10412
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Matemática > 2º ano > Números

Plano de aula - Identificando números de três ordens

Plano de aula de Matemática com atividades para 2º ano do Fundamental sobre Identificar números de até três ordens.

Plano 05 de 10 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Adriane Regina Bravo Mendes

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
ESTE É UM CONTEÚDO PARA O SAEB Ver Mais >
 

Objetivo select-down

Slide Plano Aula

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Adriane Regina Bravo Mendes

Mentor: Carina Espírito Santo

Especialista de área: Luciana Maria Tenuta de Freitas

Habilidade da BNCC

(EF02MA01) Comparar e ordenar números naturais (até a ordem de centenas) pela compreensão de características do sistema de numeração decimal (valor posicional e função do zero).

Objetivos específicos

Identificar  números de até três ordens.

Conceito-chave

Formar números com três algarismos verificando valor posicional.

Recursos necessários

  • Atividades impressas;

  • Cartazes com os desafios;
  • Cola e tesoura;
  • Lápis;
  • Espaço para um painel com exposição das respostas realizadas pelos alunos;
  • Pratinhos de papelão ( tipo de festa de aniversário);
  • Tinta Guache;
  • E.V.A;
  • Papel cartão.

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.

Aquecimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 7 minutos.

Orientação: Para este jogo de aquecimento não use nenhum recurso visual. Somente diga a comanda repetindo no máximo uma vez.

Propósito: Jogar com os alunos trabalhando a identificação da centena, dezena e unidade

Discuta com a turma:

  • Foi fácil identificar os números ou foi difícil? Por quê?
  • Quem usou uma estratégia e gostaria de compartilhá-la?

Materiais Complementares:

Aquecimento

Resolução do Aquecimento

Atividade principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos.( slides 4 a 7 )

Propósito: Identificar, nos desafios, a composição dos números em centenas, dezenas e unidades.

Orientação: Determine as duplas pensando em agrupamentos produtivos ou deixe que os próprios alunos escolham com quem querem trabalhar. Entregue um desafio por vez e leia com a turma. Ao final da atividade monte um painel com todas as respostas.

No desafio 01 sugira que os alunos marquem os números que forem usando.

No desafio 02 os números a encontrar estarão na horizontal e na vertical.

Discuta com a turma:

  • Vocês acharam este desafio fácil (difícil) por quê?
  • Por que vocês formaram este número? Poderia ser um outro número na centena ou dezena?
  • No desafio 1 como você escolheu o número para determinar a centena? Qual o melhor número para representar a unidade?
  • No desafio 2 como você faz para encontrar o número pedido?
  • No desafio 3 o que é um número sem unidades?

Materiais complementares:

Atividade Principal

Resolução da atividade

Guia de intervenção

Materiais de apoio ao professor:

Jogo batalha dos números

Video Khan Academy

Atividade principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos.( slides 4 a 7 )

Propósito: Identificar, nos desafios, a composição dos números em centenas, dezenas e unidades.

Orientação: Determine as duplas pensando em agrupamentos produtivos ou deixe que os próprios alunos escolham com quem querem trabalhar. Entregue um desafio por vez e leia com a turma. Ao final da atividade monte um painel com todas as respostas.

No desafio 01 sugira que os alunos marquem os números que forem usando.

No desafio 02 os números a encontrar estarão na horizontal e na vertical.

Discuta com a turma:

  • Vocês acharam este desafio fácil (difícil) por quê?
  • Por que vocês formaram este número? Poderia ser um outro número na centena ou dezena?
  • No desafio 1 como você escolheu o número para determinar a centena? Qual o melhor número para representar a unidade?
  • No desafio 2 como você faz para encontrar o número pedido?
  • No desafio 3 o que é um número sem unidades?

Atividade principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos.( slides 4 a 7 )

Propósito: Identificar, nos desafios, a composição dos números em centenas, dezenas e unidades.

Orientação: Determine as duplas pensando em agrupamentos produtivos ou deixe que os próprios alunos escolham com quem querem trabalhar. Entregue um desafio por vez e leia com a turma. Ao final da atividade monte um painel com todas as respostas.

No desafio 01 sugira que os alunos marquem os números que forem usando.

No desafio 02 os números a encontrar estarão na horizontal e na vertical.

Discuta com a turma:

  • Vocês acharam este desafio fácil (difícil) por quê?
  • Por que vocês formaram este número? Poderia ser um outro número na centena ou dezena?
  • No desafio 1 como você escolheu o número para determinar a centena? Qual o melhor número para representar a unidade?
  • No desafio 2 como você faz para encontrar o número pedido?
  • No desafio 3 o que é um número sem unidades?

Atividade principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos.( slides 4 a 7 )

Propósito: Identificar, nos desafios, a composição dos números em centenas, dezenas e unidades.

Orientação: Determine as duplas pensando em agrupamentos produtivos ou deixe que os próprios alunos escolham com quem querem trabalhar. Entregue um desafio por vez e leia com a turma. Ao final da atividade monte um painel com todas as respostas.

No desafio 01 sugira que os alunos marquem os números que forem usando.

No desafio 02 os números a encontrar estarão na horizontal e na vertical.

Discuta com a turma:

  • Vocês acharam este desafio fácil (difícil) por quê?
  • Por que vocês formaram este número? Poderia ser um outro número na centena ou dezena?
  • No desafio 1 como você escolheu o número para determinar a centena? Qual o melhor número para representar a unidade?
  • No desafio 2 como você faz para encontrar o número pedido?
  • No desafio 3 o que é um número sem unidades?

Atividade principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos.( slides 4 a 7 )

Propósito: Identificar, nos desafios, a composição dos números em centenas, dezenas e unidades.

Orientação: Determine as duplas pensando em agrupamentos produtivos ou deixe que os próprios alunos escolham com quem querem trabalhar. Entregue um desafio por vez e leia com a turma. Ao final da atividade monte um painel com todas as respostas.

No desafio 01 sugira que os alunos marquem os números que forem usando.

No desafio 02 os números a encontrar estarão na horizontal e na vertical.

Discuta com a turma:

  • Vocês acharam este desafio fácil (difícil) por quê?
  • Por que vocês formaram este número? Poderia ser um outro número na centena ou dezena?
  • No desafio 1 como você escolheu o número para determinar a centena? Qual o melhor número para representar a unidade?
  • No desafio 2 como você faz para encontrar o número pedido?
  • No desafio 3 o que é um número sem unidades?

Discussão da solução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.( slides de 9 a 12 )

Propósito: Socializar e discutir as diferentes estratégias utilizadas pelos alunos para compor números de três ordens.

Orientação: Cada dupla apresentará as estratégias que utilizou para resolver os desafios. Nos slides 10, 11 e 12 você encontra as respostas.

Discuta com a turma:

  • Como sua dupla resolveu o desafio?
  • Qual desafio foi o mais fácil de resolver? Por quê?
  • Qual desafio foi o mais difícil? Por quê?
  • Vocês ficaram com alguma dúvida?
  • O que vocês acham de registrarmos duas estratégias diferentes apresentadas por vocês?

Materiais complementares:

Atividade Principal

Resolução da atividade

Guia de intervenção

Discussão da solução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.( slides de 9 a 12 )

Propósito: Socializar e discutir as diferentes estratégias utilizadas pelos alunos para compor números de três ordens.

Orientação: Cada dupla apresentará as estratégias que utilizou para resolver os desafios. Nos slides 10, 11 e 12 você encontra as respostas.

Discuta com a turma:

  • Como sua dupla resolveu o desafio?
  • Qual desafio foi o mais fácil de resolver? Por quê?
  • Qual desafio foi o mais difícil? Por quê?
  • Vocês ficaram com alguma dúvida?
  • O que vocês acham de registrarmos duas estratégias diferentes apresentadas por vocês?

Discussão da solução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.( slides de 9 a 12 )

Propósito: Socializar e discutir as diferentes estratégias utilizadas pelos alunos para compor números de três ordens.

Orientação: Cada dupla apresentará as estratégias que utilizou para resolver os desafios. Nos slides 10, 11 e 12 você encontra as respostas.

Discuta com a turma:

  • Como sua dupla resolveu o desafio?
  • Qual desafio foi o mais fácil de resolver? Por quê?
  • Qual desafio foi o mais difícil? Por quê?
  • Vocês ficaram com alguma dúvida?
  • O que vocês acham de registrarmos duas estratégias diferentes apresentadas por vocês?

Discussão da solução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.( slides de 9 a 12 )

Propósito: Socializar e discutir as diferentes estratégias utilizadas pelos alunos para compor números de três ordens.

Orientação: Cada dupla apresentará as estratégias que utilizou para resolver os desafios. Nos slides 10, 11 e 12 você encontra as respostas.

Discuta com a turma:

  • Como sua dupla resolveu o desafio?
  • Qual desafio foi o mais fácil de resolver? Por quê?
  • Qual desafio foi o mais difícil? Por quê?
  • Vocês ficaram com alguma dúvida?
  • O que vocês acham de registrarmos duas estratégias diferentes apresentadas por vocês?

Sistematização do conceito select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos.

Propósito: Sistematizar o conceito de formação de números de três ordens.

Orientações: Retomar com os alunos os números de três ordens utilizados na atividade, ressaltando que a ordem numérica é primeiramente determinada pela centena e em caso de centenas iguais o critério passa a ser da dezena.

Encerramento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos.

Propósito: Retomar a composição numérica para a ordenação de números de três ordens.

Orientação: Projete e leia o resumo da aprendizagem, ou escreva-a no quadro. Peça para os alunos copiarem em seus cadernos.

Raio X select-down

Slide Plano Aula

Orientações: Peça que, individualmente, os alunos leiam a atividade e a realizem.

Propósito: Verificar o aprendizado da aula.

Materiais complementares

Raio X

Resolução do raio x

Atividade complementar

Resolução da atividade complementar

Resumo da aula

download Baixar plano

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.


Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Adriane Regina Bravo Mendes

Mentor: Carina Espírito Santo

Especialista de área: Luciana Maria Tenuta de Freitas

Habilidade da BNCC

(EF02MA01) Comparar e ordenar números naturais (até a ordem de centenas) pela compreensão de características do sistema de numeração decimal (valor posicional e função do zero).

Objetivos específicos

Identificar  números de até três ordens.

Conceito-chave

Formar números com três algarismos verificando valor posicional.

Recursos necessários

  • Atividades impressas;

  • Cartazes com os desafios;
  • Cola e tesoura;
  • Lápis;
  • Espaço para um painel com exposição das respostas realizadas pelos alunos;
  • Pratinhos de papelão ( tipo de festa de aniversário);
  • Tinta Guache;
  • E.V.A;
  • Papel cartão.
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 7 minutos.

Orientação: Para este jogo de aquecimento não use nenhum recurso visual. Somente diga a comanda repetindo no máximo uma vez.

Propósito: Jogar com os alunos trabalhando a identificação da centena, dezena e unidade

Discuta com a turma:

  • Foi fácil identificar os números ou foi difícil? Por quê?
  • Quem usou uma estratégia e gostaria de compartilhá-la?

Materiais Complementares:

Aquecimento

Resolução do Aquecimento

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos.( slides 4 a 7 )

Propósito: Identificar, nos desafios, a composição dos números em centenas, dezenas e unidades.

Orientação: Determine as duplas pensando em agrupamentos produtivos ou deixe que os próprios alunos escolham com quem querem trabalhar. Entregue um desafio por vez e leia com a turma. Ao final da atividade monte um painel com todas as respostas.

No desafio 01 sugira que os alunos marquem os números que forem usando.

No desafio 02 os números a encontrar estarão na horizontal e na vertical.

Discuta com a turma:

  • Vocês acharam este desafio fácil (difícil) por quê?
  • Por que vocês formaram este número? Poderia ser um outro número na centena ou dezena?
  • No desafio 1 como você escolheu o número para determinar a centena? Qual o melhor número para representar a unidade?
  • No desafio 2 como você faz para encontrar o número pedido?
  • No desafio 3 o que é um número sem unidades?

Materiais complementares:

Atividade Principal

Resolução da atividade

Guia de intervenção

Materiais de apoio ao professor:

Jogo batalha dos números

Video Khan Academy

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos.( slides 4 a 7 )

Propósito: Identificar, nos desafios, a composição dos números em centenas, dezenas e unidades.

Orientação: Determine as duplas pensando em agrupamentos produtivos ou deixe que os próprios alunos escolham com quem querem trabalhar. Entregue um desafio por vez e leia com a turma. Ao final da atividade monte um painel com todas as respostas.

No desafio 01 sugira que os alunos marquem os números que forem usando.

No desafio 02 os números a encontrar estarão na horizontal e na vertical.

Discuta com a turma:

  • Vocês acharam este desafio fácil (difícil) por quê?
  • Por que vocês formaram este número? Poderia ser um outro número na centena ou dezena?
  • No desafio 1 como você escolheu o número para determinar a centena? Qual o melhor número para representar a unidade?
  • No desafio 2 como você faz para encontrar o número pedido?
  • No desafio 3 o que é um número sem unidades?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos.( slides 4 a 7 )

Propósito: Identificar, nos desafios, a composição dos números em centenas, dezenas e unidades.

Orientação: Determine as duplas pensando em agrupamentos produtivos ou deixe que os próprios alunos escolham com quem querem trabalhar. Entregue um desafio por vez e leia com a turma. Ao final da atividade monte um painel com todas as respostas.

No desafio 01 sugira que os alunos marquem os números que forem usando.

No desafio 02 os números a encontrar estarão na horizontal e na vertical.

Discuta com a turma:

  • Vocês acharam este desafio fácil (difícil) por quê?
  • Por que vocês formaram este número? Poderia ser um outro número na centena ou dezena?
  • No desafio 1 como você escolheu o número para determinar a centena? Qual o melhor número para representar a unidade?
  • No desafio 2 como você faz para encontrar o número pedido?
  • No desafio 3 o que é um número sem unidades?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos.( slides 4 a 7 )

Propósito: Identificar, nos desafios, a composição dos números em centenas, dezenas e unidades.

Orientação: Determine as duplas pensando em agrupamentos produtivos ou deixe que os próprios alunos escolham com quem querem trabalhar. Entregue um desafio por vez e leia com a turma. Ao final da atividade monte um painel com todas as respostas.

No desafio 01 sugira que os alunos marquem os números que forem usando.

No desafio 02 os números a encontrar estarão na horizontal e na vertical.

Discuta com a turma:

  • Vocês acharam este desafio fácil (difícil) por quê?
  • Por que vocês formaram este número? Poderia ser um outro número na centena ou dezena?
  • No desafio 1 como você escolheu o número para determinar a centena? Qual o melhor número para representar a unidade?
  • No desafio 2 como você faz para encontrar o número pedido?
  • No desafio 3 o que é um número sem unidades?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos.( slides 4 a 7 )

Propósito: Identificar, nos desafios, a composição dos números em centenas, dezenas e unidades.

Orientação: Determine as duplas pensando em agrupamentos produtivos ou deixe que os próprios alunos escolham com quem querem trabalhar. Entregue um desafio por vez e leia com a turma. Ao final da atividade monte um painel com todas as respostas.

No desafio 01 sugira que os alunos marquem os números que forem usando.

No desafio 02 os números a encontrar estarão na horizontal e na vertical.

Discuta com a turma:

  • Vocês acharam este desafio fácil (difícil) por quê?
  • Por que vocês formaram este número? Poderia ser um outro número na centena ou dezena?
  • No desafio 1 como você escolheu o número para determinar a centena? Qual o melhor número para representar a unidade?
  • No desafio 2 como você faz para encontrar o número pedido?
  • No desafio 3 o que é um número sem unidades?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.( slides de 9 a 12 )

Propósito: Socializar e discutir as diferentes estratégias utilizadas pelos alunos para compor números de três ordens.

Orientação: Cada dupla apresentará as estratégias que utilizou para resolver os desafios. Nos slides 10, 11 e 12 você encontra as respostas.

Discuta com a turma:

  • Como sua dupla resolveu o desafio?
  • Qual desafio foi o mais fácil de resolver? Por quê?
  • Qual desafio foi o mais difícil? Por quê?
  • Vocês ficaram com alguma dúvida?
  • O que vocês acham de registrarmos duas estratégias diferentes apresentadas por vocês?

Materiais complementares:

Atividade Principal

Resolução da atividade

Guia de intervenção

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.( slides de 9 a 12 )

Propósito: Socializar e discutir as diferentes estratégias utilizadas pelos alunos para compor números de três ordens.

Orientação: Cada dupla apresentará as estratégias que utilizou para resolver os desafios. Nos slides 10, 11 e 12 você encontra as respostas.

Discuta com a turma:

  • Como sua dupla resolveu o desafio?
  • Qual desafio foi o mais fácil de resolver? Por quê?
  • Qual desafio foi o mais difícil? Por quê?
  • Vocês ficaram com alguma dúvida?
  • O que vocês acham de registrarmos duas estratégias diferentes apresentadas por vocês?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.( slides de 9 a 12 )

Propósito: Socializar e discutir as diferentes estratégias utilizadas pelos alunos para compor números de três ordens.

Orientação: Cada dupla apresentará as estratégias que utilizou para resolver os desafios. Nos slides 10, 11 e 12 você encontra as respostas.

Discuta com a turma:

  • Como sua dupla resolveu o desafio?
  • Qual desafio foi o mais fácil de resolver? Por quê?
  • Qual desafio foi o mais difícil? Por quê?
  • Vocês ficaram com alguma dúvida?
  • O que vocês acham de registrarmos duas estratégias diferentes apresentadas por vocês?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.( slides de 9 a 12 )

Propósito: Socializar e discutir as diferentes estratégias utilizadas pelos alunos para compor números de três ordens.

Orientação: Cada dupla apresentará as estratégias que utilizou para resolver os desafios. Nos slides 10, 11 e 12 você encontra as respostas.

Discuta com a turma:

  • Como sua dupla resolveu o desafio?
  • Qual desafio foi o mais fácil de resolver? Por quê?
  • Qual desafio foi o mais difícil? Por quê?
  • Vocês ficaram com alguma dúvida?
  • O que vocês acham de registrarmos duas estratégias diferentes apresentadas por vocês?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos.

Propósito: Sistematizar o conceito de formação de números de três ordens.

Orientações: Retomar com os alunos os números de três ordens utilizados na atividade, ressaltando que a ordem numérica é primeiramente determinada pela centena e em caso de centenas iguais o critério passa a ser da dezena.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos.

Propósito: Retomar a composição numérica para a ordenação de números de três ordens.

Orientação: Projete e leia o resumo da aprendizagem, ou escreva-a no quadro. Peça para os alunos copiarem em seus cadernos.

Slide Plano Aula

Orientações: Peça que, individualmente, os alunos leiam a atividade e a realizem.

Propósito: Verificar o aprendizado da aula.

Materiais complementares

Raio X

Resolução do raio x

Atividade complementar

Resolução da atividade complementar

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Números do 2º ano :

Com o plano de aula sobre números, os alunos aprendem leitura, escrita e comparação de números de até três algarismos, utilização de contagens de 2 em 2, 5 em 5 e 10 em 10 no cálculo mental de adição e subtração, criação de estratégias pessoais e uso de algoritmos para cálculo e resolução de problemas envolvendo adição, subtração e multiplicação por 2 e 3, dobro e triplo, metade, terça parte e representação na reta numerada.

MAIS AULAS DE Matemática do 2º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF02MA01 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Curso relacionado ao Plano

Resolução de Problemas em Matemática com Esforço Produtivo

Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Matemática

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano