Sobre este plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF02GE06 de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.
Materiais necessários: Para esta aula será necessária a impressão da atividade de escolha do meio de comunicação para os alunos realizarem em duplas, caso não consiga imprimir você pode passar a atividade da lousa e solicitar que os alunos copiem.
Material complementar:
base de informações para os alunos decidirem o meio de comunicação e o melhor período para os primos conversarem: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/EGA3jaEsBAb4Gc289bXamakc59kCspJaZVVgrSrfJRAa7EKumMfXd79t7BMb/geo2-06und04-acao-propositiva.pdf
Contextos prévios: Seria interessante que anteriormente a aplicação desta aula, os alunos conheçam os meios de comunicação em massa e individual. Você pode introduzir o assunto com apresentação de um vídeo e solicitar que os alunos separem imagens que são de meios de comunicação e classifique quais são individuais e quais são de massa.
Tema da aula
Tempo sugerido: 5 minutos
Orientações: Comece a aula projetando o tema ou escrevendo no quadro, em seguida pergunte aos alunos se eles conhecem exemplos de meios de comunicação? Caso os alunos não conheçam esse conceito explique que são instrumentos de transmissão de informações entre a sociedade, como o telefone, a televisão, o rádio, a internet, cinema, entre outros.
Contextualização
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações: Leia a situação descrita no slide para os alunos e depois pergunte se alguém tem parentes ou amigos que morem fora do Brasil. Caso tenham tido essa experiência, pergunte se realmente perceberam a diferença de horário e permita que o aluno conte aos outros colegas. Agora, se ninguém da sala passou por uma situação parecida, explique rapidamente que os países têm horários diferentes, pois a Terra é uma esfera e os raios do Sol batem em períodos diferentes em cada lugar da Terra.
Problematização
Tempo sugerido: 5 minutos
Orientações: Explique à turma que nesta aula eles terão que ajudar os dois primos a conseguirem comunicar-se da melhor maneira possível, eles terão que se colocar no lugar das personagens e pensarem em uma solução. Como os dois vão se comunicar de tão longe? Em qual período do dia (horário) os dois estarão disponíveis para conversar?
Anote as concepções prévias dos alunos antes de seguir para a ação propositiva.
Ação Propositiva
Tempo sugerido: 20 minutos
Orientações: Em duplas, entregue uma impressão da atividade disponível nos Materiais Complementares e leia as informações necessárias para a tomada de decisão dos alunos. Na atividade existem algumas informações relevantes para conseguirem decidir:
- O CORREIO TEM HORÁRIO COMERCIAL, ABRE ÀS 9H00 E FECHA ÀS 17H00;
Você pode pedir para que os alunos citem outros locais que têm horário para abrir e fechar (escola, mercado, parques, entre outros)
- NEM TODAS AS CASAS TÊM ACESSO À INTERNET;
Caso a casa de um deles não tenha internet, o que poderia acontecer? Para conversarem eles poderiam usar a internet na casa de um vizinho ou ir em uma lan house,
- EXISTE DIFERENÇA DE HORÁRIO ENTRE AS CIDADES DOS PRIMOS, QUANDO SÃO 9H DA MANHÃ NO BRASIL SÃO 21H NA CIDADE DO PRIMO;
Eles precisam encontrar um horário intermediário para que um não esteja dormindo quando o outro deseja conversar.
- A INTERNET PODE SER USADA LIVREMENTE TANTO DE DIA QUANTO A NOITE;
O maior benefício da internet é que uma vez paga ela não gera mais custos para os primos conversarem, existem vídeo-chamadas em alguns aplicativos de celulares e computadores que permitem uma boa conexão.
- UMA CARTA DEMORA PARA CHEGAR ATÉ O DESTINATÁRIO;
A carta já foi muito utilizada, porém, hoje com a evolução da tecnologia o telefone e a internet apresentam melhores benefícios para a comunicação. Pergunte aos alunos se já receberam carta de alguém? O que costuma chegar na casa deles pelos correios?
Sistematização
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações: Faça uma reflexão com a turma sobre as dificuldades na comunicação das pessoas, observe se os alunos compreenderam que o horário é um limitador desta relação. Depois de trocar informações, sugira uma atividade para a turma: os colegas que resolveram a situação de Ana em dupla, vão agora escolher um jeito de se comunicar entre eles. Sugira que seja através de carta, pois, alguns deles nunca recebeu uma carta e talvez nem saibam seu próprio endereço. A carta pode ser sobre o melhor dia da vida deles, ou relevar um segredo que ninguém saiba, o importante é que lembrem que os meios de comunicação servem para transmitir uma informação. Eles deverão colocar em um envelope, pedir o endereço do colega completo e durante a semana de aplicação da aula você pode colocar todas as cartas no correio ou pedir para os pais. Em uma aula posterior você pode pedir para eles contarem quando receberam a carta, depois de quantos dias e o que sentiram.
Em seguida, relacione com eles todas as possibilidades de comunicação, se funcionam melhor durante o dia e a noite e suas características principais bem como dificuldades de uso.
Para você saber mais:
Existe a modalidade de carta social nos correios, por apenas um centavo cada, você pode enviar as cartas aos alunos. Acesse o link abaixo para saber mais: