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Plano de aula > História > 8º ano > O Brasil no século XIX

Plano de aula - Independência ou mito: a construção da identidade nacional com base nas artes visuais

Plano de aula de História com atividades para 8º ano do EF sobre Independência ou mito: a construção da identidade nacional com base nas artes visuais

Plano 02 de 3 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Julia Bittencourt Barbosa Correa

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Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você possa se planejar.

Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF08HI22, de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Materiais necessários: Para realização da aula os alunos irão precisar de:

  • Caderno.
  • Lápis.
  • Borracha.
  • Caneta.
  • Canetas coloridas.
  • Lápis de cor.
  • Canetinhas.
  • Folha sulfite A4.

Material complementar:

Para você saber mais: Caso ache necessário aprofundar seus conhecimentos sobre o assunto:

Objetivo select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: Realize a leitura coletiva com a sala do objetivo da aula. Você pode projetá-lo se for possível ou escrever no quadro, para que todos vejam. Certifique-se de os alunos compreenderam o objetivo da aula e tire eventuais dúvidas que aparecerem.

Para você saber mais: Caso ache necessário aprofundar seus conhecimentos sobre o assunto:

Contexto select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 13 minutos.

Orientações: Nesta etapa você dará início às reflexões que serão desenvolvidas ao longo da aula. É o momento de avaliar o conhecimento prévio dos alunos sobre o assunto e assim começar a conduzir as discussões. Para isso, você irá introduzir o assunto fazendo um questionamento para os alunos:

  • Como você imagina que foi o processo de Independência do Brasil, em 1822? (É esperado que os alunos deem respostas variadas, de acordo com o que já aprenderam sobre o tema. A partir daí, você deve começar a direcionar a discussão, mostrando aos alunos que nem sempre um fato histórico ocorreu como ele é contado nos livros. Explique aos alunos que a História é contada com base na ótica e das intenções daqueles que estão escrevendo, e que a escrita da História é quase sempre feita pelos homens da elite, contando as versões da elite. Lembre aos alunos que um fato pode ter várias versões, como no nosso cotidiano, dependendo de quem conta como o fato ocorreu.

Para você saber mais: Caso ache necessário aprofundar seus conhecimentos sobre o assunto:

Problematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos.

Orientações: Nesta etapa os alunos realizarão uma análise de fontes com objetivo de aprofundar a discussão que foi iniciada na outra etapa da aula.

  • Peça para os alunos formarem grupos de até quatro membros.
  • Distribua a coletânea de texto/imagem impressa para os grupos para que eles possam realizar a análise das fontes.

Link para a coletânea: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/xMqafFarYrVXh2pen3WRrXntgX3MQp5cHMJ7as9MwaQnAbJSKE6PZyD3hqZw/his8-22und02-atividade-para-impressao.pdf

  • Oriente os alunos a ler o texto e analisar a imagem relacionando com as ideias da discussão realizada durante o Contexto.
  • Auxilie os alunos, passando pelos grupos e tirando as eventuais dúvidas.
  • Questione os alunos que relação eles conseguem fazer com a discussão do início da aula, o texto que estão lendo e a imagem da proclamação da Independência que o quadro mostra.
  • Alerte os alunos para a data da pintura do quadro, 1888, enquanto a Independência ocorre em 1822, ou seja, 67 anos depois de o fato histórico ter ocorrido.
  • Questione por que eles acham que há um espaço de tempo tão grande entre o fato histórico e a sua representação em um quadro.
  • Atente para o fato de que o texto ressalta a falta de participação popular no processo de Independência. E o quadro, como representa o povo?
  • Questione os alunos se eles acham que o quadro representa uma visão popular ou das elites sobre a Independência do Brasil.

Você pode auxiliar os alunos lembrando que tanto durante a crise do Império e após a Proclamação da República, ou seja, durante toda a segunda metade do século XIX, houve um esforço do Estado brasileiro em criar uma ideia de nação e identidade nacional. Para isso, era necessário que se “escrevesse a História do Brasil”, e a encomenda do quadro de Pedro Américo no fim do Império de D. Pedro foi uma entre várias medidas tomadas para a criação de uma idéia de nação brasileira para a construção de uma identidade nacional unificada. Sendo assim, o quadro e também as demais medidas não necessariamente correspondem à realidade dos fatos, mas sim a uma intenção de criação de discurso histórico. Atente para que a aula centre a discussão neste fator, e não na proclamação da Independência em si.

Para você saber mais: Caso ache necessário aprofundar seus conhecimentos sobre o assunto:

Problematização select-down

Slide Plano Aula

Orientações: Nesta etapa os alunos realizarão uma análise de fontes, com objetivo de aprofundar a discussão que foi iniciada na outra etapa da aula.

  • Peça para os alunos formarem grupos de até quatro membros.
  • Distribua a coletânea de texto/imagem impressa para os grupos para que eles possam realizar a análise das fontes.

Link para a coletânea: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/xMqafFarYrVXh2pen3WRrXntgX3MQp5cHMJ7as9MwaQnAbJSKE6PZyD3hqZw/his8-22und02-atividade-para-impressao.pdf

  • Oriente os alunos a ler o texto e analisar a imagem relacionando com as ideias da discussão realizada durante o Contexto.
  • Auxilie os alunos, passando pelos grupos e tirando as eventuais dúvidas.
  • Questione os alunos que relação eles conseguem fazer com a discussão do início da aula, o texto que estão lendo e a imagem da proclamação da Independência que o quadro mostra.
  • Alerte os alunos para a data da pintura do quadro, 1888, enquanto a Independência ocorre em 1822.
  • Questione por que eles acham que há um espaço de tempo tão grande entre o fato histórico e a sua representação em um quadro.
  • Atente para o fato de que o texto ressalta a falta de participação popular no processo de Independência. E o quadro, como representa o povo?
  • Questione os alunos se eles acham que o quadro representa uma visão popular ou das elites sobre a Independência do Brasil.

Você pode auxiliar os alunos lembrando que tanto durante a crise do Império e após a Proclamação da República, ou seja, durante toda a segunda metade do século XIX, houve um esforço do Estado brasileiro em criar uma ideia de nação e identidade nacional. Para isso, era necessário que se “escrevesse a História do Brasil”, e a encomenda do quadro de Pedro Américo no fim do Império de D. Pedro foi uma entre várias medidas tomadas para a criação de uma ideia de nação brasileira, para a construção de uma identidade nacional unificada. Sendo assim, o quadro e também as demais medidas não necessariamente correspondem à realidade dos fatos, mas sim a uma intenção de criação de discurso histórico. Atente para que a aula centre a discussão neste fator, e não na proclamação da Independência em si.

Para você saber mais: Caso ache necessário aprofundar seus conhecimentos sobre o assunto:

Problematização select-down

Slide Plano Aula

Orientações: Nesta etapa os alunos realizarão uma análise de fontes com objetivo de aprofundar a discussão que foi iniciada na outra etapa da aula.

  • Peça para os alunos formarem grupos de até quatro membros.
  • Distribua a coletânea de texto/imagem impressa para os grupos para que eles possam realizar a análise das fontes.

Link para a coletânea: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/xMqafFarYrVXh2pen3WRrXntgX3MQp5cHMJ7as9MwaQnAbJSKE6PZyD3hqZw/his8-22und02-atividade-para-impressao.pdf

  • Oriente os alunos a ler o texto e analisar a imagem, relacionando com as ideias da discussão realizada durante o contexto.
  • Auxilie os alunos, passando pelos grupos e tirando as eventuais dúvidas.
  • Questione os alunos que relação eles conseguem fazer com a discussão do início da aula, o texto que estão lendo e a imagem da proclamação da Independência que o quadro mostra.
  • Alerte os alunos para a data da pintura do quadro, 1888, enquanto a Independência ocorre em 1822.
  • Questione por que eles acham que há um espaço de tempo tão grande entre a o fato histórico e a sua representação em um quadro.
  • Atente para o fato de que o texto ressalta a falta de participação popular no processo de Independência. E o quadro, como representa o povo?
  • Questione os alunos se eles acham que o quadro representa uma visão popular ou das elites sobre a Independência do Brasil.

Você pode auxiliar os alunos lembrando que tanto durante a crise do Império e após a Proclamação da República, ou seja, durante toda a segunda metade do século XIX, houve um esforço do Estado brasileiro em criar uma ideia de nação e identidade nacional. Para isso, era necessário que se “escrevesse a História do Brasil”, e a encomenda do quadro de Pedro Américo no fim do Império de D. Pedro foi uma entre várias medidas tomadas para a criação de uma ideia de nação brasileira para a construção de uma identidade nacional unificada. Sendo assim, o quadro e também as demais medidas não necessariamente correspondem à realidade dos fatos, mas sim a uma intenção de criação de discurso histórico. Atente para que a aula centre a discussão neste fator, e não na proclamação da Independência em si.

Para você saber mais: Caso ache necessário aprofundar seus conhecimentos sobre o assunto:

Sistematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos.

Orientações: Nesta etapa os grupos deverão realizar uma atividade que sintetize aquilo que aprenderam durante a aula.

/

Sendo assim, com base nas discussões realizadas e nas análises dos documentos, os grupos deverão criar uma tirinha de quadrinhos que represente a sua versão da proclamação da Independência do Brasil com base nas conclusões que os alunos chegaram por meio da análise das fontes durante a aula.

Ao término da atividade, os grupos podem apresentar o resultado para toda a sala.

Você também pode criar um gibi que reúna todas as histórias criadas pelos grupos. Posteriormente, se for possível, tire cópias para que cada aluno possa ter um exemplar da produção coletiva da turma (o gibi).

Para você saber mais: Caso ache necessário aprofundar seus conhecimentos sobre o assunto:

Resumo da aula

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Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você possa se planejar.

Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF08HI22, de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Materiais necessários: Para realização da aula os alunos irão precisar de:

  • Caderno.
  • Lápis.
  • Borracha.
  • Caneta.
  • Canetas coloridas.
  • Lápis de cor.
  • Canetinhas.
  • Folha sulfite A4.

Material complementar:

Para você saber mais: Caso ache necessário aprofundar seus conhecimentos sobre o assunto:

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: Realize a leitura coletiva com a sala do objetivo da aula. Você pode projetá-lo se for possível ou escrever no quadro, para que todos vejam. Certifique-se de os alunos compreenderam o objetivo da aula e tire eventuais dúvidas que aparecerem.

Para você saber mais: Caso ache necessário aprofundar seus conhecimentos sobre o assunto:

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 13 minutos.

Orientações: Nesta etapa você dará início às reflexões que serão desenvolvidas ao longo da aula. É o momento de avaliar o conhecimento prévio dos alunos sobre o assunto e assim começar a conduzir as discussões. Para isso, você irá introduzir o assunto fazendo um questionamento para os alunos:

  • Como você imagina que foi o processo de Independência do Brasil, em 1822? (É esperado que os alunos deem respostas variadas, de acordo com o que já aprenderam sobre o tema. A partir daí, você deve começar a direcionar a discussão, mostrando aos alunos que nem sempre um fato histórico ocorreu como ele é contado nos livros. Explique aos alunos que a História é contada com base na ótica e das intenções daqueles que estão escrevendo, e que a escrita da História é quase sempre feita pelos homens da elite, contando as versões da elite. Lembre aos alunos que um fato pode ter várias versões, como no nosso cotidiano, dependendo de quem conta como o fato ocorreu.

Para você saber mais: Caso ache necessário aprofundar seus conhecimentos sobre o assunto:

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos.

Orientações: Nesta etapa os alunos realizarão uma análise de fontes com objetivo de aprofundar a discussão que foi iniciada na outra etapa da aula.

  • Peça para os alunos formarem grupos de até quatro membros.
  • Distribua a coletânea de texto/imagem impressa para os grupos para que eles possam realizar a análise das fontes.

Link para a coletânea: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/xMqafFarYrVXh2pen3WRrXntgX3MQp5cHMJ7as9MwaQnAbJSKE6PZyD3hqZw/his8-22und02-atividade-para-impressao.pdf

  • Oriente os alunos a ler o texto e analisar a imagem relacionando com as ideias da discussão realizada durante o Contexto.
  • Auxilie os alunos, passando pelos grupos e tirando as eventuais dúvidas.
  • Questione os alunos que relação eles conseguem fazer com a discussão do início da aula, o texto que estão lendo e a imagem da proclamação da Independência que o quadro mostra.
  • Alerte os alunos para a data da pintura do quadro, 1888, enquanto a Independência ocorre em 1822, ou seja, 67 anos depois de o fato histórico ter ocorrido.
  • Questione por que eles acham que há um espaço de tempo tão grande entre o fato histórico e a sua representação em um quadro.
  • Atente para o fato de que o texto ressalta a falta de participação popular no processo de Independência. E o quadro, como representa o povo?
  • Questione os alunos se eles acham que o quadro representa uma visão popular ou das elites sobre a Independência do Brasil.

Você pode auxiliar os alunos lembrando que tanto durante a crise do Império e após a Proclamação da República, ou seja, durante toda a segunda metade do século XIX, houve um esforço do Estado brasileiro em criar uma ideia de nação e identidade nacional. Para isso, era necessário que se “escrevesse a História do Brasil”, e a encomenda do quadro de Pedro Américo no fim do Império de D. Pedro foi uma entre várias medidas tomadas para a criação de uma idéia de nação brasileira para a construção de uma identidade nacional unificada. Sendo assim, o quadro e também as demais medidas não necessariamente correspondem à realidade dos fatos, mas sim a uma intenção de criação de discurso histórico. Atente para que a aula centre a discussão neste fator, e não na proclamação da Independência em si.

Para você saber mais: Caso ache necessário aprofundar seus conhecimentos sobre o assunto:

Slide Plano Aula

Orientações: Nesta etapa os alunos realizarão uma análise de fontes, com objetivo de aprofundar a discussão que foi iniciada na outra etapa da aula.

  • Peça para os alunos formarem grupos de até quatro membros.
  • Distribua a coletânea de texto/imagem impressa para os grupos para que eles possam realizar a análise das fontes.

Link para a coletânea: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/xMqafFarYrVXh2pen3WRrXntgX3MQp5cHMJ7as9MwaQnAbJSKE6PZyD3hqZw/his8-22und02-atividade-para-impressao.pdf

  • Oriente os alunos a ler o texto e analisar a imagem relacionando com as ideias da discussão realizada durante o Contexto.
  • Auxilie os alunos, passando pelos grupos e tirando as eventuais dúvidas.
  • Questione os alunos que relação eles conseguem fazer com a discussão do início da aula, o texto que estão lendo e a imagem da proclamação da Independência que o quadro mostra.
  • Alerte os alunos para a data da pintura do quadro, 1888, enquanto a Independência ocorre em 1822.
  • Questione por que eles acham que há um espaço de tempo tão grande entre o fato histórico e a sua representação em um quadro.
  • Atente para o fato de que o texto ressalta a falta de participação popular no processo de Independência. E o quadro, como representa o povo?
  • Questione os alunos se eles acham que o quadro representa uma visão popular ou das elites sobre a Independência do Brasil.

Você pode auxiliar os alunos lembrando que tanto durante a crise do Império e após a Proclamação da República, ou seja, durante toda a segunda metade do século XIX, houve um esforço do Estado brasileiro em criar uma ideia de nação e identidade nacional. Para isso, era necessário que se “escrevesse a História do Brasil”, e a encomenda do quadro de Pedro Américo no fim do Império de D. Pedro foi uma entre várias medidas tomadas para a criação de uma ideia de nação brasileira, para a construção de uma identidade nacional unificada. Sendo assim, o quadro e também as demais medidas não necessariamente correspondem à realidade dos fatos, mas sim a uma intenção de criação de discurso histórico. Atente para que a aula centre a discussão neste fator, e não na proclamação da Independência em si.

Para você saber mais: Caso ache necessário aprofundar seus conhecimentos sobre o assunto:

Slide Plano Aula

Orientações: Nesta etapa os alunos realizarão uma análise de fontes com objetivo de aprofundar a discussão que foi iniciada na outra etapa da aula.

  • Peça para os alunos formarem grupos de até quatro membros.
  • Distribua a coletânea de texto/imagem impressa para os grupos para que eles possam realizar a análise das fontes.

Link para a coletânea: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/xMqafFarYrVXh2pen3WRrXntgX3MQp5cHMJ7as9MwaQnAbJSKE6PZyD3hqZw/his8-22und02-atividade-para-impressao.pdf

  • Oriente os alunos a ler o texto e analisar a imagem, relacionando com as ideias da discussão realizada durante o contexto.
  • Auxilie os alunos, passando pelos grupos e tirando as eventuais dúvidas.
  • Questione os alunos que relação eles conseguem fazer com a discussão do início da aula, o texto que estão lendo e a imagem da proclamação da Independência que o quadro mostra.
  • Alerte os alunos para a data da pintura do quadro, 1888, enquanto a Independência ocorre em 1822.
  • Questione por que eles acham que há um espaço de tempo tão grande entre a o fato histórico e a sua representação em um quadro.
  • Atente para o fato de que o texto ressalta a falta de participação popular no processo de Independência. E o quadro, como representa o povo?
  • Questione os alunos se eles acham que o quadro representa uma visão popular ou das elites sobre a Independência do Brasil.

Você pode auxiliar os alunos lembrando que tanto durante a crise do Império e após a Proclamação da República, ou seja, durante toda a segunda metade do século XIX, houve um esforço do Estado brasileiro em criar uma ideia de nação e identidade nacional. Para isso, era necessário que se “escrevesse a História do Brasil”, e a encomenda do quadro de Pedro Américo no fim do Império de D. Pedro foi uma entre várias medidas tomadas para a criação de uma ideia de nação brasileira para a construção de uma identidade nacional unificada. Sendo assim, o quadro e também as demais medidas não necessariamente correspondem à realidade dos fatos, mas sim a uma intenção de criação de discurso histórico. Atente para que a aula centre a discussão neste fator, e não na proclamação da Independência em si.

Para você saber mais: Caso ache necessário aprofundar seus conhecimentos sobre o assunto:

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos.

Orientações: Nesta etapa os grupos deverão realizar uma atividade que sintetize aquilo que aprenderam durante a aula.

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Sendo assim, com base nas discussões realizadas e nas análises dos documentos, os grupos deverão criar uma tirinha de quadrinhos que represente a sua versão da proclamação da Independência do Brasil com base nas conclusões que os alunos chegaram por meio da análise das fontes durante a aula.

Ao término da atividade, os grupos podem apresentar o resultado para toda a sala.

Você também pode criar um gibi que reúna todas as histórias criadas pelos grupos. Posteriormente, se for possível, tire cópias para que cada aluno possa ter um exemplar da produção coletiva da turma (o gibi).

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