GEO2_06UND03 - Gráfico da Contextualização
Plano de Aula
Plano de aula: Meios de Locomoção
Plano 3 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Percepções de dinâmicas espaciais por meio de atividades cotidianas nos lugares de vivência.
Sobre este plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF02GE06 de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.
Materiais necessários: Para a aplicação desta aula será necessária a impressão de um tabela avaliativa para os alunos individualmente classificarem os meios de transporte segundo alguns critérios: velocidade, quantidade, custo, poluição e período de funcionamento. O modelo está disponível nos materiais complementares, caso não seja possível a impressão você pode montar a tabela fixa no quadro e os alunos copiarem no caderno para responder ou completá-la coletivamente com eles no quadro.
Material complementar:
Gráfico dos meios de transporte: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/M9SnxxeDBqreJzsRan7rkVkB7MbBMK8Q2VTsC7b99WFsTRBSCpk8vKz3yRbK/geo2-06und03-grafico-da-contextualizacao.pdf
Para você saber mais:
Caso queira conhecer mais sobre os transportes do Brasil leia a matéria do link abaixo:
Transportes no Brasil. Toda Matéria. Disponível em: <https://www.todamateria.com.br/transportes-no-brasil/>. Acesso em: 10 abr 2019.
Tema da aula
Tempo sugerido: 5 minutos
Orientações: Comece a aula projetando o tema ou escrevendo no quadro e pergunte aos alunos se conhecem os meios de transporte. Após a exposição dos conhecimentos prévios sobre o assunto, defina o conceito de meios de transporte: são responsáveis pelo deslocamento de pessoas ou mercadorias nos lugares. Ao final pergunte aos alunos quais meios de transporte eles usam para chegar à escola e avalie se eles entenderam o conceito definido anteriormente.
Como adequar à sua realidade: Se sua escola for de difícil acesso, explore com os alunos este tema, por que ainda não foi criado um meio de transporte eficiente na cidade? Sabemos que pelo Brasil, muitas crianças andam quilômetros, atravessam rios e amassam muito barro até chegar à uma sala de aula.
Contextualização
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações: No gráfico disponível no slide e nos Materiais Complementares aparece os meios de locomoção mais utilizados no Brasil e uma relação com o custo por km ao dia. Pergunte para os alunos qual é o meio de transporte mais utilizado que aparece no gráfico, no caso o ônibus. Usando o questionamento da etapa anterior, o gráfico condiz com o meio de transporte utilizado pelas crianças para chegarem à escola? Comparando os custos, o carro é o meio mais caro, mas é o terceiro mais utilizado, por que isso acontece? Caso os alunos não citem, destaque que o carro apresenta mais conforto do que o ônibus para a maioria das pessoas.
Como adequar à sua realidade: Se os seus alunos citaram outros meios de transporte, como carroça ou barco, destaque que estes não aparecem no gráfico por não estarem entre os mais utilizados, mas que são meios de transporte também, utilizados em alguns locais com muita frequência.
Para você saber mais:
No link abaixo levantamento completo dos hábitos de transporte dos brasileiros, vale a pena a leitura para melhor exploração do gráfico.
Principal meio de locomoção dos brasileiros é andar de ônibus ou a pé. G1. Disponível em: <http://g1.globo.com/economia/noticia/2015/10/principal-meio-de-locomocao-dos-brasileiros-e-andar-de-onibus-ou-pe.html>. Acesso em: 10 abr 2019.
Problematização
Tempo sugerido: 5 minutos
Orientações: Questione os alunos sobre o problema explicitado no slide. Deixe que manifestem livremente a solução para o problema de Julia.
Faça a mediação da situação de forma que sejam conduzidos para a ação propositiva onde irão avaliar algumas características dos meios de locomoção o que incluem o horário de funcionamento de alguns deles.
Questione também se sabem os motivos para restrições no funcionamento de alguns transportes.
Ação Propositiva
Tempo sugerido: 20 minutos
Orientações: Entregue a tabela impressa para os alunos individualmente avaliarem os meios de transporte de acordo com os critérios estipulados. Eles devem colocar uma classificação de 1 a 5 para cada critério, sendo 1 o melhor e 5 o pior. Por exemplo, no critério de velocidade o avião deve receber o número 1, pois, é o mais rápido, o trem, carro e navio ficarão com os números 2, 3 e 4, e a bicicleta por não ser motorizada com o 5, por ser mais devagar.
O critério mais importante desta tabela é o período de funcionamento, pois, o objetivo principal desta aula é relacionar o uso dos meios de transporte ao dia e a noite, desta maneira auxilie os alunos a perceberem que os meios de transporte não funcionam 24h. Os ônibus, por exemplo, tem o itinerário pré estabelecido e horário de funcionamento limitado (das 4h às 00h00). Caso alguém precise de transporte entre este período e não tenha carro, terá que usar outro meio disponível. Assim, os alunos devem classificar o período de funcionamento sendo o melhor aquele que não tem limitação de horário e o pior o que tem muita limitação.
Ao final, o meio de transporte que somar a menor nota seria o melhor nesta avaliação, pois, ficou em primeiro lugar em mais critérios. Caso os alunos ainda não dominem os números peça para que ele faça um X verde no melhor e um X vermelho no pior, o meio de transporte que ficar com mais verdes ou com menor número de vermelho, seria o melhor meio de transporte.
Como adequar à sua realidade: A avaliação dos meios de transporte depende da realidade local da sua cidade, pois se você for de uma cidade grande como São Paulo, a bicicleta pode ser mais rápida que o carro, por conta do trânsito. Além disso, se você quiser trocar algum meio de transporte da tabela por outro mais condizente com a sua realidade, você pode fazer a tabela no quadro e pedir para os alunos copiarem no caderno.
Sistematização
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações: No quadro avalie com os alunos os meios de locomoção de acordo com as considerações feitas por cada um, contabilize os melhores resultados e definam qual seria o melhor meio de transporte durante o dia e o melhor durante a noite. Pode ser que haja discordância entre os resultados, portanto permita que os alunos defendam suas posições e o restante da turma vota na melhor proposta de meio de transporte. É importante combinar que a maioria será levada em consideração para definir o resultado.
Materiais complementares
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Código do plano
GEO2_06UND03
Ferramentas sugeridas
USAR APENAS FERRAMENTAS EM PORTUGUÊS E GRATUITAS
- Essenciais: E-mail, WhatsApp, celular, tablet, ou webcam de um computador para gravação de vídeo.
- Optativas: Google Classroom, Youtube.
Valor trabalhado
Cidadania
Apresentação do tema da aula (15 minutos)
O objetivo, deste plano de aula é que os estudantes compararem a utilização dos meios de locomoção que podem ser usados ao longo do dia e avaliar sua eficiência. Fica a sugestão das ferramentas tecnológicas, do WhatsApp, e-mail, para envio das atividades. Caso a escola esteja utilizando a plataforma do Google Classroom, esta pode ser uma ferramenta para envio de material. Envie o slide do plano original, por meio de uma foto. O plano ocorrerá em sua maior parte do tempo de forma assíncrona. Na apresentação do tema, grave um vídeo, e pergunte aos alunos se conhecem os meios de transporte. Após a exposição dos conhecimentos prévios sobre o assunto, defina o conceito de meios de transporte: são responsáveis pelo deslocamento de pessoas ou mercadorias nos lugares. Ao final pergunte aos alunos quais meios de transporte eles usam para chegar à escola e avalie se eles entenderam o conceito definido anteriormente.
Contextualização (30 minutos – assincronamente)
Após do anúncio do tema da aula, envie os slides do plano original aos estudantes, e uma videoaula, contextualizando. Este momento pode ser organizado de forma assíncrona. Se preferir, envie as imagens por e-mail ou WhatsApp.
No gráfico disponível no slide original e nos Materiais Complementares aparece os meios de locomoção mais utilizados no Brasil e uma relação com o custo por km ao dia. Pergunte para os alunos qual é o meio de transporte mais utilizado que aparece no gráfico, no caso o ônibus. Usando o questionamento da etapa anterior, o gráfico condiz com o meio de transporte utilizado pelas crianças para chegarem à escola? Comparando os custos, o carro é o meio mais caro, mas é o terceiro mais utilizado, por que isso acontece? Caso os alunos não citem, destaque que o carro apresenta mais conforto do que o ônibus para a maioria das pessoas.
Gráfico dos meios de transporte: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/M9SnxxeDBqreJzsRan7rkVkB7MbBMK8Q2VTsC7b99WFsTRBSCpk8vKz3yRbK/geo2-06und03-grafico-da-contextualizacao.pdf. Acesso em 25/06/2020.
No link abaixo levantamento completo dos hábitos de transporte dos brasileiros, vale a pena a leitura para melhor exploração do gráfico.
Principal meio de locomoção dos brasileiros é andar de ônibus ou a pé. G1. Disponível em: <http://g1.globo.com/economia/noticia/2015/10/principal-meio-de-locomocao-dos-brasileiros-e-andar-de-onibus-ou-pe.html>. Acesso em 25/06/2020.
Problematização (20 minutos - assincronamente)
Grave um vídeo com a problematização, e questione os alunos sobre o problema explicitado no slide do plano original. Deixe que manifestem livremente a solução para o problema de Julia.
Peça que as manifestações ocorram por mensagens de texto ou áudio no grupo de WhatsApp da turma.
Ação propositiva (dois dias - assincronamente)
Grave uma videoaula com as orientações necessárias, e envie a tabela para os alunos individualmente avaliarem os meios de transporte de acordo com os critérios estipulados. Eles devem colocar uma classificação de 1 a 5 para cada critério, sendo 1 o melhor e 5 o pior. Por exemplo, no critério de velocidade o avião deve receber o número 1, pois, é o mais rápido, o trem, carro e navio ficarão com os números 2, 3 e 4, e a bicicleta por não ser motorizada com o 5, por ser mais devagar.
- Enviar a tabela: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/DEkEaNNZz6A6VhwqMEcR3JmhnB9JeHYvpUVd6gvNzCYtrgmAumRGV2Zk7ZVq/tabela-de-analise-meios-de-transporte-pagina1.pdf. Acesso em 25/06/2020.
Sistematização (30 minutos- assincronamente)
Grave outro vídeo para esta etapa, avalie com os alunos os meios de locomoção de acordo com as considerações feitas por cada um, contabilize os melhores resultados e definam qual seria o melhor meio de transporte durante o dia e o melhor durante a noite. Pode ser que haja discordância entre os resultados, portanto permita que os alunos defendam suas posições e o restante da turma vota na melhor proposta de meio de transporte. É importante combinar que a maioria será levada em consideração para definir o resultado. Organize esse momento no grupo da turma.
Convite às famílias
Oriente que as famílias assistam aos vídeos que seguem como sugestão:
- Meios de Transporte- Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=EggvpJGF8j0. Acesso em 25/06/2020.
- Meios de Transporte- Disponível em https://www.youtube.com/watch?v=6TgamyHBv4c. Acesso em 21/06/2020.
- Meios de transporte terrestres para crianças https://www.youtube.com/watch?v=1iLYKZn9Dls. Acesso em 21/06/2020.
Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores de Nova Escola
Professor: Barbara Silva
Mentor: Eliane de Siqueira
Especialista: Maria Edney Ferreira da Silva
Assessor pedagógico: Laercio Furquim
Ano: 2°ano
Unidade temática: Mundo do trabalho
Objeto(s) de aprendizagem: Comparar a utilização dos meios de locomoção que podem ser usados ao longo do dia e avaliar sua eficiência.
Habilidade (s) da Base: (EF02GE06) Relacionar o dia e a noite a diferentes tipos de atividades sociais (horário escolar, comercial, sono etc.).
Curso sobre Educação Antirracista
Comece agora nossa formação gratuita e certificada em parceria com a USP
COMEÇAR AGORA