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Plano de aula > Geografia > 7º ano > Formas de representação e pensamento espacial

Plano de aula - Ensino do Mapa - Legenda

Plano de aula de Geografia com atividades para 7° ano sobre Reconhecer a necessidade, inclusive para o 7º ano, de levantar conhecimentos cartográficos e (re)alfabetizar cartograficamente os alunos através do ensino do mapa e a lógica de uma legenda

Plano 09 de 10 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Murilo Rossi

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Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF07GE09 de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Nas etapas deste plano será permitido desenvolver tal habilidade relacionando a leitura de mapas, executada pelos alunos, com a necessidade de uma alfabetização cartográfica para o sétimo ano. Diante disso, há uma necessidade do professor levantar os conhecimentos prévios cartográficos do aluno, com o intuito de verificar se houve uma certa deficiência de aprendizado nos anos iniciais na qual, tradicionalmente e segundo a BNCC, a alfabetização cartográfica é aplicada, visando a introdução de uma formação espacial. Para isso, serão disponibilizados mapas para os alunos interpretarem segundo os sinais gráficos e suas representações, ou seja, a forma de entendimento deles em relação à representação e a realidade dos fenômenos geográficos, entendendo como se constrói uma legenda (grafismo) e suas representações (realidade).

Materiais necessários: Projetor de slide, cópias impressas dos mapas e legenda dos slides, caderno, lápis, lápis de cor e/ou canetinha hidrocor.

Material complementar:

Atividade Ação Propositiva

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/zfAAQXs5YuseCtrareGcGZRTpXGu2ZnyVJ3pdjwZ6VPg6CwQPPXBBsK5CzyC/ge07-09und09-atividade-acao-propositiva.pdf

Legenda original

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/MYQat6qNCKXfJNjaKwKapxEusg2kuJuxUm2twftn45AzCCrYSRvKzcS28QPy/ge07-09und09-legenda-original-acao-propositiva.pdf

Link para os mapas:

Mapa do estado do Acre

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/r6E7vVScyxy6DevsdwTRdsvhjSuCHbhBsNvZyhCNPPUSEazqry7PTU2uZnCZ/ge07-09und09-mapa-contextualizacao.pdf

Mapa do estado do Amapá

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/PqV2WNE6jqBfhur85gwdUQ5eC3kecRqJe9Da3Xm88tNuArFXecuGdz6haSMU/ge07-09und09-mapa-acao-propositiva.pdf

Para você saber mais:

Alfabetização Cartográfica

Disponível em: https://novaescola.org.br/conteudo/2325/alfabetizacao-cartografica Acesso em 09 abr. 2019.

"A ALFABETIZAÇÃO CARTOGRÁFICA ELEVA O NÍVEL DE LEITURA DE MAPAS E GRÁFICOS", DIZ ESPECIALISTA

Disponível em: https://novaescola.org.br/bncc/conteudo/82/a-alfabetizacao-cartografica-eleva-o-nivel-de-leitura-de-mapas-e-graficos-diz-especialista Acesso em 09 abr. 2019.

Fundamentos da alfabetização cartográfica no ensino de geografia

Disponível em: http://www.uel.br/revistas/uel/index.php/geografia/article/view/6579 Acesso em 09 abr. 2019.

A ALFABETIZAÇÃO CARTOGRÁFICA NAS SÉRIES INICIAIS

Disponível em: http://www.educadores.diaadia.pr.gov.br/arquivos/File/setembro2011/geografia_artigos/6art_alfab_carto_series_iniciais.pdf Acesso em 09 abr. 2019.

Possibilidades para a alfabetização cartográfica a partir de jogos e sensoriamento remoto

Disponível em: https://www.ige.unicamp.br/terrae/V9/PDFv9/Thiara.pdf Acesso em 09 abr. 2019.

Tema da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos

Orientações: Projete o tema de aula para os alunos ou, caso não seja possível, escreva no quadro ou fale para a turma. Comente que nesta aula vocês vão discutir representações cartográficas e sua relação com a realidade, analisando mapas com o intuito de compreender a função de uma legenda. É importante deixar claro aos alunos que o tal trabalho foi (ou deveria ser) abordado nos anos iniciais (alfabetização cartográfica) e que você irá verificar o quanto eles entendem sobre a temática. Atente-os que uma das funções das aulas de geografia é ensinar conteúdos inerentes ao sétimo ano, mas se os alunos, por algum motivo, não entendem as representações cartográficas, isso será levantado e ensinado nessa aula e em outras posteriores.

