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Plano de aula > História > 4º ano > Circulação de pessoas, produtos e culturas

Plano de aula - Migração e cultura brasileira

Plano de aula de História com atividades para 4º ano do EF sobre Migração e cultura brasileira

Plano 05 de 10 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Fernanda Nicolau Nogueira Barbosa Nunes

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF04HI09 de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Materiais necessários: Projetor digital (caso não possua, use as imagens impressas), material impresso, folhas de sulfite, lápis de cor.

Material complementar:

CONTEXTUALIZAÇÃO:

Imagens: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/fxqAD6kgwh2qT9s8XcuekgyYZ5NJyf2fJeg5nTzvVYJFBDWhTbYYtSx533d2/his4-09und05-material-complementar-contextualizacao-imagens.pdf

PROBLEMATIZAÇÃO:

Material complementar - Problematização

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/wVHzag7B7Z4rvHYVFynTYSaV57ScxcbYKDX8y3hrS5v4VKt3mwc4tqAKCUBp/his4-09und05-material-complementar-problematizacao.pdf

SISTEMATIZAÇÃO:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/aPvYF7X38uFKXdYTMAnhSYhEfeY5tadxTVzHWvwapN467F3eTQxWsQgXSpGv/his4-09und05-material-complementar-sistematizacao-template-para-hq.pdf

Para saber mais:

Sobre o ensino das relações étnico-raciais:

ALBERTI, Verena. “Proposta de material didático para a história das relações étnico-raciais”, Revista História Hoje. ANPUH/Brasil. v. 1, n. 1 (2012), p. 61-88. Disponível em <https://rhhj.anpuh.org/RHHJ/article/view/19/23>

Abreu, Martha; Mattos, Hebe. Em torno das “Diretrizes curriculares nacionais para a educação das relações étnico-raciais para o ensino de história e cultura afro-brasileira e africana: uma conversa com historiadores". Estudos Históricos, Rio de Janeiro, vol.21, n.41, jan-out de 2008, p.5-20).

https://www.infoescola.com/historia/imigracao-para-o-brasil-nos-seculos-xix-e-xx/

Neste site você encontra, a explicação sobre a política de imigração do Brasil nos séculos XIX e XX, bem como links de acesso para compreensão e causas das migrações dos povos que vieram para nosso país.

https://atlas.fgv.br/marcos/do-escravo-ao-imigrante/mapas/sao-paulo-1920-capital-dos-imigrantes

Neste site um mapa traz a localização dos imigrantes e seus locais de residência no estado de São Paulo.

Sobre as vantagens do uso de HQ na escola

https://www.terra.com.br/noticias/educacao/historias-em-quadrinhos-facilitam-o-aprendizado-em-aula,50a942ba7d2da310VgnCLD200000bbcceb0aRCRD.html

Plataformas sugeridas para produção de HQ

https://www.canva.com/pt_br/criar/tirinhas/ (esta tem a vantagem de poder salvar, baixar e imprimir gratuitamente)

https://www.storyboardthat.com/pt/criador-de-quadrinhos

Objetivo select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações: Organize a sala em duplas.

Projete, escreva no quadro para uma leitura coletiva pela sala ou leia o objetivo da aula para os alunos. Em seguida apresente as questões:

  • Qual o assunto desta aula?
  • Qual dos povos citados no objetivo são imigrantes? (É previsível que os alunos não identifiquem os indígenas como imigrantes, mas caso isso não ocorra, é importante dizer que os indígenas são os primeiros habitantes do Brasil)
  • Podemos chamar de imigrantes os africanos que vieram para o Brasil nos séculos XVI à XIX? Por que? (Explique que a migração dos povos africanos não pode ser equiparada à migração dos europeus nesse mesmo período, porque o processo migratório dos povos da África, foi uma migração forçada).
  • Porque os europeus e asiáticos vieram para o Brasil? (Complemente as respostas dos alunos retomando aspectos históricos como o fim da escravidão, o incentivo à vinda de imigrantes para o trabalho na lavoura, a ausência de uma política pública de amparo aos povos africanos antes escravizados).

Para você saber mais:

https://www.infoescola.com/historia/imigracao-para-o-brasil-nos-seculos-xix-e-xx/

Neste site você encontra, a explicação sobre a política de imigração do Brasil nos séculos XIX e XX, bem como links de acesso para compreensão e causas das migrações dos povos que vieram para nosso país.

https://atlas.fgv.br/marcos/do-escravo-ao-imigrante/mapas/sao-paulo-1920-capital-dos-imigrantes

Neste site um mapa traz a localização dos imigrantes e seus locais de residência no estado de São Paulo.

Indicações de leitura:

ALBERTI, Verena. “O ensino de história na Inglaterra: conceitos e práticas.” In: Ferreira, Marieta de Moraes (org.) Memória e identidade nacional. Rio de Janeiro, Editora FGV, 2010.

LARAIA, Roque de Barros. Cultura: um conceito antropológico, 23 ed. Rio de Janeiro: J. Zahar, 2009.

http://www.unesco.org/new/pt/brasilia/about-this-office/single-view/news/general_history_of_africa_collection_in_portuguese_pdf_only/ Acesso em 04 de Março de 2019.

Contexto select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações: Projete ou imprima as imagens para os alunos.

Medeie uma discussão sobre o assunto:

  • Aqui na sala temos rostos e cabelos semelhantes aos das crianças da imagem?
  • Com que criança da imagem vocês se identificam?
  • Alguém poderia responder à dúvida da Naomi?

Quando os alunos apresentarem suas hipóteses, sobre o assunto, volte ao objetivo da aula e incentive-os a relacionar o objetivo com a pergunta da Naomi e acrescente a pergunta:

  • De que forma os processos migratórios estão relacionados a essa mistura de etnias?

Fonte das imagens: Banco de imagens Nova Escola.

Material complementar:

Imagens: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/fxqAD6kgwh2qT9s8XcuekgyYZ5NJyf2fJeg5nTzvVYJFBDWhTbYYtSx533d2/his4-09und05-material-complementar-contextualizacao-imagens.pdf

Problematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos

Orientações: Mantenha a organização em duplas e medeie uma conversa sobre as imagens:

  • O que a imagem do mapa mostra para nós?
  • Que etnias podemos identificar na imagem em forma de mapa?
  • Além dos indígenas brasileiros vemos muitas outras etnias brasileiras. Que países contribuíram para nossa diversidade étnica e cultural?
  • Quantos habitantes tem o nosso país? (208,5 milhões)
  • Quantos vivem em pobreza segundo print de notícia? Vocês sabiam que esse número expressa quase 30% da população?
  • (Leia o artigo 5º da CF de 88 para os alunos: “Artigo 5º. Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no País a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade...”). O que explica um Brasil tão diverso e tão desigual?
  • Que aspectos históricos podem ter influência sobre esta desigualdade? (Converse com os alunos sobre a ausência de políticas públicas de apoio aos povos africanos (antes escravizados) após a abolição, sobre o racismo estrutural em nosso país, sobre os processos de migração interna do Brasil, em que muitos deixam o campo em busca de melhores condições de vida e acabam nas favelas, nas ruas, sem emprego…, converse também sobre aspectos atuais, como corrupção e a necessidade imperiosa da aplicação das leis na prática

É muito importante que os alunos compreendam a questão da desigualdade racial no Brasil. Das etnias brasileiras, que constituem nossa diversidade, os afrodescendentes e os indígenas são os que maiores problemas enfrentam no que diz respeito à desigualdade social, ao racismo e ao preconceito cultural.

Apresente um dos dois vídeos que sugerimos ou escolha um dos dois para apresentar aos alunos. Mas, caso escolha apenas um dos dois, é importante conversar com os alunos sobre o outro vídeo também. A desigualdade racial no Brasil é real e precisa ser combatida.

Após a exibição do(s) vídeo(s) medeie uma conversa com os alunos:

  • Por que afrodescendentes e indígenas são os povos que mais sofrem com a desigualdade racial no Brasil?
  • Você sabia que 53% da população brasileira é negra?
  • Você consegue perceber esses 53% quando você entra na escola? Nas universidades? No Congresso? No trabalho como engenheiro, médico, dentista…?
  • Por que não vemos a ocupação de cargos, de bons empregos por negros ou indígenas no Brasil?
  • O que precisa ser feito para terminar com a desigualdade social em nosso país?

Fontes das imagens:

https://novaescola.org.br/conteudo/1545/diversidade-etnico-racial-por-um-ensino-de-varias-cores Acesso em 18 de Janeiro de 2018.

https://br.sputniknews.com/brasil/2018101712453863-pobreza-brasil-fome/ Acesso em 18 de Janeiro de 2018.

Material complementar:

Material complementar - Problematização

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/wVHzag7B7Z4rvHYVFynTYSaV57ScxcbYKDX8y3hrS5v4VKt3mwc4tqAKCUBp/his4-09und05-material-complementar-problematizacao.pdf

Para saber mais:

Link dos vídeos:

5. http://g1.globo.com/pr/parana/paranatv-1edicao/videos/t/noroeste/v/reconhecer-e-combater-a-desigualdade-racial-ainda-e-um-desafio-no-brasil/6306773/ (notícia de telejornal sobre os desafios que o Brasil precisa vencer para estabelecer a igualdade racial, o primeiro deles é reconhecer que ela existe, por isso a necessidade de desenvolver um trabalho sobre o tema com os alunos)

6. Este último site, traz 29 músicas sobre o que é ser negro no Brasil.

https://www.geledes.org.br/29-musicas-que-cantam-o-que-e-ser-negro-no-brasil/

7. Dados do IBGE sobre o número de habitantes no Brasil:

https://g1.globo.com/economia/noticia/2018/08/29/brasil-tem-mais-de-208-milhoes-de-habitantes-segundo-o-ibge.ghtml

8. Sobre o Artigo 5º da Constituição Federal de 1988:

https://anajus.jusbrasil.com.br/noticias/2803750/principio-constitucional-da-igualdade

9. Leitura:

www.mapadaviolencia.org.br

Neste endereço, encontramos as características dos crimes por arma de fogo no Brasil e sua relação com a desigualdade racial em nosso país.

10. Gráficos e infográficos sobre a desigualdade racial no Brasil

http://ilustracao.coc.com.br/curso/estudemais/atualidades/atualidades_discriminacao.php

Problematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos

Orientações: Mantenha a organização em duplas e medeie uma conversa sobre as imagens:

  • O que a imagem do mapa mostra para nós?
  • Que etnias podemos identificar na imagem em forma de mapa?
  • Além dos indígenas brasileiros vemos muitas outras etnias brasileiras. Que países contribuíram para nossa diversidade étnica e cultural?
  • Quantos habitantes tem o nosso país? (208,5 milhões)
  • Quantos vivem em pobreza segundo print de notícia? Vocês sabiam que esse número expressa quase 30% da população?
  • (Leia o artigo 5º da CF de 88 para os alunos: “Artigo 5º. Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no País a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade...”). O que explica um Brasil tão diverso e tão desigual?
  • Que aspectos históricos podem ter influência sobre esta desigualdade? (Converse com os alunos sobre a ausência de políticas públicas de apoio aos povos africanos (antes escravizados) após a abolição, sobre o racismo estrutural em nosso país, sobre os processos de migração interna do Brasil, em que muitos deixam o campo em busca de melhores condições de vida e acabam nas favelas, nas ruas, sem emprego…, converse também sobre aspectos atuais, como corrupção e a necessidade imperiosa da aplicação das leis na prática

É muito importante que os alunos compreendam a questão da desigualdade racial no Brasil. Das etnias brasileiras, que constituem nossa diversidade, os afrodescendentes e os indígenas são os que maiores problemas enfrentam no que diz respeito à desigualdade social, ao racismo e ao preconceito cultural.

Apresente um dos dois vídeos que sugerimos ou escolha um dos dois para apresentar aos alunos. Mas, caso escolha apenas um dos dois, é importante conversar com os alunos sobre o outro vídeo também. A desigualdade racial no Brasil é real e precisa ser combatida.

Após a exibição do(s) vídeo(s) medeie uma conversa com os alunos:

  • Por que afrodescendentes e indígenas são os povos que mais sofrem com a desigualdade racial no Brasil?
  • Você sabia que 53% da população brasileira é negra?
  • Você consegue perceber esses 53% quando você entra na escola? Nas universidades? No Congresso? No trabalho como engenheiro, médico, dentista…?
  • Por que não vemos a ocupação de cargos, de bons empregos por negros ou indígenas no Brasil?
  • O que precisa ser feito para terminar com a desigualdade social em nosso país?

Fontes das imagens:

https://novaescola.org.br/conteudo/1545/diversidade-etnico-racial-por-um-ensino-de-varias-cores Acesso em 18 de Janeiro de 2018.

https://br.sputniknews.com/brasil/2018101712453863-pobreza-brasil-fome/ Acesso em 18 de Janeiro de 2018.

Material complementar:

Material complementar - Problematização

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/ZggKgmfvkX7TSSgZvyaWZ6q4F8mbrgbSJ9D3mDhhcTaJ4VkXZF5CKVsCy2bj/his4-09und05-material-complementar-problematizacao-videos.pdf

Para saber mais:

Link dos vídeos:

5. http://g1.globo.com/pr/parana/paranatv-1edicao/videos/t/noroeste/v/reconhecer-e-combater-a-desigualdade-racial-ainda-e-um-desafio-no-brasil/6306773/ (notícia de telejornal sobre os desafios que o Brasil precisa vencer para estabelecer a igualdade racial, o primeiro deles é reconhecer que ela existe, por isso a necessidade de desenvolver um trabalho sobre o tema com os alunos)

6. Este último site, traz 29 músicas sobre o que é ser negro no Brasil.

https://www.geledes.org.br/29-musicas-que-cantam-o-que-e-ser-negro-no-brasil/

7. Dados do IBGE sobre o número de habitantes no Brasil:

https://g1.globo.com/economia/noticia/2018/08/29/brasil-tem-mais-de-208-milhoes-de-habitantes-segundo-o-ibge.ghtml

8. Sobre o Artigo 5º da Constituição Federal de 1988:

https://anajus.jusbrasil.com.br/noticias/2803750/principio-constitucional-da-igualdade

9. Leitura:

www.mapadaviolencia.org.br

Neste endereço, encontramos as características dos crimes por arma de fogo no Brasil e sua relação com a desigualdade racial em nosso país.

10. Gráficos e infográficos sobre a desigualdade racial no Brasil

http://ilustracao.coc.com.br/curso/estudemais/atualidades/atualidades_discriminacao.php

Problematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos

Orientações: Mantenha a organização em duplas e medeie uma conversa sobre as imagens:

  • O que a imagem do mapa mostra para nós?
  • Que etnias podemos identificar na imagem em forma de mapa?
  • Além dos indígenas brasileiros vemos muitas outras etnias brasileiras. Que países contribuíram para nossa diversidade étnica e cultural?
  • Quantos habitantes tem o nosso país? (208,5 milhões)
  • Quantos vivem em pobreza segundo print de notícia? Vocês sabiam que esse número expressa quase 30% da população?
  • (Leia o artigo 5º da CF de 88 para os alunos: “Artigo 5º. Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no País a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade...”). O que explica um Brasil tão diverso e tão desigual?
  • Que aspectos históricos podem ter influência sobre esta desigualdade? (Converse com os alunos sobre a ausência de políticas públicas de apoio aos povos africanos (antes escravizados) após a abolição, sobre o racismo estrutural em nosso país, sobre os processos de migração interna do Brasil, em que muitos deixam o campo em busca de melhores condições de vida e acabam nas favelas, nas ruas, sem emprego…, converse também sobre aspectos atuais, como corrupção e a necessidade imperiosa da aplicação das leis na prática

É muito importante que os alunos compreendam a questão da desigualdade racial no Brasil. Das etnias brasileiras, que constituem nossa diversidade, os afrodescendentes e os indígenas são os que maiores problemas enfrentam no que diz respeito à desigualdade social, ao racismo e ao preconceito cultural.

Apresente um dos dois vídeos que sugerimos ou escolha um dos dois para apresentar aos alunos. Mas, caso escolha apenas um dos dois, é importante conversar com os alunos sobre o outro vídeo também. A desigualdade racial no Brasil é real e precisa ser combatida.

Após a exibição do(s) vídeo(s) medeie uma conversa com os alunos:

  • Por que afrodescendentes e indígenas são os povos que mais sofrem com a desigualdade racial no Brasil?
  • Você sabia que 53% da população brasileira é negra?
  • Você consegue perceber esses 53% quando você entra na escola? Nas universidades? No Congresso? No trabalho como engenheiro, médico, dentista…?
  • Por que não vemos a ocupação de cargos, de bons empregos por negros ou indígenas no Brasil?
  • O que precisa ser feito para terminar com a desigualdade social em nosso país?

Fontes das imagens:

https://novaescola.org.br/conteudo/1545/diversidade-etnico-racial-por-um-ensino-de-varias-cores Acesso em 18 de Janeiro de 2018.

https://br.sputniknews.com/brasil/2018101712453863-pobreza-brasil-fome/ Acesso em 18 de Janeiro de 2018.

Material complementar:

Material complementar - Problematização

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/ZggKgmfvkX7TSSgZvyaWZ6q4F8mbrgbSJ9D3mDhhcTaJ4VkXZF5CKVsCy2bj/his4-09und05-material-complementar-problematizacao-videos.pdf

Para saber mais:

Link dos vídeos:

5. http://g1.globo.com/pr/parana/paranatv-1edicao/videos/t/noroeste/v/reconhecer-e-combater-a-desigualdade-racial-ainda-e-um-desafio-no-brasil/6306773/ (notícia de telejornal sobre os desafios que o Brasil precisa vencer para estabelecer a igualdade racial, o primeiro deles é reconhecer que ela existe, por isso a necessidade de desenvolver um trabalho sobre o tema com os alunos)

6. Este último site, traz 29 músicas sobre o que é ser negro no Brasil.

https://www.geledes.org.br/29-musicas-que-cantam-o-que-e-ser-negro-no-brasil/

7. Dados do IBGE sobre o número de habitantes no Brasil:

https://g1.globo.com/economia/noticia/2018/08/29/brasil-tem-mais-de-208-milhoes-de-habitantes-segundo-o-ibge.ghtml

8. Sobre o Artigo 5º da Constituição Federal de 1988:

https://anajus.jusbrasil.com.br/noticias/2803750/principio-constitucional-da-igualdade

9. Leitura:

www.mapadaviolencia.org.br

Neste endereço, encontramos as características dos crimes por arma de fogo no Brasil e sua relação com a desigualdade racial em nosso país.

10. Gráficos e infográficos sobre a desigualdade racial no Brasil

http://ilustracao.coc.com.br/curso/estudemais/atualidades/atualidades_discriminacao.php

Sistematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos

Orientações: Mantenha a organização em duplas, distribua folhas de sulfite com ou sem o template para HQ, como preferir, além de lápis colorido e oriente os alunos para construírem histórias em quadrinhos que contenham um pouco do processo migratório como causa de formação de novas culturas.

Escreva no quadro os aspectos que devem ser contemplados pelos alunos nas histórias. Garanta que, na escolha feita pelos alunos, todos os temas sejam contemplados da seguinte forma, se a dupla escolher, por exemplo, nas etnias, os africanos, a história a ser produzida deverá tratar da construção de outras etnias como o caso cafuzo, o mameluco, as tradições trazidas para o Brasil seja em comidas, danças, trajes, enfim, tudo que envolva a presença e a cultura africana no Brasil, e deve tratar da desigualdade e necessidade de combate ao preconceito. Assim, cada dupla deverá escolher uma etnia. Caso haja muitas duplas, pode-se repetir a escolha.

  • Etnias: indígenas (Macro-Jê, Tupi…), africanos, europeus (italianos, portugueses, espanhóis, franceses, holandeses…), asiáticos (japoneses, chineses…)
  • Costumes: música, comidas típicas, brincadeiras, etc.
  • Causas da migração para o Brasil (à exceção dos indígenas que são os primeiros habitantes deste país)

Após a construção das histórias, peça a cada dupla que socialize a sua produção e aproveite o momento para retomar questões sobre as causas da vinda dos povos estudados, sobre a contribuição de cada um deles para nossa cultura, sobre a importância do estabelecimento e garantia da igualdade e combate ao preconceito.

Material complementar:

Template para HQ

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/aPvYF7X38uFKXdYTMAnhSYhEfeY5tadxTVzHWvwapN467F3eTQxWsQgXSpGv/his4-09und05-material-complementar-sistematizacao-template-para-hq.pdf

Como adequar à sua realidade: Se a sala de aula possuir computadores ou tablets, ou um laboratório de informática, a produção dos HQ’S pode ser feita em plataformas específicas para este fim como a plataforma Canva, por exemplo.

Para você saber mais:

Sobre os povos indígenas do Brasil:

http://www.funai.gov.br/index.php/indios-no-brasil/o-brasil-indigena-ibge

http://www.funai.gov.br/arquivos/conteudo/ascom/2013/img/12-Dez/pdf-brasil-ind.pdf

Sobre as vantagens do uso de HQ na escola

https://www.terra.com.br/noticias/educacao/historias-em-quadrinhos-facilitam-o-aprendizado-em-aula,50a942ba7d2da310VgnCLD200000bbcceb0aRCRD.html

Plataformas sugeridas para produção de HQ

https://www.canva.com/pt_br/criar/tirinhas/ (esta tem a vantagem de poder salvar, baixar e imprimir gratuitamente)

https://www.storyboardthat.com/pt/criador-de-quadrinhos

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF04HI09 de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Materiais necessários: Projetor digital (caso não possua, use as imagens impressas), material impresso, folhas de sulfite, lápis de cor.

Material complementar:

CONTEXTUALIZAÇÃO:

Imagens: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/fxqAD6kgwh2qT9s8XcuekgyYZ5NJyf2fJeg5nTzvVYJFBDWhTbYYtSx533d2/his4-09und05-material-complementar-contextualizacao-imagens.pdf

PROBLEMATIZAÇÃO:

Material complementar - Problematização

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/wVHzag7B7Z4rvHYVFynTYSaV57ScxcbYKDX8y3hrS5v4VKt3mwc4tqAKCUBp/his4-09und05-material-complementar-problematizacao.pdf

SISTEMATIZAÇÃO:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/aPvYF7X38uFKXdYTMAnhSYhEfeY5tadxTVzHWvwapN467F3eTQxWsQgXSpGv/his4-09und05-material-complementar-sistematizacao-template-para-hq.pdf

Para saber mais:

Sobre o ensino das relações étnico-raciais:

ALBERTI, Verena. “Proposta de material didático para a história das relações étnico-raciais”, Revista História Hoje. ANPUH/Brasil. v. 1, n. 1 (2012), p. 61-88. Disponível em <https://rhhj.anpuh.org/RHHJ/article/view/19/23>

Abreu, Martha; Mattos, Hebe. Em torno das “Diretrizes curriculares nacionais para a educação das relações étnico-raciais para o ensino de história e cultura afro-brasileira e africana: uma conversa com historiadores". Estudos Históricos, Rio de Janeiro, vol.21, n.41, jan-out de 2008, p.5-20).

https://www.infoescola.com/historia/imigracao-para-o-brasil-nos-seculos-xix-e-xx/

Neste site você encontra, a explicação sobre a política de imigração do Brasil nos séculos XIX e XX, bem como links de acesso para compreensão e causas das migrações dos povos que vieram para nosso país.

https://atlas.fgv.br/marcos/do-escravo-ao-imigrante/mapas/sao-paulo-1920-capital-dos-imigrantes

Neste site um mapa traz a localização dos imigrantes e seus locais de residência no estado de São Paulo.

Sobre as vantagens do uso de HQ na escola

https://www.terra.com.br/noticias/educacao/historias-em-quadrinhos-facilitam-o-aprendizado-em-aula,50a942ba7d2da310VgnCLD200000bbcceb0aRCRD.html

Plataformas sugeridas para produção de HQ

https://www.canva.com/pt_br/criar/tirinhas/ (esta tem a vantagem de poder salvar, baixar e imprimir gratuitamente)

https://www.storyboardthat.com/pt/criador-de-quadrinhos

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações: Organize a sala em duplas.

Projete, escreva no quadro para uma leitura coletiva pela sala ou leia o objetivo da aula para os alunos. Em seguida apresente as questões:

  • Qual o assunto desta aula?
  • Qual dos povos citados no objetivo são imigrantes? (É previsível que os alunos não identifiquem os indígenas como imigrantes, mas caso isso não ocorra, é importante dizer que os indígenas são os primeiros habitantes do Brasil)
  • Podemos chamar de imigrantes os africanos que vieram para o Brasil nos séculos XVI à XIX? Por que? (Explique que a migração dos povos africanos não pode ser equiparada à migração dos europeus nesse mesmo período, porque o processo migratório dos povos da África, foi uma migração forçada).
  • Porque os europeus e asiáticos vieram para o Brasil? (Complemente as respostas dos alunos retomando aspectos históricos como o fim da escravidão, o incentivo à vinda de imigrantes para o trabalho na lavoura, a ausência de uma política pública de amparo aos povos africanos antes escravizados).

Para você saber mais:

https://www.infoescola.com/historia/imigracao-para-o-brasil-nos-seculos-xix-e-xx/

Neste site você encontra, a explicação sobre a política de imigração do Brasil nos séculos XIX e XX, bem como links de acesso para compreensão e causas das migrações dos povos que vieram para nosso país.

https://atlas.fgv.br/marcos/do-escravo-ao-imigrante/mapas/sao-paulo-1920-capital-dos-imigrantes

Neste site um mapa traz a localização dos imigrantes e seus locais de residência no estado de São Paulo.

Indicações de leitura:

ALBERTI, Verena. “O ensino de história na Inglaterra: conceitos e práticas.” In: Ferreira, Marieta de Moraes (org.) Memória e identidade nacional. Rio de Janeiro, Editora FGV, 2010.

LARAIA, Roque de Barros. Cultura: um conceito antropológico, 23 ed. Rio de Janeiro: J. Zahar, 2009.

http://www.unesco.org/new/pt/brasilia/about-this-office/single-view/news/general_history_of_africa_collection_in_portuguese_pdf_only/ Acesso em 04 de Março de 2019.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações: Projete ou imprima as imagens para os alunos.

Medeie uma discussão sobre o assunto:

  • Aqui na sala temos rostos e cabelos semelhantes aos das crianças da imagem?
  • Com que criança da imagem vocês se identificam?
  • Alguém poderia responder à dúvida da Naomi?

Quando os alunos apresentarem suas hipóteses, sobre o assunto, volte ao objetivo da aula e incentive-os a relacionar o objetivo com a pergunta da Naomi e acrescente a pergunta:

  • De que forma os processos migratórios estão relacionados a essa mistura de etnias?

