Slide inicial
Plano de Aula
Plano de aula: Para cada tempo, uma ação!
Plano 5 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Fatos da vida cotidiana
Aula
Sobre este plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 100 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF02HI06 de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.
Materiais necessários: Será necessária a utilização de aparelhagem multimídia/aparelho para reprodução de vídeos e músicas, cartolina, papel sulfite, tesoura, cola, canetas hidrocor, giz de cera, lápis de cor e revistas para recorte.
Material complementar:
- Documento contendo o slide inicial desta aula: HIS2_06UND5 - Slide inicial - https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/ufMCsHFebHHZNKABu9xxNPfaEnpxmNgd2gPXshzz23F83PbJMY6cg3Bj8Tm7/his2-06und05-slide-inicial.pdf. Documento contendo a imagem de um calendário indígena : HIS2_06UND05 - Calendário indígena: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/H3SY2E665qqYyt3DDZSvNrABccjd9R7je2P9UDPFCkUmTsdyNRN4kzQzJXvG/his2-06und05-calendario-indigena.pdf. Documento contendo um modelo de estruturação para este mural: HIS2_06UND05 - Diário de bordo - https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/BG78ub3Rg2ep6tm9sgdCUfymMVpUVuWBQ45t736WYtMPvAazyDEtcDt8wFHF/his2-06und05-diario-de-bordo.pdf .
- Fonte de áudio de música brasileira: Uma aventura no tempo, da Banda 9 Volts - https://www.youtube.com/watch?v=KvrH6C9a4GE. Acesso em: 20 de outubro de 2018. (2:25min).
- Fonte de mídia que disponibiliza a letra da música Uma aventura no tempo, da Banda 9 Volts: https://www.letras.mus.br/9-volts/1645783/. Acesso em: 20 de outubro de 2018.
- Documento contendo o slide da Problematização: HIS2_06UND05 - Slide da Problematização -
- https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/nEdfubY3nNncTvSe8KBDEHtYD4AtWHpFqyR8xUAQq4G6r87Uu7ScUvBWjMU8/his2-06und05-slide-da-problematizacao.pdf
- Documento contendo o slide da Sistematização: HIS2_06UND5 - Slide da Sistematização -
Para você saber mais:
Acesse aqui mais conteúdos sobre o uso do calendário como um marcador de tempo e o ensino de História para você se preparar para a aula:
- CERRI, Luis Fernando. Ensino de história e consciência histórica: implicações didáticas de uma discussão contemporânea. Rio de Janeiro: Editora FGV: 2011
- Como e onde foi feito o primeiro calendário: https://novaescola.org.br/conteudo/167/como-onde-feito-primeiro-calendario-babilonia-mesopotamia-sumerios-caldeus . Acesso: em 20 de outubro de 2018.
- História do calendário: https://escolakids.uol.com.br/historia/historia-do-calendario.htm. Acesso: em 20 de outubro de 2018.
- História e origem do calendário: https://www.todamateria.com.br/historia-e-origem-do-calendario/ . Acesso: em 20 de outubro de 2018.
- O céu como guia de conhecimentos e rituais indígenas: http://cienciaecultura.bvs.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0009-67252012000400023. Acesso: em 20 de outubro de 2018.
- Calendário Tupi-guarani: Diferentes calendários: https://knowken.wordpress.com/tag/calendario-tupi-guarani/. Acesso: em 20 de outubro de 2018.
- Os ciclos anuais - Calendário dos povos indígenas do rio Tiquié: https://ciclostiquie.socioambiental.org/pt/index.html#cycles. Acesso: em 20 de outubro de 2018.
- Categorias de entendimento do passado entre os Kadiwéu: narrativas, memórias e ensino de história indígena: https://rhhj.anpuh.org/RHHJ/article/view/41/31 . Acesso em: 20 de outubro de 2018.
- Mirim- Povos indígenas no Brasil: https://mirim.org/como-vivem . Acesso em: 20 de outubro de 2018.
- Instituto Socioambiental - Povos indígenas no Brasil: https://www.socioambiental.org/pt-br/o-isa/programas/povos-indigenas-no-brasil . Acesso em: 20 de outubro de 201
Fonte das imagens:
Banco de Imagens da Revista Nova Escola. Acesso: em 20 de outubro de 2018.
Objetivo
Tempo sugerido: 5 minutos
Orientações: Apresente o tema aos alunos escrevendo-o no quadro ou lendo-o para a turma. Se estiver fazendo uso de projetor, apresente esse slide e faça uma leitura coletiva.
Professor(a), saiba o nível de alfabetização de sua turma
Conheça a nova ferramenta de sondagem e acompanhe a evolução dos alunos
ACESSAR AGORA