideia de comparar quantidades para encontrar a diferença entre elas.

Discuta com a turma:

  • Como podemos encontrar a diferença entre dois números?
  • Qual estratégia vocês usariam para encontrar a diferença?
  • Que tipo de operação devemos fazer?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos.

Orientação: Imprima e recorte as fichas com numerais de 1 a 9 que estão disponibilizadas para impressão, na atividade principal, e coloque dentro de uma caixinha para sorteio. Previamente coloque 9 cartões numerados de 1 a 9 dentro da caixinha. Forme duplas ou trios e explique que um aluno de cada vez vai até a caixinha e retira um número que será anotado no quadro. O processo se repetirá por mais duas vezes até tirar 3 números. No caderno ou em uma folha, peça que façam a comparação destes números distintos que estão registrados no quadro e formem todos numerais possíveis com 3 algarismos sem repeti-los. Oriente que, após fazer todas as associações, eles terão que encontrar a diferença entre o maior e o menor número possível formado, utilizando o cálculo convencional para resolução. Serão 3 rodadas, a cada rodada saem da caixinha 3 números que não voltarão mais. No final das 3 rodadas não haverá mais nenhum número na caixinha. Circule pela sala e faça as perguntas , intervindo quando for preciso. Caso apareçam operações com reservas, e considerar necessário, ofereça o Material Dourado e o Ábaco para realizar cálculos convencionais concretamente, assim os alunos poderão visualizar as trocas que são feitas entre as ordens.

Propósito: Formar números de 3 algarismos para depois encontrar a diferença entre o maior e o menor número formado.

Discuta com a turma:

  • De que forma vocês vocês formarão os novos números sem repetir nenhum?
  • Quando um número é maior? Quando um número é menor?
  • Como farão para descobrir a diferença entre eles?
  • Que operação deverão usar?

Materiais Complementares:

Atividade principal

Resolução da atividade principal

Guia de intervenções

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos.

Orientação: As duplas ou trios vão até o quadro registrar o maior número possível de combinações que fizeram com os 3 algarismos distintos e após, contar oralmente para a turma a estratégia que fizeram para encontrar a diferença entre o maior e o menor número encontrado. Como será um sorteio, não se pode precisar os números que serão sorteados e registrados no quadro, por isso as resoluções apresentadas serão exemplos.

Propósito: Compartilhar as soluções encontradas pela turma.

Discuta com a turma:

  • Como vocês iniciaram as combinações?
  • Como vocês perceberam o maior e o menor número?
  • Teve alguma dificuldade para achar a diferença? Qual? Como resolveu?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientação: Finalize a atividade reforçando a ideia de maior e menor e na diferença quantitativa entre eles. É esperado que os alunos compreendam que mudando a posição dos algarismos formamos novos números; e que quando a diferença quantitativa entre dois números for muito grande é recomendável fazer o cálculo convencional.

Propósito: Consolidar a ideia de encontrar a diferença quantitativa entre um número maior e um menor.

Discuta com a turma:

  • Como podemos formar novos números usando os mesmos algarismos?
  • Como calcular a diferença entre o número maior e o número menor, quando eles representam grandes quantidades?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientação: Entregue a situação-problema para cada aluno da turma. Essa atividade será feita individualmente com a finalidade de verificar a aprendizagem sobre diferença na comparação entre um número maior e um número menor.

Propósito: Verificar a aprendizagem sobre diferença na comparação entre um número maior e um número menor.

Discuta com a turma:

  • De que maneira vocês farão o cálculo que Mariana?

Materiais Complementares:

Atividade raio x

Atividades complementares

Resolução do raio x

Resolução das atividades complementares

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