Sobre este plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos. Ele apenas resume o conteúdo da aula para que você possa se planejar.
Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos . Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF05HI03 de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.
Nesse plano os alunos poderão averiguar qual a função dos rituais religiosos, sua importância enquanto momentos comunitários. Além disso, irão refletir sobre como os ritos ainda aparecem em nossa sociedade.
Materiais necessários: papéis e instrumentos para ilustrar uma imagem.
Material complementar:
Religiões de matriz africana: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/usk4bspSct2uYXKrf48k4YYsryMDTNEuUrNjRkxPkz3k5hu5y5SFNH9w2YgV/his5-03und06-religioes-de-matriz-africana.pdf
Povos indígenas: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/Tbqb5vh6nxeYEEhzSbQWhmzHyEyJQtcbDxK2GZ5NKTqzs5CGyYchdtgB3a43/his5-03und06-povos-indigenas.pdf
Para você saber mais:
- Para saber mais sobre os rituais de origem indígena: https://pib.socioambiental.org/pt/Rituais acesso em 27/04/2019
- Para saber mais sobre as máscaras africanas, você pode acessar o artigo do site do grupo de Pesquisa em Ciências Sociais Africanas da USP Africanidades:https://grupoafricanidade.wordpress.com/tag/rituais-de-passagem/ acesso em 27/04/2019. Ainda, na temática de arte africana, indicamos o site sobre arte africana do Museu de Arqueologia e Etnologia da USP: http://www.arteafricana.usp.br/ acesso em 27/04/2019. Na página do instagram do Museu Nacional de Arte Africana Smithsonian você pode encontrar muitas imagens de máscaras de origem africana com explicações breves sobre seu uso e história https://www.instagram.com/nmafa/ acesso em 27/04/2019.
Objetivo
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientações: Apresente a aula para os alunos dizendo que vocês irão investigar a função de alguns rituais na vida religiosa e social.
Contexto
Tempo sugerido: 13 minutos
Orientações: Observe a imagem com os alunos e pergunte e faça as perguntas do slide: O que é uma máscara Ogoni? Para que ela é usada? Onde ela é usada? Deixe que eles levantem algumas hipóteses, e perguntem qual a relação dela com o mapa que está no slide. Aponte para a Nigéria, perguntando onde se localiza esse país. Diga que o povo Ogoni vive em uma região próxima à cidade de Port Harcout, na Nigéria, onde fica o delta do rio Níger. Explique que a máscara em questão foi produzida por eles para ser utilizada em rituais. Originalmente, os rituais eram relacionados com o plantio e colheita do inhame e em rituais fúnebres. Atualmente, elas são utilizadas no Natal e no Ano Novo, e em festas de boas vindas para convidados. Pergunte para os alunos o que eles acreditam que acontecia nos momentos de utilização dessa máscara, tanto no passado quanto no presente. Pergunte se eram dias comuns, iguais aos outros dias do cotidiano. O que eles acreditam que as pessoas faziam de especial nesses dias? Relacione com a celebração do Natal e Ano Novo no Brasil, perguntando para os alunos o que eles costumam fazer nesses dias. Quais os hábitos, o que se come, o que se veste, onde se vai etc. Diga que os momentos de rituais são datas onde as pessoas se desligam das ações do cotidiano, como ir para a escola ou para o trabalho, os alimentos consumidos são muitas vezes preparados para a festas onde são compartilhados por várias pessoas.
Como adequar à sua realidade: Uma possibilidade para esse momento é pedir para que os alunos façam ilustrações sobre algum momento festivo importante para sua família e comunidade. Através desse desenho podemos acessar as ideias de preparação para esse momento, que se descola do cotidiano. Além disso, você pode utilizar os vídeos do artigo do grupo de Pesquisa em Ciências Sociais Africanas da USP Africanidades:https://grupoafricanidade.wordpress.com/tag/rituais-de-passagem/ acesso em 27/04/2019. Através dele você pode analisar com os alunos a indumentária dos grupos étnicos, bem como as coreografias e músicas utilizadas nos rituais.
Para você saber mais:
Sobre a morte de Ken Saro-Wiwa, líder Ogoni e ganhador do Nobel de Literatura, assassinado em 1995: https://www.bbc.com/portuguese/noticias/2009/06/090609_shellacordog acesso em 27/04/2019
Problematização
Tempo sugerido: 25 minutos
Orientações: Converse com os alunos sobre outros rituais e momentos da vida. Pergunte a eles se sabem de algum ritual religioso relacionado com o nascimento de uma criança. Explique que em algumas religiões as crianças são batizadas e que isso tem uma forma de acontecer e um significado diferente para cada grupo religioso. Diga que os alunos irão pesquisar eventos que se relacionam tanto com a vida dos indivíduos dentro da religião, como celebrações de grupos religiosos. Explique que eles vão observar como esses momentos são interpretados por algumas religiões, e que a primeira tarefa que terão em cada grupo é separar quais eventos se relacionam com aspectos individuais ou coletivos. Nos aspectos individuais, peça para que analisem como se relacionam com cada momento da vida, organizando os eventos cronologicamente. Divida os alunos em cinco grupos, e entregue para cada um o material relacionado com as comemorações de uma religião diferente. Os materiais estão disponíveis em:
- Hinduísmo: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/8RUcWUvycsJ7uNxZsYthZkyZcS9TWsYqeMFYn9PtHRJ6UjQNyFsk8nSPqMA5/his5-03und06-hinduismo.pdf
- Catolicismo: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/9mzUHkUVsEA7Y5w7eHtw9Yth9CwdpBHaHDdt9NsNZPXJ6hHcMPcnk3q9TxjZ/his5-03und06-catolicismo.pdf
- Judaísmo: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/tpM5x7Wy4XsybEmNTSqDU9auBmW9mCxpuAWw6HsMPCBZk6hUCG9bzksZvnuA/his5-03und06-judaismo.pdf
- Religiões de matriz africana: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/usk4bspSct2uYXKrf48k4YYsryMDTNEuUrNjRkxPkz3k5hu5y5SFNH9w2YgV/his5-03und06-religioes-de-matriz-africana.pdf
- Povos indígenas: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/Tbqb5vh6nxeYEEhzSbQWhmzHyEyJQtcbDxK2GZ5NKTqzs5CGyYchdtgB3a43/his5-03und06-povos-indigenas.pdf
Cada documento tem a descrição de alguns momentos importantes para cada religião e algumas imagens. Os alunos devem analisar os textos e relacioná-los com as imagens. O gabarito dessa atividade está nesse documento: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/ckg5RWuxxPTp9wqzs54Vy3Ehhqm3rRUREnQdrmktqwW3UzGVXVe6cD82pwAx/his5-03und06-gabarito.pdf
Peça para que os grupos exponham como fizeram a divisão entre os momentos rituais e quais foram os elementos importante para perceber isso. Explique para os alunos que nas religiões de origem africana alguns rituais são realizados em diversas vertentes religiosas e sofrem algumas alterações. Isso se deve ao fato de que essas religiões tem origem no período da escravidão, tendo sido trazidas do continente africano pelos africanos escravizados, que por sua vez eram proibidos de cultuar seus deuses. Nesse processo de resistência dessas religiões, os escravizados misturaram a suas crenças originais elementos de outras culturas africanas e católicas. Por isso essas religiões tem muitas vertentes e conhecimento específicos que são passados até hoje pela oralidade principalmente.
O mesmo acontece com o cristianismo. Devido a existência de cismas e rompimentos com a igreja católica, como a criação do protestantismo, diversas religiões adotam costumes que tem similaridades com o catolicismo. São misturas e transformações na forma de se pensar a relação com Deus e com o sagrado.
Faça uma discussão comparando o que cada povo faz em cada momento do ano ou da vida das pessoas perguntando para os alunos informações relacionadas com rituais de nascimento, datas religiosas importantes como o nascimento de uma figura relevante nelas (Jesus, Krishna, por exemplo), eventos relacionados a lembrança de um acontecimento importante do passado (peregrinações judaicas do êxodo e lavagem da escadaria do Bonfim) etc.
Apresentamos nesse plano 5 grupos de fontes. Você pode dividir a sua sala em 5 grupos maiores ou criar grupos menores com o mesmo tema. Essa estratégia de reduzir o número de participantes dos grupos faz com que eles tenham maior participação na discussão coletiva das fontes.
Sistematização
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações: Para finalizar essa aula, proponha para que os alunos criem, em grupos, ilustrações desses rituais. A partir da descrição e da imagem, o aluno deverá criar uma ilustração onde estejam presentes referências a esse momento ritual religioso. Eles devem se pautar nos textos explicativos, e se necessário, consultar mais imagens sobre o tema.
Como adequar à sua realidade: Para consultar as imagens, sugerimos fontes como banco de imagens, ou enciclopédias. As enciclopédias físicas temáticas também podem trazer boas imagens. Para os povos indígenas, o site pib socioambiental também é uma boa ferramenta.
Enciclopédia do Estudante. Vol. 18 Religiões e Culturas. Crenças e mitologias de todas as civilizações. Editora Moderna, 2008
WILKINSON, Phillip O livro ilustrado das religiões. Publifolha, 2000.