17610
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Geografia > 8º ano > O sujeito e seu lugar no mundo

Plano de aula - As minorias nos Estados Unidos

Plano de aula de Geografia com atividades para 8º ano do Fundamental sobre discutir a composição e a participação dos grupos minoritários na população dos Estados Unidos.

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Viviane Lousada Cracel

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Ferramenta sugerida
WhatsApp

Valor trabalhado
Desigualdade social

Apresentação do tema da aula
Explique que nesta aula os alunos irão discutir acerca da composição e participação dos grupos minoritários na população dos Estados Unidos, debatendo possíveis consequências e ações necessárias por parte do governo para atender essa parcela da população. Envie um áudio à turma explicando que a aula será conduzida via WhatsApp (uma possibilidade é adaptar o conteúdo para o e-mail). Tempo estimado: 5 minutos.

Contextualização
Para contextualizar o tema, envie pelo WhatsApp o arquivo disponível aqui. Grave um áudio ou um vídeo curto, explicando que as manchetes abordam os grupos minoritários dos Estados Unidos. Faça as perguntas para os alunos: "O que são minorias étnicas? Já ouviram falar?". Espera-se que, a partir do que aparece nas manchetes, os alunos comentem que, apesar de o termo "minoria" remeter à menor quantidade numérica, nem sempre isso se verifica na prática, referindo-se também a grupos que estão em situação de desvantagem social. Um exemplo de uma minoria majoritária, em maior quantidade numérica e ainda assim subordinada a uma minoria mais poderosa, foi o que ocorreu na África do Sul, durante o regime do apartheid: a maioria negra era dominada pela minoria branca. Tempo estimado: 10 minutos.

Problematização
Envie aos alunos o arquivo de problematização, disponível aqui, e peça para lerem e analisarem o gráfico e os mapas. Pergunte: "Quem são essas minorias nos Estados Unidos? Onde elas estão localizadas?". Solicite que os alunos enviem áudios comentando a respeito e façam anotações, pois poderão usá-las na ação propositiva. Professor, é interessante, nesse momento, comentar que recentemente, de 2009 a 2017, tivemos a vitória de um negro, Barack Obama, representante de uma minoria, para a presidência dos Estados Unidos, e que o forte apoio de outro grupo minoritário, os hispânicos, foi importante para a sua vitória. Tempo estimado: 30 minutos.

Ação propositiva
Professor, divida a sala em seis grupos. Envie aos alunos o seguinte questionamento: "Qual a importância de identificar os grupos minoritários na população de um país?". Eles devem pesquisar e discutir sobre o tema entre si. A seguir, peça que os grupos enviem um áudio se posicionando. Incentive um debate entre os grupos sobre os pontos divergentes apresentados. Tempo estimado: 40 minutos.

Sistematização
Para finalizar a aula, procure sistematizar o que foi estudado. Pergunte: "O que vocês aprenderam hoje? Qual foi a coisa mais surpreendente/interessante/útil para vocês? O que vocês poderiam ter feito de forma diferente?". Através das respostas, faça uma síntese do tema e retome à questão das desigualdades sociais. Tempo estimado: 15 minutos.

Convite às famílias
Convide os pais para lerem e assitirem com seus filhos à reportagem que trata da morte de George Floyd nos EUA, disponível aqui. Os pais podem dialogar com os filhos sobre esse importante tema.

Sugestão Enviada Por: Leandro Campelo


Código: GEO8_03UND04

(EF08GE03) Analisar aspectos representativos da dinâmica demográfica, considerando características da população (perfil etário, crescimento vegetativo e mobilidade espacial).


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE O sujeito e seu lugar no mundo do 8º ano:

MAIS AULAS DE Geografia do 8º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Geografia

Encontre planos de aula para outras disciplinas