Slide do Contexto
Plano de Aula
Plano de aula: Quem inventou o relógio?
Plano 2 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Marcadores de tempo
Aula
Sobre este plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você possa se planejar.
Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 100 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF02HI07 de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.
Materiais necessários: Será necessária a utilização de aparelhagem multimídia/aparelho para reprodução de vídeos e músicas, impressão da atividade para a Problematização, alfinete, fita adesiva, canetas hidrocor e lápis de cor.
Material complementar:
- Documento que contém o slide inicial da aula: HIS2_07UND02 - Slide do Contexto - https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/cgugwUdZ2fC2fDEW4pWEsk4T3fpVf3sb7UF5sWknfb7DdJFE7qDbSZhwYR7q/his2-07und02-slide-do-contexto.pdf
- Fonte de mídia que contém a história sobre a invenção do relógio: Quem inventou o relógio? - https://www.youtube.com/watch?v=AyN73O2MVfg . Acesso em: 20 de outubro de 2018.
- Fonte de mídia que contém a história sobre a invenção do relógio: A história do relógio: https://www.portalsaofrancisco.com.br/historia-geral/historia-do-relogio . Acesso em: 20 de outubro de 2018.
- Documento contendo um pouco sobre a história do relógio: HIS2_07UND02 A história da evolução do relógio - https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/DPszW7NcYbJDq73EfrV8WQpEja3zh3T2Xz6qZMbzubvzCjYxjYjQWdCBtbQr/his2-07und02-a-historia-da-invencao-do-relogio.pdf
- Documento contendo a imagem do slide da Sistematização: HIS2_07UND02 - Slide da Sistematização: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/6hffHetF8gNhpEsq5zmrgu49kGHgzDvbmwd7dGwRuRU996Sb4Jcs4eXeHTsf/his2-07und02-slide-da-sistematizacao.pdf
Para você saber mais:
Acesse aqui mais conteúdos sobre o tempo como medida (relógio) e o ensino de História para se preparar para a aula:
- Tempo histórico: https://www.sohistoria.com.br/ef2/tempo/ . Acesso em: 20 de outubro de 2018.
- Tempo cronológico e tempo histórico: https://brasilescola.uol.com.br/historia/o-tempo-cronologico-tempo-historico.htm . Acesso em: 20 de outubro de 2018.
- Tempo e História: http://cienciaecultura.bvs.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0009-67252002000200021 . Acesso em: 20 de outubro de 2018.
Fonte das imagens:
Banco de Imagens Nova Escola. Acesso em: 20 de outubro de 2018.
Objetivo
Tempo sugerido: 05 minutos
Orientações:
- Apresente o tema aos alunos escrevendo-o no quadro ou lendo-o para a turma. Se estiver fazendo uso de projetor, apresente esse slide e faça uma leitura coletiva.
Professor(a), saiba o nível de alfabetização de sua turma
Conheça a nova ferramenta de sondagem e acompanhe a evolução dos alunos
ACESSAR AGORA