GEO2_06UND03 - Gráfico da Contextualização
Plano de Aula
Plano de aula: Meios de Locomoção
Plano 3 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Percepções de dinâmicas espaciais por meio de atividades cotidianas nos lugares de vivência.
Aula
Sobre este plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF02GE06 de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.
Materiais necessários: Para a aplicação desta aula será necessária a impressão de um tabela avaliativa para os alunos individualmente classificarem os meios de transporte segundo alguns critérios: velocidade, quantidade, custo, poluição e período de funcionamento. O modelo está disponível nos materiais complementares, caso não seja possível a impressão você pode montar a tabela fixa no quadro e os alunos copiarem no caderno para responder ou completá-la coletivamente com eles no quadro.
Material complementar:
Gráfico dos meios de transporte: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/M9SnxxeDBqreJzsRan7rkVkB7MbBMK8Q2VTsC7b99WFsTRBSCpk8vKz3yRbK/geo2-06und03-grafico-da-contextualizacao.pdf
Para você saber mais:
Caso queira conhecer mais sobre os transportes do Brasil leia a matéria do link abaixo:
Transportes no Brasil. Toda Matéria. Disponível em: <https://www.todamateria.com.br/transportes-no-brasil/>. Acesso em: 10 abr 2019.
Tema da aula
Tempo sugerido: 5 minutos
Orientações: Comece a aula projetando o tema ou escrevendo no quadro e pergunte aos alunos se conhecem os meios de transporte. Após a exposição dos conhecimentos prévios sobre o assunto, defina o conceito de meios de transporte: são responsáveis pelo deslocamento de pessoas ou mercadorias nos lugares. Ao final pergunte aos alunos quais meios de transporte eles usam para chegar à escola e avalie se eles entenderam o conceito definido anteriormente.
Como adequar à sua realidade: Se sua escola for de difícil acesso, explore com os alunos este tema, por que ainda não foi criado um meio de transporte eficiente na cidade? Sabemos que pelo Brasil, muitas crianças andam quilômetros, atravessam rios e amassam muito barro até chegar à uma sala de aula.
Professor(a), saiba o nível de alfabetização de sua turma
Conheça a nova ferramenta de sondagem e acompanhe a evolução dos alunos
ACESSAR AGORA