10246
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

  

Plano de aula - Regularidades que facilitam a memorização da tabuada - propriedade associativa

Plano de aula de Matemática com atividades para 3º ano do Fundamental sobre Identificar a propriedade associativa na multiplicação percebendo que a ordem das fatores não altera o produto.

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Dyone Andrade,

ESTE É UM CONTEÚDO PARA O SAEB Ver Mais >
 

Objetivo da aula select-down

Slide Plano Aula

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autora: Dyone Andrade

Mentora: Eliane Zanin

Especialista de área: Luciana Maria Tenuta de Freitas

Habilidade da BNCC

(EF03MA03) Construir e utilizar fatos básicos da adição e da multiplicação para o cálculo mental ou escrito.

Objetivos específicos

Identificar a propriedade associativa  na multiplicação percebendo que a ordem das fatores  não altera o produto.

Conceito-chave

Utilizar a propriedade associativa na multiplicação.

Recursos necessários

  • Folha impressa;
  • Lápis;
  • Calculadora;
  • Projetor (opcional).

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.

Retomada select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos.

Orientação: Leia com seus alunos o aquecimento da aula, faça os questionamentos sugeridos e incentive-os a realizar a atividade proposta que segue. Oriente seus alunos quanto a resolução de dois fatores, e com o resultado dele, multiplicar pelo terceiro, sem a necessidade de seguir a ordem que se apresenta.

Discuta com a turma:

  • O que aconteceu quando alteramos a ordem da multiplicação dos mesmos algarismos?
  • Como a propriedade associativa pode ajudar na memorização dos resultados da tabuada?

Propósito: Resgatar o conteúdo a ser explorado na aula.

Atividade Principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos.

Orientação: Incentive os alunos a procurarem a propriedade associativa na relação entre as parcelas na multiplicação. Permita que eles falem sobre o que encontraram e aproveite para formalizar as falas registrando-as no quadro para que todos possam copiar e entender. Oriente-os a responderem atividade pensando em como substituir a tecla 8 para chegar ao resultado. Note que eles precisarão desmembrar em mais parcelas a operação. Deixe que tentem calcular sozinhos, o restante das operações para chegar ao resultado final. Depois dê um tempo para que os alunos em duplas discutam a maneira que encontraram para chegar aos resultado. Ajude-os a concluírem que não importa a ordem das parcelas nas multiplicações com o mesmo algarismo, o produto final será o mesmo. Explique que este fato é uma propriedade da multiplicação chamada “Associativa”. Oriente seus alunos a não utilizarem a tecla de número 8 da calculadora, mesmo que esta não esteja quebrada como sugere o problema.

Discuta com a turma:

  • Que outra propriedade da multiplicação também não modifica o produto final se a ordem das parcelas for alterada?

Propósito: Utilizar a atividade para trabalhar o objetivo.

Materiais Complementares:

Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de intervenção

Sobre a propriedade associativa na multiplicação há ótimos textos explicativos, Um deles pode ser encontrado no endereço:

https://www.estudokids.com.br/propriedades-da-multiplicacao-associativa-comutativa-elementos/

Painel de soluções select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientação: Incentive os alunos a procurarem regularidades que confirmem a propriedade associativa e relações entre as parcelas.

Discuta com a turma:

  • O que vocês perceberam ao tentarem resolver a atividade sem poder usar a tecla 8?

Propósito: Compartilhar todas as possíveis formas de resolução por parte dos alunos.

Materiais Complementares:

Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de intervenção

Encerramento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientação: Resgate com os alunos o que foi aprofundado nesta aula.

Discuta com a turma:

  • O tema foi fácil?
  • Ficou alguma dúvida?
  • Vocês conseguiram completar a atividade mesmo com a tecla número 8 quebrada?
  • Como fizeram isso?
  • Por que isso é possível?

Propósito: Resumir o que foi aprendido na aula.

Raio X select-down

Slide Plano Aula

Orientações: Peça que, individualmente, os alunos leiam a atividade e a realizem.

Propósito: Avaliar se os alunos percebem a regularidade dos resultados, ao se ter invertido a ordem das parcelas.

Materiais Complementares:

Raio X

Resolução do raio x

Atividade complementar

Resolução da atividade complementar

Resumo da aula

download Baixar plano

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.


Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autora: Dyone Andrade

Mentora: Eliane Zanin

Especialista de área: Luciana Maria Tenuta de Freitas

Habilidade da BNCC

(EF03MA03) Construir e utilizar fatos básicos da adição e da multiplicação para o cálculo mental ou escrito.

Objetivos específicos

Identificar a propriedade associativa  na multiplicação percebendo que a ordem das fatores  não altera o produto.

Conceito-chave

Utilizar a propriedade associativa na multiplicação.

Recursos necessários

  • Folha impressa;
  • Lápis;
  • Calculadora;
  • Projetor (opcional).
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos.

Orientação: Leia com seus alunos o aquecimento da aula, faça os questionamentos sugeridos e incentive-os a realizar a atividade proposta que segue. Oriente seus alunos quanto a resolução de dois fatores, e com o resultado dele, multiplicar pelo terceiro, sem a necessidade de seguir a ordem que se apresenta.

Discuta com a turma:

  • O que aconteceu quando alteramos a ordem da multiplicação dos mesmos algarismos?
  • Como a propriedade associativa pode ajudar na memorização dos resultados da tabuada?

Propósito: Resgatar o conteúdo a ser explorado na aula.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos.

Orientação: Incentive os alunos a procurarem a propriedade associativa na relação entre as parcelas na multiplicação. Permita que eles falem sobre o que encontraram e aproveite para formalizar as falas registrando-as no quadro para que todos possam copiar e entender. Oriente-os a responderem atividade pensando em como substituir a tecla 8 para chegar ao resultado. Note que eles precisarão desmembrar em mais parcelas a operação. Deixe que tentem calcular sozinhos, o restante das operações para chegar ao resultado final. Depois dê um tempo para que os alunos em duplas discutam a maneira que encontraram para chegar aos resultado. Ajude-os a concluírem que não importa a ordem das parcelas nas multiplicações com o mesmo algarismo, o produto final será o mesmo. Explique que este fato é uma propriedade da multiplicação chamada “Associativa”. Oriente seus alunos a não utilizarem a tecla de número 8 da calculadora, mesmo que esta não esteja quebrada como sugere o problema.

Discuta com a turma:

  • Que outra propriedade da multiplicação também não modifica o produto final se a ordem das parcelas for alterada?

Propósito: Utilizar a atividade para trabalhar o objetivo.

Materiais Complementares:

Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de intervenção

Sobre a propriedade associativa na multiplicação há ótimos textos explicativos, Um deles pode ser encontrado no endereço:

https://www.estudokids.com.br/propriedades-da-multiplicacao-associativa-comutativa-elementos/

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientação: Incentive os alunos a procurarem regularidades que confirmem a propriedade associativa e relações entre as parcelas.

Discuta com a turma:

  • O que vocês perceberam ao tentarem resolver a atividade sem poder usar a tecla 8?

Propósito: Compartilhar todas as possíveis formas de resolução por parte dos alunos.

Materiais Complementares:

Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de intervenção

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientação: Resgate com os alunos o que foi aprofundado nesta aula.

Discuta com a turma:

  • O tema foi fácil?
  • Ficou alguma dúvida?
  • Vocês conseguiram completar a atividade mesmo com a tecla número 8 quebrada?
  • Como fizeram isso?
  • Por que isso é possível?

Propósito: Resumir o que foi aprendido na aula.

Slide Plano Aula

Orientações: Peça que, individualmente, os alunos leiam a atividade e a realizem.

Propósito: Avaliar se os alunos percebem a regularidade dos resultados, ao se ter invertido a ordem das parcelas.

Materiais Complementares:

Raio X

Resolução do raio x

Atividade complementar

Resolução da atividade complementar

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Números do 3º ano :

Com o plano de aula sobre números, os alunos aprendem compreensão, expressão e comparação de números de até quatro algarismos, desenvolvimento de estratégias pessoais e convencionais de cálculo e resolução de problemas envolvendo adição, subtração, multiplicação e divisão, fluência em cálculos mentais, construção dos fatos fundamentais da multiplicação, exploração das ideias de metade, terça parte, quarta parte, quinta parte e décima parte.

MAIS AULAS DE Matemática do 3º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF03MA03 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Curso relacionado ao Plano

Resolução de Problemas em Matemática com Esforço Produtivo

Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Matemática

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano