Objetivo
Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autor: Adriane Regina Bravo Mendes
Mentor: Carina Espírito Santo
Especialista de área: Luciana Maria Tenuta de Freitas
Habilidade da BNCC
(EF02MA02) Registrar o resultado da contagem ou estimativa de quantidade de objetos em coleções de até 100- unidades, realizadas por meio de diferentes estratégias.
Objetivos específicos
Registrar diferentes estratégias de contagem ou estimativa em uma coleção.
Conceito-chave
Formação de números com três algarismos.
Recursos necessários
- Atividades impressas em folhas;
- Cartolinas ou papel pardo;
- Espaço para um painel coletivo;
- Para um grupo de 32 alunos:
_ 100 tampinhas de plástico vermelhas,
_ 100 tampinhas de plástico verdes,
_100 tampinhas de plástico brancas;
- Copos plásticos;
- Pote plástico com tampa;
- Feijão, ou milho de pipoca, ou clips.
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma.
Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.
Retomada
Tempo sugerido: 8 minutos.( slides de 3 a 6)
Propósito: Retomar a leitura e a escrita de números com três algarismos.
Orientação: Crie um momento bem dinâmico e descontraído com os alunos. Realize esta atividade de forma oral, coletiva e lúdica. A ideia é a retomada de conceitos já aprendidos.Projete os slides, ou imprima as perguntas, ou ainda, escreva-as no quadro.Vá dando as comandas e dê um tempo para eles pensarem. Logo em seguida solicite as respostas.Promova uma discussão acerca das respostas apresentadas. Combine que a primeira pergunta os alunos respondam oralmente. A segunda e terceira podem ser respondidas no caderno.
Discuta com a turma:
- Como formamos um número de três ordens?
- Para identificar o maior número eu observo o quê primeiro? E se for o menor número?
Materiais complementares:
Retomada
Tempo sugerido: 8 minutos.( slides de 3 a 6)
Propósito: Retomar a leitura e a escrita de números com três algarismos.
Orientação: Crie um momento bem dinâmico e descontraído com os alunos. Realize esta atividade de forma oral, coletiva e lúdica. A ideia é a retomada de conceitos já aprendidos.Projete os slides, ou imprima as perguntas, ou ainda, escreva-as no quadro.Vá dando as comandas e dê um tempo para eles pensarem. Logo em seguida solicite as respostas.Promova uma discussão acerca das respostas apresentadas. Combine que a primeira pergunta os alunos respondam oralmente. A segunda e terceira podem ser respondidas no caderno.
Discuta com a turma:
- Como formamos um número de três ordens?
- Para identificar o maior número eu observo o quê primeiro? E se for o menor número?
Retomada
Tempo sugerido: 8 minutos.( slides de 3 a 6)
Propósito: Retomar a leitura e a escrita de números com três algarismos.
Orientação: Crie um momento bem dinâmico e descontraído com os alunos. Realize esta atividade de forma oral, coletiva e lúdica. A ideia é a retomada de conceitos já aprendidos.Projete os slides, ou imprima as perguntas, ou ainda, escreva-as no quadro.Vá dando as comandas e dê um tempo para eles pensarem. Logo em seguida solicite as respostas.Promova uma discussão acerca das respostas apresentadas. Combine que a primeira pergunta os alunos respondam oralmente. A segunda e terceira podem ser respondidas no caderno.
Discuta com a turma:
- Como formamos um número de três ordens?
- Para identificar o maior número eu observo o quê primeiro? E se for o menor número?
Retomada
Tempo sugerido: 8 minutos.( slides de 3 a 6)
Propósito: Retomar a leitura e a escrita de números com três algarismos.
Orientação: Crie um momento bem dinâmico e descontraído com os alunos. Realize esta atividade de forma oral, coletiva e lúdica. A ideia é a retomada de conceitos já aprendidos.Projete os slides, ou imprima as perguntas, ou ainda, escreva-as no quadro.Vá dando as comandas e dê um tempo para eles pensarem. Logo em seguida solicite as respostas.Promova uma discussão acerca das respostas apresentadas. Combine que a primeira pergunta os alunos respondam oralmente. A segunda e terceira podem ser respondidas no caderno.
