Plano de aula: Atividades Sociais

Plano 5 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Percepções de dinâmicas espaciais por meio de atividades cotidianas nos lugares de vivência.

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte o trabalho com a habilidade EF02GE06 de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Materiais necessários: Para esta aula será necessária a impressão de uma tabela para cada aluno colar no seu caderno e ter a sua disposição com os horários de funcionamento dos estabelecimentos do seu bairro. Caso não consiga imprimir, você pode pedir para que os alunos copiem do quadro em seus cadernos.

Material complementar:

Tabela para sistematização do horário de funcionamentos dos estabelecimentos do bairro da escola. Essa tabela pode ser modificada de acordo com o entorno da escola: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/ZbMQwdHZ74PNbkccGaukuzSGZTjk3HXKnAgxnFFpdBzNWr9XjFGVYt7hrUFA/geo2-06und05-acao-propositiva-tabela.pdf

Imagens para a contextualização para a impressão, caso não consiga projetar em sala: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/gj6znfwcxf6rq9p9ASue5JVSzWbyQbJN9ZRJTH2tXAKeVNFeeetGPAKC8cjX/geo2-06und05-contextualizacao-imagens.pdf

Contextos prévios: Será necessária uma pesquisa anterior dos estabelecimentos existentes no bairro da escola (supermercado, hospital, farmácia, delegacia, parque, entre outros) e o levantamento do horário de funcionamento destes, pelos alunos. Em uma aula anterior divida a tarefa entre a sala, cada um deve trazer para a data marcada o dia e horário de funcionamento dos estabelecimentos escolhidos. A tabela tem espaços vazios para adaptação da realidade da sua escola.

Tema da aula

Orientações: Projete ou escreva no quadro o tema desta aula e explique que atividades sociais são aquelas que realizamos em grupos no local onde moramos. Por exemplo, vir a escola todos os dias é uma atividade realizada em grupo. Pergunte se alguém pode citar outro exemplo de atividades realizadas em grupos por eles, escute as respostas e confirme se é uma atividade social ou não.

Como adequar à sua realidade: Será necessário que você conheça previamente os estabelecimentos que podem ser abordados nesta aula, caso seu bairro seja pequeno e não apresente muitas opções, você pode expandir para a cidade inteira ou os estabelecimentos mais próximos usados pelos habitantes locais.

Curso sobre Educação Antirracista

Comece agora nossa formação gratuita e certificada em parceria com a USP

COMEÇAR AGORA