10286
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Matemática > 8º ano > Álgebra

Plano de aula - Repartindo com as proporções inversas

descrição SEO e redes sociais, usar a seguinte fórmula: Plano de aula de Matemática com atividades para 8º ano do Fundamental sobre Identificar a variação de grandezas inversamente proporcionais e resolver problemas que envolvam proporcionalidade inversa

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Franciely Gomes Favero Ferreira

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Código do plano
MAT8_14ALG05

Recursos
USAR APENAS FERRAMENTAS EM PORTUGUÊS E GRATUITAS
- Necessários: Papel, lápis, WhatsApp
- Opcionais: Messenger Sala de aluno (https://www.messenger.com/groupcall/LINK:4svjhs7dyZw8zoxm/), Meet, Hangout, Zoom, plataforma da Khan Academy (https://pt.khanacademy.org/)

Para este plano, foque na etapa ATIVIDADE PRINCIPAL

Aquecimento
O Aquecimento permite refletir sobre quando as grandezas são diretamente ou inversamente proporcionais. Você pode usá-lo nas orientações para realização da Atividade principal.

Atividade principal
Encaminhe um áudio ou vídeo (via WhatsApp) orientando os alunos para realização da atividade. Talvez você precise disponibilizar alguns exemplos, como no Aquecimento, por exemplo. Use a versão impressa da Atividade Principal para mandar à turma (eles podem imprimir ou copiar). Deixe os alunos livres para escolherem a melhor estratégia de solução. É possível que muitos adotem uma estratégia aritmética, por isso, nas discussões é importante apresentar mais de uma forma de resolução para expandir as compreensões. Mantenha um canal de comunicação aberto para que os alunos possam tirar possíveis dúvidas. os alunos devem encaminhar as respostas da atividade para sua apreciação. Posteriormente, indique a realização das atividades complementares e também do Raio X.

Na plataforma da Khan Academy há vários vídeos e demais recursos que tratam de proporcionalidade. Você pode selecionar os materiais pertinentes e indicar aos alunos que possuem acesso à internet.
https://pt.khanacademy.org/math/pt-5-ano/algebra-5ano/pt-como-identificar-relaes-de-propores/v/analyzing-and-identifying-proportional-relationships-ex3
https://pt.khanacademy.org/math/algebra2/rational-expressions-equations-and-functions/direct-and-inverse-variation/v/recognizing-direct-and-inverse-variation

Discussão das soluções
Analise as respostas e dúvidas encaminhadas pelos alunos para dar um feedback e reorientar o estudo que pode ter como apoio as atividades complementares e também do Raio X. Grave um áudio ou vídeo pontuando erros e dicas para ampliar as compreensões dos alunos. Não esqueça de indicar mais de uma estratégia de solução. Use informações do Encerramento e da Sistematização do conceito para fazer um ‘fechamento’ da aula. Proponha a realização do Raio X e das atividades complementares para ampliar e consolidar as aprendizagens. Não esqueça de retomar as discussões também dessas atividades.

Se for possível, você para discutir em tempo real, com sua turma. Use o Meet, Hangout ou Zoom e considere apenas os itens e os conceitos de maior relevância.
Você pode usar também o Messenger Sala de aluno https://www.messenger.com/groupcall/LINK:4svjhs7dyZw8zoxm/

Sistematização
Use no feedback

Encerramento
Use no feedback

Raio X
Use o Raio X e as atividades complementares como forma de revisão para consolidação das aprendizagens. Não esqueça de retomar discussões também dessa atividade e focar nos pontos de aprendizagem mais críticos. Talvez você precise seguir as mesmas orientações da realização da atividade principal para essas também.

Convite às famílias
A proporcionalidade é um tema que, mesmo pessoas não letradas, são capazes de discutir e opinar e contexto do cotidiano. Pode ser usada a questão do Raio X ou mesmo da Atividade Principal para ser discutido com as famílias.

Sugestão Enviada Por: Rita Batista


Código: MAT8_14ALG05

(EF08MA13) Resolver e elaborar problemas que envolvam grandezas diretamente ou inversamente proporcionais, por meio de estratégias variadas.

(EF08MA12) Identificar a natureza da variação de duas grandezas, diretamente, inversamente proporcionais ou não proporcionais, expressando a relação existente por meio de sentença algébrica e representá-la no plano cartesiano.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Álgebra do 8º ano:

Com o plano de aula sobre álgebra os alunos aprendem a simplificação e desenvolvimento de expressões algébricas, o cálculo do valor numérico de uma expressão algébrica, a representação de relações lineares no plano cartesiano, a resolução de equações e sistema de equações lineares, identificação e resolução de equação polinomial do tipo ax² = b e variação de grandezas direta e inversamente proporcionais.

MAIS AULAS DE Matemática do 8º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Resolução de Problemas em Matemática com Esforço Produtivo

Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Matemática

Encontre planos de aula para outras disciplinas