10396
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Matemática > 7º ano > Álgebra

Plano de aula - Calculando Termos Futuros de uma Sequência Numérica

Plano de aula de Matemática com atividades para 7º ano do Fundamental sobre Expressões algébricas em sequências numéricas

Plano 03 de 7 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Douglas Ferreira Soares

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
ESTE É UM CONTEÚDO PARA O SAEB Ver Mais >
 

Objetivo select-down

Slide Plano Aula

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Douglas Ferreira Soares

Mentor: Rhomulo Menezes

Especialista de área: Sandra Amorim

Habilidade da BNCC

(EF07MA10) Investigação de padrões em sequências e representação da regularidade observada em linguagem matemática (continuar sequência; apresentar o termo qualquer).

Objetivos específicos

Encontrar um termo futuro da sequência por meio do seu padrão de formação.

Conceito-chave

Expressões algébricas em sequências numéricas

Recursos Necessários

  • DataShow e notebook ou folha de papel A4 branca;
  • Atividades impressas em folhas ou utilização de folhas de caderno.

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: Apresente o objetivo aos alunos de forma que fique bem claro o que se espera desta aula.

Propósito: Fazer com que os alunos entendam o objetivo da aula e se empenhem em alcançá-lo.

Retomada select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 18 minutos.

Orientações: Projete no quadro ou distribua a atividade impressa, depois leia juntamente com os alunos para que não haja nenhuma dúvida sobre o que está sendo pedido. Dê um tempo para pensarem na solução do problema e, posteriormente, peça que dois ou três alunos digam como conseguiram resolver a questão. Observe que o questionamento deixa o aluno livre para responder de diversas maneiras, usando diversos recursos. Neste momento, é fundamental que o aluno consiga perceber a evolução dos valores da sequência e assim, possam descrevê-los. Desse modo, estaremos mostrando a sequência com variáveis sem que as utilizemde forma direta.

Propósito: Retomar o conceito algébrico (valores desconhecidos), dentro de sequências numéricas e introduzir o aluno a ideia da aula.

Materiais complementares para download:

Aquecimento

Resolução do Aquecimento

Atividade Principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 18 minutos.

Orientações: Distribua as atividades impressas ou projete no quadro, e leia juntamente com os alunos o problema, tire as possíveis dúvidas de interpretação. Neste momento os alunos devem, individualmente, analisar e pensar em uma forma de solucionar o problema. Após um tempo, deixe que os alunos discutam em duplas e tentem resolver a atividade. Ao final, discuta com os alunos a forma que alguns deles pensaram para resolver os problemas e peça que alguns anotem suas resoluções no quadro.

Utilize o Guia de Intervenções para analisar dificuldades e realizar intervenções.

Propósito: Fazer com que os alunos consigam descobrir o padrão de formação da sequência, ou a sequência propriamente dita. Nesta aula, é importante que o aluno também descubra o padrão de formação, já que os valores a serem encontrados são mais distantes e levam um tempo considerável para que sejam encontrados fazendo de um a um, até que se chegue ao valor pedido.

Discuta com a turma:

  • Como conseguiram encontrar os 3°, 5°, 6° e 7° valores?
  • Qual foi o padrão encontrado para formar a sequência?
  • Como descobriram o valor de moedas depositadas no 17° dia?

Materiais complementares para download:

Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de intervenção

Discussão das Soluções select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos (Slides de 5 a 7).

Orientações: Apresente as soluções aos alunos, e depois discuta com eles a forma de resolver. Mostre que existem diversas formas de solução e que eles não devem ficar presos a uma delas somente.

Atenção! É importantíssimo que o aluno encontre o padrão da sequência, descreva a expressão algébrica e encontre um valor futuro por meio dela, já que este é o objetivo do plano.

Propósito: Fazer com que os alunos observem as diversas formas de resolução e corrijam possíveis erros.

Discuta com a Turma:

  • Como conseguiram encontrar o valor desconhecido dentro da tabela de moedas?
  • Existe uma relação entre o dia do depósito e o valor de moedas depositadas?

Discussão das Soluções select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos (Slides de 5 a 7).

Orientações: Apresente as soluções aos alunos, e depois discuta com eles a forma de resolver. Mostre que existem diversas formas de solução e que eles não devem ficar presos a uma delas somente.

Atenção! É importantíssimo que o aluno encontre o padrão da sequência, descreva a expressão algébrica e encontre um valor futuro por meio dela, já que este é o objetivo do plano.

