10307
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Matemática > 2º ano > Números

Plano de aula - Formando números com as tampinhas

Plano de aula de Matemática com atividades para 2º ano do Fundamental sobre Registrar diferentes estratégias de contagem ou estimativa em uma coleção.

Plano 07 de 10 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Adriane Regina Bravo Mendes

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
ESTE É UM CONTEÚDO PARA O SAEB Ver Mais >
 

Objetivo select-down

Slide Plano Aula

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Adriane Regina Bravo Mendes

Mentor: Carina Espírito Santo

Especialista de área: Luciana Maria Tenuta de Freitas

Habilidade da BNCC

(EF02MA02) Registrar o resultado da contagem ou estimativa de quantidade de objetos em coleções de até 100- unidades, realizadas por meio de diferentes estratégias.

Objetivos específicos

Registrar diferentes estratégias de contagem ou estimativa em uma coleção.

Conceito-chave

Formação de números com três algarismos.

Recursos necessários

  • Atividades impressas em folhas;
  • Cartolinas ou papel pardo;
  • Espaço para um painel coletivo;
  • Para um grupo de 32 alunos:

            _ 100 tampinhas de plástico vermelhas,

            _ 100 tampinhas de plástico verdes,

            _100 tampinhas de plástico brancas;

  • Copos plásticos;
  • Pote plástico com tampa;
  • Feijão, ou milho de pipoca, ou clips.




Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.

Retomada select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos.( slides de 3 a 6)

Propósito: Retomar a leitura e a escrita de números com três algarismos.

Orientação: Crie um momento bem dinâmico e descontraído com os alunos. Realize esta atividade de forma oral, coletiva e lúdica. A ideia é a retomada de conceitos já aprendidos.Projete os slides, ou imprima as perguntas, ou ainda, escreva-as no quadro.Vá dando as comandas e dê um tempo para eles pensarem. Logo em seguida solicite as respostas.Promova uma discussão acerca das respostas apresentadas. Combine que a primeira pergunta os alunos respondam oralmente. A segunda e terceira podem ser respondidas no caderno.

Discuta com a turma:

  • Como formamos um número de três ordens?
  • Para identificar o maior número eu observo o quê primeiro? E se for o menor número?

Materiais complementares:

Atividade retomada

Resolução da retomada

Retomada select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos.( slides de 3 a 6)

Propósito: Retomar a leitura e a escrita de números com três algarismos.

Orientação: Crie um momento bem dinâmico e descontraído com os alunos. Realize esta atividade de forma oral, coletiva e lúdica. A ideia é a retomada de conceitos já aprendidos.Projete os slides, ou imprima as perguntas, ou ainda, escreva-as no quadro.Vá dando as comandas e dê um tempo para eles pensarem. Logo em seguida solicite as respostas.Promova uma discussão acerca das respostas apresentadas. Combine que a primeira pergunta os alunos respondam oralmente. A segunda e terceira podem ser respondidas no caderno.

Discuta com a turma:

  • Como formamos um número de três ordens?
  • Para identificar o maior número eu observo o quê primeiro? E se for o menor número?

Retomada select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos.( slides de 3 a 6)

Propósito: Retomar a leitura e a escrita de números com três algarismos.

Orientação: Crie um momento bem dinâmico e descontraído com os alunos. Realize esta atividade de forma oral, coletiva e lúdica. A ideia é a retomada de conceitos já aprendidos.Projete os slides, ou imprima as perguntas, ou ainda, escreva-as no quadro.Vá dando as comandas e dê um tempo para eles pensarem. Logo em seguida solicite as respostas.Promova uma discussão acerca das respostas apresentadas. Combine que a primeira pergunta os alunos respondam oralmente. A segunda e terceira podem ser respondidas no caderno.

Discuta com a turma:

  • Como formamos um número de três ordens?
  • Para identificar o maior número eu observo o quê primeiro? E se for o menor número?

Retomada select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos.( slides de 3 a 6)

Propósito: Retomar a leitura e a escrita de números com três algarismos.

Orientação: Crie um momento bem dinâmico e descontraído com os alunos. Realize esta atividade de forma oral, coletiva e lúdica. A ideia é a retomada de conceitos já aprendidos.Projete os slides, ou imprima as perguntas, ou ainda, escreva-as no quadro.Vá dando as comandas e dê um tempo para eles pensarem. Logo em seguida solicite as respostas.Promova uma discussão acerca das respostas apresentadas. Combine que a primeira pergunta os alunos respondam oralmente. A segunda e terceira podem ser respondidas no caderno.

Discuta com a turma:

  • Como formamos um número de três ordens?
  • Para identificar o maior número eu observo o quê primeiro? E se for o menor número?

Atividade principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 25 minutos. ( slides de 7 a 14 )

Propósito: Registrar diferentes estratégias de contagem ou estimativa em uma coleção.

Orientação: Prepare o material com antecedência.Peça que os alunos tragam tampinhas plásticas para a escola para a montagem de uma coleção. Oriente-os para a contagem, para a separação, para o armazenamento da coleção bem como o registro. Assegure-se de ter pelo menos 100 tampinhas vermelhas, 100 tampinhas verdes e 100 tampinhas brancas, pois são suficientes para o trabalho deste plano com uma turma de 32 alunos. Projete os slides, ou vá dando as comandas. Você pode encontrar orientações para o aluno, junto com as tabelas para o registro, nos materiais complementares.

*Organize os alunos em grupos de quatro.

*Entregue as tabelas para cada grupo.

*Cada grupo receberá um total de 18 tampinhas : 9 vermelhas, 9 verdes e 9 brancas.

*Na primeira atividade deixe os alunos explorarem criativamente o material para a formação de um número com três algarismos. Eles poderão usar todas as tampinhas e formar o número 999, ou eles poderão usar as tampinhas e desenhar os números. Permita que a criatividade flua.

