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Plano de aula > Geografia > 4º ano > Unidade

Plano de aula - MAPAS: Diferenças e semelhanças

Plano de aula de Geografia com atividades para 4º ano do Fundamental sobre identificar as diferenças e semelhanças entre os elementos dos mapas do Brasil (político e clima).

Plano 10 de 10 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Giani Peres Pirozzi

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Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade de Geografia EF04GE10 - comparar tipos variados de mapas, identificando suas características, elaboradores, finalidades, diferenças e semelhanças, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Materiais necessários: Computador, projetor multimídia (datashow) e cópia das atividades.

Material complementar:

Atividade em duplas:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/z3gz5X5meTG8bmBe6BRDsAGTD3ZVebgqPgF8hAqZwhMffv3T7bHscUnHuMuX/geo4-10und10-atividade-em-duplas-comparando-elementos-dos-mapas.pdf

Link para os mapas:

Relevo e clima. IBGE. Disponível em: <https://educa.ibge.gov.br/criancas/brasil/nosso-territorio/19634-relevo-e-clima.html>. Acesso em: 14 abr 2019.

Mapa interativo Clima. IBGE. Disponível em: <https://mapas.ibge.gov.br/interativos/ferramentas/sig-ibge-aplicativo.html>. Acesso em: 14 abr 2019.

Mapa clima. IBGE. Disponível em: <https://educa.ibge.gov.br/images/educa/clima.pdf>. Acesso em: 14 abr 2019.

Para você saber mais:

FURLAN, Adriana; DECICINO, Ronaldo. Mapas: Evolução das cartas aprimorou representação do mundo. Disponível em: <https://educacao.uol.com.br/disciplinas/geografia/mapas-evolucao-das-cartas-aprimorou-representacao-do-mundo.htm>. Acesso em: 01 abr 2019.

PENA, Rodolfo F. Alves. O que é clima? Brasil Escola. Disponível em: <https://brasilescola.uol.com.br/o-que-e/geografia/o-que-e-clima.htm>. Acesso em: 14 abr 2019.

Contextos prévios:

Para esta aula espera-se que os estudantes já tenham consultado mapas anteriormente (sejam impressos, em atlas ou virtuais).

Assim, apresentando alguns conceitos como:

- Território: um espaço delimitado pelo uso de fronteiras.

- Escala: é a proporção entre o espaço real e o espaço representado no mapa. Indica quantas vezes as medidas reais no terreno foram reduzidas.

- Legenda: Contém os significados dos símbolos e cores existentes nos mapas.

- Fonte: indica a origem dos dados que foram compilados e apresentados.

- Clima: é o conjunto de fenômenos associados às variações do tempo da atmosfera terrestre em um determinado local.

Tema da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos

Orientações: Projete esse tema ou escreva no quadro o tema: “Observando e identificando as diferenças e semelhanças nos mapas do Brasil (político e clima).” Provoque os estudantes, instigando-os a pensar em diferentes mapas. Pergunte se eles já viram um mapa específico sobre clima. Pergunte se eles já tiveram acesso a outros mapas temáticos (relevo, população, biomas, etc). Peça para observar os elementos do mapa (título, legenda, localização, escala).

Esse momento de levantamento de conhecimentos prévios é importante para você saber o que os estudantes sabem. Dessa forma, é possível propiciar, nesses momentos de conversa com os estudantes, as intervenções mais assertivas que gerem conhecimento em sala de aula.

Contextualização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 12 minutos

Orientações: Projete o slide e peça para que os estudantes observem o mapa sobre o clima. Pergunte aos estudantes se eles já haviam visto ou estudado algum mapa com essa temática: clima. Escute as hipóteses e respostas dos estudantes que serão necessárias para o confronto de ideias na problematização.

Como esse plano está voltado para comparação de mapas, o objetivo é que sejam possibilitados diferentes recursos / mapas para que haja a comparação do que é semelhante e do que é diferente entre o mapa político e o mapa do clima.

Para você saber mais:

É possível realizar a navegação no site do IBGE e conhecer diferentes mapas, como por exemplo, os mapas interativos que permitem explorá-los de diferentes formas. Caso não tenha acesso à internet, explique para os estudantes que, um mapa temático, em específico aqui neste plano de aula, um mapa de clima, que pode ser apresentado de diferentes formas.

Mapa interativo Clima. IBGE. Disponível em: <https://mapas.ibge.gov.br/interativos/ferramentas/sig-ibge-aplicativo.html>. Acesso em: 14 abr 2019.

Para você saber mais:

Para comparar com outros mapas de diferentes fontes, utilizar o site do IBGE.

