Resumo da aula
Orientações: Este slide não é um substituto para as anotações para o professor e não deve ser apresentado para os alunos. Trata-se apenas de um resumo da proposta para apoiá-lo na aplicação do plano em sala de aula.
Orientação: Leia atentamente o plano inteiro e as anotações para o professor. Busque antecipar quais questões podem surgir com a sua turma e preveja adequações ao nível em que seus alunos estão.
Compartilhe o objetivo da aula com os alunos antes de aplicar proposta.
Na aba “Sobre o plano”, confira os conhecimentos que sua turma já deve dominar para seguir essa proposta.
Se quiser salvar o plano no seu computador, faça download dos slides na aba “Materiais complementares”. Você também pode imprimi-lo clicando no botão “imprimir”.
Objetivo
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma.
Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.
Aquecimento
Tempo sugerido: 7 minutos.
Orientação: Para este jogo de aquecimento não use nenhum recurso visual. Somente diga a comanda repetindo no máximo uma vez.
Propósito: Jogar com os alunos trabalhando a identificação da centena, dezena e unidade
Discuta com a turma:
- Foi fácil identificar os números ou foi difícil? Por quê?
- Quem usou uma estratégia e gostaria de compartilhá-la?
Materiais Complementares:
Aquecimento
Resolução do Aquecimento
Atividade principal
Tempo sugerido: 20 minutos.( slides 4 a 7 )
Propósito: Identificar, nos desafios, a composição dos números em centenas, dezenas e unidades.
Orientação: Determine as duplas pensando em agrupamentos produtivos ou deixe que os próprios alunos escolham com quem querem trabalhar. Entregue um desafio por vez e leia com a turma. Ao final da atividade monte um painel com todas as respostas.
No desafio 01 sugira que os alunos marquem os números que forem usando.
No desafio 02 os números a encontrar estarão na horizontal e na vertical.
Discuta com a turma:
- Vocês acharam este desafio fácil (difícil) por quê?
- Por que vocês formaram este número? Poderia ser um outro número na centena ou dezena?
- No desafio 1 como você escolheu o número para determinar a centena? Qual o melhor número para representar a unidade?
- No desafio 2 como você faz para encontrar o número pedido?
- No desafio 3 o que é um número sem unidades?
Materiais complementares:
Atividade Principal
Resolução da atividade
Guia de intervenção
Materiais de apoio ao professor:
Jogo batalha dos números
Video Khan Academy
Atividade principal
Tempo sugerido: 20 minutos.( slides 4 a 7 )
Propósito: Identificar, nos desafios, a composição dos números em centenas, dezenas e unidades.
Orientação: Determine as duplas pensando em agrupamentos produtivos ou deixe que os próprios alunos escolham com quem querem trabalhar. Entregue um desafio por vez e leia com a turma. Ao final da atividade monte um painel com todas as respostas.
No desafio 01 sugira que os alunos marquem os números que forem usando.
No desafio 02 os números a encontrar estarão na horizontal e na vertical.
Discuta com a turma:
- Vocês acharam este desafio fácil (difícil) por quê?
- Por que vocês formaram este número? Poderia ser um outro número na centena ou dezena?
- No desafio 1 como você escolheu o número para determinar a centena? Qual o melhor número para representar a unidade?
- No desafio 2 como você faz para encontrar o número pedido?
- No desafio 3 o que é um número sem unidades?
Atividade principal
Tempo sugerido: 20 minutos.( slides 4 a 7 )
Propósito: Identificar, nos desafios, a composição dos números em centenas, dezenas e unidades.
Orientação: Determine as duplas pensando em agrupamentos produtivos ou deixe que os próprios alunos escolham com quem querem trabalhar. Entregue um desafio por vez e leia com a turma. Ao final da atividade monte um painel com todas as respostas.
No desafio 01 sugira que os alunos marquem os números que forem usando.
No desafio 02 os números a encontrar estarão na horizontal e na vertical.
Discuta com a turma:
- Vocês acharam este desafio fácil (difícil) por quê?
- Por que vocês formaram este número? Poderia ser um outro número na centena ou dezena?
- No desafio 1 como você escolheu o número para determinar a centena? Qual o melhor número para representar a unidade?
- No desafio 2 como você faz para encontrar o número pedido?
- No desafio 3 o que é um número sem unidades?
Atividade principal
Tempo sugerido: 20 minutos.( slides 4 a 7 )
Propósito: Identificar, nos desafios, a composição dos números em centenas, dezenas e unidades.
Orientação: Determine as duplas pensando em agrupamentos produtivos ou deixe que os próprios alunos escolham com quem querem trabalhar. Entregue um desafio por vez e leia com a turma. Ao final da atividade monte um painel com todas as respostas.
No desafio 01 sugira que os alunos marquem os números que forem usando.
No desafio 02 os números a encontrar estarão na horizontal e na vertical.
Discuta com a turma:
- Vocês acharam este desafio fácil (difícil) por quê?
- Por que vocês formaram este número? Poderia ser um outro número na centena ou dezena?
- No desafio 1 como você escolheu o número para determinar a centena? Qual o melhor número para representar a unidade?
- No desafio 2 como você faz para encontrar o número pedido?
- No desafio 3 o que é um número sem unidades?
Atividade principal
Tempo sugerido: 20 minutos.( slides 4 a 7 )
Propósito: Identificar, nos desafios, a composição dos números em centenas, dezenas e unidades.
Orientação: Determine as duplas pensando em agrupamentos produtivos ou deixe que os próprios alunos escolham com quem querem trabalhar. Entregue um desafio por vez e leia com a turma. Ao final da atividade monte um painel com todas as respostas.
No desafio 01 sugira que os alunos marquem os números que forem usando.
No desafio 02 os números a encontrar estarão na horizontal e na vertical.
Discuta com a turma:
- Vocês acharam este desafio fácil (difícil) por quê?
- Por que vocês formaram este número? Poderia ser um outro número na centena ou dezena?
- No desafio 1 como você escolheu o número para determinar a centena? Qual o melhor número para representar a unidade?
- No desafio 2 como você faz para encontrar o número pedido?
- No desafio 3 o que é um número sem unidades?
Discussão da solução
Tempo sugerido: 10 minutos.( slides de 9 a 12 )
Propósito: Socializar e discutir as diferentes estratégias utilizadas pelos alunos para compor números de três ordens.
Orientação: Cada dupla apresentará as estratégias que utilizou para resolver os desafios. Nos slides 10, 11 e 12 você encontra as respostas.
Discuta com a turma:
- Como sua dupla resolveu o desafio?
- Qual desafio foi o mais fácil de resolver? Por quê?
- Qual desafio foi o mais difícil? Por quê?
- Vocês ficaram com alguma dúvida?
- O que vocês acham de registrarmos duas estratégias diferentes apresentadas por vocês?
Materiais complementares:
Atividade Principal
Resolução da atividade
Guia de intervenção
Discussão da solução
Tempo sugerido: 10 minutos.( slides de 9 a 12 )
Propósito: Socializar e discutir as diferentes estratégias utilizadas pelos alunos para compor números de três ordens.
Orientação: Cada dupla apresentará as estratégias que utilizou para resolver os desafios. Nos slides 10, 11 e 12 você encontra as respostas.
Discuta com a turma:
- Como sua dupla resolveu o desafio?
- Qual desafio foi o mais fácil de resolver? Por quê?
- Qual desafio foi o mais difícil? Por quê?
- Vocês ficaram com alguma dúvida?
- O que vocês acham de registrarmos duas estratégias diferentes apresentadas por vocês?
Discussão da solução
Tempo sugerido: 10 minutos.( slides de 9 a 12 )
Propósito: Socializar e discutir as diferentes estratégias utilizadas pelos alunos para compor números de três ordens.
Orientação: Cada dupla apresentará as estratégias que utilizou para resolver os desafios. Nos slides 10, 11 e 12 você encontra as respostas.
Discuta com a turma:
- Como sua dupla resolveu o desafio?
- Qual desafio foi o mais fácil de resolver? Por quê?
- Qual desafio foi o mais difícil? Por quê?
- Vocês ficaram com alguma dúvida?
- O que vocês acham de registrarmos duas estratégias diferentes apresentadas por vocês?
Discussão da solução
Tempo sugerido: 10 minutos.( slides de 9 a 12 )
Propósito: Socializar e discutir as diferentes estratégias utilizadas pelos alunos para compor números de três ordens.
Orientação: Cada dupla apresentará as estratégias que utilizou para resolver os desafios. Nos slides 10, 11 e 12 você encontra as respostas.
Discuta com a turma:
- Como sua dupla resolveu o desafio?
- Qual desafio foi o mais fácil de resolver? Por quê?
- Qual desafio foi o mais difícil? Por quê?
- Vocês ficaram com alguma dúvida?
- O que vocês acham de registrarmos duas estratégias diferentes apresentadas por vocês?
Sistematização do conceito
Tempo sugerido: 3 minutos.
Propósito: Sistematizar o conceito de formação de números de três ordens.
Orientações: Retomar com os alunos os números de três ordens utilizados na atividade, ressaltando que a ordem numérica é primeiramente determinada pela centena e em caso de centenas iguais o critério passa a ser da dezena.
Encerramento
Tempo sugerido: 3 minutos.
Propósito: Retomar a composição numérica para a ordenação de números de três ordens.
Orientação: Projete e leia o resumo da aprendizagem, ou escreva-a no quadro. Peça para os alunos copiarem em seus cadernos.