Slide do Contexto
Plano de Aula
Plano de aula: Quanto tempo leva para crescer?
Plano 3 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Marcadores de tempo
Aula
Sobre este plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você possa se planejar.
Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 100 minutos . Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF02HI07 de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.
Materiais necessários: Será necessária a utilização de aparelhagem multimídia/aparelho para reprodução de vídeos, meia calça fina usada, terra ou serragem, alpiste ou painço, cola, papéis coloridos (olhinhos de plástico ou botões de camisa), canetas hidrocor, tintas (ou lã colorida), liguinhas de borracha, potinhos de iogurte vazios (somente a base de uma caixa de leite ou somente a base de uma garrafa pet).
Material complementar:
- Documento que contém o slide do Contexto: HIS2_07UND03 - Slide do Contexto - https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/pNhxxgB7awPBsFjHc5Kc6XFRZKDBF4rRCMcFHDmBz2RM7Fe9GMabk6hksBxP/his2-07und03-slide-do-contexto.pdf
- Fonte de mídia que descreve a origem do calendário : https://www.youtube.com/watch?v=0TogQs7gc64 . Acesso em: 20 de outubro de 2018.
- Documento contendo imagens e um breve relato sobre a evolução dos calendários: HIS2_07UND03 - Evolução dos calendários: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/bajmyR9RGZpDC7xg5gAfSmJxUpaWVGAxCSxyneYz3cnPS27EzCmz38RhmESN/his2-07und03-evolucao-dos-calendarios.pdf
- Documento que contém o slide da Poblematização: HIS2_07UND03 - Slide da Problematização - https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/MsJ9tjaxH54nzj36Yf3cM3mYZ7pkqnMM4G2C66rqQZjxDe4yuTbBQRbs5zCf/his2-07und03-slide-da-problematizacao.pdf
- Documento que contém o slide da Sistematização: HIS2_07UND03 - Slide da Sistematização - https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/Sb7A52Tkf5MnbEffbDaXp538KnhH8MKyDFcdUacpjYC3PDWwqscvcY6SCfgB/his2-07und03-slide-da-sistematizacao.pdf
- Fonte de mídia que explica como como fazer o boneco de alpiste: https://www.youtube.com/watch?v=c0wRhnRmKrw . Acesso em: 20 de outubro de 2018.
- Fonte de mídia que contém explicações de como fazer o boneco de alpiste: https://educador.brasilescola.uol.com.br/estrategias-ensino/confeccionando-um-boneco-ecologico.htm . Acesso em: 20 de outubro de 2018.
Para você saber mais:
Acesse aqui mais conteúdos sobre o tempo como medida (calendário) para você se preparar para a aula:
- História do calendário: https://www.portalsaofrancisco.com.br/historia-geral/historia-do-calendario . Acesso em: 20 de outubro de 2018.
- Como e onde foi feito o primeiro calendário?: https://novaescola.org.br/conteudo/167/como-onde-feito-primeiro-calendario-babilonia-mesopotamia-sumerios-caldeus . Acesso em: 20 de outubro de 2018.
- Outros calendários: chinês, islâmico e maia: https://novaescola.org.br/conteudo/423/outros-calendarios-chines-islamico-e-maia . Acesso em: 20 de outubro de 2018.
- Como foi definido que a semana teria 7 dias? https://m.megacurioso.com.br/cotidiano/102268-como-foi-definido-que-a-semana-teria-7-dias.htm . Acesso em: 20 de outubro de 2018.
- Origem do calendário: https://www.estudopratico.com.br/origem-do-calendario/ . Acesso em: 20 de outubro de 2018.
Fonte das imagens:
- Banco de imagens da Revista Nova Escola. Acesso em: 20 de outubro de 2018.
- Calendário Beleña do portal românico de sua igreja: https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=52513844 . Acesso em: 20 de outubro de 2018.
- Calendário de pedra asteca (Museu Zacatlán, Puebla, Mexico): https://commons.wikimedia.org/w/index.php?title=Category%3ACalendars&uselang=pt#/media/File:Cuauxicalli.JPG . Acesso em: 20 de outubro de 2018.
- Calendário hindu: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Hindu_calendar_1871-72.jpg . Acesso em: 20 de outubro de 2018.
- Calendário eterno da fase da lua (da última lua nova. Ele dá o número de horas e minutos que a lua é visível): https://commons.wikimedia.org/w/index.php?title=Category%3ACalendars&uselang=pt#/media/File:Csizio1.jpg . Acesso em: 20 de outubro de 2018.
Objetivo
Tempo sugerido: 5 minutos
Orientações:
- Para executar esta aula, você proporá aos alunos vivenciarem experiências parecidas com as de povos antigos quando observavam o crescimento de alguma plantação, usando a observação dos elementos naturais.
Você fará com os alunos a confecção do boneco de alpiste com pelo menos 01 (uma) semana antes desta aula acontecer, para que se possa efetuar todas as etapas propostas:
- Veja como fazer o boneco de alpiste acessando o link: https://www.youtube.com/watch?v=c0wRhnRmKrw .
- Apresente os materiais para a confecção do boneco e confeccione-o com a ajuda dos alunos.
- Escolha um lugar onde bata sol e os alunos possam “visitá-lo” todos os dias.
- Proponha a construção de um diário (perguntar se sabem o que significa diário. Caso não saibam ou a explicação não esteja de acordo, explique o significado e estabeleça como será seu preenchimento). Este diário conterá a escrita das observações diárias e representações (desenhos) feitas pelos alunos.
- Escolham um nome para o diário e para o boneco de alpiste.
- Todos os dias, a partir da confecção do boneco, terá que ser escrito o que se observa - a sua função será a de escriba, mas é importante incentivar as narrações das observações.
- Você deverá escolher um aluno para representar através de desenho as observações do dia. Atente-se para que seja um aluno diferente a cada dia.
- Este diário culminará com o crescimento do alpiste.
- Apresente o tema aos alunos escrevendo-o no quadro ou lendo-o para a turma. Se estiver fazendo uso de projetor, apresente esse slide e faça uma leitura coletiva.
- Esta aula proporcionará material adequado para trabalhar com os alunos as noções temporais: dias da semana, ontem/hoje/ amanhã, cronologia, diário, calendário, rotina. Portanto serão termos (expressões) que deverão permear todos os momentos de conversação/discussão.
Professor(a), saiba o nível de alfabetização de sua turma
Conheça a nova ferramenta de sondagem e acompanhe a evolução dos alunos
ACESSAR AGORA