Slide Contextualização
Plano de Aula
Plano de aula: Descobrindo a história do calendário
Plano 4 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Marcadores de tempo
Sobre este plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você possa se planejar.
Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 100 minutos . Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF02HI07 de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.
Materiais necessários:
- Será necessária a utilização de aparelhagem multimídia/aparelho para reprodução de vídeos, impressão da atividade para a Problematização, fita adesiva, canetas hidrocor, lápis de cor.
- Caso você ou sua escola possuírem calendários antigos, leve para a sala de aula e apresente-os aos alunos .
Material complementar:
- Documento que disponibiliza a imagem do slide de Contextualização: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/7NaMvqcGAybx5Ft74evVZKA8jjFWUCMguQ5DaSuSV8BTBqQwujAkAQ6rdXtu/his2-07und04-slide-contextualizacao.pdf. Acesso em: 20 de outubro de 2018.
- Documento contendo imagens para explicar a criação do calendário: HIS2_07UND04 - História muda: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/4qxJz9HHfH53U3WrPYCr6gZn4qZUDbQYVDdGvzn92zcQfC49p9YZPWsr4JCT/his2-07und04-historia-muda.pdf. Acesso em: 20 de outubro de 2018.
- Documento contendo um breve relato sobre a origem do calendário: HIS2_07UND04 - Origem do calendário: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/yAwTXVmnBvRFrTXfr3FndJYhakXpJbTUjygKQaTuQPDb53fZzG7mw75BbF7t/his2-07und04-origem-do-calendario.pdf. Acesso em: 20 de outubro de 2018.
- Documento contendo modelo de mês para utilizar na Problematização: HIS2_07UND04 - Modelo de mês: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/RHuXUnJbAcehukzMRaHaqd4kFDXmtaAFBTKkFCmNFfVned5HJ7ShBRDpxjXQ/his2-07und04-modelo-de-mes.pdf. Acesso em: 20 de outubro de 2018.
- Documento que disponibiliza a imagem do slide de Sistematização: HIS2_07UND04 - Slide da Sistematização: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/Ju3Xv8C9F46qK8kdUfbZJwEcscwG7gFJRrS8v2gDs7aMMjMYwd2JYbCevpBn/his2-07und04-slide-da-sistematizacao.pdf. Acesso em: 20 de outubro de 2018.
Para você saber mais:
Acesse aqui mais conteúdos sobre a origem do calendário e a importância do estudo das noções de temporalidade em História para você se preparar para a aula:
- Origem do nosso calendário. Disponível em: http://www.planetariodorio.com.br/origem-do-nosso-calendario-2/. Acesso em: 20 de outubro de 2018.
- Calendários. Disponível em: http://www.observatorio.ufmg.br/pas39.htm . Acesso em: 20 de outubro de 2018.
- História do calendário. disponível em :https://www.portalsaofrancisco.com.br/historia-geral/historia-do-calendario. Acesso em 20 de outubro de 2018.
Fonte das imagens:
Banco de imagens da Revista Nova Escola. Acesso em: 20 de outubro de 2018.
Objetivo
Tempo sugerido: 5 minutos
Orientações:
- Projete, escreva no quadro ou leia o objetivo da aula para os alunos.
- Ao apresentar o objetivo da aula às crianças, inicie uma conversa sobre quando surgiu a necessidade de registrar os acontecimentos e a invenção do calendário.
- Levante hipóteses, juntamente com as crianças, sobre:
- Para que serve um calendário?
- Como surgiu o calendário?
- Hoje todo mundo utiliza o calendário?
- Nos questionamentos, explique para as crianças a importância do calendário e as noções temporais que serão trabalhadas no decorrer da aula.
- Esta aula proporcionará material adequado para trabalhar com os alunos as noções temporais: dias da semana, mês, ano, ontem/hoje/amanhã, cronologia, calendário. Portanto serão termos (expressões) que deverão permear todos os momentos de conversação/discussão.
Contexto
Tempo sugerido: 35 minutos
Orientações:
- Apresente o slide para iniciar a atividade. Caso deseje, acesse o documento que disponibiliza este slide: HIS2_07UND04 - Slide da Contextualização: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/7NaMvqcGAybx5Ft74evVZKA8jjFWUCMguQ5DaSuSV8BTBqQwujAkAQ6rdXtu/his2-07und04-slide-contextualizacao.pdf
- Faça aos alunos os seguintes questionamentos (escreva as respostas no quadro):
- Em que ano estamos?
