Slide Contextualização
Plano de Aula
Plano de aula: Descobrindo a história do calendário
Plano 4 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Marcadores de tempo
Aula
Sobre este plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você possa se planejar.
Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 100 minutos . Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF02HI07 de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.
Materiais necessários:
- Será necessária a utilização de aparelhagem multimídia/aparelho para reprodução de vídeos, impressão da atividade para a Problematização, fita adesiva, canetas hidrocor, lápis de cor.
- Caso você ou sua escola possuírem calendários antigos, leve para a sala de aula e apresente-os aos alunos .
Material complementar:
- Documento que disponibiliza a imagem do slide de Contextualização: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/7NaMvqcGAybx5Ft74evVZKA8jjFWUCMguQ5DaSuSV8BTBqQwujAkAQ6rdXtu/his2-07und04-slide-contextualizacao.pdf. Acesso em: 20 de outubro de 2018.
- Documento contendo imagens para explicar a criação do calendário: HIS2_07UND04 - História muda: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/4qxJz9HHfH53U3WrPYCr6gZn4qZUDbQYVDdGvzn92zcQfC49p9YZPWsr4JCT/his2-07und04-historia-muda.pdf. Acesso em: 20 de outubro de 2018.
- Documento contendo um breve relato sobre a origem do calendário: HIS2_07UND04 - Origem do calendário: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/yAwTXVmnBvRFrTXfr3FndJYhakXpJbTUjygKQaTuQPDb53fZzG7mw75BbF7t/his2-07und04-origem-do-calendario.pdf. Acesso em: 20 de outubro de 2018.
- Documento contendo modelo de mês para utilizar na Problematização: HIS2_07UND04 - Modelo de mês: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/RHuXUnJbAcehukzMRaHaqd4kFDXmtaAFBTKkFCmNFfVned5HJ7ShBRDpxjXQ/his2-07und04-modelo-de-mes.pdf. Acesso em: 20 de outubro de 2018.
- Documento que disponibiliza a imagem do slide de Sistematização: HIS2_07UND04 - Slide da Sistematização: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/Ju3Xv8C9F46qK8kdUfbZJwEcscwG7gFJRrS8v2gDs7aMMjMYwd2JYbCevpBn/his2-07und04-slide-da-sistematizacao.pdf. Acesso em: 20 de outubro de 2018.
Para você saber mais:
Acesse aqui mais conteúdos sobre a origem do calendário e a importância do estudo das noções de temporalidade em História para você se preparar para a aula:
- Origem do nosso calendário. Disponível em: http://www.planetariodorio.com.br/origem-do-nosso-calendario-2/. Acesso em: 20 de outubro de 2018.
- Calendários. Disponível em: http://www.observatorio.ufmg.br/pas39.htm . Acesso em: 20 de outubro de 2018.
- História do calendário. disponível em :https://www.portalsaofrancisco.com.br/historia-geral/historia-do-calendario. Acesso em 20 de outubro de 2018.
Fonte das imagens:
Banco de imagens da Revista Nova Escola. Acesso em: 20 de outubro de 2018.
Objetivo
Tempo sugerido: 5 minutos
Orientações:
- Projete, escreva no quadro ou leia o objetivo da aula para os alunos.
- Ao apresentar o objetivo da aula às crianças, inicie uma conversa sobre quando surgiu a necessidade de registrar os acontecimentos e a invenção do calendário.
- Levante hipóteses, juntamente com as crianças, sobre:
- Para que serve um calendário?
- Como surgiu o calendário?
- Hoje todo mundo utiliza o calendário?
- Nos questionamentos, explique para as crianças a importância do calendário e as noções temporais que serão trabalhadas no decorrer da aula.
- Esta aula proporcionará material adequado para trabalhar com os alunos as noções temporais: dias da semana, mês, ano, ontem/hoje/amanhã, cronologia, calendário. Portanto serão termos (expressões) que deverão permear todos os momentos de conversação/discussão.
Professor(a), saiba o nível de alfabetização de sua turma
Conheça a nova ferramenta de sondagem e acompanhe a evolução dos alunos
ACESSAR AGORA