10347
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Matemática > 2º ano > Números

Plano de aula - Solucionando os problemas!

Plano de aula de Matemática com atividades para 2º ano do Fundamental sobre Resolver situações-problemas a partir de diferentes significados da adição e da subtração.

Plano 10 de 10 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Márcia Beatriz Gonçalves Dias,

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
ESTE É UM CONTEÚDO PARA O SAEB Ver Mais >
 

Objetivo select-down

Slide Plano Aula

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Márcia Beatriz Gonçalves Dias

Mentor: Carina do Espírito Santo

Especialista de área: Luciana  Maria Tenuta de Freitas

Habilidade da BNCC

(EF02MA06) Resolver e elaborar problemas com diferentes significados da adição e da subtração: juntar, acrescentar, comparar e retirar.

Objetivos específicos

Identificar nas situações-problemas  se a operação que deverá ser utilizada será de adição ou subtração  a partir dos diferentes significados ( acrescentar, juntar, comparar e retirar) e por meio de estratégias pessoais resolvê-las.

Conceito-chave

Resolver situações-problemas a partir de diferentes significados da adição e da subtração.

Recursos necessários

  • Atividades impressas em folhas.
  • Caderno, Lápis e borracha.

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Escreva o objetivo da aula no quadro ou projete este slide.

Propósito: Identificar e resolver situações-problemas com a ideia de ...

Retomada select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientação: Projete este slide com toques no ENTER um a um para ir projetando as situações-problemas uma de cada vez e a medida que os alunos estiverem vendo a situação, solicite que eles participem dizendo uma estratégia para resolver o problema apresentado. Se preferir ou não tiver como projetar este slide, você pode ler as situações-problema aos alunos. Convide o aluno para ir até o quadro fazer a solução ou o professor vai representando o que aluno estiver dizendo, dê oportunidades para que outros alunos falem outras formas de estratégia para resolver o mesmo problema.

Propósito: Mostrar as diversas possibilidades para resolver situações-problemas com a ideia de adição e subtração através dos significados de comparar, retirar, acrescentar e juntar.

Discuta com a turma:

  • Qual ideia está sendo apresentada neste problema. É uma ideia de adição ou de subtração?
  • Como podemos resolver este problema?Quais estratégias vocês lembram para resolvermos esse problema?
  • Retomando o que já vimos qual conclusão chegamos a respeito de adicionar e subtrair?

Retomada select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientação: Projete este slide com toques no ENTER um a um para ir projetando as situações-problemas uma de cada vez e a medida que os alunos estiverem vendo a situação, solicite que eles participem dizendo uma estratégia para resolver o problema apresentado. Se preferir ou não tiver como projetar este slide, você pode ler as situações-problema aos alunos. Convide o aluno para ir até o quadro fazer a solução ou o professor vai representando o que aluno estiver dizendo, dê oportunidades para que outros alunos falem outras formas de estratégia para resolver o mesmo problema.

Propósito: Mostrar as diversas possibilidades para resolver situações-problemas com a ideia de adição e subtração através dos significados de comparar, retirar, acrescentar e juntar.

Discuta com a turma:

  • Qual ideia está sendo apresentada neste problema. É uma ideia de adição ou de subtração?
  • Como podemos resolver este problema?Quais estratégias vocês lembram para resolvermos esse problema?
  • Retomando o que já vimos qual conclusão chegamos a respeito de adicionar e subtrair?

Atividade principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 25 minutos.

Orientação: Organize a turma em duplas e entregue a cada aluno uma folha com situações-problemas por meio de uma história. Esta folha deverá ser impressa e entregue enrolada como se fosse um canudo e com uma fitinha em sua volta. Quando cada aluno receber seu canudo (folha) eles irão desenrolar e ler as situações-problema que contemplam diferentes significados da adição e subtração ( comparar, retirar, acrescentar e juntar). No momento que os alunos estiverem resolvendo as situações-problema, circule pela sala e faça intervenções quando for necessário, quanto a leitura, interpretação e resolução. Após a leitura de cada etapa do problema os alunos vão fazendo individualmente a resolução no caderno e quando terminarem eles irão conversar para comparar as soluções. Após essa conversa os alunos seguem a leitura do texto e resolvem a próxima situação-problema e assim sucessivamente.Vá em cada dupla e sinalize que a resolução está correta para que ele possa passar para a próxima situação-problema. Caso não esteja correta a resolução faça intervenções que levem os alunos a entenderem porque estão resolvendo de determinada forma.

Propósito: Trabalhar os diferentes significados da adição e da subtração (comparar, retirar, acrescentar e juntar) por meio de situações- problema.

Discuta com a turma:

  • Ao circular pela sala, converse com os alunos fazendo perguntas como:
  • Como você fez o cálculo para chegar ao resultado?Teria outra maneira?Por que você escolheu essa?

Materiais complementares:

Atividade principal

Resolução da atividade principal

Guia de intervenções

Discussão das soluções select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientação: Circule pela sala e identifique as soluções mais inovadoras e diferenciadas e solicite que os alunos socializem estas soluções com a turma.

Propósito: Socializar as soluções encontradas pela turma.

Discuta com a turma:

  • Como vocês fizeram o cálculo para encontrar o resultado das situações-problema?
  • O que fez você optar por esta estratégia? Poderia ter sido feita com outra estratégia?
  • Você usou nas resoluções sempre a mesma forma de resolver?

Encerramento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos.

Orientação: Conclua reforçando com a turma que estratégias diferenciadas podem ser utilizadas para resolverem situações-problema envolvendo a adição e subtração através dos significados de comparar, retirar, acrescentar e juntar.

Propósito: Consolidar com a turma que os significados de comparar, retirar, acrescentar e juntar estão relacionados a ideia de adição e subtração.

Raio X select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientação: Entregue a situação-problema para cada aluno da turma. Essa atividade será feita individualmente com a finalidade de verificar a aprendizagem sobre diferentes significados da adição e da subtração.

Propósito: Verificar se a aprendizagem sobre diferentes significados da adição e da subtração foi significativa.

Discuta com a turma: De que maneira vocês pensaram em resolver essas situações-problema?

Materiais Complementares:

Atividade complementar

Atividade raio X

Resolução da atividade complementar

Resolução do Raio X

Resumo da aula

download Baixar plano

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Escreva o objetivo da aula no quadro ou projete este slide.

Propósito: Identificar e resolver situações-problemas com a ideia de ...


Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Márcia Beatriz Gonçalves Dias

Mentor: Carina do Espírito Santo

Especialista de área: Luciana  Maria Tenuta de Freitas

Habilidade da BNCC

(EF02MA06) Resolver e elaborar problemas com diferentes significados da adição e da subtração: juntar, acrescentar, comparar e retirar.

Objetivos específicos

Identificar nas situações-problemas  se a operação que deverá ser utilizada será de adição ou subtração  a partir dos diferentes significados ( acrescentar, juntar, comparar e retirar) e por meio de estratégias pessoais resolvê-las.

Conceito-chave

Resolver situações-problemas a partir de diferentes significados da adição e da subtração.

Recursos necessários

  • Atividades impressas em folhas.
  • Caderno, Lápis e borracha.
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientação: Projete este slide com toques no ENTER um a um para ir projetando as situações-problemas uma de cada vez e a medida que os alunos estiverem vendo a situação, solicite que eles participem dizendo uma estratégia para resolver o problema apresentado. Se preferir ou não tiver como projetar este slide, você pode ler as situações-problema aos alunos. Convide o aluno para ir até o quadro fazer a solução ou o professor vai representando o que aluno estiver dizendo, dê oportunidades para que outros alunos falem outras formas de estratégia para resolver o mesmo problema.

Propósito: Mostrar as diversas possibilidades para resolver situações-problemas com a ideia de adição e subtração através dos significados de comparar, retirar, acrescentar e juntar.

Discuta com a turma:

  • Qual ideia está sendo apresentada neste problema. É uma ideia de adição ou de subtração?
  • Como podemos resolver este problema?Quais estratégias vocês lembram para resolvermos esse problema?
  • Retomando o que já vimos qual conclusão chegamos a respeito de adicionar e subtrair?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientação: Projete este slide com toques no ENTER um a um para ir projetando as situações-problemas uma de cada vez e a medida que os alunos estiverem vendo a situação, solicite que eles participem dizendo uma estratégia para resolver o problema apresentado. Se preferir ou não tiver como projetar este slide, você pode ler as situações-problema aos alunos. Convide o aluno para ir até o quadro fazer a solução ou o professor vai representando o que aluno estiver dizendo, dê oportunidades para que outros alunos falem outras formas de estratégia para resolver o mesmo problema.

Propósito: Mostrar as diversas possibilidades para resolver situações-problemas com a ideia de adição e subtração através dos significados de comparar, retirar, acrescentar e juntar.

Discuta com a turma:

  • Qual ideia está sendo apresentada neste problema. É uma ideia de adição ou de subtração?
  • Como podemos resolver este problema?Quais estratégias vocês lembram para resolvermos esse problema?
  • Retomando o que já vimos qual conclusão chegamos a respeito de adicionar e subtrair?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 25 minutos.

Orientação: Organize a turma em duplas e entregue a cada aluno uma folha com situações-problemas por meio de uma história. Esta folha deverá ser impressa e entregue enrolada como se fosse um canudo e com uma fitinha em sua volta. Quando cada aluno receber seu canudo (folha) eles irão desenrolar e ler as situações-problema que contemplam diferentes significados da adição e subtração ( comparar, retirar, acrescentar e juntar). No momento que os alunos estiverem resolvendo as situações-problema, circule pela sala e faça intervenções quando for necessário, quanto a leitura, interpretação e resolução. Após a leitura de cada etapa do problema os alunos vão fazendo individualmente a resolução no caderno e quando terminarem eles irão conversar para comparar as soluções. Após essa conversa os alunos seguem a leitura do texto e resolvem a próxima situação-problema e assim sucessivamente.Vá em cada dupla e sinalize que a resolução está correta para que ele possa passar para a próxima situação-problema. Caso não esteja correta a resolução faça intervenções que levem os alunos a entenderem porque estão resolvendo de determinada forma.

Propósito: Trabalhar os diferentes significados da adição e da subtração (comparar, retirar, acrescentar e juntar) por meio de situações- problema.

Discuta com a turma:

  • Ao circular pela sala, converse com os alunos fazendo perguntas como:
  • Como você fez o cálculo para chegar ao resultado?Teria outra maneira?Por que você escolheu essa?

Materiais complementares:

Atividade principal

Resolução da atividade principal

Guia de intervenções

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientação: Circule pela sala e identifique as soluções mais inovadoras e diferenciadas e solicite que os alunos socializem estas soluções com a turma.

Propósito: Socializar as soluções encontradas pela turma.

Discuta com a turma:

  • Como vocês fizeram o cálculo para encontrar o resultado das situações-problema?
  • O que fez você optar por esta estratégia? Poderia ter sido feita com outra estratégia?
  • Você usou nas resoluções sempre a mesma forma de resolver?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos.

Orientação: Conclua reforçando com a turma que estratégias diferenciadas podem ser utilizadas para resolverem situações-problema envolvendo a adição e subtração através dos significados de comparar, retirar, acrescentar e juntar.

Propósito: Consolidar com a turma que os significados de comparar, retirar, acrescentar e juntar estão relacionados a ideia de adição e subtração.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientação: Entregue a situação-problema para cada aluno da turma. Essa atividade será feita individualmente com a finalidade de verificar a aprendizagem sobre diferentes significados da adição e da subtração.

Propósito: Verificar se a aprendizagem sobre diferentes significados da adição e da subtração foi significativa.

Discuta com a turma: De que maneira vocês pensaram em resolver essas situações-problema?

Materiais Complementares:

Atividade complementar

Atividade raio X

Resolução da atividade complementar

Resolução do Raio X

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Números do 2º ano :

Com o plano de aula sobre números, os alunos aprendem leitura, escrita e comparação de números de até três algarismos, utilização de contagens de 2 em 2, 5 em 5 e 10 em 10 no cálculo mental de adição e subtração, criação de estratégias pessoais e uso de algoritmos para cálculo e resolução de problemas envolvendo adição, subtração e multiplicação por 2 e 3, dobro e triplo, metade, terça parte e representação na reta numerada.

MAIS AULAS DE Matemática do 2º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF02MA06 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Curso relacionado ao Plano

Resolução de Problemas em Matemática com Esforço Produtivo

Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Matemática

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano