Textos para impressão - Contexto/ Problematização
Plano de Aula
Plano de aula: A importância da educação na construção da representatividade negra e indígena
Plano 2 de uma sequência de 3 planos. Veja todos os planos sobre Ações afirmativas
Sobre este plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você possa se planejar.
Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF08HI22, de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.
Materiais necessários:
- Caderno.
- Lápis.
- Borracha.
- Canetas.
- Revistas ou jornais.
Material complementar: Abra este link para acessar a versão dos textos utilizados na aula para impressão:
Para você saber mais: Caso ache necessário aprofundar seus conhecimentos sobre o assunto, sugerimos algumas leituras:
- DORNELLES, Ederson Nadir Pires; VERONESE, Osmar. A falta de representatividade indígena nos parlamentos brasileiros: a democracia representativa vigente deve ser (re)inventada? Revista Eletrônica Direito e Política, Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ciência Jurídica da UNIVALI, Itajaí, v.13, n.1, 1º quadrimestre de 2018. Disponível em: https://siaiap32.univali.br/seer/index.php/rdp/article/view/12619/7148. Acesso em: 8 de fevereiro de 2019.
- Blog do escritor Daniel Mundukuru: http://danielmunduruku.blogspot.com/p/cronicas-e-opinioes.html. Acesso em: 8 de fevereiro de 2019.
- Instituto Insikiran de Formação Superior Indígena, UFRR: http://ufrr.br/insikiran/. Acesso em: 8 de fevereiro de 2019.
- A questão indígena no Brasil: uma conversa sobre representatividade e os desafios na educação. Disponível em: https://www.agenciaconexoes.org/a-questao-indigena-no-brasil-uma-conversa-sobre-representatividade-e-os-desafios-na-educacao/.
Acesso em: 8 de fevereiro de 2019. - Há 130 anos o negro busca sua representatividade no Brasil. Disponível em: https://pleno.news/brasil/sociedade-a-importancia-da-representatividade-negra.html. Acesso em: 8 de fevereiro de 2019.
- RAMOS, Lázaro. Na minha pele. Rio de Janeiro: Editora Objetiva, 2017. Disponível em: http://www.sedes.org.br/Departamentos/Psicanalise/pdf/Na%20minha%20pele%20-%20Lazaro%20Ramos.pdf.
Acesso em: 8 de fevereiro de 2019. - Documentário A negação do Brasil: O negro na telenovela brasileira. São Paulo: Senac-SP, 2000. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=PrrR2jgSf9M. Acesso em: 8 de fevereiro de 2019.
Objetivo
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientações: Leia em voz alta o objetivo da aula para a sala. Se você dispuser dos recursos necessários, projete o slide, se não, você pode escrever o objetivo no quadro e pedir que os alunos copiem em seus cadernos. Certifique-se de que todos entenderam e tire as eventuais dúvidas.
Para você saber mais: Caso ache necessário aprofundar seus conhecimentos sobre o assunto, sugerimos algumas leituras:
- DORNELLES, Ederson Nadir Pires; VERONESE, Osmar. A falta de representatividade indígena nos parlamentos brasileiros: a democracia representativa vigente deve ser (re)inventada? Revista Eletrônica Direito e Política, Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ciência Jurídica da UNIVALI, Itajaí, v.13, n.1, 1º quadrimestre de 2018. Disponível em: https://siaiap32.univali.br/seer/index.php/rdp/article/view/12619/7148. Acesso em: 8 de fevereiro de 2019.
- Blog do escritor Daniel Mundukuru: http://danielmunduruku.blogspot.com/p/cronicas-e-opinioes.html. Acesso em: 8 de fevereiro de 2019.
- Instituto Insikiran de Formação Superior Indígena, UFRR: http://ufrr.br/insikiran/. Acesso em: 8 de fevereiro de 2019.
- A questão indígena no Brasil: uma conversa sobre representatividade e os desafios na educação. Disponível em: https://www.agenciaconexoes.org/a-questao-indigena-no-brasil-uma-conversa-sobre-representatividade-e-os-desafios-na-educacao/.
Acesso em: 8 de fevereiro de 2019. - Há 130 anos o negro busca sua representatividade no Brasil. Disponível em: https://pleno.news/brasil/sociedade-a-importancia-da-representatividade-negra.html. Acesso em: 8 de fevereiro de 2019.
- RAMOS, Lázaro. Na minha pele. Rio de Janeiro: Editora Objetiva, 2017. Disponível em: http://www.sedes.org.br/Departamentos/Psicanalise/pdf/Na%20minha%20pele%20-%20Lazaro%20Ramos.pdf.
Acesso em: 8 de fevereiro de 2019. - Documentário A negação do Brasil: O negro na telenovela brasileira. São Paulo: Senac-SP, 2000. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=PrrR2jgSf9M. Acesso em: 8 de fevereiro de 2019.
Contexto
Tempo sugerido: 13 minutos.
Orientações: Nesta etapa você irá introduzir o assunto da aula com os alunos. Para isso, você deve, junto com seus alunos, entender o conceito de representatividade.
- Questione os alunos o que eles acham que é representatividade. Você pode anotar no quadro as respostas.
- Entregue aos alunos uma cópia impressa da coletânea de textos para a aula, disponível no link: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/Xc5p3pPyGUXTnsuR4dSMHUydtpRTczmWx3sp7D2MAwrhtEEKZbZqtPKbGHbd/his8-20und02-textos-para-impressao-contexto-problematizacao.pdf
- Realize com os alunos a leitura do coletiva do texto referente ao Contexto, que contém a definição de representatividade segundo
Jordão Farias. - Após realizar a leitura, questione os alunos o que eles entenderam por representatividade. Veja se está parecido com o que eles responderam antes da leitura do texto.
- O objetivo é que os alunos consigam entender o significado do conceito de representatividade.
Como adequar à sua realidade: Se você lecionar em regiões quilombolas, ou indígenas, você pode adequar as questões à sua realidade. Pergunte aos alunos se eles se sentem representados na grande mídia, novelas, comerciais de televisão etc.
Para você saber mais: Caso ache necessário aprofundar seus conhecimentos sobre o assunto, sugerimos algumas leituras:
- DORNELLES, Ederson Nadir Pires; VERONESE, Osmar. A falta de representatividade indígena nos parlamentos brasileiros: a democracia representativa vigente deve ser (re)inventada? Revista Eletrônica Direito e Política, Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ciência Jurídica da UNIVALI, Itajaí, v.13, n.1, 1º quadrimestre de 2018. Disponível em: https://siaiap32.univali.br/seer/index.php/rdp/article/view/12619/7148. Acesso em; 8 de fevereiro de 2019.
- Blog do escritor Daniel Mundukuru: http://danielmunduruku.blogspot.com/p/cronicas-e-opinioes.html. Acesso em: 8 de fevereiro de 2019.
- Instituto Insikiran de Formação Superior Indígena, UFRR: http://ufrr.br/insikiran/. Acesso em: 8 de fevereiro de 2019.
- A questão indígena no Brasil: uma conversa sobre representatividade e os desafios na educação. Disponível em: https://www.agenciaconexoes.org/a-questao-indigena-no-brasil-uma-conversa-sobre-representatividade-e-os-desafios-na-educacao/.
Acesso em: 8 de fevereiro de 2019. - Há 130 anos o negro busca sua representatividade no Brasil. Disponível em: https://pleno.news/brasil/sociedade-a-importancia-da-representatividade-negra.html. Acesso em: 8 de fevereiro de 2019.
- RAMOS, Lázaro. Na minha pele. Rio de Janeiro: Editora Objetiva, 2017. Disponível em: http://www.sedes.org.br/Departamentos/Psicanalise/pdf/Na%20minha%20pele%20-%20Lazaro%20Ramos.pdf.
Acesso em: 8 de fevereiro de 2019. - Documentário A negação do Brasil: O negro na telenovela brasileira. São Paulo: Senac-SP, 2000. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=PrrR2jgSf9M. Acesso em: 8 de fevereiro de 2019.
Problematização
Tempo sugerido: 20 minutos.
Orientações: Nesta etapa você irá aprofundar o conceito de representatividade e sua importância na construção da identidade dos povos indígenas e da população negra.
- Peça para os alunos realizarem a leitura dos textos que compõem a Problematização. Disponíveis para impressão no link: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/Xc5p3pPyGUXTnsuR4dSMHUydtpRTczmWx3sp7D2MAwrhtEEKZbZqtPKbGHbd/his8-20und02-textos-para-impressao-contexto-problematizacao.pdf
- Oriente a leitura dos alunos, para que percebam como, no primeiro texto, foi importante para a atriz Whoopi Goldberg se sentir representada na televisão, em um papel que não fosse estereotipado.
- Chame a atenção dos alunos para a conexão entre os dois textos, já que o segundo texto, do escritor indígena Daniel Munduruku, afirma a importância da desconstrução de estereótipos sobre os indígenas para a construção de identidade.
- Questione os alunos onde e como eles conseguem perceber que são representados os negros e indígenas na sociedade brasileira.
- Oriente que os alunos percebam a importância da criação de uma lei que altera a LDB (Lei de Diretrizes e Bases da Educação) e determina a obrigatoriedade do ensino de História e cultura indígena e afro-brasileira nas escolas. Como esta política pública afirmativa auxilia na construção da representatividade ao ensinar uma visão e narrativa da História que não eurocêntrica.
- É importante ressaltar o papel da escola e da educação na desconstrução dos estereótipos que carregam estas populações. Por exemplo, a importância de ensinar que o termo “índio” é incorreto, pois não representa a variedade de etnias, culturas, tradições e povos que compõem os nativos brasileiros, como explica o autor no texto. Também apontar como é importante questionar o papel marginal que é constantemente atribuído ao povo negro na nossa sociedade, desde as representações artísticas até a falta de representatividade em grandes cargos, na política etc. Aqui é interessante deixar claro aos alunos como a educação, a aplicação de ações afirmativas, como as cotas para negros e indígenas, é um caminho para a inserção destes povos em contextos sociais historicamente negados a eles e, desta forma, também uma
parte para a solução da representatividade destas populações. Também explique aos alunos como para mulheres, por exemplo, a representatividade é mais escassa e para as mulheres não brancas, mais ainda.
Como adequar à sua realidade: Se você lecionar em regiões quilombolas, ou indígenas, você pode adequar as questões à sua realidade. Pergunte aos alunos se eles se sentem representados na grande mídia, novelas, comerciais de televisão etc.
Para você saber mais: Caso ache necessário aprofundar seus conhecimentos sobre o assunto, sugerimos algumas leituras:
- DORNELLES, Ederson Nadir Pires; VERONESE, Osmar. A falta de representatividade indígena nos parlamentos brasileiros: a democracia representativa vigente deve ser (re)inventada? Revista Eletrônica Direito e Política, Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ciência Jurídica da UNIVALI, Itajaí, v.13, n.1, 1º quadrimestre de 2018. Disponível em: https://siaiap32.univali.br/seer/index.php/rdp/article/view/12619/7148. Acesso em: 8 de fevereiro de 2019.
- Blog do escritor Daniel Mundukuru: http://danielmunduruku.blogspot.com/p/cronicas-e-opinioes.html. Acesso em: 8 de fevereiro de 2019.
- Instituto Insikiran de Formação Superior Indígena, UFRR: http://ufrr.br/insikiran/. Acesso em: 8 de fevereiro de 2019.
- A questão indígena no Brasil: uma conversa sobre representatividade e os desafios na educação. Disponível em: https://www.agenciaconexoes.org/a-questao-indigena-no-brasil-uma-conversa-sobre-representatividade-e-os-desafios-na-educacao/.
Acesso em: 8 de fevereiro de 2019. - Há 130 anos o negro busca sua representatividade no Brasil. Disponível em: https://pleno.news/brasil/sociedade-a-importancia-da-representatividade-negra.html. Acesso em: 8 de fevereiro de 2019.
- RAMOS, Lázaro. Na minha pele. Rio de Janeiro: Editora Objetiva, 2017. Disponível em: http://www.sedes.org.br/Departamentos/Psicanalise/pdf/Na%20minha%20pele%20-%20Lazaro%20Ramos.pdf.
Acesso em: 8 de fevereiro de 2019. - Documentário A negação do Brasil: O negro na telenovela brasileira. São Paulo: Senac-SP, 2000. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=PrrR2jgSf9M. Acesso em: 8 de fevereiro de 2019.
- Biografia Whoopi Goldberg. Disponível em: http://mulheres-incriveis.blogspot.com/2012/11/whoopi-goldberg.html.
Acesso em: 10 de fevereiro de 2019.
Problematização
Orientações: Nesta etapa você irá aprofundar o conceito de representatividade e sua importância na construção da identidade dos povos indígenas e da população negra.
- Peça para os alunos realizarem a leitura dos textos que compõem a Problematização. Disponíveis para impressão no link: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/Xc5p3pPyGUXTnsuR4dSMHUydtpRTczmWx3sp7D2MAwrhtEEKZbZqtPKbGHbd/his8-20und02-textos-para-impressao-contexto-problematizacao.pdf
- Oriente a leitura dos alunos, para que percebam como, no primeiro texto, foi importante para a atriz Whoopi Goldberg se sentir representada na televisão, em um papel que não fosse estereotipado.
- Chame a atenção dos alunos para a conexão entre os dois textos, já que o segundo texto do escritor indígena Daniel Munduruku afirma a importância da desconstrução de estereótipos sobre os indígenas para a construção de identidade.
- Questione os alunos onde e como eles conseguem perceber que são representados os negros e os indígenas na sociedade brasileira.
- Oriente que os alunos percebam a importância da criação de uma Lei que altera a LDB (Lei de Diretrizes e Bases da Educação) e determina
a obrigatoriedade do ensino de História e cultura indígena e afro-brasileira nas escolas. Como esta política pública afirmativa auxilia na construção da representatividade ao ensinar uma visão e narrativa da História que não eurocêntrica. - É importante ressaltar o papel da escola e da educação na desconstrução dos estereótipos que carregam estas populações. Por exemplo, a importância de ensinar que o termo “índio” é incorreto, pois não representa a variedade de etnias, culturas, tradições e povos que compõem os nativos brasileiros, como explica o autor no texto. Também apontar como é importante questionar o papel marginal que é constantemente atribuído ao povo negro na nossa sociedade, desde as representações artísticas, até a falta de representatividade em grandes cargos, na política etc. Aqui, é interessante deixar claro aos alunos como a educação, a aplicação de ações afirmativas, como as cotas para negros e indígenas é um caminho para a inserção destes povos em contextos sociais historicamente negados a eles e, desta forma, também uma
parte para a solução da representatividade dessas populações. Também explique aos alunos como para mulheres, por exemplo, a representatividade é mais escassa e, para as mulheres não brancas, mais ainda.
Como adequar à sua realidade: Se você lecionar em regiões quilombolas, ou indígenas, pode adequar as questões à sua realidade. Pergunte aos alunos se eles se sentem representados na grande mídia, novelas, comerciais de televisão etc.
Para você saber mais: Caso ache necessário aprofundar seus conhecimentos sobre o assunto, sugerimos algumas leituras:
- DORNELLES, Ederson Nadir Pires; VERONESE, Osmar. A falta de representatividade indígena nos parlamentos brasileiros: a democracia representativa vigente deve ser (re)inventada? Revista Eletrônica Direito e Política, Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ciência Jurídica da UNIVALI, Itajaí, v.13, n.1, 1º quadrimestre de 2018. Disponível em: https://siaiap32.univali.br/seer/index.php/rdp/article/view/12619/7148. Acesso em: 8 de fevereiro de 2019.
- Blog do escritor Daniel Mundukuru: http://danielmunduruku.blogspot.com/p/cronicas-e-opinioes.html. Acesso em: 8 de fevereiro de 2019.
- Instituto Insikiran de Formação Superior Indígena, UFRR: http://ufrr.br/insikiran/. Acesso em: 8 de fevereiro de 2019.
- A questão indígena no Brasil: uma conversa sobre representatividade e os desafios na educação. Disponível em: https://www.agenciaconexoes.org/a-questao-indigena-no-brasil-uma-conversa-sobre-representatividade-e-os-desafios-na-educacao/.
Acesso em: 8 de fevereiro de 2019. - Há 130 anos o negro busca sua representatividade no Brasil. Disponível em: https://pleno.news/brasil/sociedade-a-importancia-da-representatividade-negra.html. Acesso em: 8 de fevereiro de 2019.
- RAMOS, Lázaro. Na minha pele. Rio de Janeiro: Editora Objetiva, 2017. Disponível em: http://www.sedes.org.br/Departamentos/Psicanalise/pdf/Na%20minha%20pele%20-%20Lazaro%20Ramos.pdf.
Acesso em: 8 de fevereiro de 2019. - Documentário A negação do Brasil: O negro na telenovela brasileira. São Paulo: Senac-SP, 2000. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=PrrR2jgSf9M. Acesso em: 8 de fevereiro de 2019.
- Biografia Whoopi Goldberg. Disponível em: http://mulheres-incriveis.blogspot.com/2012/11/whoopi-goldberg.html.
Acesso em: 10 de fevereiro de 2019.
Problematização
Orientações: Nesta etapa você irá aprofundar o conceito de representatividade e sua importância na construção da identidade dos povos indígenas e da população negra.
- Peça para os alunos realizarem a leitura dos textos que compõem a Problematização. Disponíveis para impressão no link: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/Xc5p3pPyGUXTnsuR4dSMHUydtpRTczmWx3sp7D2MAwrhtEEKZbZqtPKbGHbd/his8-20und02-textos-para-impressao-contexto-problematizacao.pdf
- Oriente a leitura dos alunos, para que percebam como, no primeiro texto, foi importante para a atriz Whoopi Goldberg se sentir representada na televisão, em um papel que não fosse estereotipado.
- Chame a atenção dos alunos para a conexão entre os dois textos, já que o segundo texto do escritor indígena Daniel Munduruku afirma a importância da desconstrução de estereótipos sobre os indígenas para a construção de identidade.
- Questione os alunos onde e como eles conseguem perceber que são representados os negros e indígenas dentro da sociedade brasileira.
- Oriente que os alunos percebam a importância da criação de uma Lei que altera a LDB (Lei de Diretrizes e Bases da Educação) e determina a obrigatoriedade do ensino de História e cultura indígena e afro-brasileira nas escolas. Como esta política pública afirmativa auxilia na construção da representatividade ao ensinar uma visão e narrativa da História que não eurocêntrica.
- É importante ressaltar o papel da escola e da educação na desconstrução dos estereótipos que carregam estas populações. Por exemplo, a importância de ensinar que o termo “índio” é incorreto, pois não representa a variedade de etnias, culturas, tradições e povos que compõem os nativos brasileiros, como explica o autor no texto. Também apontar como é importante questionar o papel marginal que é constantemente atribuído ao povo negro dentro da nossa sociedade, desde as representações artísticas, até a falta de representatividade em grandes cargos, na política etc. Aqui, é interessante deixar claro aos alunos como a educação, a aplicação de ações afirmativas, como as cotas para negros e indígenas é um caminho para a inserção destes povos em contextos sociais historicamente negados a eles e, desta forma, também uma parte para a solução da representatividade destas populações. Também explique aos alunos como para mulheres, por exemplo, a representatividade é mais escassa, e, para as mulheres não brancas, mais ainda.
Como adequar à sua realidade: Se você lecionar em regiões quilombolas, ou indígenas, você pode adequar as questões à sua realidade. Pergunte aos alunos se eles se sentem representados na grande mídia, novelas, comerciais de televisão etc.
Para você saber mais: Caso ache necessário aprofundar seus conhecimentos sobre o assunto, sugerimos algumas leituras:
- DORNELLES, Ederson Nadir Pires; VERONESE, Osmar. A falta de representatividade indígena nos parlamentos brasileiros: a democracia representativa vigente deve ser (re)inventada? Revista Eletrônica Direito e Política, Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ciência Jurídica da UNIVALI, Itajaí, v.13, n.1, 1º quadrimestre de 2018. Disponível em: https://siaiap32.univali.br/seer/index.php/rdp/article/view/12619/7148. Acesso em: 8 de fevereiro de 2019.
- Blog do escritor Daniel Mundukuru: http://danielmunduruku.blogspot.com/p/cronicas-e-opinioes.html. Acesso em: 8 de fevereiro de 2019.
- Instituto Insikiran de Formação Superior Indígena, UFRR: http://ufrr.br/insikiran/. Acesso em: 8 de fevereiro de 2019.
- A questão indígena no Brasil: uma conversa sobre representatividade e os desafios na educação. Disponível em: https://www.agenciaconexoes.org/a-questao-indigena-no-brasil-uma-conversa-sobre-representatividade-e-os-desafios-na-educacao/.
Acesso em: 8 de fevereiro de 2019. - Há 130 anos o negro busca sua representatividade no Brasil. Disponível em: https://pleno.news/brasil/sociedade-a-importancia-da-representatividade-negra.html. Acesso em: 8 de fevereiro de 2019.
- RAMOS, Lázaro. Na minha pele. Rio de Janeiro: Editora Objetiva, 2017. Disponível em: http://www.sedes.org.br/Departamentos/Psicanalise/pdf/Na%20minha%20pele%20-%20Lazaro%20Ramos.pdf.
Acesso em: 8 de fevereiro de 2019. - Documentário A negação do Brasil: O negro na telenovela brasileira. São Paulo: Senac-SP, 2000. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=PrrR2jgSf9M. Acesso em: 8 de fevereiro de 2019.
- Biografia Whoopi Goldberg. Disponível em: http://mulheres-incriveis.blogspot.com/2012/11/whoopi-goldberg.html.
Acesso em: 10 de fevereiro de 2019.
Problematização
Orientações: Nesta etapa você irá aprofundar o conceito de representatividade e sua importância na construção da identidade dos povos indígenas e da população negra.
- Peça para os alunos realizarem a leitura dos textos que compõem a Problematização. Disponíveis para impressão no link: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/Xc5p3pPyGUXTnsuR4dSMHUydtpRTczmWx3sp7D2MAwrhtEEKZbZqtPKbGHbd/his8-20und02-textos-para-impressao-contexto-problematizacao.pdf
- Oriente a leitura dos alunos, para que percebam como, no primeiro texto, foi importante para a atriz Whoopi Goldberg se sentir representada na televisão, em um papel que não fosse estereotipado.
- Chame a atenção dos alunos para a conexão entre os dois textos, já que o segundo texto, do escritor indígena Daniel Munduruku afirma a importância da desconstrução de estereótipos sobre os indígenas para a construção de identidade.
- Questione os alunos onde e como eles conseguem perceber que são representados os negros e os indígenas na sociedade brasileira.
- Oriente que os alunos percebam a importância da criação de uma lei que altera a LDB (Lei de Diretrizes e Bases da Educação) e determina a obrigatoriedade do ensino de História e cultura indígena e afro-brasileira nas escolas. Como esta política pública afirmativa auxilia na construção da representatividade ao ensinar uma visão e narrativa da História que não eurocêntrica.
- É importante ressaltar o papel da escola e da educação na desconstrução dos estereótipos que carregam estas populações. Por exemplo, a importância de ensinar que o termo “índio” é incorreto, pois não representa a variedade de etnias, culturas, tradições e povos que compõem os nativos brasileiros, como explica o autor no texto. Também apontar como é importante questionar o papel marginal que é constantemente atribuído ao povo negro na nossa sociedade, desde as representações artísticas até a falta de representatividade em grandes cargos, na política etc. Aqui é interessante deixar claro aos alunos como a educação, a aplicação de ações afirmativas, como as cotas para negros e indígenas, é um caminho para a inserção destes povos em contextos sociais historicamente negados a eles e, desta forma, também uma parte para a solução da representatividade destas populações. Também explique aos alunos como para mulheres, por exemplo, a representatividade é mais escassa, e para as mulheres não brancas, mais ainda.
Como adequar à sua realidade: Se você lecionar em regiões quilombolas, ou indígenas, você pode adequar as questões à sua realidade. Pergunte aos alunos se eles se sentem representados na grande mídia, novelas, comerciais de televisão etc.
Para você saber mais: Caso ache necessário aprofundar seus conhecimentos sobre o assunto, sugerimos algumas leituras:
- DORNELLES, Ederson Nadir Pires; VERONESE, Osmar. A falta de representatividade indígena nos parlamentos brasileiros: a democracia representativa vigente deve ser (re)inventada? Revista Eletrônica Direito e Política, Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ciência Jurídica da UNIVALI, Itajaí, v.13, n.1, 1º quadrimestre de 2018. Disponível em: https://siaiap32.univali.br/seer/index.php/rdp/article/view/12619/7148. Acesso em: 8 de fevereiro de 2019.
- Blog do escritor Daniel Munduruku: http://danielmunduruku.blogspot.com/p/cronicas-e-opinioes.html. Acesso em: 8 de fevereiro de 2019.
- Instituto Insikiran de Formação Superior Indígena, UFRR: http://ufrr.br/insikiran/. Acesso em: 8 de fevereiro de 2019.
- A questão indígena no Brasil: uma conversa sobre representatividade e os desafios na educação. Disponível em: https://www.agenciaconexoes.org/a-questao-indigena-no-brasil-uma-conversa-sobre-representatividade-e-os-desafios-na-educacao/.
Acesso em: 8 de fevereiro de 2019. - Há 130 anos o negro busca sua representatividade no Brasil. Disponível em: https://pleno.news/brasil/sociedade-a-importancia-da-representatividade-negra.html. Acesso em: 8 de fevereiro de 2019.
- RAMOS, Lázaro. Na minha pele. Rio de Janeiro: Editora Objetiva, 2017. Disponível em: http://www.sedes.org.br/Departamentos/Psicanalise/pdf/Na%20minha%20pele%20-%20Lazaro%20Ramos.pdf.
Acesso em: 8 de fevereiro de 2019. - Documentário A negação do Brasil: O negro na telenovela brasileira. São Paulo: Senac-SP, 2000. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=PrrR2jgSf9M. Acesso em: 8 de fevereiro de 2019.
- Biografia Whoopi Goldberg. Disponível em: http://mulheres-incriveis.blogspot.com/2012/11/whoopi-goldberg.html.
Acesso em: 10 de fevereiro de 2019.
Sistematização
Tempo sugerido: 15 minutos.
Orientações: Para finalizar a aula, os alunos devem realizar uma atividade que sintetize aquilo que eles aprenderam ao longo do processo. Para isso você deve orientar a turma a pensar a questão: Como somos representados no ensino de História e da sociedade? Distribua as revistas e oriente que os alunos identifiquem se há a presença de pessoas negras e indígenas nas propagandas e como elas estão sendo representadas. Peça também para que os alunos olhem seus livros didáticos de História e identifiquem quantos indígenas e negros conseguem encontrar e em quais situações e de que forma eles são representados dentro das narrativas dos livros. O objetivo é que os alunos compreendam a importância da representatividade na construção das narrativas no espaço escolar e como a educação cumpre este papel.
É esperado que os alunos reparem, com relação às campanhas publicitárias nas revistas, que há um número muito inferior de negros e indígenas representados do que de brancos. Os alunos podem notar, a depender do material, a ausência completa de indígenas e de negros, ou de um dos dois. No caso dos livros didáticos, é provável que os alunos notem que a representação usual dos povos indígenas é sempre relacionada ao passado, como se estes não existissem mais nos dias de hoje. Já com relação aos negros, é possível que os alunos notem um material que trata unicamente da população negra ao abordar o período do escravismo. Neste sentido, reflita com a sala como há uma falta profunda de representatividade destas populações, ou, quando ela existe, ainda é feita de uma maneira estereotipada. Caso os materiais tragam imagens distintas, das populações negras e indígenas sendo representadas de maneira real e não estereotipada, converse com os alunos como é importante a construção destas novas narrativas históricas a respeito destes grupos sociais.
Como adequar à sua realidade: Se você lecionar em regiões quilombolas, ou indígenas, pode adequar as questões à sua realidade. Pergunte aos alunos se eles se sentem representados na grande mídia, novelas, comerciais de televisão etc.
Para você saber mais: Caso ache necessário aprofundar seus conhecimentos sobre o assunto, sugerimos algumas leituras:
- DORNELLES, Ederson Nadir Pires; VERONESE, Osmar. A falta de representatividade indígena nos parlamentos brasileiros: a democracia representativa vigente deve ser (re)inventada? Revista Eletrônica Direito e Política, Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ciência Jurídica da UNIVALI, Itajaí, v.13, n.1, 1º quadrimestre de 2018. Disponível em: https://siaiap32.univali.br/seer/index.php/rdp/article/view/12619/7148. Acesso em: 8 de fevereiro de 2019.
- Blog do escritor Daniel Mundukuru: http://danielmunduruku.blogspot.com/p/cronicas-e-opinioes.html. Acesso em: 8 de fevereiro de 2019.
- Instituto Insikiran de Formação Superior Indígena, UFRR: http://ufrr.br/insikiran/. Acesso em: 8 de fevereiro de 2019.
- A Questão Indígena No Brasil: Uma Conversa Sobre Representatividade E Os Desafios Na Educação. Disponível em: https://www.agenciaconexoes.org/a-questao-indigena-no-brasil-uma-conversa-sobre-representatividade-e-os-desafios-na-educacao/.
Acesso em: 8 de fevereiro de 2019. - Há 130 anos o negro busca sua representatividade no Brasil. Disponível em: https://pleno.news/brasil/sociedade-a-importancia-da-representatividade-negra.html. Acesso em: 8 de fevereiro de 2019.
- RAMOS, Lázaro. Na minha pele. Rio de Janeiro: Editora Objetiva, 2017. Disponível em: http://www.sedes.org.br/Departamentos/Psicanalise/pdf/Na%20minha%20pele%20-%20Lazaro%20Ramos.pdf.
Acesso em: 8 de fevereiro de 2019. - Documentário A negação do Brasil: O negro na telenovela brasileira. São Paulo: Senac-SP, 2000. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=PrrR2jgSf9M. Acesso em: 8 de fevereiro de 2019.
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Ferramentas sugeridas
- Essenciais: PDF com documentos de texto, imagens, áudio ou vídeo com orientações do professor.
- Optativas: Google Sala de Aula, Google Drive, Google Meet, Padlet.
Contexto
Para despertar a curiosidade da turma sobre o tema a ser estudado, você pode encaminhar apenas a questão disparadora “O que vocês acham que é representatividade?”, e estabelecer um tempo para que os alunos possam discutir o que entendem a respeito deste termo.
Utilize a ferramenta que for mais acessível para a turma, por escrito, via e-mail, Whatsapp, Facebook, Google Sala de Aula etc. Em seguida, encaminhe o objetivo da aula e o trecho proposto, que explica o que é representatividade. Questione, também no grupo da sala, se a definição do autor é diferente do que eles disseram.
Os alunos podem responder e discutir no próprio grupo da sala, escrevendo ou mandando pequenos áudios ou vídeos. Você pode encaminhar um pequeno áudio ou texto, esclarecendo dúvidas e acrescentando informações que julgar conveniente.
Problematização
Nesta etapa da aula, proponha que os alunos trabalhem agrupados ou individualmente. Para trabalharem agrupados, podem se comunicar por Whatsapp, e-mail, Facebook ou através de um documento compartilhado no Google Drive. O importante é que troquem informações e se auxiliem na análise das fontes. Você pode deixar que se agrupem livremente ou pode agrupá-separá-los em duplas, trios ou grupos produtivos, de acordo com seu conhecimento sobre a turma.
Encaminhe as fontes e alguns questionamentos. Para facilitar a interpretação das fontes pelos estudantes de forma autônoma, algumas questões propostas no plano original podem ter sido alteradas ou excluídas, e novas incluídas neste material. Faça uso dos questionamentos da maneira que considerar mais eficiente para a sua turma.
- Você já conhecia a atriz Whoopi Goldberg? Por que ela saiu gritando pela casa ao ver uma moça negra na tv quando era criança?
- O professor Daniel Munduruku diz que “aqui não há índios, há indígenas; não há tribos, mas povos”. O que isso significa?
- O trecho da lei, publicada em 2008, torna obrigatório o ensino da história da África e dos africanos, das lutas dos negros e dos povos indígenas nas escolas brasileiras. Por que será que só em 2008 houve uma preocupação em colocar estes temas como obrigatórios no ensino de história?
- De que forma o estudo destes temas está relacionado à representatividade das pessoas negras e indígenas no Brasil?
Estabeleça um prazo para que os alunos possam responder os questionamentos. Você pode encaminhar pequenos áudios ou vídeos esclarecendo dúvidas, chamando a atenção para informações presentes nas fontes que os alunos possam não ter percebido e acrescentando outras.
Outra possibilidade é agendar um momento síncrono, para que os alunos possam compartilhar as respostas com você e com o restante da turma.
Sistematização
Nesta etapa, os alunos podem continuar trabalhando agrupados ou individualmente. Para fazer a pesquisa proposta sobre representatividade, você pode propor que pesquisem propagandas em revistas que tenham em casa ou na internet. Podem produzir um texto, um poema, uma desenho etc. para responder o questionamento proposto nesta etapa:
- Como é a representatividade de diferentes grupos étnicos na sociedade e no ensino de história?
Você pode criar um mural no Padlet para que os alunos enviem as suas produções, ou eles podem enviá-las por Whatsapp, Facebook ou Google Sala de Aula.
De qualquer forma, incentive-os a compartilharem as produções com os colegas e comentarem as produções uns dos outros.
Convite às famílias
Incentive os estudantes a compartilharem as criações com familiares e amigos através das redes sociais.
Caso haja interesse, as famílias podem assistir aos episódios do documentário História do Brasil por Bóris Fausto, disponíveis no site da Tv Escola, que apresentam de maneira bastante didática, os principais aspectos de todos os períodos da História do Brasil (disponível aqui).
O site Era Virtual disponibiliza visitas virtuais a vários museus brasileiros, o que pode enriquecer muito o aprendizado da História de nosso país (disponível aqui).
Tutoriais sobre as ferramentas propostas neste plano
Google Sala de Aula (como criar e postar atividades): disponível aqui.
Google Sala de Aula (como criar uma turma): disponível aqui.
Google Drive (como organizar pastas): disponível aqui.
Google Meet (como criar uma reunião online): disponível aqui.
Google Apresentações (como usar): disponível aqui.
Padlet (como usar): disponível aqui.
Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores de Nova Escola
Professor: Júlia Corrêa
Mentor: Aleteia Silva
Especialista: Sherol dos Santos
Assessor pedagógico: Oldimar Cardoso
Ano: 8º ano do Ensino Fundamental.
Unidade temática: O Brasil no século XIX.
Objeto(s) de conhecimento: A produção do imaginário nacional brasileiro: cultura popular, representações visuais, letras e o Romantismo no Brasil.
Habilidade(s) da BNCC: EF08HI22 Discutir o papel das culturas letradas, não letradas e das artes na produção das identidades no Brasil do século XIX.
Palavras-chave: Representatividade, educação, ação afirmativa, indígenas, negros, estereótipo, desconstrução.
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