Discuta com a turma:
- Como formamos um número de três ordens?
- Para identificar o maior número eu observo o quê primeiro? E se for o menor número?
Atividade principal
Tempo sugerido: 25 minutos. ( slides de 7 a 14 )
Propósito: Registrar diferentes estratégias de contagem ou estimativa em uma coleção.
Orientação: Prepare o material com antecedência.Peça que os alunos tragam tampinhas plásticas para a escola para a montagem de uma coleção. Oriente-os para a contagem, para a separação, para o armazenamento da coleção bem como o registro. Assegure-se de ter pelo menos 100 tampinhas vermelhas, 100 tampinhas verdes e 100 tampinhas brancas, pois são suficientes para o trabalho deste plano com uma turma de 32 alunos. Projete os slides, ou vá dando as comandas. Você pode encontrar orientações para o aluno, junto com as tabelas para o registro, nos materiais complementares.
*Organize os alunos em grupos de quatro.
*Entregue as tabelas para cada grupo.
*Cada grupo receberá um total de 18 tampinhas : 9 vermelhas, 9 verdes e 9 brancas.
*Na primeira atividade deixe os alunos explorarem criativamente o material para a formação de um número com três algarismos. Eles poderão usar todas as tampinhas e formar o número 999, ou eles poderão usar as tampinhas e desenhar os números. Permita que a criatividade flua.
*Quando apresentar os valores de cada cor de tampinha ressalte bem pois aqui os alunos precisarão compreender que estamos tratando de centenas (valor das tampinhas vermelhas = 900), de dezenas ( valor das tampinhas verdes = 90) e unidades 9 tampinhas brancas = 9).
*Não escreva os números da atividade no quadro. Somente os diga para a turma. Os números são : 538 - 291 - 480 - 101 - 647 ( PARA O SLIDE 12)
644- 986 - 368 - 622 ( PARA O SLIDE 13)
*Reserve um espaço na classe para o painel coletivo.
Discuta com a turma:
- Como foi que vocês decidiram montar esse número usando as tampinhas? As tampinhas tem valores diferentes?
- Como vocês fizeram para descobrir que 9 tampinhas vermelhas valem 900?
- Como vocês fizeram para descobrir que 9 tampinhas verdes valem 90?
- Como vocês fizeram para descobrir que 9 tampinhas brancas valem 9?
- Onde estão as tampinhas que equivalem às dezenas? Como vocês sabem disso?
Materiais Complementares:
Resolução da atividade principal
Atividade principal
Tempo sugerido: 25 minutos. ( slides de 7 a 14 )
Propósito: Registrar diferentes estratégias de contagem ou estimativa em uma coleção.
Orientação: Prepare o material com antecedência.Peça que os alunos tragam tampinhas plásticas para a escola para a montagem de uma coleção. Oriente-os para a contagem, para a separação, para o armazenamento da coleção bem como o registro. Assegure-se de ter pelo menos 100 tampinhas vermelhas, 100 tampinhas verdes e 100 tampinhas brancas, pois são suficientes para o trabalho deste plano com uma turma de 32 alunos. Projete os slides, ou vá dando as comandas. Você pode encontrar orientações para o aluno, junto com as tabelas para o registro, nos materiais complementares.
*Organize os alunos em grupos de quatro.
*Entregue as tabelas para cada grupo.
*Cada grupo receberá um total de 18 tampinhas : 9 vermelhas, 9 verdes e 9 brancas.
*Na primeira atividade deixe os alunos explorarem criativamente o material para a formação de um número com três algarismos. Eles poderão usar todas as tampinhas e formar o número 999, ou eles poderão usar as tampinhas e desenhar os números. Permita que a criatividade flua.
*Quando apresentar os valores de cada cor de tampinha ressalte bem pois aqui os alunos precisarão compreender que estamos tratando de centenas (valor das tampinhas vermelhas = 900), de dezenas ( valor das tampinhas verdes = 90) e unidades 9 tampinhas brancas = 9).
*Não escreva os números da atividade no quadro. Somente os diga para a turma. Os números são : 538 - 291 - 480 - 101 - 647 ( PARA O SLIDE 12)
644- 986 - 368 - 622 ( PARA O SLIDE 13)
*Reserve um espaço na classe para o painel coletivo.
Discuta com a turma:
- Como foi que vocês decidiram montar esse número usando as tampinhas? As tampinhas tem valores diferentes?
- Como vocês fizeram para descobrir que 9 tampinhas vermelhas valem 900?
- Como vocês fizeram para descobrir que 9 tampinhas verdes valem 90?
- Como vocês fizeram para descobrir que 9 tampinhas brancas valem 9?
- Onde estão as tampinhas que equivalem às dezenas? Como vocês sabem disso?
Atividade principal
Tempo sugerido: 25 minutos. ( slides de 7 a 14 )
Propósito: Registrar diferentes estratégias de contagem ou estimativa em uma coleção.
Orientação: Prepare o material com antecedência.Peça que os alunos tragam tampinhas plásticas para a escola para a montagem de uma coleção. Oriente-os para a contagem, para a separação, para o armazenamento da coleção bem como o registro. Assegure-se de ter pelo menos 100 tampinhas vermelhas, 100 tampinhas verdes e 100 tampinhas brancas, pois são suficientes para o trabalho deste plano com uma turma de 32 alunos. Projete os slides, ou vá dando as comandas. Você pode encontrar orientações para o aluno, junto com as tabelas para o registro, nos materiais complementares.
*Organize os alunos em grupos de quatro.
*Entregue as tabelas para cada grupo.
*Cada grupo receberá um total de 18 tampinhas : 9 vermelhas, 9 verdes e 9 brancas.
*Na primeira atividade deixe os alunos explorarem criativamente o material para a formação de um número com três algarismos. Eles poderão usar todas as tampinhas e formar o número 999, ou eles poderão usar as tampinhas e desenhar os números. Permita que a criatividade flua.
*Quando apresentar os valores de cada cor de tampinha ressalte bem pois aqui os alunos precisarão compreender que estamos tratando de centenas (valor das tampinhas vermelhas = 900), de dezenas ( valor das tampinhas verdes = 90) e unidades 9 tampinhas brancas = 9).
*Não escreva os números da atividade no quadro. Somente os diga para a turma. Os números são : 538 - 291 - 480 - 101 - 647 ( PARA O SLIDE 12)
644- 986 - 368 - 622 ( PARA O SLIDE 13)
*Reserve um espaço na classe para o painel coletivo.
Discuta com a turma:
- Como foi que vocês decidiram montar esse número usando as tampinhas? As tampinhas tem valores diferentes?
- Como vocês fizeram para descobrir que 9 tampinhas vermelhas valem 900?
- Como vocês fizeram para descobrir que 9 tampinhas verdes valem 90?
- Como vocês fizeram para descobrir que 9 tampinhas brancas valem 9?
- Onde estão as tampinhas que equivalem às dezenas? Como vocês sabem disso?
Atividade principal
Tempo sugerido: 25 minutos. ( slides de 7 a 14 )
Propósito: Registrar diferentes estratégias de contagem ou estimativa em uma coleção.
Orientação: Prepare o material com antecedência.Peça que os alunos tragam tampinhas plásticas para a escola para a montagem de uma coleção. Oriente-os para a contagem, para a separação, para o armazenamento da coleção bem como o registro. Assegure-se de ter pelo menos 100 tampinhas vermelhas, 100 tampinhas verdes e 100 tampinhas brancas, pois são suficientes para o trabalho deste plano com uma turma de 32 alunos. Projete os slides, ou vá dando as comandas. Você pode encontrar orientações para o aluno, junto com as tabelas para o registro, nos materiais complementares.