Contextualização select-down

Slide Plano Aula

Orientações: Projete o slide que traz dois mapas do Brasil (um Político - Grandes Regiões do IBGE e outro do Clima). Peça para os estudantes observar os mapas e compará-los. Você poderá utilizar o quadro para registrar as observações dos estudantes, como por exemplo: legendas, títulos, localização, cores, fonte, etc.

Como adequar à sua realidade: Solicite que os estudantes observem o estado onde sua escola está localizada. Peça para que eles observem que clima é predominantes em seu estado. Essa observação será importante para que os estudantes realizem a ação propositiva deste plano.

Para você saber mais:

Não é o objetivo do plano, mas caso você queira se aprofundar sobre o tema clima, segue abaixo dois links para auxiliar em suas aulas.

Relevo e clima. IBGE. Disponível em: <https://educa.ibge.gov.br/criancas/brasil/nosso-territorio/19634-relevo-e-clima.html>. Acesso em: 14 abr 2019.

PENA, Rodolfo F. Alves. O que é clima? Brasil Escola. Disponível em: <https://brasilescola.uol.com.br/o-que-e/geografia/o-que-e-clima.htm>. Acesso em: 14 abr 2019.

Fonte da imagem: Banco de Imagens Nova Escola.

Fonte da imagem: Brasil: Grandes Regiões. IBGE. Disponível em: <http://geoftp.ibge.gov.br/produtos_educacionais/mapas_tematicos/mapas_do_brasil/mapas_nacionais/politico/brasil_grandes_regioes. Acesso em: 24 mar 2019.

Problematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações:

Neste momento da aula trabalhe com a turma toda e faça uso da estratégia didática “tempestade de ideias”. Dessa forma, levante os conhecimentos dos estudantes, problematizando e questionando. Leia para os estudantes a situação-problema posta no slide: “Imagine que você está observando um atlas e que nele há diferentes mapas do território brasileiro. Como você pode identificar e comparar esses mapas? Que elementos podem te ajudar nessa comparação?”

Tente responder a esses questionamentos observando os mapas anteriores ou outros mapas que você poderá acessar no campo Mapas Interativos do IBGE.

Na tempestade de ideias, você, enquanto escriba da turma, registra no quadro, todas as hipóteses/ ideias trazidas pelos estudantes. Após as comparações dos estudantes para responder à problemática, você poderá inserir outros questionamentos relacionando o estado onde os estudantes moram.

Provavelmente os estudantes dirão que encontraram outros mapas, tais como: vegetação, clima, físico, político, grandes regiões, biomas… Os elementos que podem auxiliar nessa comparação são (títulos, legendas, orientação, escala…).

Como adequar à sua realidade:

Faça outros questionamentos envolvendo o estado onde sua escola está inserida para que os estudantes, estabeleçam comparações entre os mapas e saibam aplicar o que observam em situações do cotidiano.

Fonte da imagem: LEE, Tachina. Unsplash. Disponível em: <https://unsplash.com/photos/-wjk_SSqCE4>. Acesso em: 25 mar 2019.

Ação Propositiva select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos

Orientações: Projete este slide e divida a classe em duplas. Entregue para cada dupla uma folha impressa, disponível no link:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/z3gz5X5meTG8bmBe6BRDsAGTD3ZVebgqPgF8hAqZwhMffv3T7bHscUnHuMuX/geo4-10und10-atividade-em-duplas-comparando-elementos-dos-mapas.pdf

É importante que a atividade impressa seja colorida. Caso não seja possível imprimir muitas cópias, divida a classe em pequenos grupos (no máximo de 4 integrantes). Nesta atividade, os estudantes serão instigados a compararem os mapas do Brasil (Grandes Regiões do IBGE e Clima), observando as semelhanças e diferenças entre os mapas. Ressalta-se que esta aula não é sobre clima (desse modo esse tema não será detalhado com mais especificações). A aula está pautada no desenvolvimento de habilidades relacionadas à comparação de mapas. Caso haja interesse, realizar outras aulas com foco no tema (clima) para aprofundar os conteúdos com os estudantes.

Como adequar à sua realidade: Na ação propositiva será oferecido um desafio em que os estudantes serão instigados a localizarem o estado onde estão e relacioná-lo com o(s) clima(s) predominante(s).

Sistematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações: Para finalizar a aula, nesses minutos finais, reúna a turma e de modo coletivo, no qual você será o escriba, escreva no quadro uma síntese do que os estudantes aprenderam ao observar os diferentes mapas apresentados nesta aula. Se preferir, registre numa cartolina ou num papel A3 para deixar exposto por um tempo na sala de aula.

Como adequar à sua realidade: Neste momento, finalize a aula, destacando aos estudantes onde a escola em que eles estudam está localizada (estado) e instigue-os a pensar sobre o clima predominante nesta área do Brasil. Assim, além de comparar as informações de diferentes mapas, podem também fazer novas descobertas, sendo protagonista de seu aprendizado.

Fonte da imagem: Unsplash. Disponível em: <https://unsplash.com/photos/ycTvvg1mPU4>. Acesso em 25 mar 2019.

Resumo da aula

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Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade de Geografia EF04GE10 - comparar tipos variados de mapas, identificando suas características, elaboradores, finalidades, diferenças e semelhanças, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Materiais necessários: Computador, projetor multimídia (datashow) e cópia das atividades.

Material complementar:

Atividade em duplas:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/z3gz5X5meTG8bmBe6BRDsAGTD3ZVebgqPgF8hAqZwhMffv3T7bHscUnHuMuX/geo4-10und10-atividade-em-duplas-comparando-elementos-dos-mapas.pdf

Link para os mapas:

Relevo e clima. IBGE. Disponível em: <https://educa.ibge.gov.br/criancas/brasil/nosso-territorio/19634-relevo-e-clima.html>. Acesso em: 14 abr 2019.

Mapa interativo Clima. IBGE. Disponível em: <https://mapas.ibge.gov.br/interativos/ferramentas/sig-ibge-aplicativo.html>. Acesso em: 14 abr 2019.

Mapa clima. IBGE. Disponível em: <https://educa.ibge.gov.br/images/educa/clima.pdf>. Acesso em: 14 abr 2019.

Para você saber mais:

FURLAN, Adriana; DECICINO, Ronaldo. Mapas: Evolução das cartas aprimorou representação do mundo. Disponível em: <https://educacao.uol.com.br/disciplinas/geografia/mapas-evolucao-das-cartas-aprimorou-representacao-do-mundo.htm>. Acesso em: 01 abr 2019.

PENA, Rodolfo F. Alves. O que é clima? Brasil Escola. Disponível em: <https://brasilescola.uol.com.br/o-que-e/geografia/o-que-e-clima.htm>. Acesso em: 14 abr 2019.

Contextos prévios:

Para esta aula espera-se que os estudantes já tenham consultado mapas anteriormente (sejam impressos, em atlas ou virtuais).

Assim, apresentando alguns conceitos como:

- Território: um espaço delimitado pelo uso de fronteiras.

- Escala: é a proporção entre o espaço real e o espaço representado no mapa. Indica quantas vezes as medidas reais no terreno foram reduzidas.

- Legenda: Contém os significados dos símbolos e cores existentes nos mapas.

- Fonte: indica a origem dos dados que foram compilados e apresentados.

- Clima: é o conjunto de fenômenos associados às variações do tempo da atmosfera terrestre em um determinado local.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos

Orientações: Projete esse tema ou escreva no quadro o tema: “Observando e identificando as diferenças e semelhanças nos mapas do Brasil (político e clima).” Provoque os estudantes, instigando-os a pensar em diferentes mapas. Pergunte se eles já viram um mapa específico sobre clima. Pergunte se eles já tiveram acesso a outros mapas temáticos (relevo, população, biomas, etc). Peça para observar os elementos do mapa (título, legenda, localização, escala).

Esse momento de levantamento de conhecimentos prévios é importante para você saber o que os estudantes sabem. Dessa forma, é possível propiciar, nesses momentos de conversa com os estudantes, as intervenções mais assertivas que gerem conhecimento em sala de aula.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 12 minutos

Orientações: Projete o slide e peça para que os estudantes observem o mapa sobre o clima. Pergunte aos estudantes se eles já haviam visto ou estudado algum mapa com essa temática: clima. Escute as hipóteses e respostas dos estudantes que serão necessárias para o confronto de ideias na problematização.

Como esse plano está voltado para comparação de mapas, o objetivo é que sejam possibilitados diferentes recursos / mapas para que haja a comparação do que é semelhante e do que é diferente entre o mapa político e o mapa do clima.

Para você saber mais:

É possível realizar a navegação no site do IBGE e conhecer diferentes mapas, como por exemplo, os mapas interativos que permitem explorá-los de diferentes formas. Caso não tenha acesso à internet, explique para os estudantes que, um mapa temático, em específico aqui neste plano de aula, um mapa de clima, que pode ser apresentado de diferentes formas.

Mapa interativo Clima. IBGE. Disponível em: <https://mapas.ibge.gov.br/interativos/ferramentas/sig-ibge-aplicativo.html>. Acesso em: 14 abr 2019.

Para você saber mais:

Para comparar com outros mapas de diferentes fontes, utilizar o site do IBGE.

Slide Plano Aula

Orientações: Projete o slide que traz dois mapas do Brasil (um Político - Grandes Regiões do IBGE e outro do Clima). Peça para os estudantes observar os mapas e compará-los. Você poderá utilizar o quadro para registrar as observações dos estudantes, como por exemplo: legendas, títulos, localização, cores, fonte, etc.

