Resumo da Aula
Orientações:Este slide não é um substituto para as anotações para o professor e não deve ser apresentado para os alunos. Trata-se apenas de um resumo da proposta para apoiá-lo na aplicação do plano em sala de aula.
Orientação: Leia atentamente o plano inteiro e as anotações para o professor. Busque antecipar quais questões podem surgir com a sua turma e preveja adequações ao nível em que seus alunos estão.
Compartilhe o objetivo da aula com os alunos antes de aplicar proposta.
Na aba “Sobre o plano”, confira os conhecimentos que sua turma já deve dominar para seguir essa proposta.
Se quiser salvar o plano no seu computador, faça download dos slides na aba “Materiais complementares”. Você também pode imprimi-lo clicando no botão “imprimir”.
Objetivo
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientações: Apresente o objetivo aos alunos de forma que fique bem claro o que se espera desta aula.
Propósito: Fazer com que os alunos entendam o objetivo da aula e se empenhem em alcançá-lo.
Retomada
Tempo sugerido: 18 minutos.
Orientações: Projete no quadro ou distribua a atividade impressa, depois leia juntamente com os alunos para que não haja nenhuma dúvida sobre o que está sendo pedido. Dê um tempo para pensarem na solução do problema e, posteriormente, peça que dois ou três alunos digam como conseguiram resolver a questão. Observe que o questionamento deixa o aluno livre para responder de diversas maneiras, usando diversos recursos. Neste momento, é fundamental que o aluno consiga perceber a evolução dos valores da sequência e assim, possam descrevê-los. Desse modo, estaremos mostrando a sequência com variáveis sem que as utilizemde forma direta.
Propósito: Retomar o conceito algébrico (valores desconhecidos), dentro de sequências numéricas e introduzir o aluno a ideia da aula.
Materiais complementares para download:
Aquecimento
Resolução do Aquecimento
Atividade Principal
Tempo sugerido: 18 minutos.
Orientações: Distribua as atividades impressas ou projete no quadro, e leia juntamente com os alunos o problema, tire as possíveis dúvidas de interpretação. Neste momento os alunos devem, individualmente, analisar e pensar em uma forma de solucionar o problema. Após um tempo, deixe que os alunos discutam em duplas e tentem resolver a atividade. Ao final, discuta com os alunos a forma que alguns deles pensaram para resolver os problemas e peça que alguns anotem suas resoluções no quadro.
Utilize o Guia de Intervenções para analisar dificuldades e realizar intervenções.
Propósito: Fazer com que os alunos consigam descobrir o padrão de formação da sequência, ou a sequência propriamente dita. Nesta aula, é importante que o aluno também descubra o padrão de formação, já que os valores a serem encontrados são mais distantes e levam um tempo considerável para que sejam encontrados fazendo de um a um, até que se chegue ao valor pedido.
Discuta com a turma:
- Como conseguiram encontrar os 3°, 5°, 6° e 7° valores?
- Qual foi o padrão encontrado para formar a sequência?
- Como descobriram o valor de moedas depositadas no 17° dia?
Materiais complementares para download:
Atividade Principal
Resolução da Atividade Principal
Guia de intervenção
Discussão das Soluções
Tempo sugerido: 10 minutos (Slides de 5 a 7).
Orientações: Apresente as soluções aos alunos, e depois discuta com eles a forma de resolver. Mostre que existem diversas formas de solução e que eles não devem ficar presos a uma delas somente.
Atenção! É importantíssimo que o aluno encontre o padrão da sequência, descreva a expressão algébrica e encontre um valor futuro por meio dela, já que este é o objetivo do plano.
Propósito: Fazer com que os alunos observem as diversas formas de resolução e corrijam possíveis erros.
Discuta com a Turma:
- Como conseguiram encontrar o valor desconhecido dentro da tabela de moedas?
- Existe uma relação entre o dia do depósito e o valor de moedas depositadas?
Discussão das Soluções
Tempo sugerido: 10 minutos (Slides de 5 a 7).
Orientações: Apresente as soluções aos alunos, e depois discuta com eles a forma de resolver. Mostre que existem diversas formas de solução e que eles não devem ficar presos a uma delas somente.
Atenção! É importantíssimo que o aluno encontre o padrão da sequência, descreva a expressão algébrica e encontre um valor futuro por meio dela, já que este é o objetivo do plano.
Propósito: Fazer com que os alunos observem as diversas formas de resolução e corrijam possíveis erros.
Discuta com a Turma:
- Como conseguiram encontrar o valor desconhecido dentro da tabela de moedas?
- Existe uma relação entre o dia do depósito e o valor de moedas depositadas?
- O padrão de formação da sequência expressão algébrica nos ajuda a encontrar valores mais distantes?
Discussão das Soluções
Tempo sugerido: 10 minutos (Slides de 5 a 7).
Orientações: Apresente as soluções aos alunos, e depois discuta com eles a forma de resolver. Mostre que existem diversas formas de solução e que eles não devem ficar presos a uma delas somente.
Atenção! É importantíssimo que o aluno encontre o padrão da sequência, descreva a expressão algébrica e encontre um valor futuro por meio dela, já que este é o objetivo do plano.
Propósito: Fazer com que os alunos observem as diversas formas de resolução e corrijam possíveis erros.
Discuta com a Turma:
- Como conseguiram encontrar o valor desconhecido dentro da tabela de moedas?
- Existe uma relação entre o dia do depósito e o valor de moedas depositadas?
- É possível calcular outros valores além do 17°?
Encerramento
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientações: Leia o texto com os alunos e busque associar os exercícios com os tópicos apresentados.
Propósito: Fazer com que os alunos observem o que foi aprendido na aula.
Raio X
Tempo sugerido: 8 minutos.
Orientações: Distribua as atividades impressas ou projete o slide no quadro. Peça que os alunos leiam, pensem e resolvam o problema. Ajude os alunos que estiverem com dúvida, mas lembre-se de não dar a resposta para eles, faça-os pensar na solução sozinhos.
Propósito: Fazer com que o aluno identifique a sequência numérica e a expressão algébrica e as descrevam, depois deverá encontrar um valor futuro. Verificar se os alunos conseguiram absorver o conhecimento da aula e conseguem aplicá-lo neste exercício. A partir do resultado deste exercício, você poderá avaliar se os alunos atingiram o objetivo desta aula e pensar em uma intervenção total ou parcial do conteúdo, se necessário.
Materiais complementares para download:
Raio X
Resolução do Raio X
Atividade complementar
Resolução da Atividade Complementar