Como adequar à sua realidade: Todo mapa que você utiliza em suas aulas pode ser substituído por bases cartográficas locais, tais como mapas de sua cidade, região, bairro ou mesmo seu estado.

Contextualização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações: Visando levantar os conhecimentos prévios dos alunos em relação a sua alfabetização cartográfica, apresente o mapa exposto no slide, seja ele projetado ou impresso. Comente que o mapa em questão é do estado do Acre, uma região localizada no norte brasileiro, bem ao extremo do país. Peça que eles respondam no caderno a questão lançada no slide: Quais informações você consegue identificar no mapa? Dê um tempo para eles refletirem e tentarem ler o mapa. Assim que terminarem de responder, pergunte quais informações localizaram e lance uma segunda questão: Então quer dizer que as informações que estão alocadas no mapa são a realidade delas? Logicamente que não. Esse questionamento é importante no sentido do aluno pensar sobre a relação representação - realidade nos mapas. Na sequência, peça que eles respondam como são representadas no mapa as informações que eles identificaram. É esperado que os alunos reconheçam algumas formas expostas no mapa, principalmente aquelas em maior destaque visual, tais como os traços (retas), que representam basicamente as rodovias e os rios. Outro símbolo que provavelmente chamará a atenção é a representação de um avião e de um barco. Caso eles não visualizem outras informações, destaque para eles: os pontos, representando as cidades. As linhas e áreas que compõem as fronteiras e limites. O mapa principal, que é do Acre e não do Amazonas (que serve apenas como referência para o mapa principal). Explique que alguns símbolos (por exemplo o avião e o barco), já representam um significado mínimo mesmo sem a presença da legenda. É importante nessa etapa você identificar seus conhecimentos sobre mapas e que os alunos saiam dessa etapa com o mínimo de noção sobre representação cartográfica e realidade.

Material complementar

Mapa da Contextualização

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/r6E7vVScyxy6DevsdwTRdsvhjSuCHbhBsNvZyhCNPPUSEazqry7PTU2uZnCZ/ge07-09und09-mapa-contextualizacao.pdf

Problematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações: Com a identificação das informações do mapa na contextualização, o questionamento é como dar significado ao fenômenos indicados pelo mapa. Apresente a pergunta do slide e dê um tempo para refletirem. Pergunte se eles conseguem responder e peça que indiquem como fariam. Se for preciso, pergunte:

1- Como o leitor do mapa saberá que a linha vermelha é uma rodovia, por exemplo?

2- E como o leitor do mapa saberá que os pontos pretos são cidades?

Diante disso, e de acordo com o nível de conhecimento cartográfico levantado durante a aula, é esperado que o aluno associe os significados dos fenômenos à legenda. Pode ser que ele não mencione exatamente esse nome, mas se você verificar que ele conseguiu chegar ao entendimento disso, comece a falar sobre a legenda, que será abordada na ação propositiva.

Ação Propositiva select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos

Orientações: A ideia central da atividade é analisar (ler) as informações do mapa do estado do Amapá e construir uma legenda. Pode ser que algum aluno ainda não tenha entendido a relação representação - realidade - sinais gráficos de um mapa. Portanto fique atento aos grupos (que deverão ser formado entre 3 e 4 pessoas), circulando pela classe, observando, ouvindo e, se necessário, intervindo, facilitando a ação propositiva para o aluno.

A atividade está no link abaixo, facilitando seu entendimento e possibilitando impressões caso assim prefira.

Atividade da Ação Propositiva

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/zfAAQXs5YuseCtrareGcGZRTpXGu2ZnyVJ3pdjwZ6VPg6CwQPPXBBsK5CzyC/ge07-09und09-atividade-acao-propositiva.pdf

Modelo de resposta da atividade - legenda original do mapa do Amapá

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/MYQat6qNCKXfJNjaKwKapxEusg2kuJuxUm2twftn45AzCCrYSRvKzcS28QPy/ge07-09und09-legenda-original-acao-propositiva.pdf

Mapa da Ação Propositiva

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/PqV2WNE6jqBfhur85gwdUQ5eC3kecRqJe9Da3Xm88tNuArFXecuGdz6haSMU/ge07-09und09-mapa-acao-propositiva.pdf

A legenda original do mapa é um trabalho feito por especialistas. Diante disso, não cabe aqui que as respostas dos alunos (construção de sua legenda) fiquem exatamente iguais a ela. O que é importante é observar se eles conseguiram traduzir informações gráficas dos mapas, refletidas por eles, para a realidade e com significado. É esperado que os alunos consigam desenvolver a relação entre os sinais gráficos, trabalhados na alfabetização cartográfica, e a realidade, entendendo que, por exemplo, uma reta vermelha significa uma estrada. E que é necessário dar um significado escrito para tal traço, ou seja, na legenda.

Sistematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 7 minutos

Orientações: Alfabetizar cartograficamente é criar entendimento no aluno sobre a representação da realidade num mapa, explorando suas técnicas para a facilitação da leitura cartográfica. O que foi trabalhado nessa aula são algumas dessas técnicas, ou seja, traduzir sinais gráficos para uma linguagem que seja entendida por todos, através da legenda, nesse caso.

Não é necessário que o aluno se torne um mapeador profissional, mas fundamental que ele leia o mapa, o entenda e que você reconheça que ele está entendendo. Qualquer fenômeno geográfico que é trabalhado nas aulas de geografia, a partir dos mapas, tem que ser inteligível para o aluno. Não adianta se trabalhar com mapa se o aluno só o enxerga a partir de seu caráter meramente ilustrativo. Diante disso, proponha aos grupos que mostrem suas legendas e fale um pouco sobre elas. É esperado que a maioria deles consiga visualizar os fenômenos da realidade no pedaço de papel ou num fundo digital, construindo suas legendas da forma de cada um, segundo suas ideias e particularidades. Valorize isso! Mostre a legenda, que está exposta no slide e peça para comparar com seus trabalhos. Eles verão que não está exatamente igual, pois seus trabalhos são básicos e escolares. Mas certifique-se que eles entenderam definitivamente que uma linha vermelha no mapa indica uma rodovia; que um ponto indica uma cidade; que uma área delimita fronteiras, sem exatamente ser a mesma coisa e conviver no mesmo espaço entre representação e realidade. Portanto, se verificar que a alfabetização cartográfica não foi bem apreendida nos anos iniciais, urge fazê-la em qualquer fase de ensino, incluindo aqui o sétimo ano.

Material complementar

Imagem da legenda

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/MYQat6qNCKXfJNjaKwKapxEusg2kuJuxUm2twftn45AzCCrYSRvKzcS28QPy/ge07-09und09-legenda-original-acao-propositiva.pdf

Resumo da aula

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Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF07GE09 de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Nas etapas deste plano será permitido desenvolver tal habilidade relacionando a leitura de mapas, executada pelos alunos, com a necessidade de uma alfabetização cartográfica para o sétimo ano. Diante disso, há uma necessidade do professor levantar os conhecimentos prévios cartográficos do aluno, com o intuito de verificar se houve uma certa deficiência de aprendizado nos anos iniciais na qual, tradicionalmente e segundo a BNCC, a alfabetização cartográfica é aplicada, visando a introdução de uma formação espacial. Para isso, serão disponibilizados mapas para os alunos interpretarem segundo os sinais gráficos e suas representações, ou seja, a forma de entendimento deles em relação à representação e a realidade dos fenômenos geográficos, entendendo como se constrói uma legenda (grafismo) e suas representações (realidade).

Materiais necessários: Projetor de slide, cópias impressas dos mapas e legenda dos slides, caderno, lápis, lápis de cor e/ou canetinha hidrocor.

Material complementar:

Atividade Ação Propositiva

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/zfAAQXs5YuseCtrareGcGZRTpXGu2ZnyVJ3pdjwZ6VPg6CwQPPXBBsK5CzyC/ge07-09und09-atividade-acao-propositiva.pdf

Legenda original

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/MYQat6qNCKXfJNjaKwKapxEusg2kuJuxUm2twftn45AzCCrYSRvKzcS28QPy/ge07-09und09-legenda-original-acao-propositiva.pdf

Link para os mapas:

Mapa do estado do Acre

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/r6E7vVScyxy6DevsdwTRdsvhjSuCHbhBsNvZyhCNPPUSEazqry7PTU2uZnCZ/ge07-09und09-mapa-contextualizacao.pdf

Mapa do estado do Amapá

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/PqV2WNE6jqBfhur85gwdUQ5eC3kecRqJe9Da3Xm88tNuArFXecuGdz6haSMU/ge07-09und09-mapa-acao-propositiva.pdf

Para você saber mais:

Alfabetização Cartográfica

Disponível em: https://novaescola.org.br/conteudo/2325/alfabetizacao-cartografica Acesso em 09 abr. 2019.

"A ALFABETIZAÇÃO CARTOGRÁFICA ELEVA O NÍVEL DE LEITURA DE MAPAS E GRÁFICOS", DIZ ESPECIALISTA

Disponível em: https://novaescola.org.br/bncc/conteudo/82/a-alfabetizacao-cartografica-eleva-o-nivel-de-leitura-de-mapas-e-graficos-diz-especialista Acesso em 09 abr. 2019.

Fundamentos da alfabetização cartográfica no ensino de geografia

Disponível em: http://www.uel.br/revistas/uel/index.php/geografia/article/view/6579 Acesso em 09 abr. 2019.

A ALFABETIZAÇÃO CARTOGRÁFICA NAS SÉRIES INICIAIS

Disponível em: http://www.educadores.diaadia.pr.gov.br/arquivos/File/setembro2011/geografia_artigos/6art_alfab_carto_series_iniciais.pdf Acesso em 09 abr. 2019.

Possibilidades para a alfabetização cartográfica a partir de jogos e sensoriamento remoto

Disponível em: https://www.ige.unicamp.br/terrae/V9/PDFv9/Thiara.pdf Acesso em 09 abr. 2019.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos

Orientações: Projete o tema de aula para os alunos ou, caso não seja possível, escreva no quadro ou fale para a turma. Comente que nesta aula vocês vão discutir representações cartográficas e sua relação com a realidade, analisando mapas com o intuito de compreender a função de uma legenda. É importante deixar claro aos alunos que o tal trabalho foi (ou deveria ser) abordado nos anos iniciais (alfabetização cartográfica) e que você irá verificar o quanto eles entendem sobre a temática. Atente-os que uma das funções das aulas de geografia é ensinar conteúdos inerentes ao sétimo ano, mas se os alunos, por algum motivo, não entendem as representações cartográficas, isso será levantado e ensinado nessa aula e em outras posteriores.

Como adequar à sua realidade: Todo mapa que você utiliza em suas aulas pode ser substituído por bases cartográficas locais, tais como mapas de sua cidade, região, bairro ou mesmo seu estado.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações: Visando levantar os conhecimentos prévios dos alunos em relação a sua alfabetização cartográfica, apresente o mapa exposto no slide, seja ele projetado ou impresso. Comente que o mapa em questão é do estado do Acre, uma região localizada no norte brasileiro, bem ao extremo do país. Peça que eles respondam no caderno a questão lançada no slide: Quais informações você consegue identificar no mapa? Dê um tempo para eles refletirem e tentarem ler o mapa. Assim que terminarem de responder, pergunte quais informações localizaram e lance uma segunda questão: Então quer dizer que as informações que estão alocadas no mapa são a realidade delas? Logicamente que não. Esse questionamento é importante no sentido do aluno pensar sobre a relação representação - realidade nos mapas. Na sequência, peça que eles respondam como são representadas no mapa as informações que eles identificaram. É esperado que os alunos reconheçam algumas formas expostas no mapa, principalmente aquelas em maior destaque visual, tais como os traços (retas), que representam basicamente as rodovias e os rios. Outro símbolo que provavelmente chamará a atenção é a representação de um avião e de um barco. Caso eles não visualizem outras informações, destaque para eles: os pontos, representando as cidades. As linhas e áreas que compõem as fronteiras e limites. O mapa principal, que é do Acre e não do Amazonas (que serve apenas como referência para o mapa principal). Explique que alguns símbolos (por exemplo o avião e o barco), já representam um significado mínimo mesmo sem a presença da legenda. É importante nessa etapa você identificar seus conhecimentos sobre mapas e que os alunos saiam dessa etapa com o mínimo de noção sobre representação cartográfica e realidade.

Material complementar

Mapa da Contextualização

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/r6E7vVScyxy6DevsdwTRdsvhjSuCHbhBsNvZyhCNPPUSEazqry7PTU2uZnCZ/ge07-09und09-mapa-contextualizacao.pdf

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações: Com a identificação das informações do mapa na contextualização, o questionamento é como dar significado ao fenômenos indicados pelo mapa. Apresente a pergunta do slide e dê um tempo para refletirem. Pergunte se eles conseguem responder e peça que indiquem como fariam. Se for preciso, pergunte:

1- Como o leitor do mapa saberá que a linha vermelha é uma rodovia, por exemplo?

2- E como o leitor do mapa saberá que os pontos pretos são cidades?

Diante disso, e de acordo com o nível de conhecimento cartográfico levantado durante a aula, é esperado que o aluno associe os significados dos fenômenos à legenda. Pode ser que ele não mencione exatamente esse nome, mas se você verificar que ele conseguiu chegar ao entendimento disso, comece a falar sobre a legenda, que será abordada na ação propositiva.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos

Orientações: A ideia central da atividade é analisar (ler) as informações do mapa do estado do Amapá e construir uma legenda. Pode ser que algum aluno ainda não tenha entendido a relação representação - realidade - sinais gráficos de um mapa. Portanto fique atento aos grupos (que deverão ser formado entre 3 e 4 pessoas), circulando pela classe, observando, ouvindo e, se necessário, intervindo, facilitando a ação propositiva para o aluno.

A atividade está no link abaixo, facilitando seu entendimento e possibilitando impressões caso assim prefira.

Atividade da Ação Propositiva

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/zfAAQXs5YuseCtrareGcGZRTpXGu2ZnyVJ3pdjwZ6VPg6CwQPPXBBsK5CzyC/ge07-09und09-atividade-acao-propositiva.pdf

Modelo de resposta da atividade - legenda original do mapa do Amapá

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/MYQat6qNCKXfJNjaKwKapxEusg2kuJuxUm2twftn45AzCCrYSRvKzcS28QPy/ge07-09und09-legenda-original-acao-propositiva.pdf

Mapa da Ação Propositiva

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/PqV2WNE6jqBfhur85gwdUQ5eC3kecRqJe9Da3Xm88tNuArFXecuGdz6haSMU/ge07-09und09-mapa-acao-propositiva.pdf

A legenda original do mapa é um trabalho feito por especialistas. Diante disso, não cabe aqui que as respostas dos alunos (construção de sua legenda) fiquem exatamente iguais a ela. O que é importante é observar se eles conseguiram traduzir informações gráficas dos mapas, refletidas por eles, para a realidade e com significado. É esperado que os alunos consigam desenvolver a relação entre os sinais gráficos, trabalhados na alfabetização cartográfica, e a realidade, entendendo que, por exemplo, uma reta vermelha significa uma estrada. E que é necessário dar um significado escrito para tal traço, ou seja, na legenda.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 7 minutos

Orientações: Alfabetizar cartograficamente é criar entendimento no aluno sobre a representação da realidade num mapa, explorando suas técnicas para a facilitação da leitura cartográfica. O que foi trabalhado nessa aula são algumas dessas técnicas, ou seja, traduzir sinais gráficos para uma linguagem que seja entendida por todos, através da legenda, nesse caso.

Não é necessário que o aluno se torne um mapeador profissional, mas fundamental que ele leia o mapa, o entenda e que você reconheça que ele está entendendo. Qualquer fenômeno geográfico que é trabalhado nas aulas de geografia, a partir dos mapas, tem que ser inteligível para o aluno. Não adianta se trabalhar com mapa se o aluno só o enxerga a partir de seu caráter meramente ilustrativo. Diante disso, proponha aos grupos que mostrem suas legendas e fale um pouco sobre elas. É esperado que a maioria deles consiga visualizar os fenômenos da realidade no pedaço de papel ou num fundo digital, construindo suas legendas da forma de cada um, segundo suas ideias e particularidades. Valorize isso! Mostre a legenda, que está exposta no slide e peça para comparar com seus trabalhos. Eles verão que não está exatamente igual, pois seus trabalhos são básicos e escolares. Mas certifique-se que eles entenderam definitivamente que uma linha vermelha no mapa indica uma rodovia; que um ponto indica uma cidade; que uma área delimita fronteiras, sem exatamente ser a mesma coisa e conviver no mesmo espaço entre representação e realidade. Portanto, se verificar que a alfabetização cartográfica não foi bem apreendida nos anos iniciais, urge fazê-la em qualquer fase de ensino, incluindo aqui o sétimo ano.

Material complementar

Imagem da legenda

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