Propósito: Fazer com que os alunos observem as diversas formas de resolução e corrijam possíveis erros.

Discuta com a Turma:

  • Como conseguiram encontrar o valor desconhecido dentro da tabela de moedas?
  • Existe uma relação entre o dia do depósito e o valor de moedas depositadas?
  • O padrão de formação da sequência expressão algébrica nos ajuda a encontrar valores mais distantes?

Discussão das Soluções select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos (Slides de 5 a 7).

Orientações: Apresente as soluções aos alunos, e depois discuta com eles a forma de resolver. Mostre que existem diversas formas de solução e que eles não devem ficar presos a uma delas somente.

Atenção! É importantíssimo que o aluno encontre o padrão da sequência, descreva a expressão algébrica e encontre um valor futuro por meio dela, já que este é o objetivo do plano.

Propósito: Fazer com que os alunos observem as diversas formas de resolução e corrijam possíveis erros.

Discuta com a Turma:

  • Como conseguiram encontrar o valor desconhecido dentro da tabela de moedas?
  • Existe uma relação entre o dia do depósito e o valor de moedas depositadas?
  • É possível calcular outros valores além do 17°?

Encerramento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: Leia o texto com os alunos e busque associar os exercícios com os tópicos apresentados.

Propósito: Fazer com que os alunos observem o que foi aprendido na aula.

Slide sem título select-down

Slide Plano Aula

Raio X

Tempo sugerido: 8 minutos.

Orientações: Distribua as atividades impressas ou projete o slide no quadro. Peça que os alunos leiam, pensem e resolvam o problema. Ajude os alunos que estiverem com dúvida, mas lembre-se de não dar a resposta para eles, faça-os pensar na solução sozinhos.

Propósito: Fazer com que o aluno identifique a sequência numérica e a expressão algébrica e as descrevam, depois deverá encontrar um valor futuro. Verificar se os alunos conseguiram absorver o conhecimento da aula e conseguem aplicá-lo neste exercício. A partir do resultado deste exercício, você poderá avaliar se os alunos atingiram o objetivo desta aula e pensar em uma intervenção total ou parcial do conteúdo, se necessário.

Materiais complementares para download:

Raio X

Resolução do Raio X

Atividade complementar

Resolução da Atividade Complementar

Resumo da aula

download Baixar plano

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: Apresente o objetivo aos alunos de forma que fique bem claro o que se espera desta aula.

Propósito: Fazer com que os alunos entendam o objetivo da aula e se empenhem em alcançá-lo.


Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Douglas Ferreira Soares

Mentor: Rhomulo Menezes

Especialista de área: Sandra Amorim

Habilidade da BNCC

(EF07MA10) Investigação de padrões em sequências e representação da regularidade observada em linguagem matemática (continuar sequência; apresentar o termo qualquer).

Objetivos específicos

Encontrar um termo futuro da sequência por meio do seu padrão de formação.

Conceito-chave

Expressões algébricas em sequências numéricas

Recursos Necessários

  • DataShow e notebook ou folha de papel A4 branca;
  • Atividades impressas em folhas ou utilização de folhas de caderno.
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 18 minutos.

Orientações: Projete no quadro ou distribua a atividade impressa, depois leia juntamente com os alunos para que não haja nenhuma dúvida sobre o que está sendo pedido. Dê um tempo para pensarem na solução do problema e, posteriormente, peça que dois ou três alunos digam como conseguiram resolver a questão. Observe que o questionamento deixa o aluno livre para responder de diversas maneiras, usando diversos recursos. Neste momento, é fundamental que o aluno consiga perceber a evolução dos valores da sequência e assim, possam descrevê-los. Desse modo, estaremos mostrando a sequência com variáveis sem que as utilizemde forma direta.

Propósito: Retomar o conceito algébrico (valores desconhecidos), dentro de sequências numéricas e introduzir o aluno a ideia da aula.

Materiais complementares para download:

Aquecimento

Resolução do Aquecimento

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 18 minutos.

Orientações: Distribua as atividades impressas ou projete no quadro, e leia juntamente com os alunos o problema, tire as possíveis dúvidas de interpretação. Neste momento os alunos devem, individualmente, analisar e pensar em uma forma de solucionar o problema. Após um tempo, deixe que os alunos discutam em duplas e tentem resolver a atividade. Ao final, discuta com os alunos a forma que alguns deles pensaram para resolver os problemas e peça que alguns anotem suas resoluções no quadro.

Utilize o Guia de Intervenções para analisar dificuldades e realizar intervenções.

Propósito: Fazer com que os alunos consigam descobrir o padrão de formação da sequência, ou a sequência propriamente dita. Nesta aula, é importante que o aluno também descubra o padrão de formação, já que os valores a serem encontrados são mais distantes e levam um tempo considerável para que sejam encontrados fazendo de um a um, até que se chegue ao valor pedido.

Discuta com a turma:

  • Como conseguiram encontrar os 3°, 5°, 6° e 7° valores?
  • Qual foi o padrão encontrado para formar a sequência?
  • Como descobriram o valor de moedas depositadas no 17° dia?

Materiais complementares para download:

Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de intervenção

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos (Slides de 5 a 7).

Orientações: Apresente as soluções aos alunos, e depois discuta com eles a forma de resolver. Mostre que existem diversas formas de solução e que eles não devem ficar presos a uma delas somente.

Atenção! É importantíssimo que o aluno encontre o padrão da sequência, descreva a expressão algébrica e encontre um valor futuro por meio dela, já que este é o objetivo do plano.

Propósito: Fazer com que os alunos observem as diversas formas de resolução e corrijam possíveis erros.

Discuta com a Turma:

  • Como conseguiram encontrar o valor desconhecido dentro da tabela de moedas?
  • Existe uma relação entre o dia do depósito e o valor de moedas depositadas?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos (Slides de 5 a 7).

Orientações: Apresente as soluções aos alunos, e depois discuta com eles a forma de resolver. Mostre que existem diversas formas de solução e que eles não devem ficar presos a uma delas somente.

Atenção! É importantíssimo que o aluno encontre o padrão da sequência, descreva a expressão algébrica e encontre um valor futuro por meio dela, já que este é o objetivo do plano.

Propósito: Fazer com que os alunos observem as diversas formas de resolução e corrijam possíveis erros.

Discuta com a Turma:

  • Como conseguiram encontrar o valor desconhecido dentro da tabela de moedas?
  • Existe uma relação entre o dia do depósito e o valor de moedas depositadas?
  • O padrão de formação da sequência expressão algébrica nos ajuda a encontrar valores mais distantes?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos (Slides de 5 a 7).

Orientações: Apresente as soluções aos alunos, e depois discuta com eles a forma de resolver. Mostre que existem diversas formas de solução e que eles não devem ficar presos a uma delas somente.

Atenção! É importantíssimo que o aluno encontre o padrão da sequência, descreva a expressão algébrica e encontre um valor futuro por meio dela, já que este é o objetivo do plano.

Propósito: Fazer com que os alunos observem as diversas formas de resolução e corrijam possíveis erros.

Discuta com a Turma:

  • Como conseguiram encontrar o valor desconhecido dentro da tabela de moedas?
  • Existe uma relação entre o dia do depósito e o valor de moedas depositadas?
  • É possível calcular outros valores além do 17°?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: Leia o texto com os alunos e busque associar os exercícios com os tópicos apresentados.

Propósito: Fazer com que os alunos observem o que foi aprendido na aula.

Slide Plano Aula

Raio X

Tempo sugerido: 8 minutos.

Orientações: Distribua as atividades impressas ou projete o slide no quadro. Peça que os alunos leiam, pensem e resolvam o problema. Ajude os alunos que estiverem com dúvida, mas lembre-se de não dar a resposta para eles, faça-os pensar na solução sozinhos.

Propósito: Fazer com que o aluno identifique a sequência numérica e a expressão algébrica e as descrevam, depois deverá encontrar um valor futuro. Verificar se os alunos conseguiram absorver o conhecimento da aula e conseguem aplicá-lo neste exercício. A partir do resultado deste exercício, você poderá avaliar se os alunos atingiram o objetivo desta aula e pensar em uma intervenção total ou parcial do conteúdo, se necessário.

Materiais complementares para download:

Raio X

Resolução do Raio X

Atividade complementar

Resolução da Atividade Complementar

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Álgebra do 7º ano :

Com o plano de aula sobre álgebra os alunos aprendem a investigar padrões em sequências e representação da regularidade observada em linguagem matemática, conhecem a linguagem algébrica e sua relação com as propriedades das operações, estudam equivalência de expressões algébricas e resolução de problemas de proporcionalidade e de equações polinomiais do 1o grau.

MAIS AULAS DE Matemática do 7º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF07MA13 da BNCC

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF07MA15 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Curso relacionado ao Plano

Resolução de Problemas em Matemática com Esforço Produtivo

Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Matemática

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano