17325
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > História > 5º ano > Povos e culturas: meu lugar no mundo e meu grupo social

Plano de aula - As conquistas das mulheres: do voto ao futebol

Plano de aula de História com atividades para 5º ano do EF sobre As conquistas das mulheres: do voto ao futebol

Plano 04 de 5 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Gabriela Ferreira Bustamante Fonseca

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos. Ele apenas resume o conteúdo da aula para que você possa se planejar.

Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF05HI05 de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Nesse plano os alunos irão entrar em contato com a discussão sobre a participação das mulheres em diferentes meios sociais e suas conquistas no mercado de trabalho, nos esportes e na política no século XX e XXI.

Material complementar:

Fichas: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/2QUtRK8usWKXnVP8S9UbBxBwq6fjmyGNKrbAbjtGeQ7jqmpba7zA2NCmkDhs/mulheres-nas-eleicoes.pdf

Para você saber mais:

Nesse link da Revista Nova Escola, você encontra uma indicação sobre a obra de Chimamanda Ngozi Adichie “Para educar crianças feministas”. Além do link, a leitura do livro também pode trazer boas reflexões sobre o tema:

https://novaescola.org.br/conteudo/10180/licoes-para-educar-criancas-feministas (Acesso em 3 de abril de 2019)

ADICHIE, Chimamanda Ngozi. Para educar crianças feministas. Cia das Letras, 2017

No site da Revista Nova Escola você pode encontrar também esse artigo sobre a participação de mulheres em cargos políticos relacionados à educação no Brasil: https://novaescola.org.br/conteudo/10272/mulheres-na-educacao (Acesso em 3 de abril de 2019)

Nessa publicação do Governo do Paraná está disponível um artigo sobre a história do feminismo no século XX no Brasil: http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/cadernospde/pdebusca/producoes_pde/2014/2014_ufpr_hist_artigo_dulcineia_rado.pdf (Acesso em 3 de abril de 2019)

Nessa cartilha produzida pelo Senado Federal você encontra uma pesquisa sobre a visão da população em geral da participação das mulheres na política brasileira: https://www12.senado.leg.br/institucional/procuradoria/proc-publicacoes/cartilha-mulheres-na-politica (Acesso em 3 de abril de 2019)

Nesse link você pode encontrar mais informações sobre a vida de Bertha Lutz: https://cpdoc.fgv.br/producao/dossies/AEraVargas1/biografias/berta_lutz (Acesso em 3 de abril de 2019)

Essa matéria jornalística sobre a participação das mulheres nas ciências nos mostra a desigualdade da participação feminina em diferentes níveis de aprendizagem: https://globoplay.globo.com/v/7440275/ (Acesso em 3 de abril de 2019)

Objetivo select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Apresentar o objetivo da aula. Diga para os alunos que eles irão investigar como funcionam os ciclos da natureza e se podemos utilizar esses ciclos para marcar o tempo.

Contexto select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos

Orientações: Inicie a discussão dessa aula perguntando aos alunos se eles conhecem a jogadora de futebol Marta, e se sabem sobre algum prêmio que ela ganhou. Diga aos alunos que ela já foi indicada como melhor jogadora do mundo por 14 vezes, tendo ganhado esse título 6 delas. Apesar de Marta ter sido eleita a melhor em campo em várias copas do mundo de futebol feminino, o Brasil nunca foi campeão, conseguiu apenas em 2007 ser vice campeão. Marta se destaca junto de outras jogadoras como Formiga, Cristiane entre outras.

Pergunte aos alunos quantos jogos de futebol feminino eles já assistiram na televisão. Pergunte a eles por que é tão raro que essas partidas sejam televisionadas, levando em conta que os jogos masculinos são exibidos semanalmente em diversos canais. Pergunte se existem outros esportes onde podemos encontrar mais homens do que mulheres participando, e se isso pode ser notado também em outra profissão. Para exemplificar, utilize elementos do cotidiano, e analise com os alunos se na escola existem mais professores ou professoras, ou se eles já conheceram uma mulher que seja motorista de ônibus, que trabalhem como padeiras, em açougues etc. É comum que mulheres exerçam essas profissões? Por que não? Por que algumas profissões parecem estar direcionadas somente a um gênero?