*Quando apresentar os valores de cada cor de tampinha ressalte bem pois aqui os alunos precisarão compreender que estamos tratando de centenas (valor das tampinhas vermelhas = 900), de dezenas ( valor das tampinhas verdes = 90) e unidades 9 tampinhas brancas = 9).

*Não escreva os números da atividade no quadro. Somente os diga para a turma. Os números são : 538 - 291 - 480 - 101 - 647 ( PARA O SLIDE 12)

644- 986 - 368 - 622 ( PARA O SLIDE 13)

*Reserve um espaço na classe para o painel coletivo.

Discuta com a turma:

  • Como foi que vocês decidiram montar esse número usando as tampinhas? As tampinhas tem valores diferentes?
  • Como vocês fizeram para descobrir que 9 tampinhas vermelhas valem 900?
  • Como vocês fizeram para descobrir que 9 tampinhas verdes valem 90?
  • Como vocês fizeram para descobrir que 9 tampinhas brancas valem 9?
  • Onde estão as tampinhas que equivalem às dezenas? Como vocês sabem disso?

Materiais Complementares:

Atividade principal

Resolução da atividade principal

Guia de intervenções

Atividade principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 25 minutos. ( slides de 7 a 14 )

Propósito: Registrar diferentes estratégias de contagem ou estimativa em uma coleção.

Orientação: Prepare o material com antecedência.Peça que os alunos tragam tampinhas plásticas para a escola para a montagem de uma coleção. Oriente-os para a contagem, para a separação, para o armazenamento da coleção bem como o registro. Assegure-se de ter pelo menos 100 tampinhas vermelhas, 100 tampinhas verdes e 100 tampinhas brancas, pois são suficientes para o trabalho deste plano com uma turma de 32 alunos. Projete os slides, ou vá dando as comandas. Você pode encontrar orientações para o aluno, junto com as tabelas para o registro, nos materiais complementares.

*Organize os alunos em grupos de quatro.

*Entregue as tabelas para cada grupo.

*Cada grupo receberá um total de 18 tampinhas : 9 vermelhas, 9 verdes e 9 brancas.

*Na primeira atividade deixe os alunos explorarem criativamente o material para a formação de um número com três algarismos. Eles poderão usar todas as tampinhas e formar o número 999, ou eles poderão usar as tampinhas e desenhar os números. Permita que a criatividade flua.

*Quando apresentar os valores de cada cor de tampinha ressalte bem pois aqui os alunos precisarão compreender que estamos tratando de centenas (valor das tampinhas vermelhas = 900), de dezenas ( valor das tampinhas verdes = 90) e unidades 9 tampinhas brancas = 9).

*Não escreva os números da atividade no quadro. Somente os diga para a turma. Os números são : 538 - 291 - 480 - 101 - 647 ( PARA O SLIDE 12)

644- 986 - 368 - 622 ( PARA O SLIDE 13)

*Reserve um espaço na classe para o painel coletivo.

Discuta com a turma:

  • Como foi que vocês decidiram montar esse número usando as tampinhas? As tampinhas tem valores diferentes?
  • Como vocês fizeram para descobrir que 9 tampinhas vermelhas valem 900?
  • Como vocês fizeram para descobrir que 9 tampinhas verdes valem 90?
  • Como vocês fizeram para descobrir que 9 tampinhas brancas valem 9?
  • Onde estão as tampinhas que equivalem às dezenas? Como vocês sabem disso?

Atividade principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 25 minutos. ( slides de 7 a 14 )

Propósito: Registrar diferentes estratégias de contagem ou estimativa em uma coleção.

Orientação: Prepare o material com antecedência.Peça que os alunos tragam tampinhas plásticas para a escola para a montagem de uma coleção. Oriente-os para a contagem, para a separação, para o armazenamento da coleção bem como o registro. Assegure-se de ter pelo menos 100 tampinhas vermelhas, 100 tampinhas verdes e 100 tampinhas brancas, pois são suficientes para o trabalho deste plano com uma turma de 32 alunos. Projete os slides, ou vá dando as comandas. Você pode encontrar orientações para o aluno, junto com as tabelas para o registro, nos materiais complementares.

*Organize os alunos em grupos de quatro.

*Entregue as tabelas para cada grupo.

*Cada grupo receberá um total de 18 tampinhas : 9 vermelhas, 9 verdes e 9 brancas.

*Na primeira atividade deixe os alunos explorarem criativamente o material para a formação de um número com três algarismos. Eles poderão usar todas as tampinhas e formar o número 999, ou eles poderão usar as tampinhas e desenhar os números. Permita que a criatividade flua.

*Quando apresentar os valores de cada cor de tampinha ressalte bem pois aqui os alunos precisarão compreender que estamos tratando de centenas (valor das tampinhas vermelhas = 900), de dezenas ( valor das tampinhas verdes = 90) e unidades 9 tampinhas brancas = 9).

*Não escreva os números da atividade no quadro. Somente os diga para a turma. Os números são : 538 - 291 - 480 - 101 - 647 ( PARA O SLIDE 12)

644- 986 - 368 - 622 ( PARA O SLIDE 13)

*Reserve um espaço na classe para o painel coletivo.

Discuta com a turma:

  • Como foi que vocês decidiram montar esse número usando as tampinhas? As tampinhas tem valores diferentes?
  • Como vocês fizeram para descobrir que 9 tampinhas vermelhas valem 900?
  • Como vocês fizeram para descobrir que 9 tampinhas verdes valem 90?
  • Como vocês fizeram para descobrir que 9 tampinhas brancas valem 9?
  • Onde estão as tampinhas que equivalem às dezenas? Como vocês sabem disso?

Atividade principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 25 minutos. ( slides de 7 a 14 )

Propósito: Registrar diferentes estratégias de contagem ou estimativa em uma coleção.

Orientação: Prepare o material com antecedência.Peça que os alunos tragam tampinhas plásticas para a escola para a montagem de uma coleção. Oriente-os para a contagem, para a separação, para o armazenamento da coleção bem como o registro. Assegure-se de ter pelo menos 100 tampinhas vermelhas, 100 tampinhas verdes e 100 tampinhas brancas, pois são suficientes para o trabalho deste plano com uma turma de 32 alunos. Projete os slides, ou vá dando as comandas. Você pode encontrar orientações para o aluno, junto com as tabelas para o registro, nos materiais complementares.

*Organize os alunos em grupos de quatro.

*Entregue as tabelas para cada grupo.

*Cada grupo receberá um total de 18 tampinhas : 9 vermelhas, 9 verdes e 9 brancas.

*Na primeira atividade deixe os alunos explorarem criativamente o material para a formação de um número com três algarismos. Eles poderão usar todas as tampinhas e formar o número 999, ou eles poderão usar as tampinhas e desenhar os números. Permita que a criatividade flua.

*Quando apresentar os valores de cada cor de tampinha ressalte bem pois aqui os alunos precisarão compreender que estamos tratando de centenas (valor das tampinhas vermelhas = 900), de dezenas ( valor das tampinhas verdes = 90) e unidades 9 tampinhas brancas = 9).

*Não escreva os números da atividade no quadro. Somente os diga para a turma. Os números são : 538 - 291 - 480 - 101 - 647 ( PARA O SLIDE 12)

644- 986 - 368 - 622 ( PARA O SLIDE 13)

*Reserve um espaço na classe para o painel coletivo.

Discuta com a turma:

  • Como foi que vocês decidiram montar esse número usando as tampinhas? As tampinhas tem valores diferentes?
  • Como vocês fizeram para descobrir que 9 tampinhas vermelhas valem 900?
  • Como vocês fizeram para descobrir que 9 tampinhas verdes valem 90?
  • Como vocês fizeram para descobrir que 9 tampinhas brancas valem 9?
  • Onde estão as tampinhas que equivalem às dezenas? Como vocês sabem disso?

Atividade principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 25 minutos. ( slides de 7 a 14 )

Propósito: Registrar diferentes estratégias de contagem ou estimativa em uma coleção.

Orientação: Prepare o material com antecedência.Peça que os alunos tragam tampinhas plásticas para a escola para a montagem de uma coleção. Oriente-os para a contagem, para a separação, para o armazenamento da coleção bem como o registro. Assegure-se de ter pelo menos 100 tampinhas vermelhas, 100 tampinhas verdes e 100 tampinhas brancas, pois são suficientes para o trabalho deste plano com uma turma de 32 alunos. Projete os slides, ou vá dando as comandas. Você pode encontrar orientações para o aluno, junto com as tabelas para o registro, nos materiais complementares.

*Organize os alunos em grupos de quatro.

*Entregue as tabelas para cada grupo.

*Cada grupo receberá um total de 18 tampinhas : 9 vermelhas, 9 verdes e 9 brancas.

*Na primeira atividade deixe os alunos explorarem criativamente o material para a formação de um número com três algarismos. Eles poderão usar todas as tampinhas e formar o número 999, ou eles poderão usar as tampinhas e desenhar os números. Permita que a criatividade flua.

*Quando apresentar os valores de cada cor de tampinha ressalte bem pois aqui os alunos precisarão compreender que estamos tratando de centenas (valor das tampinhas vermelhas = 900), de dezenas ( valor das tampinhas verdes = 90) e unidades 9 tampinhas brancas = 9).

*Não escreva os números da atividade no quadro. Somente os diga para a turma. Os números são : 538 - 291 - 480 - 101 - 647 ( PARA O SLIDE 12)

644- 986 - 368 - 622 ( PARA O SLIDE 13)

*Reserve um espaço na classe para o painel coletivo.

Discuta com a turma:

  • Como foi que vocês decidiram montar esse número usando as tampinhas? As tampinhas tem valores diferentes?
  • Como vocês fizeram para descobrir que 9 tampinhas vermelhas valem 900?
  • Como vocês fizeram para descobrir que 9 tampinhas verdes valem 90?
  • Como vocês fizeram para descobrir que 9 tampinhas brancas valem 9?
  • Onde estão as tampinhas que equivalem às dezenas? Como vocês sabem disso?

Atividade principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 25 minutos. ( slides de 7 a 14 )

Propósito: Registrar diferentes estratégias de contagem ou estimativa em uma coleção.

Orientação: Prepare o material com antecedência.Peça que os alunos tragam tampinhas plásticas para a escola para a montagem de uma coleção. Oriente-os para a contagem, para a separação, para o armazenamento da coleção bem como o registro. Assegure-se de ter pelo menos 100 tampinhas vermelhas, 100 tampinhas verdes e 100 tampinhas brancas, pois são suficientes para o trabalho deste plano com uma turma de 32 alunos. Projete os slides, ou vá dando as comandas. Você pode encontrar orientações para o aluno, junto com as tabelas para o registro, nos materiais complementares.

*Organize os alunos em grupos de quatro.

*Entregue as tabelas para cada grupo.

*Cada grupo receberá um total de 18 tampinhas : 9 vermelhas, 9 verdes e 9 brancas.

*Na primeira atividade deixe os alunos explorarem criativamente o material para a formação de um número com três algarismos. Eles poderão usar todas as tampinhas e formar o número 999, ou eles poderão usar as tampinhas e desenhar os números. Permita que a criatividade flua.

*Quando apresentar os valores de cada cor de tampinha ressalte bem pois aqui os alunos precisarão compreender que estamos tratando de centenas (valor das tampinhas vermelhas = 900), de dezenas ( valor das tampinhas verdes = 90) e unidades 9 tampinhas brancas = 9).

*Não escreva os números da atividade no quadro. Somente os diga para a turma. Os números são : 538 - 291 - 480 - 101 - 647 ( PARA O SLIDE 12)

644- 986 - 368 - 622 ( PARA O SLIDE 13)

*Reserve um espaço na classe para o painel coletivo.

Discuta com a turma:

  • Como foi que vocês decidiram montar esse número usando as tampinhas? As tampinhas tem valores diferentes?
  • Como vocês fizeram para descobrir que 9 tampinhas vermelhas valem 900?
  • Como vocês fizeram para descobrir que 9 tampinhas verdes valem 90?
  • Como vocês fizeram para descobrir que 9 tampinhas brancas valem 9?
  • Onde estão as tampinhas que equivalem às dezenas? Como vocês sabem disso?

Atividade principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 25 minutos. ( slides de 7 a 14 )

Propósito: Registrar diferentes estratégias de contagem ou estimativa em uma coleção.

Orientação: Prepare o material com antecedência.Peça que os alunos tragam tampinhas plásticas para a escola para a montagem de uma coleção. Oriente-os para a contagem, para a separação, para o armazenamento da coleção bem como o registro. Assegure-se de ter pelo menos 100 tampinhas vermelhas, 100 tampinhas verdes e 100 tampinhas brancas, pois são suficientes para o trabalho deste plano com uma turma de 32 alunos. Projete os slides, ou vá dando as comandas. Você pode encontrar orientações para o aluno, junto com as tabelas para o registro, nos materiais complementares.

*Organize os alunos em grupos de quatro.

*Entregue as tabelas para cada grupo.

*Cada grupo receberá um total de 18 tampinhas : 9 vermelhas, 9 verdes e 9 brancas.

*Na primeira atividade deixe os alunos explorarem criativamente o material para a formação de um número com três algarismos. Eles poderão usar todas as tampinhas e formar o número 999, ou eles poderão usar as tampinhas e desenhar os números. Permita que a criatividade flua.

*Quando apresentar os valores de cada cor de tampinha ressalte bem pois aqui os alunos precisarão compreender que estamos tratando de centenas (valor das tampinhas vermelhas = 900), de dezenas ( valor das tampinhas verdes = 90) e unidades 9 tampinhas brancas = 9).

*Não escreva os números da atividade no quadro. Somente os diga para a turma. Os números são : 538 - 291 - 480 - 101 - 647 ( PARA O SLIDE 12)

644- 986 - 368 - 622 ( PARA O SLIDE 13)

*Reserve um espaço na classe para o painel coletivo.

Discuta com a turma:

  • Como foi que vocês decidiram montar esse número usando as tampinhas? As tampinhas tem valores diferentes?
  • Como vocês fizeram para descobrir que 9 tampinhas vermelhas valem 900?
  • Como vocês fizeram para descobrir que 9 tampinhas verdes valem 90?
  • Como vocês fizeram para descobrir que 9 tampinhas brancas valem 9?
  • Onde estão as tampinhas que equivalem às dezenas? Como vocês sabem disso?

Atividade principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 25 minutos. ( slides de 7 a 14 )

Propósito: Registrar diferentes estratégias de contagem ou estimativa em uma coleção.

Orientação: Prepare o material com antecedência.Peça que os alunos tragam tampinhas plásticas para a escola para a montagem de uma coleção. Oriente-os para a contagem, para a separação, para o armazenamento da coleção bem como o registro. Assegure-se de ter pelo menos 100 tampinhas vermelhas, 100 tampinhas verdes e 100 tampinhas brancas, pois são suficientes para o trabalho deste plano com uma turma de 32 alunos. Projete os slides, ou vá dando as comandas. Você pode encontrar orientações para o aluno, junto com as tabelas para o registro, nos materiais complementares.

*Organize os alunos em grupos de quatro.

*Entregue as tabelas para cada grupo.

*Cada grupo receberá um total de 18 tampinhas : 9 vermelhas, 9 verdes e 9 brancas.

*Na primeira atividade deixe os alunos explorarem criativamente o material para a formação de um número com três algarismos. Eles poderão usar todas as tampinhas e formar o número 999, ou eles poderão usar as tampinhas e desenhar os números. Permita que a criatividade flua.

*Quando apresentar os valores de cada cor de tampinha ressalte bem pois aqui os alunos precisarão compreender que estamos tratando de centenas (valor das tampinhas vermelhas = 900), de dezenas ( valor das tampinhas verdes = 90) e unidades 9 tampinhas brancas = 9).

*Não escreva os números da atividade no quadro. Somente os diga para a turma. Os números são : 538 - 291 - 480 - 101 - 647 ( PARA O SLIDE 12)

644- 986 - 368 - 622 ( PARA O SLIDE 13)

*Reserve um espaço na classe para o painel coletivo.

Discuta com a turma:

  • Como foi que vocês decidiram montar esse número usando as tampinhas? As tampinhas tem valores diferentes?
  • Como vocês fizeram para descobrir que 9 tampinhas vermelhas valem 900?
  • Como vocês fizeram para descobrir que 9 tampinhas verdes valem 90?
  • Como vocês fizeram para descobrir que 9 tampinhas brancas valem 9?
  • Onde estão as tampinhas que equivalem às dezenas? Como vocês sabem disso?

Discussão da solução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Propósito:Socializar as diferentes estratégias de contagem e resolução.

Orientação: Separe um local na sala de aula onde os alunos possam ir fixando suas tabelas conforme cada grupo vá apresentando as estratégias de resolução. Chame um grupo por vez.

Discuta com a turma:

  • Vocês observaram alguma diferença de estratégia de resolução em algum grupo? Quais os pontos diferentes?
  • Como resolveram o “0” no número “101”?
  • Qual a diferença que vocês perceberam quando os valores da tampinhas mudaram?

Encerramento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos.

Propósito:Validar com os alunos a escrita e a leitura dos números de 3 ordens.

Orientação: Reafirmar a escrita de números de três ordens ( centena/dezena e unidade).Projete ou escreva no quadro. Leia o encerramento com os alunos e peça que copiem em seus cadernos.

Raio X select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos.

Propósito: Verificar o aprendizado do conceito matemático.

Orientações: Entregar uma cópia para cada aluno.Peça que resolvam individualmente.

Materiais complementares:

Atividade raio x

Atividades complementares

Resolução do raio x

Resolução das atividades complementares

Resumo da aula

download Baixar plano

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.


Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Adriane Regina Bravo Mendes

Mentor: Carina Espírito Santo

Especialista de área: Luciana Maria Tenuta de Freitas

Habilidade da BNCC

(EF02MA02) Registrar o resultado da contagem ou estimativa de quantidade de objetos em coleções de até 100- unidades, realizadas por meio de diferentes estratégias.

Objetivos específicos

Registrar diferentes estratégias de contagem ou estimativa em uma coleção.

Conceito-chave

Formação de números com três algarismos.

Recursos necessários

  • Atividades impressas em folhas;
  • Cartolinas ou papel pardo;
  • Espaço para um painel coletivo;
  • Para um grupo de 32 alunos:

            _ 100 tampinhas de plástico vermelhas,

            _ 100 tampinhas de plástico verdes,

            _100 tampinhas de plástico brancas;

  • Copos plásticos;
  • Pote plástico com tampa;
  • Feijão, ou milho de pipoca, ou clips.



Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos.( slides de 3 a 6)

Propósito: Retomar a leitura e a escrita de números com três algarismos.

Orientação: Crie um momento bem dinâmico e descontraído com os alunos. Realize esta atividade de forma oral, coletiva e lúdica. A ideia é a retomada de conceitos já aprendidos.Projete os slides, ou imprima as perguntas, ou ainda, escreva-as no quadro.Vá dando as comandas e dê um tempo para eles pensarem. Logo em seguida solicite as respostas.Promova uma discussão acerca das respostas apresentadas. Combine que a primeira pergunta os alunos respondam oralmente. A segunda e terceira podem ser respondidas no caderno.

Discuta com a turma:

  • Como formamos um número de três ordens?
  • Para identificar o maior número eu observo o quê primeiro? E se for o menor número?

Materiais complementares:

Atividade retomada

Resolução da retomada

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos.( slides de 3 a 6)

Propósito: Retomar a leitura e a escrita de números com três algarismos.

Orientação: Crie um momento bem dinâmico e descontraído com os alunos. Realize esta atividade de forma oral, coletiva e lúdica. A ideia é a retomada de conceitos já aprendidos.Projete os slides, ou imprima as perguntas, ou ainda, escreva-as no quadro.Vá dando as comandas e dê um tempo para eles pensarem. Logo em seguida solicite as respostas.Promova uma discussão acerca das respostas apresentadas. Combine que a primeira pergunta os alunos respondam oralmente. A segunda e terceira podem ser respondidas no caderno.

Discuta com a turma:

  • Como formamos um número de três ordens?
  • Para identificar o maior número eu observo o quê primeiro? E se for o menor número?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos.( slides de 3 a 6)

Propósito: Retomar a leitura e a escrita de números com três algarismos.

Orientação: Crie um momento bem dinâmico e descontraído com os alunos. Realize esta atividade de forma oral, coletiva e lúdica. A ideia é a retomada de conceitos já aprendidos.Projete os slides, ou imprima as perguntas, ou ainda, escreva-as no quadro.Vá dando as comandas e dê um tempo para eles pensarem. Logo em seguida solicite as respostas.Promova uma discussão acerca das respostas apresentadas. Combine que a primeira pergunta os alunos respondam oralmente. A segunda e terceira podem ser respondidas no caderno.

Discuta com a turma:

  • Como formamos um número de três ordens?
  • Para identificar o maior número eu observo o quê primeiro? E se for o menor número?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos.( slides de 3 a 6)

Propósito: Retomar a leitura e a escrita de números com três algarismos.

Orientação: Crie um momento bem dinâmico e descontraído com os alunos. Realize esta atividade de forma oral, coletiva e lúdica. A ideia é a retomada de conceitos já aprendidos.Projete os slides, ou imprima as perguntas, ou ainda, escreva-as no quadro.Vá dando as comandas e dê um tempo para eles pensarem. Logo em seguida solicite as respostas.Promova uma discussão acerca das respostas apresentadas. Combine que a primeira pergunta os alunos respondam oralmente. A segunda e terceira podem ser respondidas no caderno.

Discuta com a turma:

  • Como formamos um número de três ordens?
  • Para identificar o maior número eu observo o quê primeiro? E se for o menor número?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 25 minutos. ( slides de 7 a 14 )

Propósito: Registrar diferentes estratégias de contagem ou estimativa em uma coleção.

Orientação: Prepare o material com antecedência.Peça que os alunos tragam tampinhas plásticas para a escola para a montagem de uma coleção. Oriente-os para a contagem, para a separação, para o armazenamento da coleção bem como o registro. Assegure-se de ter pelo menos 100 tampinhas vermelhas, 100 tampinhas verdes e 100 tampinhas brancas, pois são suficientes para o trabalho deste plano com uma turma de 32 alunos. Projete os slides, ou vá dando as comandas. Você pode encontrar orientações para o aluno, junto com as tabelas para o registro, nos materiais complementares.

*Organize os alunos em grupos de quatro.

*Entregue as tabelas para cada grupo.

*Cada grupo receberá um total de 18 tampinhas : 9 vermelhas, 9 verdes e 9 brancas.

*Na primeira atividade deixe os alunos explorarem criativamente o material para a formação de um número com três algarismos. Eles poderão usar todas as tampinhas e formar o número 999, ou eles poderão usar as tampinhas e desenhar os números. Permita que a criatividade flua.

*Quando apresentar os valores de cada cor de tampinha ressalte bem pois aqui os alunos precisarão compreender que estamos tratando de centenas (valor das tampinhas vermelhas = 900), de dezenas ( valor das tampinhas verdes = 90) e unidades 9 tampinhas brancas = 9).

*Não escreva os números da atividade no quadro. Somente os diga para a turma. Os números são : 538 - 291 - 480 - 101 - 647 ( PARA O SLIDE 12)

644- 986 - 368 - 622 ( PARA O SLIDE 13)

*Reserve um espaço na classe para o painel coletivo.

Discuta com a turma:

  • Como foi que vocês decidiram montar esse número usando as tampinhas? As tampinhas tem valores diferentes?
  • Como vocês fizeram para descobrir que 9 tampinhas vermelhas valem 900?
  • Como vocês fizeram para descobrir que 9 tampinhas verdes valem 90?
  • Como vocês fizeram para descobrir que 9 tampinhas brancas valem 9?
  • Onde estão as tampinhas que equivalem às dezenas? Como vocês sabem disso?

Materiais Complementares:

Atividade principal

Resolução da atividade principal

Guia de intervenções

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 25 minutos. ( slides de 7 a 14 )

Propósito: Registrar diferentes estratégias de contagem ou estimativa em uma coleção.

Orientação: Prepare o material com antecedência.Peça que os alunos tragam tampinhas plásticas para a escola para a montagem de uma coleção. Oriente-os para a contagem, para a separação, para o armazenamento da coleção bem como o registro. Assegure-se de ter pelo menos 100 tampinhas vermelhas, 100 tampinhas verdes e 100 tampinhas brancas, pois são suficientes para o trabalho deste plano com uma turma de 32 alunos. Projete os slides, ou vá dando as comandas. Você pode encontrar orientações para o aluno, junto com as tabelas para o registro, nos materiais complementares.

*Organize os alunos em grupos de quatro.

*Entregue as tabelas para cada grupo.

*Cada grupo receberá um total de 18 tampinhas : 9 vermelhas, 9 verdes e 9 brancas.

*Na primeira atividade deixe os alunos explorarem criativamente o material para a formação de um número com três algarismos. Eles poderão usar todas as tampinhas e formar o número 999, ou eles poderão usar as tampinhas e desenhar os números. Permita que a criatividade flua.

*Quando apresentar os valores de cada cor de tampinha ressalte bem pois aqui os alunos precisarão compreender que estamos tratando de centenas (valor das tampinhas vermelhas = 900), de dezenas ( valor das tampinhas verdes = 90) e unidades 9 tampinhas brancas = 9).

*Não escreva os números da atividade no quadro. Somente os diga para a turma. Os números são : 538 - 291 - 480 - 101 - 647 ( PARA O SLIDE 12)

644- 986 - 368 - 622 ( PARA O SLIDE 13)

*Reserve um espaço na classe para o painel coletivo.

Discuta com a turma:

  • Como foi que vocês decidiram montar esse número usando as tampinhas? As tampinhas tem valores diferentes?
  • Como vocês fizeram para descobrir que 9 tampinhas vermelhas valem 900?
  • Como vocês fizeram para descobrir que 9 tampinhas verdes valem 90?
  • Como vocês fizeram para descobrir que 9 tampinhas brancas valem 9?
  • Onde estão as tampinhas que equivalem às dezenas? Como vocês sabem disso?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 25 minutos. ( slides de 7 a 14 )

Propósito: Registrar diferentes estratégias de contagem ou estimativa em uma coleção.

Orientação: Prepare o material com antecedência.Peça que os alunos tragam tampinhas plásticas para a escola para a montagem de uma coleção. Oriente-os para a contagem, para a separação, para o armazenamento da coleção bem como o registro. Assegure-se de ter pelo menos 100 tampinhas vermelhas, 100 tampinhas verdes e 100 tampinhas brancas, pois são suficientes para o trabalho deste plano com uma turma de 32 alunos. Projete os slides, ou vá dando as comandas. Você pode encontrar orientações para o aluno, junto com as tabelas para o registro, nos materiais complementares.

*Organize os alunos em grupos de quatro.

*Entregue as tabelas para cada grupo.

*Cada grupo receberá um total de 18 tampinhas : 9 vermelhas, 9 verdes e 9 brancas.

*Na primeira atividade deixe os alunos explorarem criativamente o material para a formação de um número com três algarismos. Eles poderão usar todas as tampinhas e formar o número 999, ou eles poderão usar as tampinhas e desenhar os números. Permita que a criatividade flua.

*Quando apresentar os valores de cada cor de tampinha ressalte bem pois aqui os alunos precisarão compreender que estamos tratando de centenas (valor das tampinhas vermelhas = 900), de dezenas ( valor das tampinhas verdes = 90) e unidades 9 tampinhas brancas = 9).

*Não escreva os números da atividade no quadro. Somente os diga para a turma. Os números são : 538 - 291 - 480 - 101 - 647 ( PARA O SLIDE 12)

644- 986 - 368 - 622 ( PARA O SLIDE 13)

*Reserve um espaço na classe para o painel coletivo.

Discuta com a turma:

  • Como foi que vocês decidiram montar esse número usando as tampinhas? As tampinhas tem valores diferentes?
  • Como vocês fizeram para descobrir que 9 tampinhas vermelhas valem 900?
  • Como vocês fizeram para descobrir que 9 tampinhas verdes valem 90?
  • Como vocês fizeram para descobrir que 9 tampinhas brancas valem 9?
  • Onde estão as tampinhas que equivalem às dezenas? Como vocês sabem disso?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 25 minutos. ( slides de 7 a 14 )

Propósito: Registrar diferentes estratégias de contagem ou estimativa em uma coleção.

Orientação: Prepare o material com antecedência.Peça que os alunos tragam tampinhas plásticas para a escola para a montagem de uma coleção. Oriente-os para a contagem, para a separação, para o armazenamento da coleção bem como o registro. Assegure-se de ter pelo menos 100 tampinhas vermelhas, 100 tampinhas verdes e 100 tampinhas brancas, pois são suficientes para o trabalho deste plano com uma turma de 32 alunos. Projete os slides, ou vá dando as comandas. Você pode encontrar orientações para o aluno, junto com as tabelas para o registro, nos materiais complementares.

*Organize os alunos em grupos de quatro.

*Entregue as tabelas para cada grupo.

*Cada grupo receberá um total de 18 tampinhas : 9 vermelhas, 9 verdes e 9 brancas.

*Na primeira atividade deixe os alunos explorarem criativamente o material para a formação de um número com três algarismos. Eles poderão usar todas as tampinhas e formar o número 999, ou eles poderão usar as tampinhas e desenhar os números. Permita que a criatividade flua.

*Quando apresentar os valores de cada cor de tampinha ressalte bem pois aqui os alunos precisarão compreender que estamos tratando de centenas (valor das tampinhas vermelhas = 900), de dezenas ( valor das tampinhas verdes = 90) e unidades 9 tampinhas brancas = 9).

*Não escreva os números da atividade no quadro. Somente os diga para a turma. Os números são : 538 - 291 - 480 - 101 - 647 ( PARA O SLIDE 12)

644- 986 - 368 - 622 ( PARA O SLIDE 13)

*Reserve um espaço na classe para o painel coletivo.

Discuta com a turma:

  • Como foi que vocês decidiram montar esse número usando as tampinhas? As tampinhas tem valores diferentes?
  • Como vocês fizeram para descobrir que 9 tampinhas vermelhas valem 900?
  • Como vocês fizeram para descobrir que 9 tampinhas verdes valem 90?
  • Como vocês fizeram para descobrir que 9 tampinhas brancas valem 9?
  • Onde estão as tampinhas que equivalem às dezenas? Como vocês sabem disso?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 25 minutos. ( slides de 7 a 14 )

Propósito: Registrar diferentes estratégias de contagem ou estimativa em uma coleção.

Orientação: Prepare o material com antecedência.Peça que os alunos tragam tampinhas plásticas para a escola para a montagem de uma coleção. Oriente-os para a contagem, para a separação, para o armazenamento da coleção bem como o registro. Assegure-se de ter pelo menos 100 tampinhas vermelhas, 100 tampinhas verdes e 100 tampinhas brancas, pois são suficientes para o trabalho deste plano com uma turma de 32 alunos. Projete os slides, ou vá dando as comandas. Você pode encontrar orientações para o aluno, junto com as tabelas para o registro, nos materiais complementares.

*Organize os alunos em grupos de quatro.

*Entregue as tabelas para cada grupo.

*Cada grupo receberá um total de 18 tampinhas : 9 vermelhas, 9 verdes e 9 brancas.

*Na primeira atividade deixe os alunos explorarem criativamente o material para a formação de um número com três algarismos. Eles poderão usar todas as tampinhas e formar o número 999, ou eles poderão usar as tampinhas e desenhar os números. Permita que a criatividade flua.

*Quando apresentar os valores de cada cor de tampinha ressalte bem pois aqui os alunos precisarão compreender que estamos tratando de centenas (valor das tampinhas vermelhas = 900), de dezenas ( valor das tampinhas verdes = 90) e unidades 9 tampinhas brancas = 9).

*Não escreva os números da atividade no quadro. Somente os diga para a turma. Os números são : 538 - 291 - 480 - 101 - 647 ( PARA O SLIDE 12)

644- 986 - 368 - 622 ( PARA O SLIDE 13)

*Reserve um espaço na classe para o painel coletivo.

Discuta com a turma:

  • Como foi que vocês decidiram montar esse número usando as tampinhas? As tampinhas tem valores diferentes?
  • Como vocês fizeram para descobrir que 9 tampinhas vermelhas valem 900?
  • Como vocês fizeram para descobrir que 9 tampinhas verdes valem 90?
  • Como vocês fizeram para descobrir que 9 tampinhas brancas valem 9?
  • Onde estão as tampinhas que equivalem às dezenas? Como vocês sabem disso?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 25 minutos. ( slides de 7 a 14 )

Propósito: Registrar diferentes estratégias de contagem ou estimativa em uma coleção.

Orientação: Prepare o material com antecedência.Peça que os alunos tragam tampinhas plásticas para a escola para a montagem de uma coleção. Oriente-os para a contagem, para a separação, para o armazenamento da coleção bem como o registro. Assegure-se de ter pelo menos 100 tampinhas vermelhas, 100 tampinhas verdes e 100 tampinhas brancas, pois são suficientes para o trabalho deste plano com uma turma de 32 alunos. Projete os slides, ou vá dando as comandas. Você pode encontrar orientações para o aluno, junto com as tabelas para o registro, nos materiais complementares.

*Organize os alunos em grupos de quatro.

*Entregue as tabelas para cada grupo.

*Cada grupo receberá um total de 18 tampinhas : 9 vermelhas, 9 verdes e 9 brancas.

*Na primeira atividade deixe os alunos explorarem criativamente o material para a formação de um número com três algarismos. Eles poderão usar todas as tampinhas e formar o número 999, ou eles poderão usar as tampinhas e desenhar os números. Permita que a criatividade flua.

*Quando apresentar os valores de cada cor de tampinha ressalte bem pois aqui os alunos precisarão compreender que estamos tratando de centenas (valor das tampinhas vermelhas = 900), de dezenas ( valor das tampinhas verdes = 90) e unidades 9 tampinhas brancas = 9).

*Não escreva os números da atividade no quadro. Somente os diga para a turma. Os números são : 538 - 291 - 480 - 101 - 647 ( PARA O SLIDE 12)

644- 986 - 368 - 622 ( PARA O SLIDE 13)

*Reserve um espaço na classe para o painel coletivo.

Discuta com a turma:

  • Como foi que vocês decidiram montar esse número usando as tampinhas? As tampinhas tem valores diferentes?
  • Como vocês fizeram para descobrir que 9 tampinhas vermelhas valem 900?
  • Como vocês fizeram para descobrir que 9 tampinhas verdes valem 90?
  • Como vocês fizeram para descobrir que 9 tampinhas brancas valem 9?
  • Onde estão as tampinhas que equivalem às dezenas? Como vocês sabem disso?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 25 minutos. ( slides de 7 a 14 )

Propósito: Registrar diferentes estratégias de contagem ou estimativa em uma coleção.

Orientação: Prepare o material com antecedência.Peça que os alunos tragam tampinhas plásticas para a escola para a montagem de uma coleção. Oriente-os para a contagem, para a separação, para o armazenamento da coleção bem como o registro. Assegure-se de ter pelo menos 100 tampinhas vermelhas, 100 tampinhas verdes e 100 tampinhas brancas, pois são suficientes para o trabalho deste plano com uma turma de 32 alunos. Projete os slides, ou vá dando as comandas. Você pode encontrar orientações para o aluno, junto com as tabelas para o registro, nos materiais complementares.

*Organize os alunos em grupos de quatro.

*Entregue as tabelas para cada grupo.

*Cada grupo receberá um total de 18 tampinhas : 9 vermelhas, 9 verdes e 9 brancas.

*Na primeira atividade deixe os alunos explorarem criativamente o material para a formação de um número com três algarismos. Eles poderão usar todas as tampinhas e formar o número 999, ou eles poderão usar as tampinhas e desenhar os números. Permita que a criatividade flua.

*Quando apresentar os valores de cada cor de tampinha ressalte bem pois aqui os alunos precisarão compreender que estamos tratando de centenas (valor das tampinhas vermelhas = 900), de dezenas ( valor das tampinhas verdes = 90) e unidades 9 tampinhas brancas = 9).

*Não escreva os números da atividade no quadro. Somente os diga para a turma. Os números são : 538 - 291 - 480 - 101 - 647 ( PARA O SLIDE 12)

644- 986 - 368 - 622 ( PARA O SLIDE 13)

*Reserve um espaço na classe para o painel coletivo.

Discuta com a turma:

  • Como foi que vocês decidiram montar esse número usando as tampinhas? As tampinhas tem valores diferentes?
  • Como vocês fizeram para descobrir que 9 tampinhas vermelhas valem 900?
  • Como vocês fizeram para descobrir que 9 tampinhas verdes valem 90?
  • Como vocês fizeram para descobrir que 9 tampinhas brancas valem 9?
  • Onde estão as tampinhas que equivalem às dezenas? Como vocês sabem disso?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 25 minutos. ( slides de 7 a 14 )

Propósito: Registrar diferentes estratégias de contagem ou estimativa em uma coleção.

Orientação: Prepare o material com antecedência.Peça que os alunos tragam tampinhas plásticas para a escola para a montagem de uma coleção. Oriente-os para a contagem, para a separação, para o armazenamento da coleção bem como o registro. Assegure-se de ter pelo menos 100 tampinhas vermelhas, 100 tampinhas verdes e 100 tampinhas brancas, pois são suficientes para o trabalho deste plano com uma turma de 32 alunos. Projete os slides, ou vá dando as comandas. Você pode encontrar orientações para o aluno, junto com as tabelas para o registro, nos materiais complementares.

*Organize os alunos em grupos de quatro.

*Entregue as tabelas para cada grupo.

*Cada grupo receberá um total de 18 tampinhas : 9 vermelhas, 9 verdes e 9 brancas.

*Na primeira atividade deixe os alunos explorarem criativamente o material para a formação de um número com três algarismos. Eles poderão usar todas as tampinhas e formar o número 999, ou eles poderão usar as tampinhas e desenhar os números. Permita que a criatividade flua.

*Quando apresentar os valores de cada cor de tampinha ressalte bem pois aqui os alunos precisarão compreender que estamos tratando de centenas (valor das tampinhas vermelhas = 900), de dezenas ( valor das tampinhas verdes = 90) e unidades 9 tampinhas brancas = 9).

*Não escreva os números da atividade no quadro. Somente os diga para a turma. Os números são : 538 - 291 - 480 - 101 - 647 ( PARA O SLIDE 12)

644- 986 - 368 - 622 ( PARA O SLIDE 13)

*Reserve um espaço na classe para o painel coletivo.

Discuta com a turma:

  • Como foi que vocês decidiram montar esse número usando as tampinhas? As tampinhas tem valores diferentes?
  • Como vocês fizeram para descobrir que 9 tampinhas vermelhas valem 900?
  • Como vocês fizeram para descobrir que 9 tampinhas verdes valem 90?
  • Como vocês fizeram para descobrir que 9 tampinhas brancas valem 9?
  • Onde estão as tampinhas que equivalem às dezenas? Como vocês sabem disso?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Propósito:Socializar as diferentes estratégias de contagem e resolução.

Orientação: Separe um local na sala de aula onde os alunos possam ir fixando suas tabelas conforme cada grupo vá apresentando as estratégias de resolução. Chame um grupo por vez.

Discuta com a turma:

  • Vocês observaram alguma diferença de estratégia de resolução em algum grupo? Quais os pontos diferentes?
  • Como resolveram o “0” no número “101”?
  • Qual a diferença que vocês perceberam quando os valores da tampinhas mudaram?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos.

Propósito:Validar com os alunos a escrita e a leitura dos números de 3 ordens.

Orientação: Reafirmar a escrita de números de três ordens ( centena/dezena e unidade).Projete ou escreva no quadro. Leia o encerramento com os alunos e peça que copiem em seus cadernos.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos.

Propósito: Verificar o aprendizado do conceito matemático.

Orientações: Entregar uma cópia para cada aluno.Peça que resolvam individualmente.

Materiais complementares:

Atividade raio x

Atividades complementares

Resolução do raio x

Resolução das atividades complementares

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Números do 2º ano :

Com o plano de aula sobre números, os alunos aprendem leitura, escrita e comparação de números de até três algarismos, utilização de contagens de 2 em 2, 5 em 5 e 10 em 10 no cálculo mental de adição e subtração, criação de estratégias pessoais e uso de algoritmos para cálculo e resolução de problemas envolvendo adição, subtração e multiplicação por 2 e 3, dobro e triplo, metade, terça parte e representação na reta numerada.

MAIS AULAS DE Matemática do 2º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF02MA02 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Curso relacionado ao Plano

Resolução de Problemas em Matemática com Esforço Produtivo

Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Matemática

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano