Objetivo
Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autor: Adriane Regina Bravo Mendes
Mentor: Carina Espírito Santo
Especialista de área: Luciana Maria Tenuta de Freitas
Habilidade da BNCC
(EF02MA01) Comparar e ordenar números naturais (até a ordem de centenas) pela compreensão de características do sistema de numeração decimal (valor posicional e função do zero).
Objetivos específicos
Identificar números de até três ordens.
Conceito-chave
Formar números com três algarismos verificando valor posicional.
Recursos necessários
- Atividades impressas;
- Cartazes com os desafios;
- Cola e tesoura;
- Lápis;
- Espaço para um painel com exposição das respostas realizadas pelos alunos;
- Pratinhos de papelão ( tipo de festa de aniversário);
- Tinta Guache;
- E.V.A;
- Papel cartão.
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma.
Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.
Aquecimento
Tempo sugerido: 7 minutos.
Orientação: Para este jogo de aquecimento não use nenhum recurso visual. Somente diga a comanda repetindo no máximo uma vez.
Propósito: Jogar com os alunos trabalhando a identificação da centena, dezena e unidade
Discuta com a turma:
- Foi fácil identificar os números ou foi difícil? Por quê?
- Quem usou uma estratégia e gostaria de compartilhá-la?
Materiais Complementares:
Atividade principal
Tempo sugerido: 20 minutos.( slides 4 a 7 )
Propósito: Identificar, nos desafios, a composição dos números em centenas, dezenas e unidades.
Orientação: Determine as duplas pensando em agrupamentos produtivos ou deixe que os próprios alunos escolham com quem querem trabalhar. Entregue um desafio por vez e leia com a turma. Ao final da atividade monte um painel com todas as respostas.
No desafio 01 sugira que os alunos marquem os números que forem usando.
No desafio 02 os números a encontrar estarão na horizontal e na vertical.
Discuta com a turma:
- Vocês acharam este desafio fácil (difícil) por quê?
- Por que vocês formaram este número? Poderia ser um outro número na centena ou dezena?
- No desafio 1 como você escolheu o número para determinar a centena? Qual o melhor número para representar a unidade?
- No desafio 2 como você faz para encontrar o número pedido?
- No desafio 3 o que é um número sem unidades?
Materiais complementares:
Materiais de apoio ao professor:
Jogo batalha dos números
Video Khan Academy
Atividade principal
Tempo sugerido: 20 minutos.( slides 4 a 7 )
Propósito: Identificar, nos desafios, a composição dos números em centenas, dezenas e unidades.
Orientação: Determine as duplas pensando em agrupamentos produtivos ou deixe que os próprios alunos escolham com quem querem trabalhar. Entregue um desafio por vez e leia com a turma. Ao final da atividade monte um painel com todas as respostas.
No desafio 01 sugira que os alunos marquem os números que forem usando.
No desafio 02 os números a encontrar estarão na horizontal e na vertical.
Discuta com a turma:
- Vocês acharam este desafio fácil (difícil) por quê?
- Por que vocês formaram este número? Poderia ser um outro número na centena ou dezena?
- No desafio 1 como você escolheu o número para determinar a centena? Qual o melhor número para representar a unidade?
- No desafio 2 como você faz para encontrar o número pedido?
- No desafio 3 o que é um número sem unidades?
Atividade principal
Tempo sugerido: 20 minutos.( slides 4 a 7 )
Propósito: Identificar, nos desafios, a composição dos números em centenas, dezenas e unidades.
Orientação: Determine as duplas pensando em agrupamentos produtivos ou deixe que os próprios alunos escolham com quem querem trabalhar. Entregue um desafio por vez e leia com a turma. Ao final da atividade monte um painel com todas as respostas.
No desafio 01 sugira que os alunos marquem os números que forem usando.
No desafio 02 os números a encontrar estarão na horizontal e na vertical.
Discuta com a turma:
- Vocês acharam este desafio fácil (difícil) por quê?
- Por que vocês formaram este número? Poderia ser um outro número na centena ou dezena?
- No desafio 1 como você escolheu o número para determinar a centena? Qual o melhor número para representar a unidade?
- No desafio 2 como você faz para encontrar o número pedido?
- No desafio 3 o que é um número sem unidades?
Atividade principal
Tempo sugerido: 20 minutos.( slides 4 a 7 )
Propósito: Identificar, nos desafios, a composição dos números em centenas, dezenas e unidades.
Orientação: Determine as duplas pensando em agrupamentos produtivos ou deixe que os próprios alunos escolham com quem querem trabalhar. Entregue um desafio por vez e leia com a turma. Ao final da atividade monte um painel com todas as respostas.
No desafio 01 sugira que os alunos marquem os números que forem usando.
No desafio 02 os números a encontrar estarão na horizontal e na vertical.
Discuta com a turma:
- Vocês acharam este desafio fácil (difícil) por quê?
- Por que vocês formaram este número? Poderia ser um outro número na centena ou dezena?
- No desafio 1 como você escolheu o número para determinar a centena? Qual o melhor número para representar a unidade?
- No desafio 2 como você faz para encontrar o número pedido?
- No desafio 3 o que é um número sem unidades?
Atividade principal
Tempo sugerido: 20 minutos.( slides 4 a 7 )
Propósito: Identificar, nos desafios, a composição dos números em centenas, dezenas e unidades.
Orientação: Determine as duplas pensando em agrupamentos produtivos ou deixe que os próprios alunos escolham com quem querem trabalhar. Entregue um desafio por vez e leia com a turma. Ao final da atividade monte um painel com todas as respostas.
No desafio 01 sugira que os alunos marquem os números que forem usando.
No desafio 02 os números a encontrar estarão na horizontal e na vertical.
Discuta com a turma:
- Vocês acharam este desafio fácil (difícil) por quê?
- Por que vocês formaram este número? Poderia ser um outro número na centena ou dezena?
- No desafio 1 como você escolheu o número para determinar a centena? Qual o melhor número para representar a unidade?
- No desafio 2 como você faz para encontrar o número pedido?
- No desafio 3 o que é um número sem unidades?
Discussão da solução
Tempo sugerido: 10 minutos.( slides de 9 a 12 )
Propósito: Socializar e discutir as diferentes estratégias utilizadas pelos alunos para compor números de três ordens.
Orientação: Cada dupla apresentará as estratégias que utilizou para resolver os desafios. Nos slides 10, 11 e 12 você encontra as respostas.
Discuta com a turma:
- Como sua dupla resolveu o desafio?
- Qual desafio foi o mais fácil de resolver? Por quê?
- Qual desafio foi o mais difícil? Por quê?
- Vocês ficaram com alguma dúvida?
- O que vocês acham de registrarmos duas estratégias diferentes apresentadas por vocês?
Materiais complementares:
Discussão da solução
Tempo sugerido: 10 minutos.( slides de 9 a 12 )
Propósito: Socializar e discutir as diferentes estratégias utilizadas pelos alunos para compor números de três ordens.
Orientação: Cada dupla apresentará as estratégias que utilizou para resolver os desafios. Nos slides 10, 11 e 12 você encontra as respostas.
Discuta com a turma:
- Como sua dupla resolveu o desafio?
- Qual desafio foi o mais fácil de resolver? Por quê?
- Qual desafio foi o mais difícil? Por quê?
- Vocês ficaram com alguma dúvida?
- O que vocês acham de registrarmos duas estratégias diferentes apresentadas por vocês?
Discussão da solução
Tempo sugerido: 10 minutos.( slides de 9 a 12 )
Propósito: Socializar e discutir as diferentes estratégias utilizadas pelos alunos para compor números de três ordens.
Orientação: Cada dupla apresentará as estratégias que utilizou para resolver os desafios. Nos slides 10, 11 e 12 você encontra as respostas.
Discuta com a turma:
- Como sua dupla resolveu o desafio?
- Qual desafio foi o mais fácil de resolver? Por quê?
- Qual desafio foi o mais difícil? Por quê?
- Vocês ficaram com alguma dúvida?
- O que vocês acham de registrarmos duas estratégias diferentes apresentadas por vocês?
Discussão da solução
Tempo sugerido: 10 minutos.( slides de 9 a 12 )
Propósito: Socializar e discutir as diferentes estratégias utilizadas pelos alunos para compor números de três ordens.
Orientação: Cada dupla apresentará as estratégias que utilizou para resolver os desafios. Nos slides 10, 11 e 12 você encontra as respostas.
Discuta com a turma:
- Como sua dupla resolveu o desafio?
- Qual desafio foi o mais fácil de resolver? Por quê?
- Qual desafio foi o mais difícil? Por quê?
- Vocês ficaram com alguma dúvida?
- O que vocês acham de registrarmos duas estratégias diferentes apresentadas por vocês?
Sistematização do conceito
Tempo sugerido: 3 minutos.
Propósito: Sistematizar o conceito de formação de números de três ordens.
Orientações: Retomar com os alunos os números de três ordens utilizados na atividade, ressaltando que a ordem numérica é primeiramente determinada pela centena e em caso de centenas iguais o critério passa a ser da dezena.
Encerramento
Tempo sugerido: 3 minutos.
Propósito: Retomar a composição numérica para a ordenação de números de três ordens.
Orientação: Projete e leia o resumo da aprendizagem, ou escreva-a no quadro. Peça para os alunos copiarem em seus cadernos.
Raio X
Orientações: Peça que, individualmente, os alunos leiam a atividade e a realizem.
Propósito: Verificar o aprendizado da aula.
Materiais complementares
Resolução da atividade complementar