Plano de aula: Descobrindo a história do calendário

Plano 4 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Marcadores de tempo

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você possa se planejar.

Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 100 minutos . Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF02HI07 de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Materiais necessários:

• Será necessária a utilização de aparelhagem multimídia/aparelho para reprodução de vídeos, impressão da atividade para a Problematização, fita adesiva, canetas hidrocor, lápis de cor.
  • Caso você ou sua escola possuírem calendários antigos, leve para a sala de aula e apresente-os aos alunos .

Material complementar:

Para você saber mais:

Acesse aqui mais conteúdos sobre a origem do calendário e a importância do estudo das noções de temporalidade em História para você se preparar para a aula:

Fonte das imagens:

Banco de imagens da Revista Nova Escola. Acesso em: 20 de outubro de 2018.

Orientações:

• Projete, escreva no quadro ou leia o objetivo da aula para os alunos.
  • Ao apresentar o objetivo da aula às crianças, inicie uma conversa sobre quando surgiu a necessidade de registrar os acontecimentos e a invenção do calendário.
  • Levante hipóteses, juntamente com as crianças, sobre:
  • Para que serve um calendário?
  • Como surgiu o calendário?
  • Hoje todo mundo utiliza o calendário?

• Nos questionamentos, explique para as crianças a importância do calendário e as noções temporais que serão trabalhadas no decorrer da aula.

• Esta aula proporcionará material adequado para trabalhar com os alunos as noções temporais: dias da semana, mês, ano, ontem/hoje/amanhã, cronologia, calendário. Portanto serão termos (expressões) que deverão permear todos os momentos de conversação/discussão.

Curso sobre Educação Antirracista

Comece agora nossa formação gratuita e certificada em parceria com a USP

COMEÇAR AGORA