Privatizações ganharam força a partir dos anos 90
Plano de Aula
Plano de aula: Neoliberalismo no Brasil e o processo de privatização das empresas estatais
Plano 2 de uma sequência de 3 planos. Veja todos os planos sobre Globalização
Sobre este plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você possa se planejar.
Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos (troque 50 por 100 se esse plano for de 1º ou 2º anos). Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade (EF09HI32) de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.
Materiais necessários: Cópias impressas do texto e da imagem e/ou projetor (se tiver disponível).
Contexto:
Link para a reportagem: Privatizações ganharam força a partir dos anos 90
Link para a Charge: Privatização da Petrobras
Para você saber mais:
Privatização da Petrobras. DomTotal. Charges. Publicado 30/05/2018.Dispobnível em: http://domtotal.com/charge/2251/2018/05/privatizacao-da-petrobras/ acesso em 20 de abril de 2019
Privatizações ganharam força a partir dos anos 90. O Globo. Mário Russo
21/10/2013. Dispobnível em: https://oglobo.globo.com/economia/privatizacoes-ganharam-forca-partir-dos-anos-90-10448501 acesso em 20 de abril de 2019.
Privatização. Dicio Dicionário Online de Português. Disponível em: https://www.dicio.com.br/privatizacao/ acesso em 21 de abril de 2019.
PINHEIRO, Armando Castelar e OLIVEIRA, Luiz Chrysóstomo Filho. Privatização no Brasil: Passado, Planos e Perspectivas. Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA). Rio de Janeiro, agosto de 1991. Disponível em: http://www.ipea.gov.br/portal/images/stories/PDFs/TDs/td_0230.pdf acesso em 20 de abril de 2019.
Problematização:
Link de acesso ao texto:
As privatizações valem a pena? Entenda o debate em torno da privatização de ativos estatais brasileiros. por Bruno André Blume. Politize! Publicado em 23 de maio de 2016. Última atualização em 08 de março de 2019. Disponível em: https://www.politize.com.br/privatizacoes-valem-a-pena/ acesso em 21 de abril de 2019.
Para você saber mais:
Neoliberalismo no Brasil - Política econômica incentivou privatizações. Cláudio Mendonça. UOL. Disponível em: https://educacao.uol.com.br/disciplinas/geografia/neoliberalismo-no-brasil-politica-economica-incentivou-privatizacoes.htm acesso em 21 de abril de 2019.
Sistematização:
Para você saber mais:
GUIMARÃES, Diana. NUNES, Geisiane. PEREIRA Regina. Esquema: um gênero facilitador na recepção e construção textual na universidade. Leia Escola, Campina Grande, v. 17, n. 2, 2017. p. 42 a 52. Disponível em: http://revistas.ufcg.edu.br/ch/index.php/Leia/article/download/980/571 acesso em 11 de março de 2019.
Objetivo
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientações: Escreva no quadro ou projete o objetivo da aula e leia em voz alta para os alunos. Esta ação é importante para apresentar o tema ou conteúdo da aula aos alunos.
Para saber mais:
Sugiro a leitura da introdução desta publicação do IPEA (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada).
PINHEIRO, Armando Castelar e OLIVEIRA, Luiz Chrysóstomo Filho. Privatização no Brasil: Passado, Planos e Perspectivas. Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA). Rio de Janeiro, agosto de 1991. Disponível em: http://www.ipea.gov.br/portal/images/stories/PDFs/TDs/td_0230.pdf acesso em 20 de abril de 2019.
Contexto
Tempo sugerido: 15 minutos
Orientações: Este primeiro momento da aula tem a função de preparar os alunos para o tema (o slide pode ser projetado, ou impresso) e foi dividido em duas etapas. A primeira tem o objetivo de analisar a fotografia da reportagem do jornal O Globo e a segunda propõe debater a charge “Privatização da Petrobras” que tem posição contrária a fotografia do jornal.
Inicie a atividade solicitando aos estudantes que pesquisem no dicionário o significado da palavra privatização, peça que registrem no caderno. Permitir que os alunos pesquisem os significados dessa palavra proporciona repertório para a análise da imagem. Solicite que observem a fotografia da reportagem do jornal “O Globo” direcionando o olhar dos alunos para que reflitam sobre a imagem e sobre a posição dos integrantes na fotografia (os homens estão apertando as mãos, fechando um acordo). Dialogue com os estudantes sobre a imagem, orientando a observação para o aspecto positivo que a fotografia transmite em relação à privatização.
Em seguida, peça a um dos alunos que leia a manchete da reportagem questionando se conhecem alguma empresa estatal que foi privatizada. Selecione dois alunos para socializar suas respostas e hipóteses.
Link para a reportagem: Privatizações ganharam força a partir dos anos 90
Para você saber mais:
Privatizações ganharam força a partir dos anos 90. O Globo. Mário Russo
21/10/2013. Dispobnível em: https://oglobo.globo.com/economia/privatizacoes-ganharam-forca-partir-dos-anos-90-10448501 acesso em 20 de abril de 2019.
Privatização. Dicio Dicionário Online de Português. Disponível em: https://www.dicio.com.br/privatizacao/ acesso em 21 de abril de 2019.
PINHEIRO, Armando Castelar e OLIVEIRA, Luiz Chrysóstomo Filho. Privatização no Brasil: Passado, Planos e Perspectivas. Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA). Rio de Janeiro, agosto de 1991. Disponível em: http://www.ipea.gov.br/portal/images/stories/PDFs/TDs/td_0230.pdf acesso em 20 de abril de 2019.
Contexto
Orientações: Para a análise da charge a sugestão é um roteiro de perguntas:
- No centro da imagem há uma caricatura que tem a função de um garçom. Por que o garçom está servindo em uma bandeja torres de petróleo?
- Estas torres são o símbolo da Petrobras
- Reflitam sobre a frase : “Foi dessa mesa que pediram uma fatia da Petrobras?”. Quais significados podem-se atribuir a esta expressão?
- A ideia é debater sobre a privatização da Petrobras com foco na disputa das empresas privadas por uma parte ou ações desta estatal.
- No canto esquerdo da charge, há um balão de diálogo com a palavra Yes!. Por que o autor escolhe uma palavra na língua inglesa para afirmar que a mesa quer uma fatia da Petrobras? Quais hipóteses podemos levantar sobre a privatização da Petrobras?
- Neste momento permita que os estudantes levantem hipóteses, valorize-as corrigindo possíveis equívocos sem, no entanto, ministrar uma aula sobre privatização. A ideia é a construção deste conhecimento por meio da pesquisa e análise dos prós e contras, promovendo o debate de posições diferentes sobre o tema.
Link para a Charge: Privatização da Petrobras
Para você saber mais:
Privatização da Petrobras. DomTotal. Charges. Publicado 30/05/2018.Dispobnível em: http://domtotal.com/charge/2251/2018/05/privatizacao-da-petrobras/ acesso em 20 de abril de 2019
Problematização
Tempo sugerido: 15 minutos
Orientações: Para que os estudantes construam a tabela, inicie a atividade dividindo a sala em grupos. A sugestão é que se estabeleça critérios para que os alunos com maior dificuldade em leitura e interpretação de texto, façam parceria com os que apresentam desenvoltura para escrever e analisar os textos. As tabelas produzidas precisam apresentar os prós e contras do processo de privatização no Brasil.
Ao final da atividade, os grupos farão a escrita de um a dois parágrafos com um posicionamento sobre este processo. Este posicionamento servirá de base para a construção de uma charge que será o material da sistematização da aula. Lembre-se: o fato de posicionar-se não implica em uma dualidade sobre certo ou errado, mas a promoção de um debate das perspectivas diferentes sobre o tema. Separe alguns exemplares de dicionários para disponibilizar aos estudantes, há algumas palavras que precisam do auxílio do dicionário para que os alunos possam atribuir sentido. Controle o tempo.
Link de acesso ao texto:
As privatizações valem a pena? Entenda o debate em torno da privatização de ativos estatais brasileiros. por Bruno André Blume. Politize! Publicado em 23 de maio de 2016. Última atualização em 08 de março de 2019. Disponível em: https://www.politize.com.br/privatizacoes-valem-a-pena/ acesso em 21 de abril de 2019.
Para você saber mais:
Neoliberalismo no Brasil - Política econômica incentivou privatizações. Cláudio Mendonça. UOL. Disponível em: https://educacao.uol.com.br/disciplinas/geografia/neoliberalismo-no-brasil-politica-economica-incentivou-privatizacoes.htm acesso em 21 de abril de 2019.
Sistematização
Tempo sugerido: 18 minutos
Orientações: Nesta etapa da aula o objetivo é sistematizar o conhecimento construído pelos alunos. Os grupos farão a produção de uma charge que expresse seu posicionamento sobre o tema. Os estudantes têm, como base, a tabela comparativa com os prós e contras, os parágrafos com o posicionamento do grupo e as análises da imagem e charge. A ideia é socializar as diferentes perspectivas por meio de um material lúdico. Peça aos estudante que utilizem como exemplo a charge analisada no ínicio da aula, se a escola tiver acesso a computadores os alunos podem desenhar a charge por meio de programas. A ideia é confrontar ideias diferentes para apresentar a pluralidade de argumentos, por esta razão sugere-se que grupos de posicionamentos diferentes apresentem.
Ao final retome e explique o processo de privatização brasileiro a partir da década de 1990 por meio de um esquema (ótima ferramenta para sistematizar de forma objetiva os conteúdos trabalhados em aula).
Recolha as charges e fixe-as na parede da sala para que os estudantes tenham acesso às produções dos grupo.
Para você saber mais:
GUIMARÃES, Diana. NUNES, Geisiane. PEREIRA Regina. Esquema: um gênero facilitador na recepção e construção textual na universidade. Leia Escola, Campina Grande, v. 17, n. 2, 2017. p. 42 a 52. Disponível em: http://revistas.ufcg.edu.br/ch/index.php/Leia/article/download/980/571 acesso em 11 de março de 2019.
Materiais complementares
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Ferramentas sugeridas
- Essenciais: PDF com documentos de texto, imagem, áudio ou vídeo com orientações do professor.
- Optativas: Google Sala de Aula, Google Drive, Google Meet, Padlet.
Contexto
Nesta aula você pode propor que os alunos trabalhem agrupados ou individualmente. Para trabalharem agrupados, podem se comunicar por meio de Whatsapp, e-mail, Facebook ou qualquer outra ferramenta. O importante é que troquem informações e se auxiliem na análise das fontes. Você pode deixar que se agrupem livremente ou pode separá-los em duplas, trios ou grupos produtivos, de acordo com o seu conhecimento sobre a turma.
Encaminhe o objetivo da aula, os dois documentos propostos na etapa, a manchete do Jornal O Globo, a charge e alguns questionamentos. Utilize a ferramenta que considerar mais acessível: e-mail, WhatsApp, Google Sala de Aula ou outro meio de comunicação.
Para facilitar a interpretação das fontes pelos estudantes de forma autônoma, algumas questões propostas no plano original podem ter sido alteradas ou excluídas, e novas incluídas neste material. Faça uso dos questionamentos da maneira que considerar mais eficiente para a turma.
- O que significa privatização?
Você pode propor que os alunos pesquisem o termo em dicionários ou na internet, enviar o link junto com os documentos da etapa, para que os alunos acessem o verbete no Dicionário Priberam, ou a captura (print) da página (disponível aqui).
- Quais são as empresas estatais que estavam sendo vendidas segundo a reportagem?
- O que você acha que os homens da fotografia estavam comemorando? Por quê?
- Você conhece alguma empresa estatal que foi privatizada? Qual?
- No centro da imagem da charge, há uma caricatura que tem a função de um garçom. Por que o garçom está servindo em uma bandeja torres de petróleo?
- Reflita sobre a frase da charge “foi dessa mesa que pediram uma fatia da Petrobras?”. Quais significados podem-se atribuir a esta frase?
- No canto esquerdo da charge, há um balão de diálogo com a palavra Yes! (Sim!). Por que o autor escolhe uma palavra na língua inglesa para afirmar que a mesa quer uma fatia da Petrobras? Quais hipóteses podem ser levantadas sobre a privatização da Petrobras?
Peça para que os alunos reflitam sobre as questões propostas, discutam com os colegas e respondam. Eles podem fazer isso no próprio grupo da sala, escrevendo ou mandando pequenos áudios e vídeos. Se os alunos estiverem trabalhando individualmente, peça para que reflitam ou discutam com familiares e respondam. Você pode encaminhar um pequeno áudio, vídeo ou texto, esclarecendo dúvidas e acrescentando informações que achar necessárias.
Problematização
Nesta etapa da aula os alunos podem continuar trabalhando agrupados ou individualmente.
Encaminhe o link para o texto “As privatizações valem a pena”, do site Politize! (disponível aqui), ou envie captura (print) da tela, com as partes do texto que você selecionar. Junto, encaminhe as orientações para que os alunos/grupos produzam uma tabela comparativa entre os prós e os contras do processo de privatização no Brasil, com base no texto. Depois, solicite que produzam um pequeno texto com o posicionamento do grupo ou do aluno a respeito do tema.
Estabeleça um prazo para que os alunos/grupos possam refletir, debater, preencher a tabela comparativa e produzir o texto. Você pode encaminhar pequenos textos, áudios ou vídeos esclarecendo dúvidas, chamando a atenção para informações presentes nas fontes que possam não ter percebido e acrescentando outras que achar necessárias.
Sistematização
Nesta etapa, os alunos podem continuar trabalhando agrupados ou individualmente. Encaminhe as orientações para que produzam charges revelando o consenso do grupo sobre as privatizações. Eles podem fazê-las no caderno e enviar fotos, ou realizar a atividade no computador ou smartphone, utilizando aplicativos e softwares que permitem edição de imagens e texto, como o Google Apresentações. Podem utilizar imagens da internet para ilustrar as charges ou fazer desenhos.
Você pode criar um mural no Padlet para que os alunos postem as charges, ou eles podem enviá-las por Whatsapp, Facebook ou Google Sala de Aula.
De qualquer forma, incentive-os a compartilharem as produções com os colegas e comentarem as atividades uns dos outros.
Convite às famílias
Incentive os estudantes a compartilharem as criações com familiares e amigos através das redes sociais.
O vídeo da série Quebrando o Tabu, disponível no canal do GNT no Youtube, aborda alguns pontos sobre privatizações e a economia brasileira (disponível aqui).
Tutoriais sobre as ferramentas propostas neste plano
Google Sala de Aula (como criar e postar atividades):disponível aqui.
Google Sala de Aula (como criar uma turma): disponível aqui.
Google Drive (como organizar pastas): disponível aqui.
Google Meet (como criar uma reunião online): disponível aqui.
Google Apresentações (como usar): disponível aqui.
Padlet (como usar): disponível aqui.
Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores de Nova Escola
Professor: Isis Ferrari
Mentor: Fernando Menezes
Especialista: Sherol dos Santos
Assessor pedagógico: Oldimar Cardoso
Ano: 9º ano do Ensino Fundamental
Unidade temática: A história recente
Objeto (s) de conhecimento: "O fim da Guerra Fria e o processo de globalizaçãoPolíticas econômicas na América Latina"
Habilidade(s) da BNCC: (EF09HI32) Analisar mudanças e permanências associadas ao processo de globalização, considerando os argumentos dos movimentos críticos às políticas globais.
Palavras-Chave: Neoliberalismo; privatização; estatais; Petrobras.