Sugestão de adaptação para ensino remoto
Código do plano
GEO2_06UND05
Ferramentas sugeridas
USAR APENAS FERRAMENTAS EM PORTUGUÊS E GRATUITAS
- Essenciais: E-mail, WhatsApp, celular, tablet, ou webcam de um computador para gravação de vídeo, Google Meet (utilize outra ferramenta síncrona, caso preferir).
- Optativas: Google Classroom, Youtube.
Valor trabalhado
Cidadania
Participação
Apresentação do tema da aula (15 minutos)
O objetivo, deste plano de aula é que os estudantes reconheçam os estabelecimentos e espaços públicos próximos à residência dos estudantes e a escola, relacionando dia e noite a seus respectivos horários de funcionamento. Fica a sugestão das ferramentas tecnológicas, do WhatsApp, e-mail, para envio das atividades. Caso a escola esteja utilizando a plataforma do Google Classroom, esta pode ser uma ferramenta para envio de material. Envie o slide do plano original, por meio de uma foto. O plano ocorrerá em sua maior parte do tempo de forma assíncrona.
Contextualização (30 minutos – assincronamente)
Após do anúncio do tema da aula, envie os slides do plano original aos estudantes, e uma videoaula, contextualizando. Este momento pode ser organizado de forma assíncrona. Se preferir, envie as imagens por e-mail ou WhatsApp.
Peça no vídeo para observarem as imagens, quais são os estabelecimentos e espaços públicos que podem existir neste bairro (Farmácias, hospitais, escolas, mercados, parques, etc.)? Pergunte quem vai ao supermercado com os pais? No fim de semana tem o hábito de ir a um parque próximo de casa andar de bicicleta, brincar, encontrar os amigos? Lembre-os que estas atividades são sociais, assim como as realizadas na escola. Ou seja, os estabelecimentos e espaços públicos pesquisados anteriormente por eles na imagem, são lugares onde acontecem as atividades sociais do bairro.
Imagens para a contextualização para a impressão, caso não consiga projetar em sala: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/gj6znfwcxf6rq9p9ASue5JVSzWbyQbJN9ZRJTH2tXAKeVNFeeetGPAKC8cjX/geo2-06und05-contextualizacao-imagens.pdf. Acesso em 25/06/2020.
Problematização (30 minutos - assincronamente)
Grave um vídeo com a problematização, faça a pergunta para a turma e escute as respostas, destaque que alguns estabelecimentos abrem 24h, como exemplo as farmácias e os postos de combustíveis. Relembre que não são todos os estabelecimentos que abrem todos os dias da semana, o que faz com que não tenhamos os produtos que precisamos disponíveis sempre. (oriente que as respostas sejam enviadas por mensagens de texto ou áudio).
Ação propositiva (50 minutos - sincronamente)
Organize um momento síncrono com os estudantes. Use o Google Meet. Coletivamente cada aluno vai preencher sua tabela com as informações que os colegas pesquisaram. Pergunte a importância e qual atividade é realizada em cada estabelecimento, relacionando o horário as atividades desenvolvidas durante o dia, a noite, dias e noites. Assim, todos terão em mãos as informações necessárias sobre seu bairro.
Envie a tabela: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/ZbMQwdHZ74PNbkccGaukuzSGZTjk3HXKnAgxnFFpdBzNWr9XjFGVYt7hrUFA/geo2-06und05-acao-propositiva-tabela.pdf. Acesso em 25/06/2020.
Utilize uma das ferramentas sugeridas anteriormente.
Sistematização (35 minutos- assincronamente)
Grave outro vídeo para esta etapa, e peça para que escolham um dos estabelecimentos e espaços públicos onde se desenvolvem as atividades sociais estudadas nesta aula. Criem uma cena que acontece nestes locais e os outros. Ao final da atividade os alunos devem conhecer o horário de funcionamento e para que serve cada estabelecimento e espaço público existente no bairro da escola. Peça que enviem suas produções no grupo de WhatsApp da turma, os vídeos não devem passar de cinco minutos.
Convite às famílias
Oriente que as famílias auxiliem as crianças na produção dos vídeos.