17423
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Geografia > 8º ano > Unidade

Plano de aula - Regiões Metropolitanas na América Latina

Plano de aula de Geografia com atividades para 8° ano do Fundamental sobre Compreender a formação de regiões metropolitanas a partir do processo de conurbação de cidades.

Plano 02 de 5 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Mariana Soares Domingues

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF08GE17 que busca analisar a segregação socioespacial em ambientes urbanos da América Latina, com atenção especial ao estudo de favelas, alagados e zona de riscos. Como esta habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes. A longo prazo você poderá contemplar a habilidade EF08GE16 que pretende analisar as principais problemáticas comuns às grandes cidades latino-americanas, particularmente aquelas relacionadas à distribuição, estrutura e dinâmica da população e às condições de vida e trabalho.

Materiais necessários: Papel pardo ou equipamento para projetar os slides.

Imagem de satélite da Região Metropolitana de São Paulo. Wikimedia commons. Disponível em: <https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/1/1a/S%C3%A3o_Paulo_Landsat_%28fotografia_de_sat%C3%A9lite%29.jpg>. Acesso em: 22 mar 2019.

Monterrey. Wikipedia. Disponível em: <https://pt.wikipedia.org/wiki/Monterrei#/media/File:ISS35_Night_image_of_Monterrey,_Mexico.jpg>. Acesso em 22/03/2019.

Material complementar:

Imagens: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/BkArbm54QfBD6vxVqTfhWhCJBub7pR2X4y8wQ7ck59Tcxe7fVdGRWMqeQVXW/geo8-17und02-imagens-da-contextualizacao.pdf

Para você saber mais:

Monterrey. Wikipedia. Disponível em: <https://pt.wikipedia.org/wiki/Monterrei#/media/File:ISS35_Night_image_of_Monterrey,_Mexico.jpg>. Acesso em 22/03/2019.

MOTA, Hugo. O que é Região Metropolitana? Brasil Escola. Disponível em: <https://brasilescola.uol.com.br/o-que-e/geografia/o-que-e-regiao-metropolitana.htm>. Acesso em 22/03/2019.

Região Metropolitana de São Paulo. In: Wikipedia. Disponível em: <https://pt.wikipedia.org/wiki/Regi%C3%A3o_Metropolitana_de_S%C3%A3o_Paulo>. Acesso em: 22 mar 2019.

Região Metropolitana de São Paulo. EMPLASA. Disponível em: <https://www.emplasa.sp.gov.br/RMSP>. Acesso em: 22 mar 2019.

RIBEIRO, Amarolina. O que é conturbação? Brasil Escola. Disponível em: <https://brasilescola.uol.com.br/o-que-e/geografia/o-que-e-conurbacao.htm>. Acesso em 22/03/2019.

Contextos prévios: Para o desenvolvimento desse plano, seria interessante que os alunos tivessem conhecimento dos conceitos de urbanização, crescimento desordenado das cidades e formação de regiões metropolitanas.

Tema da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Esse plano de aula busca trabalhar com conceito de conurbação associado à formação de regiões metropolitanas, processo comum nas cidades da América Latina que tiveram rápido processo de urbanização a partir de meados do século XX. Esse crescimento urbano rápido, também foi acelerado e desordenado permitindo que as cidades crescessem horizontalmente promovendo uma fusão entre elas, o que favoreceu a formação de regiões metropolitanas, processo conhecido como conurbação.

Os alunos irão compreender o processo de conurbação e consequente formação de regiões metropolitanas. Como produto final espera-se que eles construam um mural de notícias para dialogar sobre as consequências da formação dessas regiões. Portanto, é necessária uma pesquisa prévia dos alunos acerca do assunto. Solicite-os que tragam notícias ou reportagens de problemas comuns em áreas metropolitanas, tais como: violência urbana, favelização, déficit no transporte público, falta de infraestrutura em geral (saneamento básico, saúde, moradia, educação, segurança, etc), poluição das águas e ar, congestionamentos, desemprego, marginalização e exclusão social, entre outros. Dê preferência para América Latina. Eles podem usar revistas, jornais ou mesmo sites. Se tiver a possibilidade de usar computadores ou celulares no horário de aula, a pesquisa dessas notícias pode ser feita ao longo de seu desenvolvimento.

Como adequar à sua realidade: Esses problemas são bastante comuns nas regiões metropolitanas do Brasil e, portanto, você pode explorar o tema especificamente sobre o país. Como exemplo temos São Paulo, Rio de Janeiro, Salvador, Belo Horizonte, Fortaleza, Recife, Porto Alegre entre outras que se consolidam como grandes cidades e problemáticas em função da carência em infraestrutura.

Contextualização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos

Orientações: Apresente as imagens de satélite sugeridas, da cidade de São Paulo (Brasil) e Monterrey (México). O objetivo é que eles compreendam a extensão da mancha urbana e a dificuldade em identificar as fronteiras entre os municípios, o que caracteriza a formação de uma região metropolitana. Os municípios se fundiram a partir do crescimento horizontal, desordenado e rápido das cidades, o que dificulta a identificação dos limites entre elas.

Como adequar à sua realidade: A primeira imagem mostra a região metropolitana de São Paulo, maior do país e mais populosa. Abriga cerca de 21,5 milhões de habitantes em 39 municípios ocupando uma área de 7.946,96 km².

Para você saber mais:

Monterrey. Wikipedia. Disponível em: <https://pt.wikipedia.org/wiki/Monterrei#/media/File:ISS35_Night_image_of_Monterrey,_Mexico.jpg>. Acesso em 22/03/2019.

Região Metropolitana de São Paulo. In: Wikipedia. Disponível em: <https://pt.wikipedia.org/wiki/Regi%C3%A3o_Metropolitana_de_S%C3%A3o_Paulo>. Acesso em: 22 mar 2019.

Região Metropolitana de São Paulo. EMPLASA. Disponível em: <https://www.emplasa.sp.gov.br/RMSP>. Acesso em: 22 mar 2019.

Contextualização select-down

Slide Plano Aula

Orientações: Apresente as imagens de satélite sugeridas, da cidade de São Paulo (Brasil) e Monterrey (México). O objetivo é que eles compreendam a extensão da mancha urbana e a dificuldade em identificar as fronteiras entre os municípios, o que caracteriza a formação de uma região metropolitana. Os municípios se fundiram a partir do crescimento horizontal, desordenado e rápido das cidades, o que dificulta a identificação dos limites entre elas.

Como adequar à sua realidade: A primeira imagem mostra a região metropolitana de São Paulo, maior do país e mais populosa. Abriga cerca de 21,5 milhões de habitantes em 39 municípios ocupando uma área de 7.946,96 km².

Para você saber mais:

Monterrey. Wikipedia. Disponível em: <https://pt.wikipedia.org/wiki/Monterrei#/media/File:ISS35_Night_image_of_Monterrey,_Mexico.jpg>. Acesso em 22/03/2019.

Região Metropolitana de São Paulo. In: Wikipedia. Disponível em: <https://pt.wikipedia.org/wiki/Regi%C3%A3o_Metropolitana_de_S%C3%A3o_Paulo>. Acesso em: 22 mar 2019.

Região Metropolitana de São Paulo. EMPLASA. Disponível em: <https://www.emplasa.sp.gov.br/RMSP>. Acesso em: 22 mar 2019.

Contextualização select-down

Slide Plano Aula

Orientações: Apresente as imagens de satélite sugeridas, da cidade de São Paulo (Brasil) e Monterrey (México). O objetivo é que eles compreendam a extensão da mancha urbana e a dificuldade em identificar as fronteiras entre os municípios, o que caracteriza a formação de uma região metropolitana. Os municípios se fundiram a partir do crescimento horizontal, desordenado e rápido das cidades, o que dificulta a identificação dos limites entre elas.

Como adequar à sua realidade: A primeira imagem mostra a região metropolitana de São Paulo, maior do país e mais populosa. Abriga cerca de 21,5 milhões de habitantes em 39 municípios ocupando uma área de 7.946,96 km².

Para você saber mais:

Monterrey. Wikipedia. Disponível em: <https://pt.wikipedia.org/wiki/Monterrei#/media/File:ISS35_Night_image_of_Monterrey,_Mexico.jpg>. Acesso em 22/03/2019.

Região Metropolitana de São Paulo. In: Wikipedia. Disponível em: <https://pt.wikipedia.org/wiki/Regi%C3%A3o_Metropolitana_de_S%C3%A3o_Paulo>. Acesso em: 22 mar 2019.

Região Metropolitana de São Paulo. EMPLASA. Disponível em: <https://www.emplasa.sp.gov.br/RMSP>. Acesso em: 22 mar 2019.

Problematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 7 minutos

Orientações: Abra a discussão para a sala e busque os conhecimentos dos alunos acerca do assunto. Verifique se eles conhecem o termo conurbação e peça que expliquem com as próprias palavras. Conurbação é um fenômeno urbano que ocorre quando duas cidades limítrofes se expandem ao ponto de encontrar-se, compondo um único núcleo urbano, ou seja, o crescimento horizontal desordenado, rápido e acelerado promove que haja uma fusão entre elas.

Comente que esse processo é bastante comum para a formação das regiões metropolitanas do Brasil. Como exemplo temos São Paulo, Rio de Janeiro, Salvador, Belo Horizonte, Fortaleza, Recife, Porto Alegre entre outras que se consolidam como grandes cidades e problemáticas em função da carência em infraestrutura.

Busque exemplos no Estado em que vivem para deixar mais claro aos alunos o processo decorrente dessa formação. Você pode citar algumas cidades médias que estão passando também por esse processo tais como Ribeirão Preto (SP); Baixada Santista (SP), Londrina (PR), etc.

Após este slide, apresenta algumas informações específicas a respeito das regiões metropolitanas citadas para maior conhecimento e reflexão dos alunos.

Para você saber mais:

MOTA, Hugo. O que é Região Metropolitana? Brasil Escola. Disponível em: <https://brasilescola.uol.com.br/o-que-e/geografia/o-que-e-regiao-metropolitana.htm>. Acesso em 22/03/2019.

RIBEIRO, Amarolina. O que é conturbação? Brasil Escola. Disponível em: <https://brasilescola.uol.com.br/o-que-e/geografia/o-que-e-conurbacao.htm>. Acesso em 22/03/2019.

Problematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 7 minutos

Orientações: Abra a discussão para a sala e busque os conhecimentos dos alunos acerca do assunto. Verifique se eles conhecem o termo conurbação e peça que expliquem com as próprias palavras. Conurbação é um fenômeno urbano que ocorre quando duas cidades limítrofes se expandem ao ponto de encontrar-se, compondo um único núcleo urbano, ou seja, o crescimento horizontal desordenado, rápido e acelerado promove que haja uma fusão entre elas.

Comente que esse processo é bastante comum para a formação das regiões metropolitanas do Brasil. Como exemplo temos São Paulo, Rio de Janeiro, Salvador, Belo Horizonte, Fortaleza, Recife, Porto Alegre entre outras que se consolidam como grandes cidades e problemáticas em função da carência em infraestrutura.

Busque exemplos no Estado em que vivem para deixar mais claro aos alunos o processo decorrente dessa formação. Você pode citar algumas cidades médias que estão passando também por esse processo tais como Ribeirão Preto (SP); Baixada Santista (SP), Londrina (PR), etc.

Após este slide, apresenta algumas informações específicas a respeito das regiões metropolitanas citadas para maior conhecimento e reflexão dos alunos.

Para você saber mais:

MOTA, Hugo. O que é Região Metropolitana? Brasil Escola. Disponível em: <https://brasilescola.uol.com.br/o-que-e/geografia/o-que-e-regiao-metropolitana.htm>. Acesso em 22/03/2019.

RIBEIRO, Amarolina. O que é conturbação? Brasil Escola. Disponível em: <https://brasilescola.uol.com.br/o-que-e/geografia/o-que-e-conurbacao.htm>. Acesso em 22/03/2019.

Ação Propositiva select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 23 minutos

Orientações: Para esse momento você pode utilizar computadores ou celulares dos alunos para a pesquisa ou as notícias e reportagens que solicitaria antes do desenvolvimento desse plano. Solicite que formem grupos de 3 a 4 pessoas. Eles devem reunir notícias de problemáticas comuns por meio de notícias nas regiões metropolitanas do Brasil e América Latina em geral e montar um mural. Esse pode ser feito no próprio computador com uso de softwares como power point, ou em papel kraft ou cartolina por meio de modo mais tradicional com corte e colagem.

Sugere-se como consequências: violência urbana, favelização, déficit no transporte público, falta de infraestrutura em geral (saneamento básico, saúde, moradia, educação, segurança etc.), poluição das águas e ar, congestionamentos, desemprego, marginalização e exclusão social, entre outros.

Como adequar à sua realidade: Se viverem em regiões metropolitanas, solicite que busque notícias da própria cidade para comparação com outras regiões metropolitanas da América Latina.

Sistematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações: Solicite que apresentem seus murais a outros grupos, abordem os problemas encontrados. Busque dar diferenciação no teor das notícias e reportagens encontradas.

  • Onde são mais graves?
  • Que notícias são comuns nos países levantados?

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF08GE17 que busca analisar a segregação socioespacial em ambientes urbanos da América Latina, com atenção especial ao estudo de favelas, alagados e zona de riscos. Como esta habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes. A longo prazo você poderá contemplar a habilidade EF08GE16 que pretende analisar as principais problemáticas comuns às grandes cidades latino-americanas, particularmente aquelas relacionadas à distribuição, estrutura e dinâmica da população e às condições de vida e trabalho.

Materiais necessários: Papel pardo ou equipamento para projetar os slides.

Imagem de satélite da Região Metropolitana de São Paulo. Wikimedia commons. Disponível em: <https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/1/1a/S%C3%A3o_Paulo_Landsat_%28fotografia_de_sat%C3%A9lite%29.jpg>. Acesso em: 22 mar 2019.

Monterrey. Wikipedia. Disponível em: <https://pt.wikipedia.org/wiki/Monterrei#/media/File:ISS35_Night_image_of_Monterrey,_Mexico.jpg>. Acesso em 22/03/2019.

Material complementar:

Imagens: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/BkArbm54QfBD6vxVqTfhWhCJBub7pR2X4y8wQ7ck59Tcxe7fVdGRWMqeQVXW/geo8-17und02-imagens-da-contextualizacao.pdf

Para você saber mais:

Monterrey. Wikipedia. Disponível em: <https://pt.wikipedia.org/wiki/Monterrei#/media/File:ISS35_Night_image_of_Monterrey,_Mexico.jpg>. Acesso em 22/03/2019.

MOTA, Hugo. O que é Região Metropolitana? Brasil Escola. Disponível em: <https://brasilescola.uol.com.br/o-que-e/geografia/o-que-e-regiao-metropolitana.htm>. Acesso em 22/03/2019.

Região Metropolitana de São Paulo. In: Wikipedia. Disponível em: <https://pt.wikipedia.org/wiki/Regi%C3%A3o_Metropolitana_de_S%C3%A3o_Paulo>. Acesso em: 22 mar 2019.

Região Metropolitana de São Paulo. EMPLASA. Disponível em: <https://www.emplasa.sp.gov.br/RMSP>. Acesso em: 22 mar 2019.

RIBEIRO, Amarolina. O que é conturbação? Brasil Escola. Disponível em: <https://brasilescola.uol.com.br/o-que-e/geografia/o-que-e-conurbacao.htm>. Acesso em 22/03/2019.

Contextos prévios: Para o desenvolvimento desse plano, seria interessante que os alunos tivessem conhecimento dos conceitos de urbanização, crescimento desordenado das cidades e formação de regiões metropolitanas.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Esse plano de aula busca trabalhar com conceito de conurbação associado à formação de regiões metropolitanas, processo comum nas cidades da América Latina que tiveram rápido processo de urbanização a partir de meados do século XX. Esse crescimento urbano rápido, também foi acelerado e desordenado permitindo que as cidades crescessem horizontalmente promovendo uma fusão entre elas, o que favoreceu a formação de regiões metropolitanas, processo conhecido como conurbação.

Os alunos irão compreender o processo de conurbação e consequente formação de regiões metropolitanas. Como produto final espera-se que eles construam um mural de notícias para dialogar sobre as consequências da formação dessas regiões. Portanto, é necessária uma pesquisa prévia dos alunos acerca do assunto. Solicite-os que tragam notícias ou reportagens de problemas comuns em áreas metropolitanas, tais como: violência urbana, favelização, déficit no transporte público, falta de infraestrutura em geral (saneamento básico, saúde, moradia, educação, segurança, etc), poluição das águas e ar, congestionamentos, desemprego, marginalização e exclusão social, entre outros. Dê preferência para América Latina. Eles podem usar revistas, jornais ou mesmo sites. Se tiver a possibilidade de usar computadores ou celulares no horário de aula, a pesquisa dessas notícias pode ser feita ao longo de seu desenvolvimento.

Como adequar à sua realidade: Esses problemas são bastante comuns nas regiões metropolitanas do Brasil e, portanto, você pode explorar o tema especificamente sobre o país. Como exemplo temos São Paulo, Rio de Janeiro, Salvador, Belo Horizonte, Fortaleza, Recife, Porto Alegre entre outras que se consolidam como grandes cidades e problemáticas em função da carência em infraestrutura.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos

Orientações: Apresente as imagens de satélite sugeridas, da cidade de São Paulo (Brasil) e Monterrey (México). O objetivo é que eles compreendam a extensão da mancha urbana e a dificuldade em identificar as fronteiras entre os municípios, o que caracteriza a formação de uma região metropolitana. Os municípios se fundiram a partir do crescimento horizontal, desordenado e rápido das cidades, o que dificulta a identificação dos limites entre elas.

Como adequar à sua realidade: A primeira imagem mostra a região metropolitana de São Paulo, maior do país e mais populosa. Abriga cerca de 21,5 milhões de habitantes em 39 municípios ocupando uma área de 7.946,96 km².

Para você saber mais:

Monterrey. Wikipedia. Disponível em: <https://pt.wikipedia.org/wiki/Monterrei#/media/File:ISS35_Night_image_of_Monterrey,_Mexico.jpg>. Acesso em 22/03/2019.

Região Metropolitana de São Paulo. In: Wikipedia. Disponível em: <https://pt.wikipedia.org/wiki/Regi%C3%A3o_Metropolitana_de_S%C3%A3o_Paulo>. Acesso em: 22 mar 2019.

Região Metropolitana de São Paulo. EMPLASA. Disponível em: <https://www.emplasa.sp.gov.br/RMSP>. Acesso em: 22 mar 2019.

Slide Plano Aula

Orientações: Apresente as imagens de satélite sugeridas, da cidade de São Paulo (Brasil) e Monterrey (México). O objetivo é que eles compreendam a extensão da mancha urbana e a dificuldade em identificar as fronteiras entre os municípios, o que caracteriza a formação de uma região metropolitana. Os municípios se fundiram a partir do crescimento horizontal, desordenado e rápido das cidades, o que dificulta a identificação dos limites entre elas.

Como adequar à sua realidade: A primeira imagem mostra a região metropolitana de São Paulo, maior do país e mais populosa. Abriga cerca de 21,5 milhões de habitantes em 39 municípios ocupando uma área de 7.946,96 km².

Para você saber mais:

Monterrey. Wikipedia. Disponível em: <https://pt.wikipedia.org/wiki/Monterrei#/media/File:ISS35_Night_image_of_Monterrey,_Mexico.jpg>. Acesso em 22/03/2019.

Região Metropolitana de São Paulo. In: Wikipedia. Disponível em: <https://pt.wikipedia.org/wiki/Regi%C3%A3o_Metropolitana_de_S%C3%A3o_Paulo>. Acesso em: 22 mar 2019.

Região Metropolitana de São Paulo. EMPLASA. Disponível em: <https://www.emplasa.sp.gov.br/RMSP>. Acesso em: 22 mar 2019.

Slide Plano Aula

Orientações: Apresente as imagens de satélite sugeridas, da cidade de São Paulo (Brasil) e Monterrey (México). O objetivo é que eles compreendam a extensão da mancha urbana e a dificuldade em identificar as fronteiras entre os municípios, o que caracteriza a formação de uma região metropolitana. Os municípios se fundiram a partir do crescimento horizontal, desordenado e rápido das cidades, o que dificulta a identificação dos limites entre elas.

Como adequar à sua realidade: A primeira imagem mostra a região metropolitana de São Paulo, maior do país e mais populosa. Abriga cerca de 21,5 milhões de habitantes em 39 municípios ocupando uma área de 7.946,96 km².

Para você saber mais:

Monterrey. Wikipedia. Disponível em: <https://pt.wikipedia.org/wiki/Monterrei#/media/File:ISS35_Night_image_of_Monterrey,_Mexico.jpg>. Acesso em 22/03/2019.

Região Metropolitana de São Paulo. In: Wikipedia. Disponível em: <https://pt.wikipedia.org/wiki/Regi%C3%A3o_Metropolitana_de_S%C3%A3o_Paulo>. Acesso em: 22 mar 2019.

Região Metropolitana de São Paulo. EMPLASA. Disponível em: <https://www.emplasa.sp.gov.br/RMSP>. Acesso em: 22 mar 2019.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 7 minutos

Orientações: Abra a discussão para a sala e busque os conhecimentos dos alunos acerca do assunto. Verifique se eles conhecem o termo conurbação e peça que expliquem com as próprias palavras. Conurbação é um fenômeno urbano que ocorre quando duas cidades limítrofes se expandem ao ponto de encontrar-se, compondo um único núcleo urbano, ou seja, o crescimento horizontal desordenado, rápido e acelerado promove que haja uma fusão entre elas.

Comente que esse processo é bastante comum para a formação das regiões metropolitanas do Brasil. Como exemplo temos São Paulo, Rio de Janeiro, Salvador, Belo Horizonte, Fortaleza, Recife, Porto Alegre entre outras que se consolidam como grandes cidades e problemáticas em função da carência em infraestrutura.

Busque exemplos no Estado em que vivem para deixar mais claro aos alunos o processo decorrente dessa formação. Você pode citar algumas cidades médias que estão passando também por esse processo tais como Ribeirão Preto (SP); Baixada Santista (SP), Londrina (PR), etc.

Após este slide, apresenta algumas informações específicas a respeito das regiões metropolitanas citadas para maior conhecimento e reflexão dos alunos.

Para você saber mais:

MOTA, Hugo. O que é Região Metropolitana? Brasil Escola. Disponível em: <https://brasilescola.uol.com.br/o-que-e/geografia/o-que-e-regiao-metropolitana.htm>. Acesso em 22/03/2019.

RIBEIRO, Amarolina. O que é conturbação? Brasil Escola. Disponível em: <https://brasilescola.uol.com.br/o-que-e/geografia/o-que-e-conurbacao.htm>. Acesso em 22/03/2019.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 7 minutos

Orientações: Abra a discussão para a sala e busque os conhecimentos dos alunos acerca do assunto. Verifique se eles conhecem o termo conurbação e peça que expliquem com as próprias palavras. Conurbação é um fenômeno urbano que ocorre quando duas cidades limítrofes se expandem ao ponto de encontrar-se, compondo um único núcleo urbano, ou seja, o crescimento horizontal desordenado, rápido e acelerado promove que haja uma fusão entre elas.

Comente que esse processo é bastante comum para a formação das regiões metropolitanas do Brasil. Como exemplo temos São Paulo, Rio de Janeiro, Salvador, Belo Horizonte, Fortaleza, Recife, Porto Alegre entre outras que se consolidam como grandes cidades e problemáticas em função da carência em infraestrutura.

Busque exemplos no Estado em que vivem para deixar mais claro aos alunos o processo decorrente dessa formação. Você pode citar algumas cidades médias que estão passando também por esse processo tais como Ribeirão Preto (SP); Baixada Santista (SP), Londrina (PR), etc.

Após este slide, apresenta algumas informações específicas a respeito das regiões metropolitanas citadas para maior conhecimento e reflexão dos alunos.

Para você saber mais:

MOTA, Hugo. O que é Região Metropolitana? Brasil Escola. Disponível em: <https://brasilescola.uol.com.br/o-que-e/geografia/o-que-e-regiao-metropolitana.htm>. Acesso em 22/03/2019.

RIBEIRO, Amarolina. O que é conturbação? Brasil Escola. Disponível em: <https://brasilescola.uol.com.br/o-que-e/geografia/o-que-e-conurbacao.htm>. Acesso em 22/03/2019.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 23 minutos

Orientações: Para esse momento você pode utilizar computadores ou celulares dos alunos para a pesquisa ou as notícias e reportagens que solicitaria antes do desenvolvimento desse plano. Solicite que formem grupos de 3 a 4 pessoas. Eles devem reunir notícias de problemáticas comuns por meio de notícias nas regiões metropolitanas do Brasil e América Latina em geral e montar um mural. Esse pode ser feito no próprio computador com uso de softwares como power point, ou em papel kraft ou cartolina por meio de modo mais tradicional com corte e colagem.

Sugere-se como consequências: violência urbana, favelização, déficit no transporte público, falta de infraestrutura em geral (saneamento básico, saúde, moradia, educação, segurança etc.), poluição das águas e ar, congestionamentos, desemprego, marginalização e exclusão social, entre outros.

Como adequar à sua realidade: Se viverem em regiões metropolitanas, solicite que busque notícias da própria cidade para comparação com outras regiões metropolitanas da América Latina.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações: Solicite que apresentem seus murais a outros grupos, abordem os problemas encontrados. Busque dar diferenciação no teor das notícias e reportagens encontradas.

  • Onde são mais graves?
  • Que notícias são comuns nos países levantados?
Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Unidade do 8º ano :

MAIS AULAS DE Geografia do 8º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF08GE17 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Geografia

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano