16689
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Geografia > 2º ano > Conexões e escalas

Plano de aula - Hábitos em diferentes lugares

Plano de aula de Geografia com atividades para 2º ano do Fundamental sobre promover o respeito às diferenças e a valorização da multiculturalidade.

Plano 04 de 5 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Marina Campos Do Nascimento Paulino

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade (EF02GE04) de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Materiais necessários: Equipamento para projeção ou impressão dos textos caso não haja disponibilidade de projeção dos slides.

Material complementar: Impressão das imagens que serão utilizadas durante a brincadeira da Ação Propositiva, disponíveis link: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/eGRcaCChy7uNpdEn5JBhf6wAWY9AQxJNb4venEqEsseVzHkrBdhKaeYv4NSu/ge02-04und04-acao-propositiva-imagens.pdf

Mapa do Brasil que será utilizado durante a Sistematização, disponível no link: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/PmHV7r2QHF5jUDWZnUreCCKrKVZP29n6Gx9kHzmqmnptdfex3MBYMVYvQKvH/ge02-04und04-sistematizacao-mapa-do-brasil.pdf

Tema da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Projete o tema aos alunos. Nesse momento, leve-os a refletir sobre o que são “hábitos”, sem dar exemplos, pois isso será feito ao longo do plano.

Contextualização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos

Orientações: Leia para os alunos a questão proposta no slide. Em seguida, discuta com os alunos sobre o porquê dos hábitos serem diferentes. Nesse momento é importante levar os alunos a entender que aspectos como diferentes regiões, tradições familiares, etc são exemplos de como os hábitos mudam de um lugar para o outro.

Problematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos

Orientações: Projete e leia o slide aos alunos. Em seguida, chame a atenção dos alunos ao fato de existir duas expressões diferentes para tratar de um mesmo objeto. Aproveite e faça alguns questionamentos como:

  • Por que as pessoas usam palavras diferentes sobre um mesmo objeto?
  • Qual das duas expressões é mais utilizada no local onde vivemos?
  • Que outros exemplos podemos dar de situações como essa?
  • Por que as pessoas têm diversos hábitos e costumes de acordo com a localidade onde vivem?

Aproveite esse momento para explicar que essas diferenças podem estar presentes em nosso cotidiano, como por exemplo o modo de se vestir, de se alimentar, etc. Entretanto não se aprofunde nos exemplos, pois eles serão trabalhados com mais ênfase no slide a seguir.

Ação Propositiva select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos

Orientações: Organize os alunos em três ou quatro grupos para realizar a brincadeira. Em seguida, entregue a cada grupo as imagens e palavras dos hábitos, disponíveis para impressão no link https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/eGRcaCChy7uNpdEn5JBhf6wAWY9AQxJNb4venEqEsseVzHkrBdhKaeYv4NSu/ge02-04und04-acao-propositiva-imagens.pdf

O objetivo da brincadeira é que eles relacionem as imagens com as expressões adequadas. Deixe que os alunos discutam as informações, mas não faça nenhuma intervenção.

Após esse momento, retome todos os hábitos que foram apresentados durante a brincadeira, a fim de que os alunos façam as devidas correções.

Sistematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações: Leia para os alunos a primeira parte do slide. Em seguida, promova uma atividade coletiva onde irão relacionar cada hábito apresentado durante a brincadeira com as regiões do Brasil.

Para isso, cole no quadro um mapa do Brasil (caso não tenha disponível na escola, você pode imprimi-lo no link https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/PmHV7r2QHF5jUDWZnUreCCKrKVZP29n6Gx9kHzmqmnptdfex3MBYMVYvQKvH/ge02-04und04-sistematizacao-mapa-do-brasil.pdf).

Em seguida, pegue cada imagem individualmente e pergunte aos alunos se eles sabem em que lugar do Brasil esse hábito é comum. Após responderem a questão, cole a imagem no mapa.É possível que os alunos apresentem dificuldade em relacionar todos os hábitos, por isso será necessário fazer algumas intervenções. Aproveite esse momento para perguntar se esses hábitos são comuns no lugar onde vivem e se eles já os conheciam.

É importante que os alunos relacionem os hábitos da seguinte forma:

Festival folclórico de Parintins: Região Norte (Festa popular da cidade de Parintins, Amazonas)

Lutar capoeira: Região Nordeste

Usar o pequi para temperar arroz: Região Centro-oeste

Usar poncho em dias frios: Região Sul

Ouvir música sertaneja: Região Sudeste e/ou Centro-oeste

Comer pão de queijo: Região Sudeste (em especial Minas Gerais)

Beber chimarrão: Região Sul

Andar de jangada: Região Norte e/ou Nordeste

Dançar frevo: Região Nordeste (Pernambuco)

Você pode substituir algumas imagens por outras, que julgar mais pertinente para o desenvolvimento de sua turma.

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade (EF02GE04) de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Materiais necessários: Equipamento para projeção ou impressão dos textos caso não haja disponibilidade de projeção dos slides.

Material complementar: Impressão das imagens que serão utilizadas durante a brincadeira da Ação Propositiva, disponíveis link: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/eGRcaCChy7uNpdEn5JBhf6wAWY9AQxJNb4venEqEsseVzHkrBdhKaeYv4NSu/ge02-04und04-acao-propositiva-imagens.pdf

Mapa do Brasil que será utilizado durante a Sistematização, disponível no link: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/PmHV7r2QHF5jUDWZnUreCCKrKVZP29n6Gx9kHzmqmnptdfex3MBYMVYvQKvH/ge02-04und04-sistematizacao-mapa-do-brasil.pdf

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Projete o tema aos alunos. Nesse momento, leve-os a refletir sobre o que são “hábitos”, sem dar exemplos, pois isso será feito ao longo do plano.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos

Orientações: Leia para os alunos a questão proposta no slide. Em seguida, discuta com os alunos sobre o porquê dos hábitos serem diferentes. Nesse momento é importante levar os alunos a entender que aspectos como diferentes regiões, tradições familiares, etc são exemplos de como os hábitos mudam de um lugar para o outro.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos

Orientações: Projete e leia o slide aos alunos. Em seguida, chame a atenção dos alunos ao fato de existir duas expressões diferentes para tratar de um mesmo objeto. Aproveite e faça alguns questionamentos como:

  • Por que as pessoas usam palavras diferentes sobre um mesmo objeto?
  • Qual das duas expressões é mais utilizada no local onde vivemos?
  • Que outros exemplos podemos dar de situações como essa?
  • Por que as pessoas têm diversos hábitos e costumes de acordo com a localidade onde vivem?

Aproveite esse momento para explicar que essas diferenças podem estar presentes em nosso cotidiano, como por exemplo o modo de se vestir, de se alimentar, etc. Entretanto não se aprofunde nos exemplos, pois eles serão trabalhados com mais ênfase no slide a seguir.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos

Orientações: Organize os alunos em três ou quatro grupos para realizar a brincadeira. Em seguida, entregue a cada grupo as imagens e palavras dos hábitos, disponíveis para impressão no link https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/eGRcaCChy7uNpdEn5JBhf6wAWY9AQxJNb4venEqEsseVzHkrBdhKaeYv4NSu/ge02-04und04-acao-propositiva-imagens.pdf

O objetivo da brincadeira é que eles relacionem as imagens com as expressões adequadas. Deixe que os alunos discutam as informações, mas não faça nenhuma intervenção.

Após esse momento, retome todos os hábitos que foram apresentados durante a brincadeira, a fim de que os alunos façam as devidas correções.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações: Leia para os alunos a primeira parte do slide. Em seguida, promova uma atividade coletiva onde irão relacionar cada hábito apresentado durante a brincadeira com as regiões do Brasil.

Para isso, cole no quadro um mapa do Brasil (caso não tenha disponível na escola, você pode imprimi-lo no link https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/PmHV7r2QHF5jUDWZnUreCCKrKVZP29n6Gx9kHzmqmnptdfex3MBYMVYvQKvH/ge02-04und04-sistematizacao-mapa-do-brasil.pdf).

Em seguida, pegue cada imagem individualmente e pergunte aos alunos se eles sabem em que lugar do Brasil esse hábito é comum. Após responderem a questão, cole a imagem no mapa.É possível que os alunos apresentem dificuldade em relacionar todos os hábitos, por isso será necessário fazer algumas intervenções. Aproveite esse momento para perguntar se esses hábitos são comuns no lugar onde vivem e se eles já os conheciam.

É importante que os alunos relacionem os hábitos da seguinte forma:

Festival folclórico de Parintins: Região Norte (Festa popular da cidade de Parintins, Amazonas)

Lutar capoeira: Região Nordeste

Usar o pequi para temperar arroz: Região Centro-oeste

Usar poncho em dias frios: Região Sul

Ouvir música sertaneja: Região Sudeste e/ou Centro-oeste

Comer pão de queijo: Região Sudeste (em especial Minas Gerais)

Beber chimarrão: Região Sul

Andar de jangada: Região Norte e/ou Nordeste

Dançar frevo: Região Nordeste (Pernambuco)

Você pode substituir algumas imagens por outras, que julgar mais pertinente para o desenvolvimento de sua turma.

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Conexões e escalas do 2º ano :

MAIS AULAS DE Geografia do 2º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF02GE04 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Geografia

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano