Plano de Aula

Plano de aula: Explorando e cuidando dos alimentos da nossa terra

mais ações

Descrição

Para cuidar do planeta, é preciso conhecê-lo, vivenciá-lo, amá-lo e entender que estamos conectados a ele. Este Plano tem a intenção de oferecer uma experiência prática com alimentos frescos, preferencialmente da própria região da escola, e despertar o interesse dos pequenos pelos ciclos da natureza, pela origem do que comemos e pelo respeito à diversidade dos alimentos. A proposta convida as crianças a explorarem frutas, folhas e raízes por meio dos diferentes sentidos — dialogando sobre as diversas formas, cores, cheiros e texturas — e a refletirem sobre o que é comestível e o que é descartado durante a vivência, que envolve uma roda de conversa e o preparo coletivo de uma receita simples, com ingredientes acessíveis, locais e variados.

O contato direto com os alimentos, envolvendo diálogo, reflexão e trabalho em grupo, favorece a construção de vínculos com a comida, com os colegas e com o meio ambiente, promovendo desde cedo uma postura cuidadosa e mais consciente, considerando o consumo e o desperdício. A ideia é que ao final da proposta, as crianças possam perceber que as imperfeições aparentes das frutas e legumes (um amassadinho, uma maturidade avançada, mudanças na cor ou um formato estranho) não impedem o seu consumo, além de iniciar uma reflexão sobre de que maneira nossas escolhas alimentares impactam o ambiente ao qual estamos inseridos.

Grupo etário

  • Crianças pequenas (4 anos a 5 anos e 11 meses).

Campos de Experiências

  • Espaços, tempos, quantidades, relações e transformações. 
  • O eu, o outro e o nós. 

Habilidades BNCC:

Competências gerais

2. Pensamento científico, crítico e criativo.

4. Comunicação.

7. Argumentação.

Bibliografia

Chatbot

Precisa de ajuda para criar uma aula personalizada?

Crie seu plano de aula em menos de um minuto no WhatsApp.

Aula

Sobre esta proposta

Tempo previsto: Aproximadamente 60 minutos.

Organização da vivência

Sabemos que as crianças pequenas já carregam uma conexão espontânea com o ambiente a sua volta. Mas essa ligação precisa ser alimentada, orientada e cultivada com intencionalidade e planejamento, para que os pequenos desenvolvam atitudes de pertencimento, cuidado e responsabilidade. Sendo assim, o foco desta proposta está na vivência em si, na relação e exploração que as crianças estão construindo com os alimentos, com o grupo e com o planeta. Professora ou professor, não se preocupe em buscar um produto final sistematizado ao término da atividade, a intenção aqui é oferecer a possibilidade de experimentar o contato e a manipulação dos alimentos in natura, envolvendo encantamento, a escuta, o toque e a descoberta.

Veja outros planos que exploram a habilidade EI03ET04 da BNCC

VER TODOS OS PLANOS