- Em que mês estamos?
- Que dia é hoje?
- Que dia da semana é hoje?
- Como podemos conferir se estas informações estão corretas?
- Ouça as hipóteses dos alunos e diga que o calendário é um dos instrumentos onde podemos visualizar estas informações e que ele é de grande importância para o nosso dia a dia e para a sociedade.
Fonte das imagens:
Banco de imagens da Revista Nova Escola. Acesso em: 20 de outubro de 2018.
Problematização
Tempo sugerido: 40 minutos
Orientações:
- Você usará como fonte de estudo para esta aula a história da origem do calendário. Conte utilizando a história muda disponibilizada no documento HIS2_07UND04 - História muda, que contém imagens para explicar a criação do calendário: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/4qxJz9HHfH53U3WrPYCr6gZn4qZUDbQYVDdGvzn92zcQfC49p9YZPWsr4JCT/his2-07und04-historia-muda.pdf
- É possível ler esse documento que contém um breve relato sobre a origem do calendário: HIS2_07UND04 - Origem do calendário: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/yAwTXVmnBvRFrTXfr3FndJYhakXpJbTUjygKQaTuQPDb53fZzG7mw75BbF7t/his2-07und04-origem-do-calendario.pdf, para se preparar mais para este momento.
- Após contar a história apresente um calendário aos alunos.
- Caso você tenha calendários de formatos diferentes, de outros anos ou até mesmo antigos leve para a sala de aula e apresente aos alunos instigando as observações sobre: tamanhos, formatos, onde são colocados/encontrados (mesa, parede, geladeira, agenda, celulares).
- Mostre aos alunos a disposição dos meses, semanas, dias da semana e dias no calendário.
- Saliente para o fato de que os meses não têm a mesma quantidade de dias: meses com 28 (ou 29), 30 e 31 dias.
- Projete (escreva no quadro ou leia) o slide para iniciar a atividade.
- Proponha aos alunos a confecção de um calendário para a sala de aula.
- Divida a turma em 12 grupos (a quantidade de alunos por grupo dependerá do número de alunos da turma).
- Diga aos alunos que cada grupo ficará responsável pela montagem de um mês do ano.
- Faça a impressão antecipadamente do documento que contém o modelo de mês para que os alunos construam o mês a eles definido: HIS2_07UND04 - Modelo de mês: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/RHuXUnJbAcehukzMRaHaqd4kFDXmtaAFBTKkFCmNFfVned5HJ7ShBRDpxjXQ/his2-07und04-modelo-de-mes.pdf
- Faça a impressão em maior quantidade para caso seja necessário fazer alguma substituição.
- Distribua a folha impressa para cada grupo.
- Faça a explicação da disposição do mês: o espaço onde vem escrito o mês, cite os nomes dos dias da semana e onde ficam escritos os dias.
- Explique como será o preenchimento:
- Diga que você sorteará os meses para cada grupo.
- Que eles deverão escrever o nome do mês destinado a eles no primeiro retângulo da folha (mostre o local).
- Que eles completarão os espaços em branco utilizando os números de 1 a 31.
- Ao informar o mês ao grupo, mostre novamente onde deverão escrever o nome do mês e informe (indicando) em qual dia da semana aquele mês começa.
- Circule pelos grupos e faça as intervenções que se fizerem necessárias.
- Após o preenchimento do mês , peça aos alunos que escrevam os seus nomes no espaço destinado para este registro e deixe-os decorarem a borda externa da folha, personalizando assim cada mês.
Sistematização
Tempo sugerido: 20 minutos
Orientações:
- Projete (escreva no quadro ou leia) o slide para finalizar esta aula.
- Caso deseje, acesse o documento que disponibiliza este slide: HIS2_07UND04 - Slide da Sistematização: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/Ju3Xv8C9F46qK8kdUfbZJwEcscwG7gFJRrS8v2gDs7aMMjMYwd2JYbCevpBn/his2-07und04-slide-da-sistematizacao.pdf
- Fixe o calendário confeccionado em um local de fácil visualização por todos da turma.
- Questione os alunos, pedindo que eles observem o calendário :
- Quantos meses têm 30 dias e quais são?
- Quantos meses têm 31 dias e quais são?
- Qual mês tem 28(29) dias e qual é?
- Quais são os dias da semana em que temos aula?
- Quais dias não devo ir a escola?
- Em que mês estamos?
- Qual o dia de hoje?
- Qual o dia da semana?
- Que dia foi ontem?
- Que dia será amanhã?
- Qual a importância do calendário no nosso dia a dia? (Será de grande valia para a fixação do tema que você faça o registro desta pergunta e das respostas dos alunos em uma folha e fixe-a ao lado do calendário feito pela turma).
Nesse momento de encerramento da aula, você deve retomar o objetivo através da atividade proposta e assim verificar se os alunos foram capazes de se apropriarem das noções temporais trabalhadas: dias da semana, mês, ano, ontem/hoje/amanhã, cronologia, calendário.
Para você saber mais:
- A concretização do aprendizado através de uma dinâmica de questionamentos é uma boa ferramenta para que se possa avaliar o que o aluno aprendeu e o que será necessário ampliar em explicação.
Fonte da imagem:
Banco de imagens da Revista Nova Escola. Acesso em: 20 de outubro de 2018.
Materiais complementares
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Ferramentas sugeridas
- Essenciais: Whatsapp e PDF.
- Optativas: Google Meet, Google Classroom e Youtube.
Contexto
Neste plano, o objetivo é conhecer e identificar as unidades de tempo presentes no calendário. Considerando que as crianças estão em processo de alfabetização, você pode optar por compartilhar um arquivo de áudio. Se elas já estiverem alfabetizadas, envie o texto com as perguntas a seguir, escritas todas em maiúsculo. Envie, preferencialmente, via Whatsapp, pois é uma ferramenta mais funcional para que os estudantes manuseiem sozinhos. Se dispuser de momento síncrono, você pode organizar um momento no Google Classroom (como criar e postar atividades - disponível aqui) ou no Google Meet (veja aqui como criar uma reunião online).
Compartilhe, via arquivo de áudio, as seguintes questões:
- Em que ano estamos?
- Em que mês estamos?
- Que dia é hoje?
- Que dia da semana é hoje?
- Como podemos conferir se estas informações estão corretas?
Dê um tempo para que os estudantes possam pensar. Peça que respondam via arquivo de áudio. Em seguida, compartilhe com eles um calendário do ano corrente ou peça para acessarem o de casa.
Problematização
Peça para os estudantes se reunirem em duplas de chats privados. Determine que cada dupla fique responsável por fazer o registro de um mês. Esclareça que os meses têm durações diferentes, iniciam e acabam em dias da semana diferentes. Assim, compartilhe com eles o arquivo de problematização. Peça que o arquivo seja reproduzido, caso seja possível imprimir, ou solicite que escrevam no caderno.
Sistematização
Envie as questões abaixo, via texto ou arquivo de áudio:
- Quantos meses têm 30 dias e quais são?
- Quantos meses têm 31 dias e quais são?
- Qual mês tem 28(29) dias e qual é?
- Quais são os dias da semana em que temos aula?
- Quais dias não devo ir a escola?
- Em que mês estamos?
- Qual o dia de hoje?
- Qual o dia da semana?
- Que dia foi ontem?
- Que dia será amanhã?
Os estudantes irão escrever as respostas no caderno ou responder via áudio. Atente para dar o feedback das respostas aos estudantes.
Convite às famílias
As famílias podem ajudar os estudantes acessando e assistindo juntos a alguns vídeos como, por exemplo, “Diferentes formas de contar o tempo” e “Diferentes formas de medir o tempo - Ana te ajuda”.
Outras sugestões
A habilidade trabalhada neste plano possui conexão com outras. Promova o diálogo desta aula com as aulas das habilidades EF01HI01, EF03HI05 e EF05HI08 e com outros componentes curriculares EF01LP20, EF12LP04, EF02MA18 e EF02CI07.
Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores de Nova Escola
Professor: Maria Teresa Pimenta
Mentor: Alessandra Bremm
Especialista: Danielle da Silva Ferreira
Assessor pedagógico: Oldimar Cardoso
Ano: 2º ano do Ensino Fundamental
Unidade temática: A comunidade e seus registros.
Objeto (s) de conhecimento: O tempo como medida.
Habilidade(s) da BNCC: (EF02HI07) Identificar e utilizar marcadores do tempo presentes na comunidade, como relógio e calendário.
Palavras-Chave: Calendário; Unidades de tempo: dia, semana, mês e ano