Como adequar à sua realidade: Solicite que os estudantes observem o estado onde sua escola está localizada. Peça para que eles observem que clima é predominantes em seu estado. Essa observação será importante para que os estudantes realizem a ação propositiva deste plano.

Para você saber mais:

Não é o objetivo do plano, mas caso você queira se aprofundar sobre o tema clima, segue abaixo dois links para auxiliar em suas aulas.

Relevo e clima. IBGE. Disponível em: <https://educa.ibge.gov.br/criancas/brasil/nosso-territorio/19634-relevo-e-clima.html>. Acesso em: 14 abr 2019.

PENA, Rodolfo F. Alves. O que é clima? Brasil Escola. Disponível em: <https://brasilescola.uol.com.br/o-que-e/geografia/o-que-e-clima.htm>. Acesso em: 14 abr 2019.

Fonte da imagem: Banco de Imagens Nova Escola.

Fonte da imagem: Brasil: Grandes Regiões. IBGE. Disponível em: <http://geoftp.ibge.gov.br/produtos_educacionais/mapas_tematicos/mapas_do_brasil/mapas_nacionais/politico/brasil_grandes_regioes. Acesso em: 24 mar 2019.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações:

Neste momento da aula trabalhe com a turma toda e faça uso da estratégia didática “tempestade de ideias”. Dessa forma, levante os conhecimentos dos estudantes, problematizando e questionando. Leia para os estudantes a situação-problema posta no slide: “Imagine que você está observando um atlas e que nele há diferentes mapas do território brasileiro. Como você pode identificar e comparar esses mapas? Que elementos podem te ajudar nessa comparação?”

Tente responder a esses questionamentos observando os mapas anteriores ou outros mapas que você poderá acessar no campo Mapas Interativos do IBGE.

Na tempestade de ideias, você, enquanto escriba da turma, registra no quadro, todas as hipóteses/ ideias trazidas pelos estudantes. Após as comparações dos estudantes para responder à problemática, você poderá inserir outros questionamentos relacionando o estado onde os estudantes moram.

Provavelmente os estudantes dirão que encontraram outros mapas, tais como: vegetação, clima, físico, político, grandes regiões, biomas… Os elementos que podem auxiliar nessa comparação são (títulos, legendas, orientação, escala…).

Como adequar à sua realidade:

Faça outros questionamentos envolvendo o estado onde sua escola está inserida para que os estudantes, estabeleçam comparações entre os mapas e saibam aplicar o que observam em situações do cotidiano.

Fonte da imagem: LEE, Tachina. Unsplash. Disponível em: <https://unsplash.com/photos/-wjk_SSqCE4>. Acesso em: 25 mar 2019.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos

Orientações: Projete este slide e divida a classe em duplas. Entregue para cada dupla uma folha impressa, disponível no link:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/z3gz5X5meTG8bmBe6BRDsAGTD3ZVebgqPgF8hAqZwhMffv3T7bHscUnHuMuX/geo4-10und10-atividade-em-duplas-comparando-elementos-dos-mapas.pdf

É importante que a atividade impressa seja colorida. Caso não seja possível imprimir muitas cópias, divida a classe em pequenos grupos (no máximo de 4 integrantes). Nesta atividade, os estudantes serão instigados a compararem os mapas do Brasil (Grandes Regiões do IBGE e Clima), observando as semelhanças e diferenças entre os mapas. Ressalta-se que esta aula não é sobre clima (desse modo esse tema não será detalhado com mais especificações). A aula está pautada no desenvolvimento de habilidades relacionadas à comparação de mapas. Caso haja interesse, realizar outras aulas com foco no tema (clima) para aprofundar os conteúdos com os estudantes.

Como adequar à sua realidade: Na ação propositiva será oferecido um desafio em que os estudantes serão instigados a localizarem o estado onde estão e relacioná-lo com o(s) clima(s) predominante(s).

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações: Para finalizar a aula, nesses minutos finais, reúna a turma e de modo coletivo, no qual você será o escriba, escreva no quadro uma síntese do que os estudantes aprenderam ao observar os diferentes mapas apresentados nesta aula. Se preferir, registre numa cartolina ou num papel A3 para deixar exposto por um tempo na sala de aula.

Como adequar à sua realidade: Neste momento, finalize a aula, destacando aos estudantes onde a escola em que eles estudam está localizada (estado) e instigue-os a pensar sobre o clima predominante nesta área do Brasil. Assim, além de comparar as informações de diferentes mapas, podem também fazer novas descobertas, sendo protagonista de seu aprendizado.

Fonte da imagem: Unsplash. Disponível em: <https://unsplash.com/photos/ycTvvg1mPU4>. Acesso em 25 mar 2019.

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