Pense em profissões que os alunos possam observar em seu cotidiano. A ideia de trazer a motorista de ônibus ou Marta, como jogadora de futebol, é causar o questionamento do porquê as mulheres ainda ocupam em desproporção muitas profissões. Em oposição aos cargos ocupados por mulheres você também pode trazer a reflexão sobre quais profissões são ocupadas quase exclusivamente por elas como empregada doméstica, professoras de educação infantil e ensino fundamental, caixas de supermercado etc.

Para você saber mais:

Site da Confederação Brasileira de Futebol: https://www.cbf.com.br/selecao-brasileira/noticias/selecao-feminina (Acesso em 3 de abril de 2019) Nesse site você pode encontrar algumas notícias sobre a seleção feminina de futebol do Brasil, com os jogos mais recentes e as preparações para campeonatos.

Para saber mais sobre a biografia da jogadora Marta, disponibilizamos uma biografia no link:

Problematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 25 minutos

Orientações: Elenque com os alunos as profissões que eles consideraram como femininas ou masculinas. Separe os alunos em duplas e entregue uma ficha para cada dupla, dando 2 minutos para que eles leiam e interpretem os dados presentes em sua ficha. As fichas estão disponíveis nesse link: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/2QUtRK8usWKXnVP8S9UbBxBwq6fjmyGNKrbAbjtGeQ7jqmpba7zA2NCmkDhs/mulheres-nas-eleicoes.pdf

Explique para os alunos que os temas das fichas das duplas está relacionado. Diga que os alunos devem conversar entre si e encontrar quais informações podem ser complementares ao que trazem em sua ficha. Dê 10 minutos para que eles observem as fontes dos outros alunos e façam as relações entre os materiais. Depois da observação, peça para que eles se reúnam em grupos e contem porque se consideram um grupo. Nesse momento, você pode dizer que, idealmente, existem 3 grandes grupos: Política, Profissões, Direito ao voto e à participação política. Pergunte o que se relaciona com a política atual, e aponte a desproporção da quantidade de mulheres eleitas e a necessidade de uma lei que incentive a sua participação.

Explique que as mulheres tem uma história muito mais recente na política, e peça para que os alunos com as fontes relacionadas ao direito de voto falem sobre seu material. Explique que Bertha Lutz foi uma das principais responsáveis pela conquista de direitos das mulheres, e que junto a outras companheiras da Federação pelo Progresso Feminino conseguiu que elas começassem a sua caminhada em direção à igualdade em relação aos direitos dos homens.

Relacione a ideia de igualdade com a participação das mulheres no mercado de trabalho, relacionando com a equidade salarial e o acesso a cargos de gerência, e a existência de vagas e profissões exclusiva para mulheres no passado. Diga que as mulheres ainda enfrentam muitas dificuldades para estar em alguns espaços, e pergunte aos alunos porque eles acreditam que isso acontece. Diga que nossa sociedade ainda está se transformando e que a nossa parte nessa luta pode estar relacionada com o incentivo à participação das mulheres em todos os espaços, nos pequenos empreendimentos (salão de beleza, venda de roupas, produtos etc), na representação política, na literatura etc.

Para finalizar essa aula, você pode acessar os vídeos exibidos na semana da mulher no Jornal Hoje da Rede Globo https://globoplay.globo.com/v/7440452/ (Acesso em 3 de abril de 2019), https://globoplay.globo.com/v/7440275/ (Acesso em 3 de abril de 2019) . Nesses vídeos podemos encontrar o debate sobre os problemas do mercado de trabalho e da participação das mulheres na ciência.

Para você saber mais:

A história de Bertha Lutz pode ser consultada nesse link: http://www.arquivonacional.gov.br/br/difusao/arquivo-na-historia/908-mulheres-na-historia-bertha-lutz.html (Acesso em 3 de abril de 2019)

Para saber mais sobre a conquista do direito do voto feminino sugerimos o seguinte link: http://www.tre-pr.jus.br/imprensa/noticias-tre-pr/2018/Fevereiro/24-de-fevereiro-dia-da-conquista-do-voto-feminino-no-brasil-1 (Acesso em 3 de abril de 2019)

Informações complementares aos gráficos sobre a participação das mulheres na política podem ser encontrados nessa matéria jornalística: https://g1.globo.com/politica/eleicoes/2018/eleicao-em-numeros/noticia/2018/10/08/no-de-mulheres-eleitas-se-mantem-no-senado-mas-aumenta-na-camara-e-nas-assembleias.ghtml (Acesso em 3 de abril de 2019)

Sistematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos

Orientações: Retome a história da jogadora Marta com os alunos através da leitura do texto. Diga que eles deverão organizar uma partida de futebol feminino na sala. Diga que os meninos devem ficar responsáveis pela organização das partidas, sendo juízes e verificando a disponibilidade de espaços na escola para que o campeonato aconteça ou dando dicas para as meninas com seus conhecimentos sobre o esporte.

Para conseguir mais tempo para o campeonato, converse com a professora ou professor de educação física para trabalhar em conjunto com essa área do conhecimento. Você também pode expandir essa partida para toda a escola propondo a organização de um campeonato de futebol feminino.

Sistematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos

Orientações: Retome a história da jogadora Marta com os alunos através da leitura do texto. Diga que eles deverão organizar uma partida de futebol feminino na sala. Diga que os meninos devem ficar responsáveis pela organização das partidas, sendo juízes e verificando a disponibilidade de espaços na escola para que o campeonato aconteça ou dando dicas para as meninas com seus conhecimentos sobre o esporte.

Para conseguir mais tempo para o campeonato, converse com a professora ou professor de educação física para trabalhar em conjunto com essa área do conhecimento. Você também pode expandir essa partida para toda a escola propondo a organização de um campeonato de futebol feminino.

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos. Ele apenas resume o conteúdo da aula para que você possa se planejar.

Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF05HI05 de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Nesse plano os alunos irão entrar em contato com a discussão sobre a participação das mulheres em diferentes meios sociais e suas conquistas no mercado de trabalho, nos esportes e na política no século XX e XXI.

Material complementar:

Fichas: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/2QUtRK8usWKXnVP8S9UbBxBwq6fjmyGNKrbAbjtGeQ7jqmpba7zA2NCmkDhs/mulheres-nas-eleicoes.pdf

Para você saber mais:

Nesse link da Revista Nova Escola, você encontra uma indicação sobre a obra de Chimamanda Ngozi Adichie “Para educar crianças feministas”. Além do link, a leitura do livro também pode trazer boas reflexões sobre o tema:

https://novaescola.org.br/conteudo/10180/licoes-para-educar-criancas-feministas (Acesso em 3 de abril de 2019)

ADICHIE, Chimamanda Ngozi. Para educar crianças feministas. Cia das Letras, 2017

No site da Revista Nova Escola você pode encontrar também esse artigo sobre a participação de mulheres em cargos políticos relacionados à educação no Brasil: https://novaescola.org.br/conteudo/10272/mulheres-na-educacao (Acesso em 3 de abril de 2019)

Nessa publicação do Governo do Paraná está disponível um artigo sobre a história do feminismo no século XX no Brasil: http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/cadernospde/pdebusca/producoes_pde/2014/2014_ufpr_hist_artigo_dulcineia_rado.pdf (Acesso em 3 de abril de 2019)

Nessa cartilha produzida pelo Senado Federal você encontra uma pesquisa sobre a visão da população em geral da participação das mulheres na política brasileira: https://www12.senado.leg.br/institucional/procuradoria/proc-publicacoes/cartilha-mulheres-na-politica (Acesso em 3 de abril de 2019)

Nesse link você pode encontrar mais informações sobre a vida de Bertha Lutz: https://cpdoc.fgv.br/producao/dossies/AEraVargas1/biografias/berta_lutz (Acesso em 3 de abril de 2019)

Essa matéria jornalística sobre a participação das mulheres nas ciências nos mostra a desigualdade da participação feminina em diferentes níveis de aprendizagem: https://globoplay.globo.com/v/7440275/ (Acesso em 3 de abril de 2019)

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Apresentar o objetivo da aula. Diga para os alunos que eles irão investigar como funcionam os ciclos da natureza e se podemos utilizar esses ciclos para marcar o tempo.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos

Orientações: Inicie a discussão dessa aula perguntando aos alunos se eles conhecem a jogadora de futebol Marta, e se sabem sobre algum prêmio que ela ganhou. Diga aos alunos que ela já foi indicada como melhor jogadora do mundo por 14 vezes, tendo ganhado esse título 6 delas. Apesar de Marta ter sido eleita a melhor em campo em várias copas do mundo de futebol feminino, o Brasil nunca foi campeão, conseguiu apenas em 2007 ser vice campeão. Marta se destaca junto de outras jogadoras como Formiga, Cristiane entre outras.

Pergunte aos alunos quantos jogos de futebol feminino eles já assistiram na televisão. Pergunte a eles por que é tão raro que essas partidas sejam televisionadas, levando em conta que os jogos masculinos são exibidos semanalmente em diversos canais. Pergunte se existem outros esportes onde podemos encontrar mais homens do que mulheres participando, e se isso pode ser notado também em outra profissão. Para exemplificar, utilize elementos do cotidiano, e analise com os alunos se na escola existem mais professores ou professoras, ou se eles já conheceram uma mulher que seja motorista de ônibus, que trabalhem como padeiras, em açougues etc. É comum que mulheres exerçam essas profissões? Por que não? Por que algumas profissões parecem estar direcionadas somente a um gênero?

Pense em profissões que os alunos possam observar em seu cotidiano. A ideia de trazer a motorista de ônibus ou Marta, como jogadora de futebol, é causar o questionamento do porquê as mulheres ainda ocupam em desproporção muitas profissões. Em oposição aos cargos ocupados por mulheres você também pode trazer a reflexão sobre quais profissões são ocupadas quase exclusivamente por elas como empregada doméstica, professoras de educação infantil e ensino fundamental, caixas de supermercado etc.

Para você saber mais:

Site da Confederação Brasileira de Futebol: https://www.cbf.com.br/selecao-brasileira/noticias/selecao-feminina (Acesso em 3 de abril de 2019) Nesse site você pode encontrar algumas notícias sobre a seleção feminina de futebol do Brasil, com os jogos mais recentes e as preparações para campeonatos.

Para saber mais sobre a biografia da jogadora Marta, disponibilizamos uma biografia no link:

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 25 minutos

Orientações: Elenque com os alunos as profissões que eles consideraram como femininas ou masculinas. Separe os alunos em duplas e entregue uma ficha para cada dupla, dando 2 minutos para que eles leiam e interpretem os dados presentes em sua ficha. As fichas estão disponíveis nesse link: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/2QUtRK8usWKXnVP8S9UbBxBwq6fjmyGNKrbAbjtGeQ7jqmpba7zA2NCmkDhs/mulheres-nas-eleicoes.pdf

Explique para os alunos que os temas das fichas das duplas está relacionado. Diga que os alunos devem conversar entre si e encontrar quais informações podem ser complementares ao que trazem em sua ficha. Dê 10 minutos para que eles observem as fontes dos outros alunos e façam as relações entre os materiais. Depois da observação, peça para que eles se reúnam em grupos e contem porque se consideram um grupo. Nesse momento, você pode dizer que, idealmente, existem 3 grandes grupos: Política, Profissões, Direito ao voto e à participação política. Pergunte o que se relaciona com a política atual, e aponte a desproporção da quantidade de mulheres eleitas e a necessidade de uma lei que incentive a sua participação.

Explique que as mulheres tem uma história muito mais recente na política, e peça para que os alunos com as fontes relacionadas ao direito de voto falem sobre seu material. Explique que Bertha Lutz foi uma das principais responsáveis pela conquista de direitos das mulheres, e que junto a outras companheiras da Federação pelo Progresso Feminino conseguiu que elas começassem a sua caminhada em direção à igualdade em relação aos direitos dos homens.

Relacione a ideia de igualdade com a participação das mulheres no mercado de trabalho, relacionando com a equidade salarial e o acesso a cargos de gerência, e a existência de vagas e profissões exclusiva para mulheres no passado. Diga que as mulheres ainda enfrentam muitas dificuldades para estar em alguns espaços, e pergunte aos alunos porque eles acreditam que isso acontece. Diga que nossa sociedade ainda está se transformando e que a nossa parte nessa luta pode estar relacionada com o incentivo à participação das mulheres em todos os espaços, nos pequenos empreendimentos (salão de beleza, venda de roupas, produtos etc), na representação política, na literatura etc.

Para finalizar essa aula, você pode acessar os vídeos exibidos na semana da mulher no Jornal Hoje da Rede Globo https://globoplay.globo.com/v/7440452/ (Acesso em 3 de abril de 2019), https://globoplay.globo.com/v/7440275/ (Acesso em 3 de abril de 2019) . Nesses vídeos podemos encontrar o debate sobre os problemas do mercado de trabalho e da participação das mulheres na ciência.

Para você saber mais:

A história de Bertha Lutz pode ser consultada nesse link: http://www.arquivonacional.gov.br/br/difusao/arquivo-na-historia/908-mulheres-na-historia-bertha-lutz.html (Acesso em 3 de abril de 2019)

Para saber mais sobre a conquista do direito do voto feminino sugerimos o seguinte link: http://www.tre-pr.jus.br/imprensa/noticias-tre-pr/2018/Fevereiro/24-de-fevereiro-dia-da-conquista-do-voto-feminino-no-brasil-1 (Acesso em 3 de abril de 2019)

Informações complementares aos gráficos sobre a participação das mulheres na política podem ser encontrados nessa matéria jornalística: https://g1.globo.com/politica/eleicoes/2018/eleicao-em-numeros/noticia/2018/10/08/no-de-mulheres-eleitas-se-mantem-no-senado-mas-aumenta-na-camara-e-nas-assembleias.ghtml (Acesso em 3 de abril de 2019)

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos

Orientações: Retome a história da jogadora Marta com os alunos através da leitura do texto. Diga que eles deverão organizar uma partida de futebol feminino na sala. Diga que os meninos devem ficar responsáveis pela organização das partidas, sendo juízes e verificando a disponibilidade de espaços na escola para que o campeonato aconteça ou dando dicas para as meninas com seus conhecimentos sobre o esporte.

Para conseguir mais tempo para o campeonato, converse com a professora ou professor de educação física para trabalhar em conjunto com essa área do conhecimento. Você também pode expandir essa partida para toda a escola propondo a organização de um campeonato de futebol feminino.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos

Orientações: Retome a história da jogadora Marta com os alunos através da leitura do texto. Diga que eles deverão organizar uma partida de futebol feminino na sala. Diga que os meninos devem ficar responsáveis pela organização das partidas, sendo juízes e verificando a disponibilidade de espaços na escola para que o campeonato aconteça ou dando dicas para as meninas com seus conhecimentos sobre o esporte.

Para conseguir mais tempo para o campeonato, converse com a professora ou professor de educação física para trabalhar em conjunto com essa área do conhecimento. Você também pode expandir essa partida para toda a escola propondo a organização de um campeonato de futebol feminino.

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Povos e culturas: meu lugar no mundo e meu grupo social do 5º ano :

5º ano / História / Povos e culturas: meu lugar no mundo e meu grupo social

5º ano / História / Povos e culturas: meu lugar no mundo e meu grupo social

MAIS AULAS DE História do 5º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF05HI05 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de História

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano