Slide do Contexto
Plano de Aula
Plano de aula: Quem inventou o relógio?
Plano 2 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Marcadores de tempo
Sobre este plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você possa se planejar.
Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 100 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF02HI07 de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.
Materiais necessários: Será necessária a utilização de aparelhagem multimídia/aparelho para reprodução de vídeos e músicas, impressão da atividade para a Problematização, alfinete, fita adesiva, canetas hidrocor e lápis de cor.
Material complementar:
- Documento que contém o slide inicial da aula: HIS2_07UND02 - Slide do Contexto - https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/cgugwUdZ2fC2fDEW4pWEsk4T3fpVf3sb7UF5sWknfb7DdJFE7qDbSZhwYR7q/his2-07und02-slide-do-contexto.pdf
- Fonte de mídia que contém a história sobre a invenção do relógio: Quem inventou o relógio? - https://www.youtube.com/watch?v=AyN73O2MVfg . Acesso em: 20 de outubro de 2018.
- Fonte de mídia que contém a história sobre a invenção do relógio: A história do relógio: https://www.portalsaofrancisco.com.br/historia-geral/historia-do-relogio . Acesso em: 20 de outubro de 2018.
- Documento contendo um pouco sobre a história do relógio: HIS2_07UND02 A história da evolução do relógio - https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/DPszW7NcYbJDq73EfrV8WQpEja3zh3T2Xz6qZMbzubvzCjYxjYjQWdCBtbQr/his2-07und02-a-historia-da-invencao-do-relogio.pdf
- Documento contendo a imagem do slide da Sistematização: HIS2_07UND02 - Slide da Sistematização: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/6hffHetF8gNhpEsq5zmrgu49kGHgzDvbmwd7dGwRuRU996Sb4Jcs4eXeHTsf/his2-07und02-slide-da-sistematizacao.pdf
Para você saber mais:
Acesse aqui mais conteúdos sobre o tempo como medida (relógio) e o ensino de História para se preparar para a aula:
- Tempo histórico: https://www.sohistoria.com.br/ef2/tempo/ . Acesso em: 20 de outubro de 2018.
- Tempo cronológico e tempo histórico: https://brasilescola.uol.com.br/historia/o-tempo-cronologico-tempo-historico.htm . Acesso em: 20 de outubro de 2018.
- Tempo e História: http://cienciaecultura.bvs.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0009-67252002000200021 . Acesso em: 20 de outubro de 2018.
Fonte das imagens:
Banco de Imagens Nova Escola. Acesso em: 20 de outubro de 2018.
Objetivo
Tempo sugerido: 05 minutos
Orientações:
- Apresente o tema aos alunos escrevendo-o no quadro ou lendo-o para a turma. Se estiver fazendo uso de projetor, apresente esse slide e faça uma leitura coletiva.
Contexto
Tempo sugerido: 35 minutos
Orientações:
- Apresente o slide aos alunos. caso você não consiga apresentar o slide, utilize o documento que contém esta imagem: HIS2_07UND02 - Slide do Contexto - https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/cgugwUdZ2fC2fDEW4pWEsk4T3fpVf3sb7UF5sWknfb7DdJFE7qDbSZhwYR7q/his2-07und02-slide-do-contexto.pdf
- A fonte de estudo para esta aula será o relógio, sua invenção, evolução e importância para o homem: a fonte de mídia (ou o documento HIS2_07UND02 A história da evolução do relógio) será o ponto de partida para contextualizar esse tema.
- Inicie a aula questionando os alunos sobre se eles sabem quem o inventou.
- Utilize-se destes questionamentos:
- Como os povos antigos marcavam o tempo?
- Será que no passado as pessoas faziam as coisas na mesma hora que nós?
- Para que é necessário marcar o tempo?
- Quem não tem relógio, consegue viver?
- Apresente o slide e informe que a necessidade do homem marcar com precisão o tempo vem de muito tempo atrás.
- Fonte de mídia que retrata a história da invenção do relógio: Quem inventou o relógio? - https://www.youtube.com/watch?v=AyN73O2MVfg .Acesso em: 20 de outubro de 2018.
Como adequar à sua realidade:
- Caso não seja possível apresentar o vídeo, leia para os alunos o texto explicativo, que contém uma breve história da invenção do relógio, no documento HIS2_07UND02 A história da evolução do relógio - https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/DPszW7NcYbJDq73EfrV8WQpEja3zh3T2Xz6qZMbzubvzCjYxjYjQWdCBtbQr/his2-07und02-a-historia-da-invencao-do-relogio.pdf
Fonte das imagens:
Banco de Imagens Nova Escola. Acesso em: 20 de outubro de 2018.
Problematização
Tempo sugerido: 40 minutos
Orientações:
- Apresente o tema aos alunos escrevendo-o no quadro ou lendo-o para a turma. Se estiver fazendo uso de projetor, apresente este slide e faça uma leitura coletiva.
- Volte às informações dadas pelo vídeo assistido e comente que até chegarmos ao relógio que conhecemos hoje, os relógios criados foram muito importantes, mas sempre tinham alguma coisa que não os fazia ser precisos e com isto acabavam não sendo totalmente úteis ao homem.
- Registre no quadro os tipos de relógios que aparecem no slide 3 para serem a base para a comparação.
- Juntamente com os alunos, registre um ponto positivo e um ponto negativo de cada relógio - levante as hipóteses que os alunos têm sobre o assunto e faça as ponderações necessárias para a correta compreensão do conteúdo.
- Este será o momento para verificar o quanto os alunos apreenderam de informações sobre o tema desta aula.
- Após feito o quadro, entregue aos alunos a atividade HIS2_07UND02 - Atividade Problematização: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/ayjStaJB4zE7hVdhu7f7TuytUV2XkYGj7Mz9J7A3wP87WbNVfFqSrK4Mcnbj/his2-07und02-atividade-problematizacao.pdf para que eles façam um registro da comparação entre os relógios que eles mais gostaram.
- Afixe estas atividades no mural da sala.
Sistematização
Tempo sugerido: 20 minutos
Orientações:
- Projete, escreva no quadro ou leia para os alunos o tema principal desta aula.
- Caso você não consiga apresentar o slide utilize o documento HIS2_07UND02 - Slide da Sistematização: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/6hffHetF8gNhpEsq5zmrgu49kGHgzDvbmwd7dGwRuRU996Sb4Jcs4eXeHTsf/his2-07und02-slide-da-sistematizacao.pdf que contém esta imagem.
- Proponha a produção de um texto coletivo sobre o que acabaram de aprender. Você será o escriba. Instigue-os para que relatem as descobertas feitas: o que mais gostaram de ter aprendido, qual relógio mais gostaram de saber a origem, dentre outras descobertas.
- Diga aos alunos que você providenciará a digitação do texto para afixar no mural, juntamente com a atividade feita na Problematização.
Nesse momento de encerramento da aula, você deve retomar o objetivo através da atividade proposta e assim verificar se os alunos foram capazes de ordenar cronologicamente a evolução do relógio e compreender a importância desta invenção para a sociedade.
Como adequar à sua realidade:
- Caso não seja possível digitar o texto produzido pelos alunos, faça você mesmo a escrita do texto em outro papel fazendo as devidas correções de coerência e coesão.
Para você saber mais:
Acesse aqui mais conteúdos sobre a importância da construção de textos coletivos pela turma, para você se preparar para a aula:
- https://www.escrevendoofuturo.org.br/EscrevendoFuturo/arquivos/3675/of4textocoletivo.pdf . Acesso em: 20 de outubro de 2018.
- http://www.ceale.fae.ufmg.br/app/webroot/glossarioceale/verbetes/escrita-coletiva-na-alfabetizacao . Acesso em: 20 de outubro de 2018.
- A produção de textos em sala de aula: https://www.youtube.com/watch?v=abpOv00mBW4. Acesso em: 20 de outubro de 2018.
- Reescrita coletiva: https://www.youtube.com/watch?v=OIX1mQM6x0M . Acesso em: 20 de outubro de 2018.
Fonte das imagens:
Banco de Imagens Nova Escola. Acesso em: 20 de outubro de 2018.
Materiais complementares
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Ferramentas sugeridas
- Essenciais: Whatsapp, PDF e Prints.
- Optativas: Google Meet, Google Classroom e YouTube.
Contexto
Neste plano, o objetivo é situar acontecimentos e objetos em ordem cronológica. Considerando que as crianças estão em processo de alfabetização, você pode optar por compartilhar um arquivo de áudio. Se elas já estiverem alfabetizadas, envie o texto com as perguntas a seguir, escritas todas em maiúsculo. Envie, preferencialmente, via Whatsapp, pois é uma ferramenta mais funcional para que os estudantes manuseiem sozinhos. Se dispuser de momento síncrono, você pode organizar um momento no Google Classroom (como criar e postar atividades - disponível aqui) ou no Google Meet (veja aqui como criar uma reunião online).
Compartilhe com os estudantes o arquivo de contextualização. Envie, via arquivo de áudio, os seguintes questionamentos:
- Como os povos antigos marcavam o tempo?
- Será que no passado as pessoas faziam as coisas na mesma hora que nós?
- Para que é necessário marcar o tempo?
- Quem não tem relógio, consegue viver?
Peça aos estudantes que escrevam as questões e as respostas no caderno e compartilhem no grupo da escola. Caso não sejam alfabetizados, peça para gravarem um áudio. Dê um feedback desta etapa e informe que a necessidade do homem marcar com precisão o tempo vem de muito tempo.
Problematização
Compartilhe com os estudantes o vídeo “Diferentes tipos de relógios” ou envie prints das imagens dos tipos de relógios abordados. Fale das características de cada tipo de relógio. Após os estudantes conhecerem os diferentes tipos, peça que respondam o arquivo de problematização. Nele, os estudantes deve fazer um exercícios de comparação e eleger os pontos positivos e pontos negativos de cada relógio.
Sistematização
Nessa etapa, os estudantes irão escrever uma frase ou um texto (a depender do nível da turma) sobre os tipos de relógio. Se a atividade for realizada em momento síncrono, você pode compartilhar com os alunos um arquivo do Google Docs (veja aqui como fazer um) e fazer com eles um texto coletivo sobre relógios. Se for em momento assíncrono, peça que produzam o texto, escrevam frases ou gravem um áudio e compartilhem no grupo da turma. Atente para dar feedback das atividades.
Convite às famílias
As famílias podem ajudar os estudantes acessando e assistindo juntos a alguns vídeos como, por exemplo “Diferentes formas de contar o tempo” e “Diferentes formas de medir o tempo - Ana te ajuda”.
Outras sugestões
A habilidade trabalhada neste plano possui conexão com outras. Promova o diálogo desta aula com as aulas das habilidades EF01HI01, EF03HI05 e EF05HI08 e com outros componentes curriculares EF01LP20, EF12LP04, EF02MA18 e EF02CI07.
Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores de Nova Escola
Professor: Maria Teresa Pimenta
Mentor: Alessandra Bremm
Especialista: Danielle da Silva Ferreira
Assessor pedagógico: Oldimar Cardoso
Ano: 2º ano do Ensino Fundamental
Unidade temática: A comunidade e seus registros.
Objeto (s) de conhecimento: O tempo como medida.
Habilidade(s) da BNCC: (EF02HI07) Identificar e utilizar marcadores do tempo presentes na comunidade, como relógio e calendário.
Palavras-Chave: Marcadores de tempo; Relógio; Invenção; Evolução; Passado; Presente.