16624
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > História > 2º ano > A comunidade e seus registros

Plano de aula - E o tempo? Passa?

Plano de aula de História com atividades para 2º ano do EF sobre E o tempo? Passa?

Plano 01 de 5 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Maria Teresa Tôrres Pimenta

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você possa se planejar.

Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 100 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF02HI07 de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Materiais necessários: Será necessária a utilização de aparelhagem multimídia/aparelho para reprodução de vídeos e músicas, cartolina (ou pratinhos de papelão), alfinete, fita adesiva, tesoura, cola, canetas hidrocor, lápis de cor.

Material complementar:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/kvqjq5uUmPCrDSu6HbnJ2rvJcnxxQPzbHDvkYbfnFrADzGrMZMpA7jwBaZaa/his2-07und01-slide-inicial.pdf

Para você saber mais:

Acesse aqui mais conteúdos sobre o tempo como medida (relógio) e o ensino de História para você se preparar para a aula:

Fonte das imagens:

Banco de Imagens Nova Escola. Acesso em: 20 de outubro de 2018.

Objetivo select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 05 minutos

Orientações:

  • Apresente o tema aos alunos escrevendo-o no quadro ou lendo-o para a turma. Se estiver fazendo uso de projetor, apresente esse slide e faça uma leitura coletiva.
  • Providencie, com antecedência, uma caixa e nela coloque três tipos diferentes de marcadores de tempo: poderá ser uma ampulheta, um relógio digital, um relógio analógico, um relógio de sol (para você construir um relógio de sol consulte o link https://pt.wikihow.com/Fazer-um-Rel%C3%B3gio-de-Sol (acesso em 14 de março de 2019), ou um relógio de pêndulo. Esta caixa será usada para discorrer sobre o conteúdo desta aula.
  • Providencie, com antecedência, o material necessário para construção de um relógio “de ponteiro”. Acesse o link https://pt.wikihow.com/Fazer-um-Rel%C3%B3gio-de-Papel-para-Ensinar-as-Horas (acesso em 14 de março de 2019) para saber o que é necessário.

Contexto select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 30 minutos

Orientações:

  • Diga aos alunos que você trouxe um vídeo para eles saberem um pouco mais sobre o dia e a noite.
  • Apresente o vídeo O diário de Mika em Quem apagou o dia? https://www.youtube.com/watch?v=kbI_lJRIhUw (acesso em 14 de março de 2019)
  • Após assistir, relembre com os alunos que a menininha da historinha disse várias coisas que ela faz durante o dia e a noite.
  • Questione sobre como ela faz para saber quando tem que fazer cada coisa.
  • Registre no quadro todas as hipóteses dos alunos.
  • Conte aos alunos que marcar o tempo sempre foi uma preocupação das pessoas. Desde antigamente foram pensadas e feitas várias formas para marcar o tempo: Marcavam o tempo através do aparecimento do sol e da lua no céu e da observação dos fenômenos da natureza. Foi criado o relógio do sol que marcava o tempo usando a sombra que o sol produzia em um determinado objeto. Mas ele não era totalmente perfeito, pois quando a noite chegava não tinha como usar este relógio. Quem imagina por quê? As clepsidras (relógios que utilizavam água) e as ampulhetas, os conhecidos relógios de areia, são muito antigos, mas ainda não eram os melhores marcadores de tempo. Foi inventado um relógio que usava o fogo - o relógio de azeite. Ele tinha duas funções: marcar as horas e iluminar o ambiente onde estava. Foram criados os relógios de quartzo, de pêndulo, de bolso, de pulso, analógico (diga aos alunos que este é mais conhecido por relógio “de ponteiros”. Por que vocês acham que ele é assim conhecido?) e digital. Todos foram inventados com a intenção de ser preciso com a marcação do tempo.

(Fonte: https://www.portalsaofrancisco.com.br/historia-geral/historia-do-relogio. Acesso em: 20 de outubro de 2018.)

  • Apresente a caixa com os relógios e instigue os alunos a investigar os objetos.
  • Apresente um relógio de cada vez fazendo as seguintes perguntas:
  • De que material é feito?
  • Para que serve?
  • Como funciona?
  • Quem usava (ou quem usa?)?
  • Ainda é usado?
  • Onde podemos encontrá-lo?

Como adequar à sua realidade:

  • Caso não seja possível apresentar o vídeo como fonte de elementos para o entendimento sobre de onde vem o dia e a noite, converse com os alunos sobre o que observam desde a hora que eles acordam até a hora que eles vão dormir.
  • Caso não seja possível fazer a caixa com os objetos propriamente ditos, utilize imagens destes objetos e proceda com os questionamentos da mesma forma.

Para você saber mais:

  • A ação de apresentar objetos (neste caso os relógios) para o conhecimento e investigação por parte dos alunos torna-se um facilitador para a aprendizagem, visto que propicia um contato com fontes históricas muitas vezes distantes do cotidiano do grupo.
  • Acesse o link a seguir para obter mais informações sobre o surgimento e evolução dos marcadores de tempo: https://www.portalsaofrancisco.com.br/historia-geral/historia-do-relogio (acesso em 14 de março de 2019
  • O uso do vídeo explicativo é uma boa ferramenta que auxilia, visualmente, a construção do pensamento sobre fatos do cotidiano, fortalecendo a ideia de que todas as coisas (ou quase todas) possuem uma explicação para elas existirem ou acontecerem.

Fonte das imagens:

Banco de Imagens Nova Escola. Acesso em: 20 de outubro de 2018.

Problematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 40 minutos

Orientações:

  • Como conseguimos executar nossas tarefas do dia?
  • Podemos fazer mais de uma tarefa ao mesmo tempo?
  • Dependemos de como está o dia para fazermos nossas tarefas?
  • Como sabemos que está na hora de fazer as refeições?
  • Como vocês sabem que está na hora de ir à escola?
  • Como vocês sabem que está na hora do seu programa favorito?
  • Como sabemos que está na hora de ir deitar?
  • O que podemos usar para nos ajudar a lembrar a que momento temos que fazer nossas tarefas?

  • Diga que nem todas as pessoas utilizam-se dos mesmos instrumentos para fazer suas tarefas. As crianças indígenas, por exemplo, têm como instrumento de marcação do tempo a natureza (seus fenômenos, seus recursos, etc.).
  • Leve os alunos até o espaço aberto da escola e diga que observarão o céu:
  • Hoje tem sol?
  • Como está o céu? Tem nuvens?
  • Sintam a temperatura: está quente? está frio?
  • Há muita ou pouca claridade?
  • O que se pode fazer em um dia como este?

  • Deixe que os alunos se expressem (verbalmente e fisicamente) neste momento.
  • Sente-se em roda e peça aos alunos para fecharem os olhos e pensarem “Mas e se fosse noite?” e questione:
  • O céu estaria claro ou escuro?
  • O que veríamos no céu?
  • Como estaria a temperatura?
  • O que pode ser feito quando está de noite?
  • Podemos fazer as mesmas coisas que fazemos quando está de dia?

Fonte das imagens:

Banco de Imagens Nova Escola. Acesso em: 20 de outubro de 2018.

Sistematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 25 minutos

Orientações:

  • Retorne à sala e apresente o slide. Caso não seja possível apresentar o slide utilize o documento que contém esta imagem: HIS2_07UND01 - Slide da Sistematização- https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/UDxaEW7gJe7AdZ2q28MdeEhJA5dQKEHNPJt9jfcwqwXMavMNJ46nDs4xN5U7/his2-07und01-slide-da-sistematizacao.pdf
  • Proponha aos alunos a confecção de um relógio analógico (“de ponteiros”).
  • Entregue a cada aluno o material necessário para a construção do relógio.
  • Caso necessite consulte o link para saber os passos para fazer este tipo de relógio: https://pt.wikihow.com/Fazer-um-Rel%C3%B3gio-de-Papel-para-Ensinar-as-Horas (acesso em 14 de março de 2019)
  • Caso não consiga acessar o link acima, acesse o documento contendo as instruções para a montagem : HIS2_07UND01 - Passo a passo: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/KK5ddYZRGZR49A3jA9QCjtGsWjc2Wx3N2sbXyvhGUqRMw8Jz8DKdgdBNTWjT/his2-07und01-passo-a-passo.pdf
  • Deixe que as crianças decorem os relógios como desejarem, mas atente para que deixem os números visíveis.
  • Deixe que eles brinquem com o relógio por um breve tempo. Você poderá brincar de falar as horas e os alunos marcarem em seus relógios.
  • Distribua uma folha sulfite para cada criança.
  • Peça que representem dois momentos que normalmente eles fazem: um quando está de dia e outro quando está de noite.
  • Afixe no mural da sala de aula (nomeie cada folha).
  • Afixe também um título para acompanhar os desenhos dos alunos. Sugestão: O que faço de dia e de noite!
  • Para que haja aplicabilidade desta aula, com relação aos objetivos da aprendizagem, proponha aos alunos usarem o relógio que confeccionaram (juntamente com um relógio real) para marcar a rotina da turma. Isto possibilitará aos alunos que vejam esse instrumento de marcação de tempo funcionando como o marcador das atividades deles (que é como acontece na dinâmica da vida social).

É importante que fique claro para o aluno que esse tipo de relógio foi escolhido pois é ele que regula as atividades laborais das quais todos fazemos parte. O uso desse instrumento nos permite monitorar o tempo das atividades realizadas, tal ação mudou de forma significativa as dinâmicas de vida e de trabalho da humanidade no momento do advento do capitalismo ocidental.

Nesse momento de encerramento da aula, você deve retomar o objetivo através da atividade proposta e assim verificar se os alunos foram capazes de compreender a importância da invenção do relógio para a humanidade e se houve apropriação das noções temporais trabalhadas: dias da semana, ontem/hoje/ amanhã, dia/noite, cronologia, rotina.

  • Caso, substitua o círculo de cartolina por um pratinho de papelão.
  • A escolha da confecção do relógio analógico para esta aula foi por ser esse instrumento de marcação de tempo o que é mais utilizado em nossa sociedade.
  • Como forma de adaptação da atividade, você poderá escolher outro marcador de tempo para construir com seus alunos, de acordo com a cultura em que estejam inseridos, para que a atividade faça sentido e reflita a realidade de vida deles.

Fonte das imagens:

Banco de Imagens Nova Escola. Acesso em: 20 de outubro de 2018.

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você possa se planejar.

Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 100 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF02HI07 de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Materiais necessários: Será necessária a utilização de aparelhagem multimídia/aparelho para reprodução de vídeos e músicas, cartolina (ou pratinhos de papelão), alfinete, fita adesiva, tesoura, cola, canetas hidrocor, lápis de cor.

Material complementar:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/kvqjq5uUmPCrDSu6HbnJ2rvJcnxxQPzbHDvkYbfnFrADzGrMZMpA7jwBaZaa/his2-07und01-slide-inicial.pdf

Para você saber mais:

Acesse aqui mais conteúdos sobre o tempo como medida (relógio) e o ensino de História para você se preparar para a aula:

Fonte das imagens:

Banco de Imagens Nova Escola. Acesso em: 20 de outubro de 2018.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 05 minutos

Orientações:

  • Apresente o tema aos alunos escrevendo-o no quadro ou lendo-o para a turma. Se estiver fazendo uso de projetor, apresente esse slide e faça uma leitura coletiva.
  • Providencie, com antecedência, uma caixa e nela coloque três tipos diferentes de marcadores de tempo: poderá ser uma ampulheta, um relógio digital, um relógio analógico, um relógio de sol (para você construir um relógio de sol consulte o link https://pt.wikihow.com/Fazer-um-Rel%C3%B3gio-de-Sol (acesso em 14 de março de 2019), ou um relógio de pêndulo. Esta caixa será usada para discorrer sobre o conteúdo desta aula.
  • Providencie, com antecedência, o material necessário para construção de um relógio “de ponteiro”. Acesse o link https://pt.wikihow.com/Fazer-um-Rel%C3%B3gio-de-Papel-para-Ensinar-as-Horas (acesso em 14 de março de 2019) para saber o que é necessário.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 30 minutos

Orientações:

  • Diga aos alunos que você trouxe um vídeo para eles saberem um pouco mais sobre o dia e a noite.
  • Apresente o vídeo O diário de Mika em Quem apagou o dia? https://www.youtube.com/watch?v=kbI_lJRIhUw (acesso em 14 de março de 2019)
  • Após assistir, relembre com os alunos que a menininha da historinha disse várias coisas que ela faz durante o dia e a noite.
  • Questione sobre como ela faz para saber quando tem que fazer cada coisa.
  • Registre no quadro todas as hipóteses dos alunos.
  • Conte aos alunos que marcar o tempo sempre foi uma preocupação das pessoas. Desde antigamente foram pensadas e feitas várias formas para marcar o tempo: Marcavam o tempo através do aparecimento do sol e da lua no céu e da observação dos fenômenos da natureza. Foi criado o relógio do sol que marcava o tempo usando a sombra que o sol produzia em um determinado objeto. Mas ele não era totalmente perfeito, pois quando a noite chegava não tinha como usar este relógio. Quem imagina por quê? As clepsidras (relógios que utilizavam água) e as ampulhetas, os conhecidos relógios de areia, são muito antigos, mas ainda não eram os melhores marcadores de tempo. Foi inventado um relógio que usava o fogo - o relógio de azeite. Ele tinha duas funções: marcar as horas e iluminar o ambiente onde estava. Foram criados os relógios de quartzo, de pêndulo, de bolso, de pulso, analógico (diga aos alunos que este é mais conhecido por relógio “de ponteiros”. Por que vocês acham que ele é assim conhecido?) e digital. Todos foram inventados com a intenção de ser preciso com a marcação do tempo.

(Fonte: https://www.portalsaofrancisco.com.br/historia-geral/historia-do-relogio. Acesso em: 20 de outubro de 2018.)

  • Apresente a caixa com os relógios e instigue os alunos a investigar os objetos.
  • Apresente um relógio de cada vez fazendo as seguintes perguntas:
  • De que material é feito?
  • Para que serve?
  • Como funciona?
  • Quem usava (ou quem usa?)?
  • Ainda é usado?
  • Onde podemos encontrá-lo?

Como adequar à sua realidade:

  • Caso não seja possível apresentar o vídeo como fonte de elementos para o entendimento sobre de onde vem o dia e a noite, converse com os alunos sobre o que observam desde a hora que eles acordam até a hora que eles vão dormir.
  • Caso não seja possível fazer a caixa com os objetos propriamente ditos, utilize imagens destes objetos e proceda com os questionamentos da mesma forma.

Para você saber mais:

  • A ação de apresentar objetos (neste caso os relógios) para o conhecimento e investigação por parte dos alunos torna-se um facilitador para a aprendizagem, visto que propicia um contato com fontes históricas muitas vezes distantes do cotidiano do grupo.
  • Acesse o link a seguir para obter mais informações sobre o surgimento e evolução dos marcadores de tempo: https://www.portalsaofrancisco.com.br/historia-geral/historia-do-relogio (acesso em 14 de março de 2019
  • O uso do vídeo explicativo é uma boa ferramenta que auxilia, visualmente, a construção do pensamento sobre fatos do cotidiano, fortalecendo a ideia de que todas as coisas (ou quase todas) possuem uma explicação para elas existirem ou acontecerem.

Fonte das imagens:

Banco de Imagens Nova Escola. Acesso em: 20 de outubro de 2018.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 40 minutos

Orientações:

  • Como conseguimos executar nossas tarefas do dia?
  • Podemos fazer mais de uma tarefa ao mesmo tempo?
  • Dependemos de como está o dia para fazermos nossas tarefas?
  • Como sabemos que está na hora de fazer as refeições?
  • Como vocês sabem que está na hora de ir à escola?
  • Como vocês sabem que está na hora do seu programa favorito?
  • Como sabemos que está na hora de ir deitar?
  • O que podemos usar para nos ajudar a lembrar a que momento temos que fazer nossas tarefas?

  • Diga que nem todas as pessoas utilizam-se dos mesmos instrumentos para fazer suas tarefas. As crianças indígenas, por exemplo, têm como instrumento de marcação do tempo a natureza (seus fenômenos, seus recursos, etc.).
  • Leve os alunos até o espaço aberto da escola e diga que observarão o céu:
  • Hoje tem sol?
  • Como está o céu? Tem nuvens?
  • Sintam a temperatura: está quente? está frio?
  • Há muita ou pouca claridade?
  • O que se pode fazer em um dia como este?

  • Deixe que os alunos se expressem (verbalmente e fisicamente) neste momento.
  • Sente-se em roda e peça aos alunos para fecharem os olhos e pensarem “Mas e se fosse noite?” e questione:
  • O céu estaria claro ou escuro?
  • O que veríamos no céu?
  • Como estaria a temperatura?
  • O que pode ser feito quando está de noite?
  • Podemos fazer as mesmas coisas que fazemos quando está de dia?

Fonte das imagens:

Banco de Imagens Nova Escola. Acesso em: 20 de outubro de 2018.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 25 minutos

Orientações:

  • Retorne à sala e apresente o slide. Caso não seja possível apresentar o slide utilize o documento que contém esta imagem: HIS2_07UND01 - Slide da Sistematização- https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/UDxaEW7gJe7AdZ2q28MdeEhJA5dQKEHNPJt9jfcwqwXMavMNJ46nDs4xN5U7/his2-07und01-slide-da-sistematizacao.pdf
  • Proponha aos alunos a confecção de um relógio analógico (“de ponteiros”).
  • Entregue a cada aluno o material necessário para a construção do relógio.
  • Caso necessite consulte o link para saber os passos para fazer este tipo de relógio: https://pt.wikihow.com/Fazer-um-Rel%C3%B3gio-de-Papel-para-Ensinar-as-Horas (acesso em 14 de março de 2019)
  • Caso não consiga acessar o link acima, acesse o documento contendo as instruções para a montagem : HIS2_07UND01 - Passo a passo: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/KK5ddYZRGZR49A3jA9QCjtGsWjc2Wx3N2sbXyvhGUqRMw8Jz8DKdgdBNTWjT/his2-07und01-passo-a-passo.pdf
  • Deixe que as crianças decorem os relógios como desejarem, mas atente para que deixem os números visíveis.
  • Deixe que eles brinquem com o relógio por um breve tempo. Você poderá brincar de falar as horas e os alunos marcarem em seus relógios.
  • Distribua uma folha sulfite para cada criança.
  • Peça que representem dois momentos que normalmente eles fazem: um quando está de dia e outro quando está de noite.
  • Afixe no mural da sala de aula (nomeie cada folha).
  • Afixe também um título para acompanhar os desenhos dos alunos. Sugestão: O que faço de dia e de noite!
  • Para que haja aplicabilidade desta aula, com relação aos objetivos da aprendizagem, proponha aos alunos usarem o relógio que confeccionaram (juntamente com um relógio real) para marcar a rotina da turma. Isto possibilitará aos alunos que vejam esse instrumento de marcação de tempo funcionando como o marcador das atividades deles (que é como acontece na dinâmica da vida social).

É importante que fique claro para o aluno que esse tipo de relógio foi escolhido pois é ele que regula as atividades laborais das quais todos fazemos parte. O uso desse instrumento nos permite monitorar o tempo das atividades realizadas, tal ação mudou de forma significativa as dinâmicas de vida e de trabalho da humanidade no momento do advento do capitalismo ocidental.

Nesse momento de encerramento da aula, você deve retomar o objetivo através da atividade proposta e assim verificar se os alunos foram capazes de compreender a importância da invenção do relógio para a humanidade e se houve apropriação das noções temporais trabalhadas: dias da semana, ontem/hoje/ amanhã, dia/noite, cronologia, rotina.

  • Caso, substitua o círculo de cartolina por um pratinho de papelão.
  • A escolha da confecção do relógio analógico para esta aula foi por ser esse instrumento de marcação de tempo o que é mais utilizado em nossa sociedade.
  • Como forma de adaptação da atividade, você poderá escolher outro marcador de tempo para construir com seus alunos, de acordo com a cultura em que estejam inseridos, para que a atividade faça sentido e reflita a realidade de vida deles.

Fonte das imagens:

Banco de Imagens Nova Escola. Acesso em: 20 de outubro de 2018.

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE A comunidade e seus registros do 2º ano :

MAIS AULAS DE História do 2º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF02HI07 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de História

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano