Objetivo da aula
Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autora: Dyone Andrade
Mentora: Eliane Zanin
Especialista de área: Luciana Maria Tenuta de Freitas
Habilidade da BNCC
(EF03MA03) Construir e utilizar fatos básicos da adição e da multiplicação para o cálculo mental ou escrito.
Objetivos específicos
Identificar a propriedade associativa na multiplicação percebendo que a ordem das fatores não altera o produto.
Conceito-chave
Utilizar a propriedade associativa na multiplicação.
Recursos necessários
- Folha impressa;
- Lápis;
- Calculadora;
- Projetor (opcional).
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma.
Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.
Retomada
Tempo sugerido: 3 minutos.
Orientação: Leia com seus alunos o aquecimento da aula, faça os questionamentos sugeridos e incentive-os a realizar a atividade proposta que segue. Oriente seus alunos quanto a resolução de dois fatores, e com o resultado dele, multiplicar pelo terceiro, sem a necessidade de seguir a ordem que se apresenta.
Discuta com a turma:
- O que aconteceu quando alteramos a ordem da multiplicação dos mesmos algarismos?
- Como a propriedade associativa pode ajudar na memorização dos resultados da tabuada?
Propósito: Resgatar o conteúdo a ser explorado na aula.
Atividade Principal
Tempo sugerido: 20 minutos.
Orientação: Incentive os alunos a procurarem a propriedade associativa na relação entre as parcelas na multiplicação. Permita que eles falem sobre o que encontraram e aproveite para formalizar as falas registrando-as no quadro para que todos possam copiar e entender. Oriente-os a responderem atividade pensando em como substituir a tecla 8 para chegar ao resultado. Note que eles precisarão desmembrar em mais parcelas a operação. Deixe que tentem calcular sozinhos, o restante das operações para chegar ao resultado final. Depois dê um tempo para que os alunos em duplas discutam a maneira que encontraram para chegar aos resultado. Ajude-os a concluírem que não importa a ordem das parcelas nas multiplicações com o mesmo algarismo, o produto final será o mesmo. Explique que este fato é uma propriedade da multiplicação chamada “Associativa”. Oriente seus alunos a não utilizarem a tecla de número 8 da calculadora, mesmo que esta não esteja quebrada como sugere o problema.
Discuta com a turma:
- Que outra propriedade da multiplicação também não modifica o produto final se a ordem das parcelas for alterada?
Propósito: Utilizar a atividade para trabalhar o objetivo.
Materiais Complementares:
Resolução da Atividade Principal
Sobre a propriedade associativa na multiplicação há ótimos textos explicativos, Um deles pode ser encontrado no endereço:
https://www.estudokids.com.br/propriedades-da-multiplicacao-associativa-comutativa-elementos/
Painel de soluções
Tempo sugerido: 10 minutos.
Orientação: Incentive os alunos a procurarem regularidades que confirmem a propriedade associativa e relações entre as parcelas.
Discuta com a turma:
- O que vocês perceberam ao tentarem resolver a atividade sem poder usar a tecla 8?
Propósito: Compartilhar todas as possíveis formas de resolução por parte dos alunos.
Materiais Complementares:
Encerramento
Tempo sugerido: 5 minutos.
Orientação: Resgate com os alunos o que foi aprofundado nesta aula.
Discuta com a turma:
- O tema foi fácil?
- Ficou alguma dúvida?
- Vocês conseguiram completar a atividade mesmo com a tecla número 8 quebrada?
- Como fizeram isso?
- Por que isso é possível?
Propósito: Resumir o que foi aprendido na aula.
Raio X
Orientações: Peça que, individualmente, os alunos leiam a atividade e a realizem.
Propósito: Avaliar se os alunos percebem a regularidade dos resultados, ao se ter invertido a ordem das parcelas.
Materiais Complementares:
Resolução da atividade complementar