Contextualização
Plano de Aula
Plano de aula: Meios de comunicação: inclusão e exclusão
Plano 10 de uma sequência de 10 planos. Veja todos os planos sobre Transformações nos meios de comunicação
Sobre este plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você possa se planejar.
Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF04HI08 de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.
Materiais necessários:
- Material necessário para a confecção de um painel. Ex: papel, hidrocor, lápis de cera, revista para recortar.
Material complementar:
Contextualização
Problematização - Crianças ligadas pela rede
Problematização - meios de comunicação
Para você saber mais:
Escravos da tecnologia. Animação por Steve Cutts. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=Qx8JIoNOz0Y Acesso em 06 de março de 2019.
Exclusão digital. Por Gabriela E. Possolli Vesce. Disponível em: https://www.infoescola.com/sociologia/exclusao-digital/ Acesso em 06 de março de 2019.
História da internet- os primeiros passos da rede mundial. Por Rafael H. Disponível em https://www.weblink.com.br/blog/tecnologia/historia-da-internet-os-primeiros-passos-da-rede-mundial-de-computadores/ . Acesso em 05 de março de 2019.
Pierre Levì é um filósofo francês especialista em exclusão do universo digital e novas tecnologias de comunicação. Meios de comunicação: integração ou exclusão? Por Gilson Marcos Pagés. Disponível em http://artigos.netsaber.com.br/resumo_artigo_69825/artigo_sobre_meios-de-comunicacao--integracao-ou-exclusao-Acesso em 06 de março de 2019.
Objetivo
Tempo sugerido: 3 minutos
Orientações: Apresente o tema aos alunos escrevendo-o no quadro ou lendo-o para a turma. Se estiver fazendo uso de projetor, apresente esse slide e faça uma leitura coletiva.
Esse primeiro slide visa apresentar aos alunos o objetivo da aula, aguçando sua curiosidade sobre o tema e integrando-os ao mesmo. Portanto, oriente-os explorando o objetivo do plano. Você pode questioná-los com perguntas como:
- Quem usa a internet?
- O que é inclusão? Como será que a internet faz uma inclusão?
- Vocês já ouviram falar de exclusão digital?
Não se preocupe em aprofundar esse debate, essas questões serão retomadas durante a aula, mas aproveite esse momento para saber o que seus alunos já conhecem sobre o tema.
Para você saber mais: Exclusão digital. Por Gabriela E. Possolli Vesce. Disponível em: https://www.infoescola.com/sociologia/exclusao-digital/ Acesso em 06 de março de 2018.
Contexto
Tempo sugerido: 7 minutos
Orientações: Projete o slide ou entregue o material impresso aos alunos. Leia a pergunta em voz alta e ouça as respostas dos alunos, motivando-os a fazer uma análise da mensagem dessa imagem.
Fonte:
No Brasil, o computador é um divisor econômico. Por Fabiana Rocha; Manoel Magalhães Moreira. Disponível em: https://canalcederj.cecierj.edu.br/recurso/9581 Acesso em 20 de outubro de 2018
Como adequar à sua realidade: Dependendo da escola ou da sua região é possível que os alunos identifiquem-se com as pessoas fora do círculo por estarem à margem da internet. Permita que as crianças se identifiquem na figura.
Contexto
Orientações: Projete este novo slide ou copie-o no quadro ou, ainda, pode lê-lo para a turma. Leia em voz alta, pausadamente para que os alunos possam refletir sobre as informações dadas.
Oriente os alunos a analisarem essa imagem. Proponha um debate com algumas questões como:
- De que modo o computador pode aproximar as pessoas do mundo inteiro? Espere que os alunos falem sobre rede sociais, mas os lembre do email, de uma chamada telefônica por what’s app, Messenger,Skype entre outros. Mais a frente a aula irá aprofundar estas questões, porém é interessante que o aluno perceba a internet como um meio de comunicação e não somente um entretenimento.
- Se vocês estivessem nessa imagem, onde você estaria? Por quê? Permita que os alunos localizem-se dentro ou fora do círculo e se expliquem.
- Como podemos ter algo que inclui e exclui ao mesmo tempo? Você pode citar uma brincadeira da qual as crianças costumam brincar na escola, por exemplo: muitos brincam de futebol, portanto, essa atividade inclui muitas crianças, porém nem todos gostam, sabem jogar, podem jogar ou tem espaço para a turma inteira na mesma hora. Assim é a internet, ela existe e pode ser usada para aproximar muitas pessoas e adquirir muitas informações, mas nem todos gostam, sabem usar ou têm acesso a ela. O exemplo dado foi futebol, mas pode usar uma outra brincadeira.
- O que parece que as pessoas fora do círculo estão sentindo?
- Se a internet inclui como a brincadeira, mas também exclui assim como a brincadeira, a internet é uma coisa boa ou ruim?Deixe que os alunos respondam livremente, essa pergunta será feita novamente ao longo da aula.
Fonte:
No Brasil, o computador é um divisor econômico. Por Fabiana Rocha; Manoel Magalhães Moreira. Disponível em: https://canalcederj.cecierj.edu.br/recurso/9581 Acesso em 20 de outubro de 2018
Como adequar à sua realidade: Caso a aula seja em uma escola indígena o termo aldeia pode ser mais explorado: consciência coletiva, proximidade entre os membros, identificação e etc.
Problematização
Tempo sugerido: 25 minutos
Orientações: Projete este slide ou entregue o material impresso aos alunos. Leia em voz alta a pergunta do canto superior esquerdo. Estimule os alunos a repararem e descreverem os cenários, as roupas e as características das crianças. A conclusão é de que todas vivem em lugares diferentes.
Leia a segunda pergunta do slide. Permita que os alunos criem hipóteses positivas ou negativas. Em seguida, oriente aos alunos a pensar em viagens, intercâmbios, programas de televisão até chegarem à internet e às redes sociais.
omo gancho para o próximo slide, pergunte que meios de comunicação poderiam aproximá-las.
Imagem para impressão:
Problematização
Orientações: Apresente este slide aos alunos, mas antes de lê-lo analise as imagens com questões como:
- Que meios de comunicação são esses? Peça para que os alunos os nomeie.
- Em quais desses meios você pode acessar a internet? Provavelmente apontarão computador e celular, mas alguns alunos já acessam na televisão.
- Explique para a turma que o computador pessoal foi criado em 1976 e em 1983 no formato visual que conhecemos (com pastas, arquivos, programas mais simples). No Brasil ele passou a ser vendido em lojas na década de 80. Já o telefone celular foi criado em 1947 nos EUA, chegando ao Brasil em 1990. Você pode pedir para que eles façam as contas para saber há quantos anos o celular e o computador chegaram ao Brasil e pode comparar com a idade de seus pais que não nasceram com este acesso ou eram muito pequenos. O objetivo é criar um marco temporal para demonstrar que essas tecnologias são bastante recentes.
- De que maneira eles aproximam mais as pessoas? Quais conseguem aproximar maior quantidade de pessoas? Os alunos devem perceber que a internet cria interação entre as pessoas e, diferentemente do telefone ou da carta que são contatos pessoais, ela conecta pessoas que não se conhecem. Conte para a turma que a internet começou a ser usada mundialmente em 1974, mas foi em 1993 que ela foi liberada de forma gratuita para o mundo.
- Leia as perguntas do slide. Chame a atenção dos alunos para o aumento da velocidade em cada nova invenção e para as transformações que sofreram para acompanharem a urgência da comunicação de cada época. Ex: cartas para telegramas, para emails; e em contrapartida a modernização dos correios.
Fonte das imagens:
Rádio: disponível em: https://commons.wikimedia.org/wiki/Radio#/media/File:Radio.jpg Acesso em 06 de março de 2019.
Carta: https://images.pond5.com/theodore-roosevelt-fairbanks-postcard-1904-photo-045119617_iconl.jpeg
Telefone: Ana Paula Borborema. Acervo pessoal
Jornal: https://images.pond5.com/traveling-teams-newspapers-photo-045397809_iconl.jpeg
Computador: https://images.pond5.com/dec-photo-045567639_iconl.jpeg
Tv: https://images.pond5.com/president-barack-obama-press-secretary-photo-044848090_iconl.jpeg
Material pela impressão:
Para você saber mais:
Laço universal entre os homens. Por Vie-Art-Cité Lausanne, traduzido por Correios, in História dos correios no mundo. Disponível em: https://www.filatelicaesperanto.com.br/index.php?route=product/product&product_id=816 Acesso em 06 de março de 2019.
História do jornal. Por Jornalista.com.br. Disponível em: http://www.jornalista.com.br/historia-do-jornal.html Acesso em 05 de março de 2019.
História da internet- os primeiros passos da rede mundial. Por Rafael H. Disponível em https://www.weblink.com.br/blog/tecnologia/historia-da-internet-os-primeiros-passos-da-rede-mundial-de-computadores/ . Acesso em 05 de março de 2019.
Problematização
Orientações: Apresente este slide aos alunos e leia em voz alta, ou faça apenas as perguntas que estão nele.
A imagem possui duas frases em espanhol: “internet de las cosas” ( internet das coisas) e “Conectar el mundo” (conectar o mundo).
Faça as perguntas do slide para a turma:
- A internet aproxima o mundo todo. Como ela faz isso? Quais as vantagens da internet? Relacione as vantagens junto com os alunos (escreva-as no quadro enquanto os alunos dão suas opiniões, ou peça para que um dos alunos anote em seu caderno): ter acesso a informações que estão na rede ou a acervos de bibliotecas e museus em qualquer lugar do mundo; poder enviar uma mensagem que levará segundos para chegar para um parente na Alemanha, ou uma foto em menos de 1 minuto para alguém no Egito; fazer amigos em outros estados brasileiros; jogar online com jogadores a qualquer distância, trabalhar em casa (home office), criar um comércio digital com pouco capital (lojas virtuais, grupos de troca e venda no facebook), expor seus trabalhos artísticos, expor fotos, fazer propagandas mais baratas, informar-se do que acontece na sua região e no mundo, procurar emprego, fazer cursos online, e etc. Algumas dicas podem ser encontradas na imagem como baixar música.
- A terceira pergunta talvez exija mais da sua cooperação ou não. Esteja pronto para conversar sobre preconceitos, conflitos, destruição do meio ambiente. Um exemplo que pode ser usado para pessoas que a voz é ouvida devido a internet são alguns representantes de povos indígenas no Brasil que expõe sua cultura e pede seus direitos em sites ou em vídeos no Youtube como é o caso do xavante Cristian Wariu Tseremey’wa que difunde a cultura xavante e guarani tirando dúvidas dos não indígenas e seu canal possui mais de 15 mil inscritos. Outro exemplo é o da paquistanesa Malala Yousafzai, ganhadora do prêmio Nobel em 2018 por denunciar através de um blog a proibição de que mulheres tivessem acesso a educação em sua região. Essas vozes seriam ouvidas sem internet?
Lembre aos alunos que o www que encontramos antes dos sites significa Word wide web que significa rede mundial de computadores, ou seja, estamos todos conectados. Então, pergunte:
- A internet é boa? Provavelmente concordarão.
Fonte da imagem:
Internet of things,Wilgengebroed on Flickr. Disponível em: https://commons.wikimedia.org/wiki/Category:Internet_of_things#/media/File:Internet_de_las_Cosas.jpg . Acesso em 11 de março de 2019.
Como adequar à sua realidade: Caso você esteja em uma comunidade quilombola, indígena ou com outras especificidades busque exemplos próximos a sua realidade de luta por direito e divulgação através da internet.
Para você saber mais:
A internet das coisas é um conceito sobre a internet estar espalhando-se por aparelhos e “coisas”, como relógio, casas automatizadas, carros, rastreadores em colheiras de animais e etc.
Canal Wariu. Por Cristian Wariu Tseremey’wa: You tube. Disponível em https://www.youtube.com/channel/UCZFj_5-VLQRddUKouwCSpbA. Acesso em 10 de março de 2019.
Quem são os youtubers indígenas do Brasil. Por Vice Brasil. Disponível em https://www.vice.com/pt_br/article/qvqjw7/quem-sao-os-youtubers-indigenas-do-brasil Acesso em 11 de março de 2019.
Problematização
Orientações: Apresente este slide aos alunos ou peça que retomem o primeiro material que foi entregue referente a esta figura e escreva a primeira pergunta no quadro: E quando eles excluem? Leia o restante do texto. Explique à turma que no texto o autor refere-se a frase de um filósofo francês chamado Pierre Levì. Oriente o debate sobre o tema com questões como:
- O que houve com as pessoas de fora do círculo?
- De que maneira os meios de comunicação, principalmente os ligados à internet causam também a exclusão?
- Todo mundo tem acesso à internet? Por que não? Enquanto ouve as respostas dos alunos comente os altos valores de computadores, celulares, assinaturas de internet.
- Vocês concordam com a fala de Pierre Levì ( entre aspas no retângulo) ? Os alunos devem perceber que o caráter social e econômico da exclusão digital. Estimule-os a refletir que não é só o valor dos aparelhos, mas também as realidades sociais que criam esta exclusão. Existem pessoas que moram em lugares sem luz, sem água encanada, esgoto, escolas ou hospitais. Será que chega cobertura de internet nestes lugares?
- Então, o que podemos entender por exclusão digital? Peça para que eles criem conceitos.
Retome as anotações feitas sobre as vantagens da internet e converse com os alunos sobre o que as pessoas que estão excluídas do meio digital não tem acesso. Eles devem perceber que são excluídos: de oportunidades de trabalho, informações, exercício da cidadania e etc. Porém deve ser salientado que muitos projetos governamentais e não governamentais são constantemente produzidos no sentido de acabar com a inclusão digital.
Lembrando que existem ainda pessoas ou comunidades que podem se excluir voluntariamente deste “mundo digital”, mas nesses casos isto foi uma escolha e não uma falta de opção.
Instigue mais uma vez o debate perguntando:
- Vocês podem acessar tudo o que está na internet?
- Todo conteúdo é para a sua idade? Oriente a turma sobre alguns perigos da internet, principalmente para crianças. Como os vírus, conteúdos impróprios ou pessoas que se fazem passar por outras crianças.
Para concluir, pergunte aos alunos uma última vez se a internet é boa ou ruim. Eles deverão perceber que a internet em si é uma coisa boa, porém as exclusões por diversos motivos assim como seu mau uso pode torná-la uma coisa ruim.
Fonte do texto:
Exclusão digital. Por Gabriela E. Possolli Vesce. Disponível em: https://www.infoescola.com/sociologia/exclusao-digital/ Acesso em 06 de março de 2018.
Para você saber mais:
Pierre Levì é um filósofo francês especialista em exclusão do universo digital e novas tecnologias de comunicação. Meios de comunicação: integração ou exclusão? Por Gilson Marcos Pagés. Disponível em http://artigos.netsaber.com.br/resumo_artigo_69825/artigo_sobre_meios-de-comunicacao--integracao-ou-exclusao-Acesso em 06 de março de 2019.
Sistematização
Tempo sugerido: 15 minutos
Orientações:
Você pode iniciar a atividade conversando com a turma sobre a importância da inclusão digital que eles viram na aula e, ainda abordar outros temas como:
- analfabetismo digital (as pessoas não saberem usar o computador);
- navegar com responsabilidade;
- cadastros e informações que são realizadas somente pela internet;
- preço dos provedores de internet;
- poucos lugares públicos de acesso;
- Entre outros temas que sua comunidade ou sala de aula perceba;
Escreva no quadro ou em uma folha de papel os temas sugeridos pelas crianças.
Proponha aos alunos que utilizem estes temas para criarem, coletivamente, um grande painel com uma mensagem e ilustração criada pelos mesmos pela inclusão digital no Brasil.
Ao terminar, exponha o painel em um lugar de destaque da escola.
Como adequar à sua realidade: Caso a região de seus alunos não possua ou tenha dificuldade de acesso a internet o trabalho pode ser voltado para a necessidade real dos alunos, criar um painel em prol de sua própria inclusão digital.
Materiais complementares
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Ferramentas sugeridas
- Essenciais: documentos em PDF, Word; e-mail; Whatsapp.
- Optativas: Zoom, Skype ou demais aplicativos de vídeo chamada, Google Classroom.
Contexto
O objetivo desta aula é fazer com que os alunos compreendam que a internet é um dos meios de comunicação que favorece a inclusão e a exclusão das pessoas. Converse com eles através de uma videoconferência pelo Whatsapp do grupo da turma e faça os questionamentos propostos no Objetivo. Siga a sequência de orientações proposta. Envie todo o material (documentos, orientações) para os alunos através da entrega na escola, pelo grupo de Whatsapp da turma, por e-mail ou postado no Classroom.
Peça para eles relatarem se já sofreram discriminação por não possuírem equipamentos de última geração.
Problematização
Siga as orientações definidas: faça oralmente os questionamentos. Envie todo o material (documentos, orientações) para os alunos.
Caso você trabalhe em outra escola (tenha colegas que trabalhem em outras escolhas ou até na mesma escola), proponha que as turmas façam cartões virtuais, para que possam experimentar a possibilidade de trocar mensagens com pessoas que não fazem parte do círculo de convívio. Para esta atividade, crie um grupo de Whatsapp, especialmente para troca de mensagens entre a sua turma e a turma da outra escola. Crie regras para o uso deste grupo: qual conteúdo as mensagens deverão ter e em qual horário elas deverão ser enviadas. Informe que, caso alguém descumpra as regras, será excluído do grupo. Esta atividade também por ser pensada no formato de e-mails, mas seguindo a mesma estrutura.
Sistematização
Siga as orientações definidas nesta etapa, mas pense em definir esta atividade para ser feita de forma assíncrona. Faça um agendamento para que os alunos possam executar a atividade e apresentar aos colegas. Para esta atividade, individualmente ou em grupos, você pode utilizar os recursos digitais: Google Apresentações, Google Docs, Padlet e gravações pelo Whatsapp - os alunos podem, também, criar um clipe com uma música sobre a proposta.
Links para conhecer as formas de utilização:
- E-mail (disponível aqui).
- Classroom (disponível aqui).
- Hangouts (disponível aqui).
- Padlet (disponível aqui).
Convite às famílias
Para que as famílias se envolvam ainda mais com o aprendizado dos filhos, encaminhe os links indicados no "Para você saber mais", a respeito da internet e os povos indígenas.
Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores de Nova Escola
Professor: Ana Paula Borborema
Mentor: Sara Villas
Especialista: Giovani Silva
Assessor pedagógico: Oldimar Cardoso
Ano: 4º ano do Ensino Fundamental
Unidade temática: Circulação de pessoas, produtos e culturas
Objeto (s) de conhecimento: O mundo da tecnologia: a integração de pessoas e as exclusões sociais e culturais
Habilidade(s) da BNCC: (EF04HI08) Identificar as transformações ocorridas nos meios de comunicação (cultura oral, imprensa, rádio, televisão, cinema, internet e demais tecnologias digitais de informação e comunicação) e discutir seus significados para os diferentes grupos ou estratos sociais.
Palavras Chave: Meios de comunicação; Tecnologia; Inclusão; Exclusão digital.
Curso sobre Educação Antirracista
Comece agora nossa formação gratuita e certificada em parceria com a USP
COMEÇAR AGORA