Sugestão de adaptação para ensino remoto
Ferramentas sugeridas
WhatsApp; e-mail e Google Docs.
Valor trabalhado
Cidadania
Apresentação do tema da aula
Nesta etapa, de maneira assincrônica, ou seja, por e-mail, WhatsApp ou outra ferramenta adotada pela escola, peça aos alunos que acessem os seguintes mapas, indicados no plano original:
- Relevo e clima | IBGE - disponível aqui;
- Mapa interativo: Clima | IBGE - disponível aqui;
- Mapa do clima | IBGE - disponível aqui.
Contextualização
De maneira assincrônica, encaminhe os dois slides propostos no plano original e solicite que os alunos registrem o assunto de que trata cada um deles, comparando-os.
Problematização
De maneira assincrônica, encaminhe aos alunos o slide proposto no plano original e peça que registrem a resposta no caderno. Caso haja possibilidade de uma aula virtual, apresente o slide e faça a tempestade de ideias, como proposto no plano.
Ação propositiva
Nesta etapa, os alunos devem realizar individualmente a atividade proposta no plano original e disponível aqui.
Sistematização
Peça aos alunos que utilizem o Google Docs para fazer o registro coletivo.
Lembre-se de que, para usar essa ferramenta e poder compartilhar o resultado posteriormente com o professor, é necessário ter um e-mail do Google.
Para ajudar no uso da ferramenta, acesse o tutorial disponível aqui.
Convite às famílias
Assistam juntos ao vídeo:
- Mapas temáticos - disponível aqui.
Sugestão Enviada Por: Simone Falconi
Código: GEO4_10UND10
(EF04GE10) Comparar tipos variados de mapas, identificando suas características, elaboradores, finalidades, diferenças e semelhanças.
AULA 01
AULA 03
AULA 04
AULA 05
AULA 06
AULA 07
AULA 08
O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.
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