17153
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > História > 1º ano > Mundo pessoal: eu, meu grupo social e meu tempo

Plano de aula - Brinquedos do passado distante

Plano de aula de História com atividades para 1º ano do EF sobre Brinquedos do passado distante

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Deise Silva Sousa

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Código do plano
HIS1_05UND10

Ferramentas sugeridas

- Essenciais: Arquivos em PDF, print de tela, WhatsApp.
- Optativas: Google Meet, Hangout, Zoom, Google Classroom, YouTube.

Contexto

Neste plano, o objetivo é conhecer brinquedos como fontes históricas. Considerando que as crianças estão em processo de alfabetização, você pode optar por compartilhar um arquivo de áudio ou, se elas já estiverem alfabetizadas, o texto com as perguntas a seguir escritas todas em maiúsculo. Envie, preferencialmente via WhatsApp, pois é uma ferramenta mais funcional para que os estudantes manuseiem sozinhos. Se dispuser de momento síncrono, você pode prganizar uma sala de aula no Google Classroom (veja como criar e postar atividades em https://youtu.be/UkAkcYOYmDU) ou fazer um momento no Google Meet (aprenda a criar uma reunião online https://youtu.be/UkAkcYOYmDU?t=7200). Compartilhe com eles o vídeo sobre “brinquedos e brincadeiras do mundo” (disponível em https://www.youtube.com/watch?v=017VJD6Yxxk). Caso não seja possível assistirem ao vídeo, faça um vídeo ou grave um áudio, de no máximo 1min30s, para explicar o que a reportagem traz. Envie por texto, áudio ou vídeo a questão abaixo:
- Você conhece algum dos brinquedos retratados na reportagem?
Peça que eles gravem áudios curtos para responderem a questão ou, se preferir, solicite que façam um comentário rápido durante a aula on-line.

Problematização

Compartilhe com os estudantes o arquivo de problematização (acesse aqui). Por arquivo de áudio, envie as seguintes questões:
- Quem pode ter produzido o objeto retratado?
- Quando este objeto pode ter sido produzido?
- Onde este objeto pode ter sido produzido?
- Por que este objeto foi produzido? Para que pode ter servido?
Se você dispuser de momento síncrono, peça que os estudantes respondam de forma rápida e oralmente as questões. Caso seja em momento assíncrono, solicite que gravem arquivo de áudio (01 minuto) com uma reflexão geral orientada pelas questões propostas.

Sistematização

Envie arquivo de áudio pedindo que os estudantes escolham um brinquedo de sua preferência. Com o brinquedo escolhido, solicite que gravem um vídeo de 1 minuto, mostrando o brinquedo e respondendo a seguinte questão:
- O que este brinquedo tem a ver comigo (com a minha história)?
Analise as respostas e dê retorno aos estudantes via vídeo ou áudio, orientando para que o brinquedo seja visto como uma fonte história que diz sobre uma parte da nossa vida.

Convite às famílias

As famílias podem ajudar as crianças assistindo vídeos e lendo livros com elas. Uma opção é o livro “Brincadeiras com História” (disponível em https://issuu.com/luiscajao/docs/brincadeiras-com-historia_luiscajao) que traz histórias e instruções para várias brincadeiras infantis. É possível também assistir ao vídeo “Turma do Cristãozinho - Brincadeiras antigas” (acesse em https://www.youtube.com/watch?v=_6dOZPWQ9Cs&t=6s) e “Brincadeiras antigas - Zuzubalandia” (disponível em https://www.youtube.com/watch?v=XJrPNY8VFFs)

Outras sugestões

A habilidade trabalhada neste plano possui conexão com outras. Promova o diálogo desta aula com as aulas das habilidades EF03HI03 e EF03HI07. Você também pode dialogar com as habilidades de outros componentes curriculares: EF01LP18, EF01LP1 EF15AR18, EF15AR19, EF01GE02, EF01CI05, EF12EF01, EF12EF02, EF12EF03, EF35EF01, EF35EF03, EF35EF04, EF15AR10, EF15AR11, EF15AR14, EF15AR18, EF15AR24 e EF69AR13.

Sugestão Enviada Por: Danielle Ferreira


Código: HIS1_05UND10

(EF01HI05) Identificar semelhanças e diferenças entre jogos e brincadeiras atuais e de outras épocas e lugares.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Mundo pessoal: eu, meu grupo social e meu tempo do 1º ano:

MAIS AULAS DE História do 1º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de História

Encontre planos de aula para outras disciplinas