17260
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > História > 4º ano > Circulação de pessoas, produtos e culturas

Plano de aula - E os portugueses também migraram para o Brasil

Plano de aula de História com atividades para 4º ano do EF sobre E os portugueses também migraram para o Brasil

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Ana Paula Afonso De Borborema

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Ferramentas sugeridas
- Essenciais: documentos em PDF, Word; e-mail; Whatsapp.
- Optativas: Zoom, Skype ou demais aplicativos de vídeo chamada, Google Classroom.

Contexto
O objetivo desta aula é fazer com que os alunos compreendam o processo de migração dos portugueses para o Brasil, em diferentes épocas, e suas consequências.

Siga a sequência de orientações, utilizando os questionamentos que constam no Objetivo desta aula. Envie todo o material necessário (documentos, foto dos documentos, todas as orientações e explicações complementares para que a compreensão do conteúdo seja atingida) com as devidas orientações necessárias.

Foque na pergunta “Sabem o que eles têm em comum?” para que os alunos percebam que todas as cidades apresentadas estão localizadas no litoral e que sofreram muita influência da migração portuguesa, principalmente no período da colonização.

Problematização
Envie todo o material para os alunos através da entrega na escola, pelo grupo de Whatsapp da turma, por e-mail ou Classroom. Siga as orientações propostas, estimulando o debate e a troca de impressões. Desta forma, os alunos terão mais facilidade em desenvolver o trabalho.

Esta etapa pode ser desenvolvida de forma individual ou no formato original do Plano. Caso opte pelo formato original, você pode sugerir aos alunos que façam os trabalhos utilizando os recursos que possuem ou digitais, como Google Apresentações, Google Docs, Paint, Word e Padlet.
Permita que eles entreguem essa proposta na escola, enviem por e-mail, Classroom ou Whatsapp. Agende uma videoconferência para que debatam sobre o tema e tirem duvidas, com sua orientação e direcionamento.

Sistematização
Siga as orientações que são propostas nesta etapa. A sugestão é que a proposta para jogar o Jogo da Memória da Herança Portuguesa seja direcionada para as famílias. Envie o documento ou a foto do documento para os alunos.

Para conhecer:
- E- mail (disponível aqui). 
- Classroom (disponível aqui).
- Hangouts (disponível aqui).
- Padlet (disponível aqui).
- Google Docs (disponível aqui).

Convite às famílias
Proponha que a família jogue o Jogo da Memória da Herança Portuguesa, seguindo as orientações definidas na Sistematização.

Sugestão Enviada Por: Maria Pimenta


Código: HIS4_11UND04

(EF04HI11) Analisar, na sociedade em que vive, a existência ou não de mudanças associadas à migração (interna e internacional).


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Circulação de pessoas, produtos e culturas do 4º ano:

MAIS AULAS DE História do 4º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de História

Encontre planos de aula para outras disciplinas