17543
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > História > 9º ano > A história recente

Plano de aula - A Revolução Chinesa

Plano de aula de História com atividades para 9º ano do EF sobre A Revolução Chinesa

Plano 03 de 3 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Isis Fernanda Ferrari

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você possa se planejar.

Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos (troque 50 por 100 se esse plano for de 1º ou 2º anos). Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF09HI28, de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Materiais necessários: Cópias impressas do texto e da imagem e/ou projetor (se tiver disponível), lápis em cores diferentes, papel A4, revistas para recortes, canetas hidrográficas.

Contexto:

Link para a Etiqueta “Made In China” :

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/MPfvkmhyZjkSVzs96YdUEwWAdJ6dWdRn9MnqST5Ct2kdhZyW47C6ZJHXhpAc/etiqueta-made-in-china.pdf

Para você saber mais:

A arrancada da China até se tornar a segunda potência econômica do planeta. Douglas Mota. Publicado em: 25/8/15. Acervo O Globo. Disponível em: https://acervo.oglobo.globo.com/em-destaque/a-arrancada-da-china-ate-se-tornar-segunda-potencia-economica-do-planeta-17295278 Acesso em: 22 de maio de 2019.

Ministério das Relações Exteriores (Itamaraty): República Popular da China. Disponivel em: http://www.itamaraty.gov.br/pt-BR/ficha-pais/4926-republica-popular-da-china Acesso em: 9 de março de 2019.

Problematização:

Link para o texto: Revolução Chinesa

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/xjH66s2faqffp2Z9dyd2BtcXmgWVYSdYncuz33zq9CYYqxFn6jh9efSPr6Dv/revolucao-chinesa.pdf

Link para Imagens sobre a Revolução Chinesa:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/BaP2h4R3R52EkQQMuu8TZvJMfmkaAAV2xHYwUG6eTcX55Up2bKYpPfqWTKCd/imagens-sobre-a-revolucao-chinesa.pdf

Para você saber mais:

Como construir História em Quadrinhos com os alunos. Elen Campos Caiado. Brasil Escola. Disponível em: https://educador.brasilescola.uol.com.br/sugestoes-pais-professores/como-construir-historia-quadrinhos-com-os-alunos.htm acesso em 25/05/2019.

7 ferramentas para criar história em quadrinhos com os alunos. Confira uma seleção de recursos para incentivar a produção autoral de histórias, incluindo cenários, personagens e muitos balõezinhos. por Redação. Publicado em 25 de agosto de 2016. Porvir. Disponível em: http://porvir.org/7-ferramentas-para-criar-historias-em-quadrinhos-os-alunos/ acesso em 25/05/2019.

NEVES, Sílvia da Conceição. A história em quadrinhos como recurso didático em sala de aula. Departamento de Artes Visuais. Instituto de Artes. Universidade Aberta do Brasil. Universidade de Brasília. Palmas – Tocantins. 2012 Disponível em: http://bdm.unb.br/bitstream/10483/5588/1/2012_S%C3%ADlviadaConcei%C3%A7%C3%A3oNeves.pdf acesso em 01/06/2019.

Link para Maus - A História de um Sobrevivente

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/KxftNWQXmArwtQaEDRRRGAztQb437SFDBk6XXQaRPgDb4j3EKvna48dRcAuc/maus-a-historia-de-um-sobrevivente.pdf

Quadrinhos mostram transformações na China desde Mao Tsé-tung. Narrativa vem em três volumes. Por da redação. Publicado em 23 fev 2018, 15h29. Disponível em: https://guiadoestudante.abril.com.br/blog/estante/quadrinhos-mostram-transformacoes-na-china-desde-mao-tse-tung/ acesso em 25/05/2019.

POMAR, Wladimir: A Revolução Chinesa; São Paulo; Ed. UNESP; 2003. P. 20, 21 e 22

Duas Chinas. Canal: Nerdologia, Youtube. Publicado em 20 de set de 2016. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=0YBBk67O8rQ Acesso em: 21 de maio de 2019.

Ministério das Relações Exteriores (Itamaraty): República Popular da China. Disponivel em: http://www.itamaraty.gov.br/pt-BR/ficha-pais/4926-republica-popular-da-china Acesso em: 9 de março de 2019.

Sistematização:

Para você saber mais:

GUIMARÃES, Diana. NUNES, Geisiane. PEREIRA Regina. Esquema: um gênero facilitador na recepção e construção textual na universidade. Leia Escola, Campina Grande, v. 17, n. 2, 2017. p. 42 a 52. Disponível em: http://revistas.ufcg.edu.br/ch/index.php/Leia/article/download/980/571

Acesso em: 11 de março de 2019.

Objetivo select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos.

Orientações: Escreva no quadro ou projete o objetivo da aula e leia em voz alta para os alunos. Esta ação é importante para apresentar o tema ou conteúdo da aula aos alunos.

Para você saber mais

POMAR, Wladimir: A Revolução Chinesa; São Paulo; Ed. UNESP; 2003. P. 20, 21 e 22

Ministério das Relações Exteriores (Itamaraty): República Popular da China. Disponivel em: http://www.itamaraty.gov.br/pt-BR/ficha-pais/4926-republica-popular-da-china Acesso em: 9 de março de 2019.

Contexto select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 12 minutos.

Orientações: Este primeiro momento da aula tem a função de preparar os alunos para o tema. Para isso projete ou apresente impressas as imagens contidas neste slide. Peça para os alunos observarem a etiqueta contida nos produtos fotografados. Em seguida, solicite que os alunos analisem a expressão “made in China” oriente a análise por meio destas perguntas: O que significa “made in China”? É comum encontrar esta expressão em nosso cotidiano? Onde a encontramos? Vocês têm ou compraram algum produto com a etiqueta “made in China”? Atualmente, o que sabemos sobre a China? O objetivo desta etapa da aula é perceber o quanto os alunos conhecem sobre o contexto histórico da China. Por esta razão a atividade parte de uma expressão comumente encontrada no nosso cotidiano.

Link para a Etiqueta “Made In China” :

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/MPfvkmhyZjkSVzs96YdUEwWAdJ6dWdRn9MnqST5Ct2kdhZyW47C6ZJHXhpAc/etiqueta-made-in-china.pdf

Para você saber mais:

A arrancada da China até se tornar a segunda potência econômica do planeta. Douglas Mota. Publicado em: 25/8/15. Acervo O Globo. Disponível em: https://acervo.oglobo.globo.com/em-destaque/a-arrancada-da-china-ate-se-tornar-segunda-potencia-economica-do-planeta-17295278 Acesso em: 22 de maio de 2019.

Ministério das Relações Exteriores (Itamaraty): República Popular da China. Disponivel em: http://www.itamaraty.gov.br/pt-BR/ficha-pais/4926-republica-popular-da-china Acesso em: 9 de março de 2019.

Problematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 30 minutos.

Orientações: Para que os alunos construam suas Histórias em Quadrinhos (HQ), inicie a atividade dividindo a sala em grupos. A divisão dos grupos pode ser feita por afinidade, ou seja, os alunos escolhem os grupos de que irão participar. Porém, para garantir grupos heterogêneos, devem ser distribuídos, entre os alunos da classe, números de acordo com a quantidade de grupos que serão formados. A sugestão passa pela formação dos grupos a partir de critérios de proficiência, ou seja, alunos com maior dificuldade de leitura e interpretação de texto integram grupos composto por estudantes com desenvoltura nestas habilidades. O ideal para esta atividade são grupos com quatro integrantes. Dependendo do número de alunos na sala podem ser formados até oito grupos. Assim, os números distribuídos, entre os alunos, aleatoriamente ou a partir dos critérios de proficiência são de um a oito. Os alunos que ficaram com o número 1 farão parte do grupo 1, os alunos que ficaram com o número 2 farão parte do grupo 2 e assim consecutivamente.

A História em Quadrinhos pode ser utilizada como ferramenta pedagógica que incentiva a leitura e articula conhecimentos que trabalham linguagem verbal e não verbal, além de motivar a construção de habilidades criativas e de síntese. Portanto, os estudantes têm a oportunidade de trabalhar o conhecimento histórico por meio de um recurso didático conhecido e que faz parte do seu cotidiano.

O texto-base para esta atividade conta a história da Revolução Comunista na China. As narrativas das Histórias em Quadrinhos dos estudantes precisam apresentar as seguintes perspectivas:

  • Governo Provisório de Sun Yat-sen, características da nova República e os senhores da guerra.
  • União entre Nacionalistas e Comunistas chineses para derrotar o Japão e impedir a conquista da China por este país.
  • O Governo de Mao Tsé-tung

A sugestão é apresentar na lousa estas perspectivas e entregar as cópias do texto para os grupos, solicitando aos estudantes que analisem e selecionem as informações da Revolução Chinesa. Peça para que os alunos definam um roteiro para construir a história. Como esta atividade está prevista para um tempo de 50 minutos, os estudantes devem selecionar apenas uma informação de cada perspectiva apresentada, por exemplo: na primeira perspectiva a história pode conter o conceito de senhores da guerra, na segunda a aliança entre os Nacionalistas e Comunistas contra um inimigo comum, o Japão; e na terceira pode ser selecionado um dos aspectos do governo de Mao Tsé-tung como a reforma agrária.

Sugere-se estes materiais para a construção das histórias em quadrinhos: folhas de papel A4, lápis com cores diferentes, canetas hidrográficas de cores diversas, revistas para recortes e outros materiais pertinentes. Se sua escola possuir acesso à internet e a computadores estimule os estudantes a utilizarem os aplicativos para construírem suas histórias. Pode ser que haja dúvidas principalmente sobre o texto que servirá de base para a construção das narrativas. Controle o tempo.

Observação 1:

Além do do texto sobre a Revolução Chinesa, está disponível um link para Imagens que contém fotografias, mapas e a bandeira da China no contexto da Revolução e pode ser utilizado na construção das HQs.

Observação 2:

No “Para saber Mais” está disponível dois links que auxiliam no planejamento e desenvolvimento das atividades de construção de História em Quadrinhos. O primeiro apresenta de forma sintética um roteiro de como trabalhar a HQ em sala de aula e o segundo, traz sugestões de aplicativos e sites para os estudantes construírem suas histórias.

Link para o texto: Revolução Chinesa

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/xjH66s2faqffp2Z9dyd2BtcXmgWVYSdYncuz33zq9CYYqxFn6jh9efSPr6Dv/revolucao-chinesa.pdf

Link para Imagens sobre a Revolução Chinesa:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/BaP2h4R3R52EkQQMuu8TZvJMfmkaAAV2xHYwUG6eTcX55Up2bKYpPfqWTKCd/imagens-sobre-a-revolucao-chinesa.pdf

Para você saber mais:

Como construir História em Quadrinhos com os alunos. Elen Campos Caiado. Brasil Escola. Disponível em: https://educador.brasilescola.uol.com.br/sugestoes-pais-professores/como-construir-historia-quadrinhos-com-os-alunos.htm acesso em 25/05/2019.

7 ferramentas para criar história em quadrinhos com os alunos. Confira uma seleção de recursos para incentivar a produção autoral de histórias, incluindo cenários, personagens e muitos balõezinhos. por Redação. Publicado em 25 de agosto de 2016. Porvir. Disponível em: http://porvir.org/7-ferramentas-para-criar-historias-em-quadrinhos-os-alunos/ acesso em 25/05/2019.

NEVES, Sílvia da Conceição. A história em quadrinhos como recurso didático em sala de aula. Departamento de Artes Visuais. Instituto de Artes. Universidade Aberta do Brasil. Universidade de Brasília. Palmas – Tocantins. 2012 Disponível em: http://bdm.unb.br/bitstream/10483/5588/1/2012_S%C3%ADlviadaConcei%C3%A7%C3%A3oNeves.pdf acesso em 01/06/2019.

Link para Maus - A História de um Sobrevivente

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/KxftNWQXmArwtQaEDRRRGAztQb437SFDBk6XXQaRPgDb4j3EKvna48dRcAuc/maus-a-historia-de-um-sobrevivente.pdf

Quadrinhos mostram transformações na China desde Mao Tsé-tung. Narrativa vem em três volumes. Por da redação. Publicado em 23 fev 2018, 15h29. Disponível em: https://guiadoestudante.abril.com.br/blog/estante/quadrinhos-mostram-transformacoes-na-china-desde-mao-tse-tung/ acesso em 25/05/2019.

POMAR, Wladimir: A Revolução Chinesa; São Paulo; Ed. UNESP; 2003. P. 20, 21 e 22

Duas Chinas. Canal: Nerdologia, Youtube. Publicado em 20 de set de 2016. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=0YBBk67O8rQ Acesso em: 21 de maio de 2019.

Ministério das Relações Exteriores (Itamaraty): República Popular da China. Disponivel em: http://www.itamaraty.gov.br/pt-BR/ficha-pais/4926-republica-popular-da-china Acesso em: 9 de março de 2019.

Sistematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientações: Nesta etapa da aula o objetivo é sistematizar o conhecimento construído pelos alunos. Os grupos irão construir um varal para expor suas Histórias em Quadrinhos a sua classe. Se for possível, em sua escola, faça este varal no pátio ou em outro local que os estudantes possam ter acesso. Esta forma de apresentar a produção estimula a valorização das atividades dos alunos e amplia o processo de socialização do tema e de seu contexto. Retome e explique a Revolução Chinesa de forma objetiva e aproveite as informações apresentadas pelos grupos. O esquema é uma ótima ferramenta para sistematizar de forma objetiva o os conteúdos trabalhados em aula.

Para você saber mais:

GUIMARÃES, Diana. NUNES, Geisiane. PEREIRA Regina. Esquema: um gênero facilitador na recepção e construção textual na universidade. Leia Escola, Campina Grande, v. 17, n. 2, 2017. p. 42 a 52. Disponível em: http://revistas.ufcg.edu.br/ch/index.php/Leia/article/download/980/571 Acesso em: 11 de março de 2019.

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você possa se planejar.

Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos (troque 50 por 100 se esse plano for de 1º ou 2º anos). Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF09HI28, de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Materiais necessários: Cópias impressas do texto e da imagem e/ou projetor (se tiver disponível), lápis em cores diferentes, papel A4, revistas para recortes, canetas hidrográficas.

Contexto:

Link para a Etiqueta “Made In China” :

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/MPfvkmhyZjkSVzs96YdUEwWAdJ6dWdRn9MnqST5Ct2kdhZyW47C6ZJHXhpAc/etiqueta-made-in-china.pdf

Para você saber mais:

A arrancada da China até se tornar a segunda potência econômica do planeta. Douglas Mota. Publicado em: 25/8/15. Acervo O Globo. Disponível em: https://acervo.oglobo.globo.com/em-destaque/a-arrancada-da-china-ate-se-tornar-segunda-potencia-economica-do-planeta-17295278 Acesso em: 22 de maio de 2019.

Ministério das Relações Exteriores (Itamaraty): República Popular da China. Disponivel em: http://www.itamaraty.gov.br/pt-BR/ficha-pais/4926-republica-popular-da-china Acesso em: 9 de março de 2019.

Problematização:

Link para o texto: Revolução Chinesa

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/xjH66s2faqffp2Z9dyd2BtcXmgWVYSdYncuz33zq9CYYqxFn6jh9efSPr6Dv/revolucao-chinesa.pdf

Link para Imagens sobre a Revolução Chinesa:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/BaP2h4R3R52EkQQMuu8TZvJMfmkaAAV2xHYwUG6eTcX55Up2bKYpPfqWTKCd/imagens-sobre-a-revolucao-chinesa.pdf

Para você saber mais:

Como construir História em Quadrinhos com os alunos. Elen Campos Caiado. Brasil Escola. Disponível em: https://educador.brasilescola.uol.com.br/sugestoes-pais-professores/como-construir-historia-quadrinhos-com-os-alunos.htm acesso em 25/05/2019.

7 ferramentas para criar história em quadrinhos com os alunos. Confira uma seleção de recursos para incentivar a produção autoral de histórias, incluindo cenários, personagens e muitos balõezinhos. por Redação. Publicado em 25 de agosto de 2016. Porvir. Disponível em: http://porvir.org/7-ferramentas-para-criar-historias-em-quadrinhos-os-alunos/ acesso em 25/05/2019.

NEVES, Sílvia da Conceição. A história em quadrinhos como recurso didático em sala de aula. Departamento de Artes Visuais. Instituto de Artes. Universidade Aberta do Brasil. Universidade de Brasília. Palmas – Tocantins. 2012 Disponível em: http://bdm.unb.br/bitstream/10483/5588/1/2012_S%C3%ADlviadaConcei%C3%A7%C3%A3oNeves.pdf acesso em 01/06/2019.

Link para Maus - A História de um Sobrevivente

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/KxftNWQXmArwtQaEDRRRGAztQb437SFDBk6XXQaRPgDb4j3EKvna48dRcAuc/maus-a-historia-de-um-sobrevivente.pdf

Quadrinhos mostram transformações na China desde Mao Tsé-tung. Narrativa vem em três volumes. Por da redação. Publicado em 23 fev 2018, 15h29. Disponível em: https://guiadoestudante.abril.com.br/blog/estante/quadrinhos-mostram-transformacoes-na-china-desde-mao-tse-tung/ acesso em 25/05/2019.

POMAR, Wladimir: A Revolução Chinesa; São Paulo; Ed. UNESP; 2003. P. 20, 21 e 22

Duas Chinas. Canal: Nerdologia, Youtube. Publicado em 20 de set de 2016. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=0YBBk67O8rQ Acesso em: 21 de maio de 2019.

Ministério das Relações Exteriores (Itamaraty): República Popular da China. Disponivel em: http://www.itamaraty.gov.br/pt-BR/ficha-pais/4926-republica-popular-da-china Acesso em: 9 de março de 2019.

Sistematização:

Para você saber mais:

GUIMARÃES, Diana. NUNES, Geisiane. PEREIRA Regina. Esquema: um gênero facilitador na recepção e construção textual na universidade. Leia Escola, Campina Grande, v. 17, n. 2, 2017. p. 42 a 52. Disponível em: http://revistas.ufcg.edu.br/ch/index.php/Leia/article/download/980/571

Acesso em: 11 de março de 2019.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos.

Orientações: Escreva no quadro ou projete o objetivo da aula e leia em voz alta para os alunos. Esta ação é importante para apresentar o tema ou conteúdo da aula aos alunos.

Para você saber mais

POMAR, Wladimir: A Revolução Chinesa; São Paulo; Ed. UNESP; 2003. P. 20, 21 e 22

Ministério das Relações Exteriores (Itamaraty): República Popular da China. Disponivel em: http://www.itamaraty.gov.br/pt-BR/ficha-pais/4926-republica-popular-da-china Acesso em: 9 de março de 2019.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 12 minutos.

Orientações: Este primeiro momento da aula tem a função de preparar os alunos para o tema. Para isso projete ou apresente impressas as imagens contidas neste slide. Peça para os alunos observarem a etiqueta contida nos produtos fotografados. Em seguida, solicite que os alunos analisem a expressão “made in China” oriente a análise por meio destas perguntas: O que significa “made in China”? É comum encontrar esta expressão em nosso cotidiano? Onde a encontramos? Vocês têm ou compraram algum produto com a etiqueta “made in China”? Atualmente, o que sabemos sobre a China? O objetivo desta etapa da aula é perceber o quanto os alunos conhecem sobre o contexto histórico da China. Por esta razão a atividade parte de uma expressão comumente encontrada no nosso cotidiano.

Link para a Etiqueta “Made In China” :

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/MPfvkmhyZjkSVzs96YdUEwWAdJ6dWdRn9MnqST5Ct2kdhZyW47C6ZJHXhpAc/etiqueta-made-in-china.pdf

Para você saber mais:

A arrancada da China até se tornar a segunda potência econômica do planeta. Douglas Mota. Publicado em: 25/8/15. Acervo O Globo. Disponível em: https://acervo.oglobo.globo.com/em-destaque/a-arrancada-da-china-ate-se-tornar-segunda-potencia-economica-do-planeta-17295278 Acesso em: 22 de maio de 2019.

Ministério das Relações Exteriores (Itamaraty): República Popular da China. Disponivel em: http://www.itamaraty.gov.br/pt-BR/ficha-pais/4926-republica-popular-da-china Acesso em: 9 de março de 2019.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 30 minutos.

Orientações: Para que os alunos construam suas Histórias em Quadrinhos (HQ), inicie a atividade dividindo a sala em grupos. A divisão dos grupos pode ser feita por afinidade, ou seja, os alunos escolhem os grupos de que irão participar. Porém, para garantir grupos heterogêneos, devem ser distribuídos, entre os alunos da classe, números de acordo com a quantidade de grupos que serão formados. A sugestão passa pela formação dos grupos a partir de critérios de proficiência, ou seja, alunos com maior dificuldade de leitura e interpretação de texto integram grupos composto por estudantes com desenvoltura nestas habilidades. O ideal para esta atividade são grupos com quatro integrantes. Dependendo do número de alunos na sala podem ser formados até oito grupos. Assim, os números distribuídos, entre os alunos, aleatoriamente ou a partir dos critérios de proficiência são de um a oito. Os alunos que ficaram com o número 1 farão parte do grupo 1, os alunos que ficaram com o número 2 farão parte do grupo 2 e assim consecutivamente.

A História em Quadrinhos pode ser utilizada como ferramenta pedagógica que incentiva a leitura e articula conhecimentos que trabalham linguagem verbal e não verbal, além de motivar a construção de habilidades criativas e de síntese. Portanto, os estudantes têm a oportunidade de trabalhar o conhecimento histórico por meio de um recurso didático conhecido e que faz parte do seu cotidiano.

O texto-base para esta atividade conta a história da Revolução Comunista na China. As narrativas das Histórias em Quadrinhos dos estudantes precisam apresentar as seguintes perspectivas:

  • Governo Provisório de Sun Yat-sen, características da nova República e os senhores da guerra.
  • União entre Nacionalistas e Comunistas chineses para derrotar o Japão e impedir a conquista da China por este país.
  • O Governo de Mao Tsé-tung

A sugestão é apresentar na lousa estas perspectivas e entregar as cópias do texto para os grupos, solicitando aos estudantes que analisem e selecionem as informações da Revolução Chinesa. Peça para que os alunos definam um roteiro para construir a história. Como esta atividade está prevista para um tempo de 50 minutos, os estudantes devem selecionar apenas uma informação de cada perspectiva apresentada, por exemplo: na primeira perspectiva a história pode conter o conceito de senhores da guerra, na segunda a aliança entre os Nacionalistas e Comunistas contra um inimigo comum, o Japão; e na terceira pode ser selecionado um dos aspectos do governo de Mao Tsé-tung como a reforma agrária.

Sugere-se estes materiais para a construção das histórias em quadrinhos: folhas de papel A4, lápis com cores diferentes, canetas hidrográficas de cores diversas, revistas para recortes e outros materiais pertinentes. Se sua escola possuir acesso à internet e a computadores estimule os estudantes a utilizarem os aplicativos para construírem suas histórias. Pode ser que haja dúvidas principalmente sobre o texto que servirá de base para a construção das narrativas. Controle o tempo.

Observação 1:

Além do do texto sobre a Revolução Chinesa, está disponível um link para Imagens que contém fotografias, mapas e a bandeira da China no contexto da Revolução e pode ser utilizado na construção das HQs.

Observação 2:

No “Para saber Mais” está disponível dois links que auxiliam no planejamento e desenvolvimento das atividades de construção de História em Quadrinhos. O primeiro apresenta de forma sintética um roteiro de como trabalhar a HQ em sala de aula e o segundo, traz sugestões de aplicativos e sites para os estudantes construírem suas histórias.

Link para o texto: Revolução Chinesa

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/xjH66s2faqffp2Z9dyd2BtcXmgWVYSdYncuz33zq9CYYqxFn6jh9efSPr6Dv/revolucao-chinesa.pdf

Link para Imagens sobre a Revolução Chinesa:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/BaP2h4R3R52EkQQMuu8TZvJMfmkaAAV2xHYwUG6eTcX55Up2bKYpPfqWTKCd/imagens-sobre-a-revolucao-chinesa.pdf

Para você saber mais:

Como construir História em Quadrinhos com os alunos. Elen Campos Caiado. Brasil Escola. Disponível em: https://educador.brasilescola.uol.com.br/sugestoes-pais-professores/como-construir-historia-quadrinhos-com-os-alunos.htm acesso em 25/05/2019.

7 ferramentas para criar história em quadrinhos com os alunos. Confira uma seleção de recursos para incentivar a produção autoral de histórias, incluindo cenários, personagens e muitos balõezinhos. por Redação. Publicado em 25 de agosto de 2016. Porvir. Disponível em: http://porvir.org/7-ferramentas-para-criar-historias-em-quadrinhos-os-alunos/ acesso em 25/05/2019.

NEVES, Sílvia da Conceição. A história em quadrinhos como recurso didático em sala de aula. Departamento de Artes Visuais. Instituto de Artes. Universidade Aberta do Brasil. Universidade de Brasília. Palmas – Tocantins. 2012 Disponível em: http://bdm.unb.br/bitstream/10483/5588/1/2012_S%C3%ADlviadaConcei%C3%A7%C3%A3oNeves.pdf acesso em 01/06/2019.

Link para Maus - A História de um Sobrevivente

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/KxftNWQXmArwtQaEDRRRGAztQb437SFDBk6XXQaRPgDb4j3EKvna48dRcAuc/maus-a-historia-de-um-sobrevivente.pdf

Quadrinhos mostram transformações na China desde Mao Tsé-tung. Narrativa vem em três volumes. Por da redação. Publicado em 23 fev 2018, 15h29. Disponível em: https://guiadoestudante.abril.com.br/blog/estante/quadrinhos-mostram-transformacoes-na-china-desde-mao-tse-tung/ acesso em 25/05/2019.

POMAR, Wladimir: A Revolução Chinesa; São Paulo; Ed. UNESP; 2003. P. 20, 21 e 22

Duas Chinas. Canal: Nerdologia, Youtube. Publicado em 20 de set de 2016. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=0YBBk67O8rQ Acesso em: 21 de maio de 2019.

Ministério das Relações Exteriores (Itamaraty): República Popular da China. Disponivel em: http://www.itamaraty.gov.br/pt-BR/ficha-pais/4926-republica-popular-da-china Acesso em: 9 de março de 2019.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientações: Nesta etapa da aula o objetivo é sistematizar o conhecimento construído pelos alunos. Os grupos irão construir um varal para expor suas Histórias em Quadrinhos a sua classe. Se for possível, em sua escola, faça este varal no pátio ou em outro local que os estudantes possam ter acesso. Esta forma de apresentar a produção estimula a valorização das atividades dos alunos e amplia o processo de socialização do tema e de seu contexto. Retome e explique a Revolução Chinesa de forma objetiva e aproveite as informações apresentadas pelos grupos. O esquema é uma ótima ferramenta para sistematizar de forma objetiva o os conteúdos trabalhados em aula.

Para você saber mais:

GUIMARÃES, Diana. NUNES, Geisiane. PEREIRA Regina. Esquema: um gênero facilitador na recepção e construção textual na universidade. Leia Escola, Campina Grande, v. 17, n. 2, 2017. p. 42 a 52. Disponível em: http://revistas.ufcg.edu.br/ch/index.php/Leia/article/download/980/571 Acesso em: 11 de março de 2019.

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE A história recente do 9º ano :

MAIS AULAS DE História do 9º ano:

9º ano / História / Modernização, ditadura civil-militar e redemocratização: o Brasil após 1946

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF09HI28 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de História

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano