Contexto 1
Plano de Aula
Plano de aula: Che Guevara e a Revolução Cubana
Plano 1 de uma sequência de 3 planos. Veja todos os planos sobre Guerra Fria
Sobre este plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você possa se planejar.
Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos (troque 50 por 100 se esse plano for de 1º ou 2º anos). Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF09HI28, de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.
Materiais necessários: Cópias impressas do texto e da imagem e/ou projetor (se tiver disponível).
Contexto:
Imagem Seu Madruga
Manchete site G1:
Selo com rosto de Che Guevara é sucesso de vendas na Irlanda. G1, 13 de outubro de 2017. Disponível em: https://g1.globo.com/mundo/noticia/selo-com-rosto-de-che-guevara-e-sucesso-de-vendas-na-irlanda.ghtml Acesso em: 12 de fevereiro de 2019.
Problematização:
Link do texto: Che Guevara
Link do texto: Revolução Cubana
Link do texto: Iconografia - Iconologia
Sistematização:
Link para camiseta:
Para você saber mais:
“Guerrilheiro heroico”. Disponível em: https://commons.wikimedia.org/w/index.php?search=alberto+korda&title=Special%3ASearch&go=Vai#/media/File:Guerrillero_Heroico_signed_by_Alberto_Korda.jpeg) Acesso em: 18 de fevereiro de 2019.
MARTINS, Luís Carlos dos Passos. LIEBEL, Vinícius. A Revolução Cubana e sua recepções: imprensa e academia. In: Revista Contemporânea – dossiê guerras e revoluções no século XX. Ano 5, n° 8, 2015, vol.2. p 2 e 3. Disponível em: http://www.historia.uff.br/nec/sites/default/files/14_luis_carlos_dos_passos_martins_vinicius_liebel_.pdf Acesso em: 12 de fevereiro de 2019.
AYERBE, Luis Fernando. A Revolução Cubana. São Paulo: Editora Unesp, 2004. Coleção Revoluções do século XX.
SILVA, Kalina Vanderlei. SILVA, Maciel Henrique. Dicionário de conceitos históricos. 2.ed., 2ª reimpressão. São Paulo: Contexto, 2009.
Sistematização:
Link com a imagem das camisetas da personagem “Seu Madruga” (título do arquivo: Seu Madruga e Che Guevara):
FERNANDES, Cláudio. Guerrilha. Disponível em: https://mundoeducacao.bol.uol.com.br/historiageral/guerrilha.htm Acesso em: 12 de março de 2019.
Para você saber mais:
Morte de Ramón Valdés, o Seu Madruga de Chaves, completa 30 anos; veja curiosidades do ator. G1. Publicado em 9/8/2018, por G1. https://g1.globo.com/pop-arte/noticia/2018/08/09/morte-de-ramon-valdes-o-seu-madruga-de-chaves-completa-30-anos-veja-curiosidades-do-ator.ghtml Acesso em: 7/4/2019.
Objetivo
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientações para o professor: Escreva no quadro ou projete o objetivo da aula e leia em voz alta para os alunos. Esta ação é importante para apresentar o tema ou conteúdo da aula aos alunos.
Para você saber mais:
MARTINS, Luís Carlos dos Passos. LIEBEL, Vinícius. A Revolução Cubana e suas recepções: imprensa e academia. In: Revista Contemporânea – dossiê guerras e revoluções no século XX. Ano 5, n° 8, 2015, vol.2. p 2 e 3. Disponível em: http://www.historia.uff.br/nec/sites/default/files/14_luis_carlos_dos_passos_martins_vinicius_liebel_.pdf Acesso em: 12 de fevereiro de 2019.
AYERBE, Luis Fernando. A Revolução Cubana. São Paulo: Editora Unesp, 2004. Coleção Revoluções do século XX.
Contexto
Tempo sugerido: 10 minutos.
Orientações: Este primeiro momento da aula tem a função de preparar os alunos para o tema. Para isso inicie a atividade apresentando o meme apresentado no slide. Pergunte se a turma reconhece o personagem retratado e quem seria ele. Boa parte deve lembrar do Seu Madruga, personagem do seriado mexicano Chaves, veiculado na TV aberta no Brasil desde a década de 80. Neste momento questione sobre a pose da personagem e sobre por que ele está sem o tradicional chapéu, substituído por uma boina com uma estrela vermelha.
Muitas respostas podem ser dadas pela turma neste momento, o importante aqui é aguçar a curiosidade dos alunos sobre a personagem histórica a ser retratada nesta aula. Permita que a turma elabore hipóteses sobre a boina e a pose do Seu Madruga, sem antecipar a resposta.
Caso algum aluno relacione a imagem com Che Guevara, pergunte a este aluno se conhece a história de Che Guevara, onde ouviu falar, leu, ou assistiu sobre ele, e por que acha que associaram a imagem do Seu Madruga à do personagem histórico.
Link para a imagem do slide:
Para você saber mais:
Sobre o seriado Chaves:
https://www.sbt.com.br/series/chaves
https://rd1.com.br/nos-47-anos-de-chaves-confira-32-curiosidades-sobre-o-seriado/
http://cultura.culturamix.com/curiosidades/curiosidades-sobre-o-seriado-chaves
Contexto
Tempo sugerido: 10 minutos.
Orientações: Antes de iniciar a atividade destinada à Problematização, projete a foto de Alberto Korda intitulada por ele de “Guerrillero Heroico”. Peça para que os alunos observem a fotografia e pergunte se em algum momento viram esta imagem. Analise rapidamente a fotografia orientando a observação. Os alunos devem atentar para os detalhes da boina e da estrela (característica que marca o estereótipo do mito Che Guevara). Muitos irão perceber a semelhança com o meme anterior, questione se o meme está “imitando” esta personagem e peça que a turma descreva esta fotografia. Oriente o debate com os alunos para que reparem que o semblante da fotografia se apresenta de forma mais imponente (relembrando o título dado à fotografia).
Finalize o debate informando sobre quem é a personagem retratada.
Abaixo transcrevemos parte do verbete sobre ele disponível na Enciclopédia Latino-Americana, você pode ler para a turma na íntegra ou apenas os trechos que julgar necessário, a intenção é fornecer alguns dados biográficos, sem mencionar detalhadamente a atuação política de Guevara.
Ernesto Guevara de la Serna nasceu em 14 de junho de 1928 em Rosario (Argentina), em uma família de maior nível social do que econômico. Seus pais foram transigentes com ele porque desde pequeno padecia de forte asma, que lhe exigia conter as energias, o que acentuou seu gosto pela leitura. Quando concluiu o colégio, em 1946, mudou-se para Buenos Aires, onde trabalhou como laboratorista de solo e começou a cursar Engenharia, mas, em 1947, mudou para Medicina. Jogava rugby e xadrez e viajou de moto 4.500 km para conhecer seu país. Em 1951, trabalhou como enfermeiro em navios mercantes, sempre sem deixar de estudar. No fim deste ano, partiu de moto com seu amigo Alberto Granado, em uma viagem de oito meses pela América do Sul, o que o ajudou a encontrar sua vocação. Formou-se em Medicina e partiu novamente, em julho de 1953. Desejava lutar contra a injustiça social e ser um médico benfeitor. Percorreu a Bolívia, o Peru, o Equador, o Panamá, a Costa Rica, e chegou à Guatemala cada vez mais interessado na política popular. Vivia pobremente, como sempre, e começou a participar de um movimento que foi destruído pela CIA. Com a queda do governo de Jacobo Guzmán Arbenz, Ernesto foi para o México em setembro de 1954, onde arrumou alguns trabalhos esporádicos até julho de 1955, quando conheceu Fidel Castro. Ficaram amigos e logo ele começou a participar do Movimento Revolucionário 26 de julho (MR-26 de julho), compartilhando treinamentos, penalidades e perseguições.
Texto extraído de Enciclopédia Latino-Americana: http://latinoamericana.wiki.br/verbetes/c/che-guevara-ernesto
Link Guerrilheiro heróico:
FERNANDES, Cláudio. Guerrilha. Disponível em: https://mundoeducacao.bol.uol.com.br/historiageral/guerrilha.htm Acesso em: 12 de março de 2019.
“Guerrilheiro heroico”. Disponível em: https://commons.wikimedia.org/w/index.php?search=alberto+korda&title=Special%3ASearch&go=Vai#/media/File:Guerrillero_Heroico_signed_by_Alberto_Korda.jpeg Acesso em: 18 de fevereiro de 2019.
Para saber mais:
ANDERSON, Jon Lee. Che Guevara, Uma biografia. São Paulo: Objetiva, 1997.
GUEVARA, Ernesto. De moto pela América do Sul - Diário de viagem. Rio de Janeiro: Editora Sá, 2001.
Filme Diários de motocicleta (Brasil, 2004). Direção de Walter Salles. Trailer: https://www.youtube.com/watch?v=5UH7BN2RTDc
Sobre a fotografia: http://midianinja.org/news/a-historia-por-tras-da-foto-mais-famosa-de-che-guevara/
Problematização
Tempo sugerido: 10 minutos.
Orientações: O objetivo desta etapa da aula é construir o contexto histórico da Revolução Cubana, apresentar sua relação com Che Guevara e debater sobre sua representação (ícone/símbolo) na sociedade atual.
Caso julgue necessário, você pode retomar com a turma alguns pontos a respeito do Contexto, destacando a construção ideológica do contexto histórico denominado Guerra Fria que divide o mundo em dois sistemas políticos e econômicos distintos: capitalismo e socialismo. Portanto, Che Guevara, ícone do socialismo, será representado pela guerrilha e a Revolução Cubana. Este é um dos fatores de influência para os movimentos que criticam as ditaduras latino-americanas, o imperialismo estadunidense na América Latina e que representam ações contestadoras do status quo (contexto cultural, político e social vigentes e que seguem padrões socialmente construídos).
Divida os alunos em grupos, máximo de três integrantes, e distribua os textos impressos. Cada grupo deverá ler um conjunto de três textos que compõem esta etapa da aula. Projete ou escreva no quadros a as orientações da atividade e leia para a classe. A ideia é produzir tópicos que estabeleçam relações entre a Revolução Cubana e a construção do ícone Che Guevara na atualidade.
Para isto peça aos alunos que construam tópicos contendo as informações sobre a Revolução Cubana e de Che Guevara como ícone. As perguntas norteadoras estão no slide e os textos disponíveis por meio dos links abaixo. Em seguida peça para que escolham um dos integrantes do grupo para ser o orador. O aluno que fará o papel de orador tem a função de apresentar os tópicos construídos por seu grupo aos integrantes dos demais grupos. A ideia é a colaboração entre os grupos para aprimorar os tópicos construídos. Por isso os alunos podem acrescentar informações nos tópicos apresentados pelo orador. Enquanto os alunos desenvolvem a atividade circule entre os grupos. Pode ser que haja dúvidas principalmente sobre o texto que servirá de base para a construção dos tópicos. Controle o tempo.
Link do texto 1: Che Guevara
Link do texto 2: Revolução Cubana
Link do texto 3: Iconografia - Iconologia
Observação: Está em negrito o parágrafo que apresenta o conceito de ícone proposto para esta atividade.
Para você saber mais:
MARTINS, Luís Carlos dos Passos. LIEBEL, Vinícius. A Revolução Cubana e suas recepções: imprensa e academia. In: Revista Contemporânea – dossiê guerras e revoluções no século XX. Ano 5, n° 8, 2015, vol.2. p 2 e 3. Disponível em: http://www.historia.uff.br/nec/sites/default/files/14_luis_carlos_dos_passos_martins_vinicius_liebel_.pdf Acesso em: 12 de fevereiro de 2019.
AYERBE, Luis Fernando. A Revolução Cubana. São Paulo: Editora Unesp, 2004. Coleção Revoluções do século XX.
SILVA, Kalina Vanderlei. SILVA, Maciel Henrique. Dicionário de conceitos históricos. 2.ed., 2ª reimpressão. São Paulo: Contexto, 2009.
Sistematização
Tempo sugerido: 20 minutos.
Orientações: Nesta etapa da aula o objetivo é sistematizar o conhecimento construído pelos alunos. Para isso a turma deverá produzir uma propaganda de uma marca de roupas que pretende vender camisetas com reproduções e releituras da foto Guerrilheiro heróico. Cada trio deve produzir um anúncio deste produto explicando por que o imaginário em torno da figura de Che Guevara torna-se relevante em nossa sociedade atual, tanto que se torna um produto comercial (está disponível abaixo um link com exemplos). Informe que a primeira imagem do Contexto (Seu Madruga) está presente também em diferentes produtos e muitas releituras da foto de Che são utilizadas tanto como expressão artística tanto como produto.
O que representa na atualidade usar a imagem do Guerrilheiro heróico da Revolução Cubana?
Este deve ser o tema central da campanha da marca fictícia. Cada trio deverá produzir um anúncio de uma camiseta que terá reprodução da foto de
Che Guevara. O trio pode propor uma frase para acompanhar a imagem no produto ou não, mas o anúncio deve ter um slogan e um pequeno texto para atrair os compradores. Neste texto, peça que usem como argumentos os tópicos levantados pelo grupo na Sistematização. A propaganda deve ser convincente, pode ter algum tom satírico também, mas principalmente deve explicar a importância da imagem de Che Guevara.
Link com a imagem das camisetas da personagem “Seu Madruga” (título do arquivo: Seu Madruga e Che Guevara):
Link para molde de camisetas que pode ser impresso e disponibilizado como base para os trios
Materiais complementares
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Ferramentas sugeridas
- Essenciais: PDF com documentos de texto, imagens, áudio ou vídeo com orientações do professor.
- Optativas: Google Sala de Aula, Google Drive, Google Meet, Padlet.
Contexto
Nesta aula, você pode propor que os alunos trabalhem agrupados ou individualmente. Para trabalharem agrupados, os estudantes podem se comunicar através do Whatsapp, e-mail, Facebook ou qualquer outra ferramenta que já utilizem para se comunicarem. O importante é que troquem informações, se auxiliem na análise das fontes e nas discussões propostas. Você pode deixar que se agrupem livremente ou pode separá-los em duplas, trios ou grupos produtivos, de acordo com seu conhecimento sobre a turma.
Encaminhe o documento com o meme de Seu Madruga e alguns questionamentos. Utilize ferramentas que forem mais acessíveis à sua escola e turma, como e-mail, Whatsapp, Facebook, Google Sala de Aula etc.
Para facilitar a interpretação das fontes pelos estudantes de forma autônoma, algumas questões propostas no plano original podem ter sido alteradas ou excluídas, e novas incluídas neste material. Faça uso dos questionamentos da maneira que considerar mais eficiente para a turma.
- Vocês conhecem o personagem representado no meme? Por que ele está sem o chapéu tradicional, mas com uma boina com uma estrela?
- Qual é a graça ou a ironia deste meme?
Dê um prazo para que os alunos possam responder os questionamentos no próprio grupo da sala, por escrito ou em formato de áudio ou vídeo. Em seguida, encaminhe, por escrito, o objetivo da aula, o documento com a imagem de Che Guevara e os questionamentos.
- O que essa imagem tem em comum com o meme do Seu Madruga?
- Qual o nome dado pelo fotógrafo a esta fotografia? Por que será que ele deu esse nome?
Você pode enviar pequenos áudios ou vídeos intermediando a análise das fontes, chamando a atenção para certos aspectos, esclarecendo dúvidas, acrescentando informações sobre Che Guevara e outras que achar necessárias etc.
Problematização
Nesta etapa da aula, os alunos podem continuar trabalhando agrupados ou individualmente.
Encaminhe os trechos e os questionamentos propostos na etapa.
- Qual a situação política e econômica de Cuba?
- Por que Che Guevara luta para promover a Revolução Cubana?
- Quais características que Che Guevara apresenta para ser considerado um ícone da Revolução Cubana?
- Como foi construída sua imagem ao longo dos anos?
- Por que Che Guevara tornou-se ícone de alguns movimentos sociais contestadores e símbolo comercial de consumo?
Estabeleça um prazo para que os alunos/grupos possam refletir, discutir e responder as questões. Eles podem enviar as respostas por escrito, por áudios ou vídeos. Você pode mandar áudios ou vídeos esclarecendo dúvidas, chamando a atenção para informações presentes na fonte que os alunos possam não ter percebido e acrescentando outras.
Outra alternativa para este momento é marcar uma aula síncrona com a turma, para que eles possam responder as questões e debater, e você consiga contextualizar as fontes e acrescentar informações.
Sistematização
Nesta etapa, os alunos podem continuar trabalhando agrupados ou individualmente. Você pode encaminhar o modelo de camiseta, para que os alunos criem outro com Che Guevara virtualmente, usando o Google Apresentações, ou para que imprimam e desenhem à mão, enviando fotos delas para você.
Você também pode propor que os alunos criem outros produtos com releituras de fotos de Guevara.
Considere criar um mural no Padlet, para que os alunos enviem as propostas de produtos e as propagandas, ou eles podem enviá-las pelo Whatsapp, Google Sala de Aula, Facebook etc.
Incentive-os a compartilharem propostas e dúvidas com os colegas.
Convite às famílias
Incentive os estudantes a compartilharem as criações com familiares e amigos através das redes sociais.
As famílias podem conhecer um pouco mais sobre a história de Che Guevara na matéria da Revista Aventuras na História (disponível aqui).
Tutoriais sobre as ferramentas propostas neste plano
Google Sala de Aula (como criar e postar atividades): disponível aqui.
Google Sala de Aula (como criar uma turma):disponível aqui.
Google Drive (como organizar pastas):disponível aqui.
Google Meet (como criar uma reunião online): disponível aqui.
Padlet (como usar): disponível aqui.
Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores de Nova Escola
Professor: Isis Ferrari
Mentor: Fernando Menezes
Especialista: Sherol dos Santos
Assessor pedagógico: Oldimar Cardoso
Ano: 9º ano do Ensino Fundamental.
Unidade temática: A História recente.
Objeto(s) de conhecimento: A Revolução Cubana e as tensões entre Estados Unidos da América e Cuba.
Habilidade(s) da BNCC: EF09HI28 Identificar e analisar aspectos da Guerra Fria, seus principais conflitos e as tensões geopolíticas no interior dos blocos liderados por soviéticos e estadunidenses.
Palavras-chave: Che Guevara, Revolução Cubana.