*Organize os alunos em grupos de quatro.
*Entregue as tabelas para cada grupo.
*Cada grupo receberá um total de 18 tampinhas : 9 vermelhas, 9 verdes e 9 brancas.
*Na primeira atividade deixe os alunos explorarem criativamente o material para a formação de um número com três algarismos. Eles poderão usar todas as tampinhas e formar o número 999, ou eles poderão usar as tampinhas e desenhar os números. Permita que a criatividade flua.
*Quando apresentar os valores de cada cor de tampinha ressalte bem pois aqui os alunos precisarão compreender que estamos tratando de centenas (valor das tampinhas vermelhas = 900), de dezenas ( valor das tampinhas verdes = 90) e unidades 9 tampinhas brancas = 9).
*Não escreva os números da atividade no quadro. Somente os diga para a turma. Os números são : 538 - 291 - 480 - 101 - 647 ( PARA O SLIDE 12)
644- 986 - 368 - 622 ( PARA O SLIDE 13)
*Reserve um espaço na classe para o painel coletivo.
Discuta com a turma:
- Como foi que vocês decidiram montar esse número usando as tampinhas? As tampinhas tem valores diferentes?
- Como vocês fizeram para descobrir que 9 tampinhas vermelhas valem 900?
- Como vocês fizeram para descobrir que 9 tampinhas verdes valem 90?
- Como vocês fizeram para descobrir que 9 tampinhas brancas valem 9?
- Onde estão as tampinhas que equivalem às dezenas? Como vocês sabem disso?
Atividade principal
Tempo sugerido: 25 minutos. ( slides de 7 a 14 )
Propósito: Registrar diferentes estratégias de contagem ou estimativa em uma coleção.
Orientação: Prepare o material com antecedência.Peça que os alunos tragam tampinhas plásticas para a escola para a montagem de uma coleção. Oriente-os para a contagem, para a separação, para o armazenamento da coleção bem como o registro. Assegure-se de ter pelo menos 100 tampinhas vermelhas, 100 tampinhas verdes e 100 tampinhas brancas, pois são suficientes para o trabalho deste plano com uma turma de 32 alunos. Projete os slides, ou vá dando as comandas. Você pode encontrar orientações para o aluno, junto com as tabelas para o registro, nos materiais complementares.
*Organize os alunos em grupos de quatro.
*Entregue as tabelas para cada grupo.
*Cada grupo receberá um total de 18 tampinhas : 9 vermelhas, 9 verdes e 9 brancas.
*Na primeira atividade deixe os alunos explorarem criativamente o material para a formação de um número com três algarismos. Eles poderão usar todas as tampinhas e formar o número 999, ou eles poderão usar as tampinhas e desenhar os números. Permita que a criatividade flua.
*Quando apresentar os valores de cada cor de tampinha ressalte bem pois aqui os alunos precisarão compreender que estamos tratando de centenas (valor das tampinhas vermelhas = 900), de dezenas ( valor das tampinhas verdes = 90) e unidades 9 tampinhas brancas = 9).
*Não escreva os números da atividade no quadro. Somente os diga para a turma. Os números são : 538 - 291 - 480 - 101 - 647 ( PARA O SLIDE 12)
644- 986 - 368 - 622 ( PARA O SLIDE 13)
*Reserve um espaço na classe para o painel coletivo.
Discuta com a turma:
- Como foi que vocês decidiram montar esse número usando as tampinhas? As tampinhas tem valores diferentes?
- Como vocês fizeram para descobrir que 9 tampinhas vermelhas valem 900?
- Como vocês fizeram para descobrir que 9 tampinhas verdes valem 90?
- Como vocês fizeram para descobrir que 9 tampinhas brancas valem 9?
- Onde estão as tampinhas que equivalem às dezenas? Como vocês sabem disso?
Atividade principal
Tempo sugerido: 25 minutos. ( slides de 7 a 14 )
Propósito: Registrar diferentes estratégias de contagem ou estimativa em uma coleção.
Orientação: Prepare o material com antecedência.Peça que os alunos tragam tampinhas plásticas para a escola para a montagem de uma coleção. Oriente-os para a contagem, para a separação, para o armazenamento da coleção bem como o registro. Assegure-se de ter pelo menos 100 tampinhas vermelhas, 100 tampinhas verdes e 100 tampinhas brancas, pois são suficientes para o trabalho deste plano com uma turma de 32 alunos. Projete os slides, ou vá dando as comandas. Você pode encontrar orientações para o aluno, junto com as tabelas para o registro, nos materiais complementares.
*Organize os alunos em grupos de quatro.
*Entregue as tabelas para cada grupo.
*Cada grupo receberá um total de 18 tampinhas : 9 vermelhas, 9 verdes e 9 brancas.
*Na primeira atividade deixe os alunos explorarem criativamente o material para a formação de um número com três algarismos. Eles poderão usar todas as tampinhas e formar o número 999, ou eles poderão usar as tampinhas e desenhar os números. Permita que a criatividade flua.
*Quando apresentar os valores de cada cor de tampinha ressalte bem pois aqui os alunos precisarão compreender que estamos tratando de centenas (valor das tampinhas vermelhas = 900), de dezenas ( valor das tampinhas verdes = 90) e unidades 9 tampinhas brancas = 9).
*Não escreva os números da atividade no quadro. Somente os diga para a turma. Os números são : 538 - 291 - 480 - 101 - 647 ( PARA O SLIDE 12)
644- 986 - 368 - 622 ( PARA O SLIDE 13)
*Reserve um espaço na classe para o painel coletivo.
Discuta com a turma:
- Como foi que vocês decidiram montar esse número usando as tampinhas? As tampinhas tem valores diferentes?
- Como vocês fizeram para descobrir que 9 tampinhas vermelhas valem 900?
- Como vocês fizeram para descobrir que 9 tampinhas verdes valem 90?
- Como vocês fizeram para descobrir que 9 tampinhas brancas valem 9?
- Onde estão as tampinhas que equivalem às dezenas? Como vocês sabem disso?
Atividade principal
Tempo sugerido: 25 minutos. ( slides de 7 a 14 )
Propósito: Registrar diferentes estratégias de contagem ou estimativa em uma coleção.
Orientação: Prepare o material com antecedência.Peça que os alunos tragam tampinhas plásticas para a escola para a montagem de uma coleção. Oriente-os para a contagem, para a separação, para o armazenamento da coleção bem como o registro. Assegure-se de ter pelo menos 100 tampinhas vermelhas, 100 tampinhas verdes e 100 tampinhas brancas, pois são suficientes para o trabalho deste plano com uma turma de 32 alunos. Projete os slides, ou vá dando as comandas. Você pode encontrar orientações para o aluno, junto com as tabelas para o registro, nos materiais complementares.
*Organize os alunos em grupos de quatro.
*Entregue as tabelas para cada grupo.
*Cada grupo receberá um total de 18 tampinhas : 9 vermelhas, 9 verdes e 9 brancas.
*Na primeira atividade deixe os alunos explorarem criativamente o material para a formação de um número com três algarismos. Eles poderão usar todas as tampinhas e formar o número 999, ou eles poderão usar as tampinhas e desenhar os números. Permita que a criatividade flua.
*Quando apresentar os valores de cada cor de tampinha ressalte bem pois aqui os alunos precisarão compreender que estamos tratando de centenas (valor das tampinhas vermelhas = 900), de dezenas ( valor das tampinhas verdes = 90) e unidades 9 tampinhas brancas = 9).
*Não escreva os números da atividade no quadro. Somente os diga para a turma. Os números são : 538 - 291 - 480 - 101 - 647 ( PARA O SLIDE 12)
644- 986 - 368 - 622 ( PARA O SLIDE 13)
*Reserve um espaço na classe para o painel coletivo.
Discuta com a turma:
- Como foi que vocês decidiram montar esse número usando as tampinhas? As tampinhas tem valores diferentes?
- Como vocês fizeram para descobrir que 9 tampinhas vermelhas valem 900?
- Como vocês fizeram para descobrir que 9 tampinhas verdes valem 90?
- Como vocês fizeram para descobrir que 9 tampinhas brancas valem 9?
- Onde estão as tampinhas que equivalem às dezenas? Como vocês sabem disso?
Atividade principal
Tempo sugerido: 25 minutos. ( slides de 7 a 14 )
Propósito: Registrar diferentes estratégias de contagem ou estimativa em uma coleção.
Orientação: Prepare o material com antecedência.Peça que os alunos tragam tampinhas plásticas para a escola para a montagem de uma coleção. Oriente-os para a contagem, para a separação, para o armazenamento da coleção bem como o registro. Assegure-se de ter pelo menos 100 tampinhas vermelhas, 100 tampinhas verdes e 100 tampinhas brancas, pois são suficientes para o trabalho deste plano com uma turma de 32 alunos. Projete os slides, ou vá dando as comandas. Você pode encontrar orientações para o aluno, junto com as tabelas para o registro, nos materiais complementares.
*Organize os alunos em grupos de quatro.
*Entregue as tabelas para cada grupo.
*Cada grupo receberá um total de 18 tampinhas : 9 vermelhas, 9 verdes e 9 brancas.
*Na primeira atividade deixe os alunos explorarem criativamente o material para a formação de um número com três algarismos. Eles poderão usar todas as tampinhas e formar o número 999, ou eles poderão usar as tampinhas e desenhar os números. Permita que a criatividade flua.
*Quando apresentar os valores de cada cor de tampinha ressalte bem pois aqui os alunos precisarão compreender que estamos tratando de centenas (valor das tampinhas vermelhas = 900), de dezenas ( valor das tampinhas verdes = 90) e unidades 9 tampinhas brancas = 9).
*Não escreva os números da atividade no quadro. Somente os diga para a turma. Os números são : 538 - 291 - 480 - 101 - 647 ( PARA O SLIDE 12)
644- 986 - 368 - 622 ( PARA O SLIDE 13)
*Reserve um espaço na classe para o painel coletivo.
Discuta com a turma:
- Como foi que vocês decidiram montar esse número usando as tampinhas? As tampinhas tem valores diferentes?
- Como vocês fizeram para descobrir que 9 tampinhas vermelhas valem 900?
- Como vocês fizeram para descobrir que 9 tampinhas verdes valem 90?
- Como vocês fizeram para descobrir que 9 tampinhas brancas valem 9?
- Onde estão as tampinhas que equivalem às dezenas? Como vocês sabem disso?
Discussão da solução
Tempo sugerido: 10 minutos.
Propósito:Socializar as diferentes estratégias de contagem e resolução.
Orientação: Separe um local na sala de aula onde os alunos possam ir fixando suas tabelas conforme cada grupo vá apresentando as estratégias de resolução. Chame um grupo por vez.
Discuta com a turma:
- Vocês observaram alguma diferença de estratégia de resolução em algum grupo? Quais os pontos diferentes?
- Como resolveram o “0” no número “101”?
- Qual a diferença que vocês perceberam quando os valores da tampinhas mudaram?
Encerramento
Tempo sugerido: 2 minutos.
Propósito:Validar com os alunos a escrita e a leitura dos números de 3 ordens.
Orientação: Reafirmar a escrita de números de três ordens ( centena/dezena e unidade).Projete ou escreva no quadro. Leia o encerramento com os alunos e peça que copiem em seus cadernos.
Raio X
Tempo sugerido: 3 minutos.
Propósito: Verificar o aprendizado do conceito matemático.
Orientações: Entregar uma cópia para cada aluno.Peça que resolvam individualmente.
Materiais complementares:
Resolução das atividades complementares