Fonte das imagens: Banco de imagens Nova Escola.

Material complementar:

Imagens: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/fxqAD6kgwh2qT9s8XcuekgyYZ5NJyf2fJeg5nTzvVYJFBDWhTbYYtSx533d2/his4-09und05-material-complementar-contextualizacao-imagens.pdf

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos

Orientações: Mantenha a organização em duplas e medeie uma conversa sobre as imagens:

  • O que a imagem do mapa mostra para nós?
  • Que etnias podemos identificar na imagem em forma de mapa?
  • Além dos indígenas brasileiros vemos muitas outras etnias brasileiras. Que países contribuíram para nossa diversidade étnica e cultural?
  • Quantos habitantes tem o nosso país? (208,5 milhões)
  • Quantos vivem em pobreza segundo print de notícia? Vocês sabiam que esse número expressa quase 30% da população?
  • (Leia o artigo 5º da CF de 88 para os alunos: “Artigo 5º. Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no País a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade...”). O que explica um Brasil tão diverso e tão desigual?
  • Que aspectos históricos podem ter influência sobre esta desigualdade? (Converse com os alunos sobre a ausência de políticas públicas de apoio aos povos africanos (antes escravizados) após a abolição, sobre o racismo estrutural em nosso país, sobre os processos de migração interna do Brasil, em que muitos deixam o campo em busca de melhores condições de vida e acabam nas favelas, nas ruas, sem emprego…, converse também sobre aspectos atuais, como corrupção e a necessidade imperiosa da aplicação das leis na prática

É muito importante que os alunos compreendam a questão da desigualdade racial no Brasil. Das etnias brasileiras, que constituem nossa diversidade, os afrodescendentes e os indígenas são os que maiores problemas enfrentam no que diz respeito à desigualdade social, ao racismo e ao preconceito cultural.

Apresente um dos dois vídeos que sugerimos ou escolha um dos dois para apresentar aos alunos. Mas, caso escolha apenas um dos dois, é importante conversar com os alunos sobre o outro vídeo também. A desigualdade racial no Brasil é real e precisa ser combatida.

Após a exibição do(s) vídeo(s) medeie uma conversa com os alunos:

  • Por que afrodescendentes e indígenas são os povos que mais sofrem com a desigualdade racial no Brasil?
  • Você sabia que 53% da população brasileira é negra?
  • Você consegue perceber esses 53% quando você entra na escola? Nas universidades? No Congresso? No trabalho como engenheiro, médico, dentista…?
  • Por que não vemos a ocupação de cargos, de bons empregos por negros ou indígenas no Brasil?
  • O que precisa ser feito para terminar com a desigualdade social em nosso país?

Fontes das imagens:

https://novaescola.org.br/conteudo/1545/diversidade-etnico-racial-por-um-ensino-de-varias-cores Acesso em 18 de Janeiro de 2018.

https://br.sputniknews.com/brasil/2018101712453863-pobreza-brasil-fome/ Acesso em 18 de Janeiro de 2018.

Material complementar:

Material complementar - Problematização

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/wVHzag7B7Z4rvHYVFynTYSaV57ScxcbYKDX8y3hrS5v4VKt3mwc4tqAKCUBp/his4-09und05-material-complementar-problematizacao.pdf

Para saber mais:

Link dos vídeos:

5. http://g1.globo.com/pr/parana/paranatv-1edicao/videos/t/noroeste/v/reconhecer-e-combater-a-desigualdade-racial-ainda-e-um-desafio-no-brasil/6306773/ (notícia de telejornal sobre os desafios que o Brasil precisa vencer para estabelecer a igualdade racial, o primeiro deles é reconhecer que ela existe, por isso a necessidade de desenvolver um trabalho sobre o tema com os alunos)

6. Este último site, traz 29 músicas sobre o que é ser negro no Brasil.

https://www.geledes.org.br/29-musicas-que-cantam-o-que-e-ser-negro-no-brasil/

7. Dados do IBGE sobre o número de habitantes no Brasil:

https://g1.globo.com/economia/noticia/2018/08/29/brasil-tem-mais-de-208-milhoes-de-habitantes-segundo-o-ibge.ghtml

8. Sobre o Artigo 5º da Constituição Federal de 1988:

https://anajus.jusbrasil.com.br/noticias/2803750/principio-constitucional-da-igualdade

9. Leitura:

www.mapadaviolencia.org.br

Neste endereço, encontramos as características dos crimes por arma de fogo no Brasil e sua relação com a desigualdade racial em nosso país.

10. Gráficos e infográficos sobre a desigualdade racial no Brasil

http://ilustracao.coc.com.br/curso/estudemais/atualidades/atualidades_discriminacao.php

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos

Orientações: Mantenha a organização em duplas e medeie uma conversa sobre as imagens:

  • O que a imagem do mapa mostra para nós?
  • Que etnias podemos identificar na imagem em forma de mapa?
  • Além dos indígenas brasileiros vemos muitas outras etnias brasileiras. Que países contribuíram para nossa diversidade étnica e cultural?
  • Quantos habitantes tem o nosso país? (208,5 milhões)
  • Quantos vivem em pobreza segundo print de notícia? Vocês sabiam que esse número expressa quase 30% da população?
  • (Leia o artigo 5º da CF de 88 para os alunos: “Artigo 5º. Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no País a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade...”). O que explica um Brasil tão diverso e tão desigual?
  • Que aspectos históricos podem ter influência sobre esta desigualdade? (Converse com os alunos sobre a ausência de políticas públicas de apoio aos povos africanos (antes escravizados) após a abolição, sobre o racismo estrutural em nosso país, sobre os processos de migração interna do Brasil, em que muitos deixam o campo em busca de melhores condições de vida e acabam nas favelas, nas ruas, sem emprego…, converse também sobre aspectos atuais, como corrupção e a necessidade imperiosa da aplicação das leis na prática

É muito importante que os alunos compreendam a questão da desigualdade racial no Brasil. Das etnias brasileiras, que constituem nossa diversidade, os afrodescendentes e os indígenas são os que maiores problemas enfrentam no que diz respeito à desigualdade social, ao racismo e ao preconceito cultural.

Apresente um dos dois vídeos que sugerimos ou escolha um dos dois para apresentar aos alunos. Mas, caso escolha apenas um dos dois, é importante conversar com os alunos sobre o outro vídeo também. A desigualdade racial no Brasil é real e precisa ser combatida.

Após a exibição do(s) vídeo(s) medeie uma conversa com os alunos:

  • Por que afrodescendentes e indígenas são os povos que mais sofrem com a desigualdade racial no Brasil?
  • Você sabia que 53% da população brasileira é negra?
  • Você consegue perceber esses 53% quando você entra na escola? Nas universidades? No Congresso? No trabalho como engenheiro, médico, dentista…?
  • Por que não vemos a ocupação de cargos, de bons empregos por negros ou indígenas no Brasil?
  • O que precisa ser feito para terminar com a desigualdade social em nosso país?

Fontes das imagens:

https://novaescola.org.br/conteudo/1545/diversidade-etnico-racial-por-um-ensino-de-varias-cores Acesso em 18 de Janeiro de 2018.

https://br.sputniknews.com/brasil/2018101712453863-pobreza-brasil-fome/ Acesso em 18 de Janeiro de 2018.

Material complementar:

Material complementar - Problematização

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/ZggKgmfvkX7TSSgZvyaWZ6q4F8mbrgbSJ9D3mDhhcTaJ4VkXZF5CKVsCy2bj/his4-09und05-material-complementar-problematizacao-videos.pdf

Para saber mais:

Link dos vídeos:

5. http://g1.globo.com/pr/parana/paranatv-1edicao/videos/t/noroeste/v/reconhecer-e-combater-a-desigualdade-racial-ainda-e-um-desafio-no-brasil/6306773/ (notícia de telejornal sobre os desafios que o Brasil precisa vencer para estabelecer a igualdade racial, o primeiro deles é reconhecer que ela existe, por isso a necessidade de desenvolver um trabalho sobre o tema com os alunos)

6. Este último site, traz 29 músicas sobre o que é ser negro no Brasil.

https://www.geledes.org.br/29-musicas-que-cantam-o-que-e-ser-negro-no-brasil/

7. Dados do IBGE sobre o número de habitantes no Brasil:

https://g1.globo.com/economia/noticia/2018/08/29/brasil-tem-mais-de-208-milhoes-de-habitantes-segundo-o-ibge.ghtml

8. Sobre o Artigo 5º da Constituição Federal de 1988:

https://anajus.jusbrasil.com.br/noticias/2803750/principio-constitucional-da-igualdade

9. Leitura:

www.mapadaviolencia.org.br

Neste endereço, encontramos as características dos crimes por arma de fogo no Brasil e sua relação com a desigualdade racial em nosso país.

10. Gráficos e infográficos sobre a desigualdade racial no Brasil

http://ilustracao.coc.com.br/curso/estudemais/atualidades/atualidades_discriminacao.php

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos

Orientações: Mantenha a organização em duplas e medeie uma conversa sobre as imagens:

  • O que a imagem do mapa mostra para nós?
  • Que etnias podemos identificar na imagem em forma de mapa?
  • Além dos indígenas brasileiros vemos muitas outras etnias brasileiras. Que países contribuíram para nossa diversidade étnica e cultural?
  • Quantos habitantes tem o nosso país? (208,5 milhões)
  • Quantos vivem em pobreza segundo print de notícia? Vocês sabiam que esse número expressa quase 30% da população?
  • (Leia o artigo 5º da CF de 88 para os alunos: “Artigo 5º. Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no País a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade...”). O que explica um Brasil tão diverso e tão desigual?
  • Que aspectos históricos podem ter influência sobre esta desigualdade? (Converse com os alunos sobre a ausência de políticas públicas de apoio aos povos africanos (antes escravizados) após a abolição, sobre o racismo estrutural em nosso país, sobre os processos de migração interna do Brasil, em que muitos deixam o campo em busca de melhores condições de vida e acabam nas favelas, nas ruas, sem emprego…, converse também sobre aspectos atuais, como corrupção e a necessidade imperiosa da aplicação das leis na prática

É muito importante que os alunos compreendam a questão da desigualdade racial no Brasil. Das etnias brasileiras, que constituem nossa diversidade, os afrodescendentes e os indígenas são os que maiores problemas enfrentam no que diz respeito à desigualdade social, ao racismo e ao preconceito cultural.

Apresente um dos dois vídeos que sugerimos ou escolha um dos dois para apresentar aos alunos. Mas, caso escolha apenas um dos dois, é importante conversar com os alunos sobre o outro vídeo também. A desigualdade racial no Brasil é real e precisa ser combatida.

Após a exibição do(s) vídeo(s) medeie uma conversa com os alunos:

  • Por que afrodescendentes e indígenas são os povos que mais sofrem com a desigualdade racial no Brasil?
  • Você sabia que 53% da população brasileira é negra?
  • Você consegue perceber esses 53% quando você entra na escola? Nas universidades? No Congresso? No trabalho como engenheiro, médico, dentista…?
  • Por que não vemos a ocupação de cargos, de bons empregos por negros ou indígenas no Brasil?
  • O que precisa ser feito para terminar com a desigualdade social em nosso país?

Fontes das imagens:

https://novaescola.org.br/conteudo/1545/diversidade-etnico-racial-por-um-ensino-de-varias-cores Acesso em 18 de Janeiro de 2018.

https://br.sputniknews.com/brasil/2018101712453863-pobreza-brasil-fome/ Acesso em 18 de Janeiro de 2018.

Material complementar:

Material complementar - Problematização

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/ZggKgmfvkX7TSSgZvyaWZ6q4F8mbrgbSJ9D3mDhhcTaJ4VkXZF5CKVsCy2bj/his4-09und05-material-complementar-problematizacao-videos.pdf

Para saber mais:

Link dos vídeos:

5. http://g1.globo.com/pr/parana/paranatv-1edicao/videos/t/noroeste/v/reconhecer-e-combater-a-desigualdade-racial-ainda-e-um-desafio-no-brasil/6306773/ (notícia de telejornal sobre os desafios que o Brasil precisa vencer para estabelecer a igualdade racial, o primeiro deles é reconhecer que ela existe, por isso a necessidade de desenvolver um trabalho sobre o tema com os alunos)

6. Este último site, traz 29 músicas sobre o que é ser negro no Brasil.

https://www.geledes.org.br/29-musicas-que-cantam-o-que-e-ser-negro-no-brasil/

7. Dados do IBGE sobre o número de habitantes no Brasil:

https://g1.globo.com/economia/noticia/2018/08/29/brasil-tem-mais-de-208-milhoes-de-habitantes-segundo-o-ibge.ghtml

8. Sobre o Artigo 5º da Constituição Federal de 1988:

https://anajus.jusbrasil.com.br/noticias/2803750/principio-constitucional-da-igualdade

9. Leitura:

www.mapadaviolencia.org.br

Neste endereço, encontramos as características dos crimes por arma de fogo no Brasil e sua relação com a desigualdade racial em nosso país.

10. Gráficos e infográficos sobre a desigualdade racial no Brasil

http://ilustracao.coc.com.br/curso/estudemais/atualidades/atualidades_discriminacao.php

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos

Orientações: Mantenha a organização em duplas, distribua folhas de sulfite com ou sem o template para HQ, como preferir, além de lápis colorido e oriente os alunos para construírem histórias em quadrinhos que contenham um pouco do processo migratório como causa de formação de novas culturas.

Escreva no quadro os aspectos que devem ser contemplados pelos alunos nas histórias. Garanta que, na escolha feita pelos alunos, todos os temas sejam contemplados da seguinte forma, se a dupla escolher, por exemplo, nas etnias, os africanos, a história a ser produzida deverá tratar da construção de outras etnias como o caso cafuzo, o mameluco, as tradições trazidas para o Brasil seja em comidas, danças, trajes, enfim, tudo que envolva a presença e a cultura africana no Brasil, e deve tratar da desigualdade e necessidade de combate ao preconceito. Assim, cada dupla deverá escolher uma etnia. Caso haja muitas duplas, pode-se repetir a escolha.

  • Etnias: indígenas (Macro-Jê, Tupi…), africanos, europeus (italianos, portugueses, espanhóis, franceses, holandeses…), asiáticos (japoneses, chineses…)
  • Costumes: música, comidas típicas, brincadeiras, etc.
  • Causas da migração para o Brasil (à exceção dos indígenas que são os primeiros habitantes deste país)

Após a construção das histórias, peça a cada dupla que socialize a sua produção e aproveite o momento para retomar questões sobre as causas da vinda dos povos estudados, sobre a contribuição de cada um deles para nossa cultura, sobre a importância do estabelecimento e garantia da igualdade e combate ao preconceito.

Material complementar:

Template para HQ

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/aPvYF7X38uFKXdYTMAnhSYhEfeY5tadxTVzHWvwapN467F3eTQxWsQgXSpGv/his4-09und05-material-complementar-sistematizacao-template-para-hq.pdf

Como adequar à sua realidade: Se a sala de aula possuir computadores ou tablets, ou um laboratório de informática, a produção dos HQ’S pode ser feita em plataformas específicas para este fim como a plataforma Canva, por exemplo.

Para você saber mais:

Sobre os povos indígenas do Brasil:

http://www.funai.gov.br/index.php/indios-no-brasil/o-brasil-indigena-ibge

http://www.funai.gov.br/arquivos/conteudo/ascom/2013/img/12-Dez/pdf-brasil-ind.pdf

Sobre as vantagens do uso de HQ na escola

https://www.terra.com.br/noticias/educacao/historias-em-quadrinhos-facilitam-o-aprendizado-em-aula,50a942ba7d2da310VgnCLD200000bbcceb0aRCRD.html

Plataformas sugeridas para produção de HQ

https://www.canva.com/pt_br/criar/tirinhas/ (esta tem a vantagem de poder salvar, baixar e imprimir gratuitamente)

https://www.storyboardthat.com/pt/criador-de-quadrinhos

Slide Plano Aula

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