Objetivo
Tempo sugerido: 5 minutos
Orientações:
Apresente o tema aos alunos escrevendo-o no quadro ou lendo-o para a turma. Se estiver fazendo uso de projetor, apresente esse slide e faça uma leitura coletiva. Para essa aula, espera-se que o aluno seja capaz de registrar e compartilhar histórias locais com a turma, destacando o relato oral como uma fonte histórica.
Contexto
Tempo sugerido: 25 minutos
Orientações: A fonte histórica utilizada nessa aula será um registro de memória pessoal pesquisado pelos alunos. A partir de um levantamento prévio com a turma, a respeito de histórias locais ou “causos” que sejam difundidos na comunidade [ou região] e de pessoas disponíveis para contá-las, oriente também a tarefa prévia de registrar uma dessas histórias na forma como julgarem melhor: desenho, escrita, áudio ou vídeo, destacando quem foi a pessoa responsável pelo relato.
Dessa forma, a aula iniciará com um pequeno seminário de apresentações, com sua mediação, ou ainda, com a presença de uma pessoa da comunidade escolar ou um funcionário da própria escola que possa contar uma história ou causo característico do lugar.
Como adequar à sua realidade: Caso não seja possível os alunos registrarem as histórias locais, selecione algumas que sejam características da sua região para utilizar em sua aula, de preferência no formato de áudio ou vídeo, ou peça ainda que os próprios alunos pesquisem essas histórias na internet e compartilhem o que descobriram no início da aula. Outra forma de iniciar a aula seria com a participação de uma pessoa da comunidade ou funcionário da escola para ser entrevistado pelas crianças. Você pode usar a seguinte sugestão de entrevista, nesse caso: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/nNx2BrTz6U2cujfCb4kTRughxfGFT5aTQv6ZF33rnwpFyEUPN7Rkm88ewxqV/his2-08und04-roteiro-para-entrevista.pdf
Para você saber mais: Acesse o vídeo do YouTube “ A onda - Curta do projeto História, Lendas e Causos de Itajaí”, que mostra um exemplo de experiência pedagógica que se baseou em relatos orais e seus registros: https://www.youtube.com/watch?v=bD1Y1ymHDLY - Acesso em 21 de Novembro de 2018.
Outro vídeo interessante que traz relatos de pessoas de uma comunidade sobre causos ou histórias locais, você pode conferir aqui: lhttps://www.youtube.com/watch?v=3_agP7GYWfM&feature=youtu.be&fbclid=IwAR2eRz1fwizilPhDWCCuWoPRnWs4rwM8UiWE5EbGg7p0wZRZe9UR5V1oP1c - Acesso em 11 de Janeiro de 2018.
Problematização
Tempo sugerido: 30 minutos
Orientações: Pedir a opinião das crianças sobre os relatos, se já haviam escutado de outra forma as histórias, que outras histórias locais conhecem, e explicar o fato de que essas histórias vêm de tradições de cultura oral e muitas vezes se perdem, por isso a importância de registrá-las.
Sugiro que divida a turma em grupos para discutir as informações e descobertas proporcionadas pela diversidade das fontes orais. Você pode guiar os alunos através de alguns questionamentos:
- Em que lugar aconteceu essa história?
- Podemos identificar em que época ela aconteceu?
- Que elementos da história, ou pistas, nos levam a imaginar que essa história aconteceu no passado e não no presente?
- Como você imagina que as pessoas contavam essas histórias, em que situações?
- De que forma essas histórias ainda permanecem em nossa comunidade?
O trabalho com histórias do lugar é uma ferramenta que contempla o fomento à identidade dos sujeitos com o seu lugar de vivência, bem como o despertar e o fortalecimento do sentimento de pertencimento, sendo estes aspectos fundamentais para a constituição do conhecimento histórico nos anos iniciais.
Para você saber mais: As histórias do lugar também são manifestações da cultura popular e podem ser valorizadas e resgatadas pela escola. O artigo “A valorização da cultura popular na educação básica de Palmeira dos Índios: entre práticas e representações” fala especificamente sobre esse tema. Disponível em - http://www.congressohistoriajatai.org/anais2014/Link%20(150).pdf - Acesso em 10 de Janeiro de 2019.
Fonte da imagem: Wikimedia Commons - https://commons.wikimedia.org/w/index.php?title=Special:Search&limit=500&offset=0&profile=default&search=people+telling+stories&uselang=pt-br#/media/File:Blind_French_soldier_telling_little_friends_the_story_of_the_battle_in_which_he_lost_his_sight.jpg - Acesso em 21 de Novembro de 2018.
Sistematização
Tempo sugerido: 40 minutos
Orientações: Orientações: Criar um mural coletivo com a ideia: Histórias que contam por aí e como as descobrimos.
Agrupar os alunos de acordo com as histórias pesquisadas para que as registrem, através de desenho e escrita, além de apresentarem o tipo de fonte que utilizaram para resgatar as mesmas (o relato oral ou outros), expondo o produto final no mural.
A atividade pode ser ampliada posteriormente com a criação de um livreto sobre essas histórias do lugar pesquisadas e registradas.
Caso sua escola tenha fácil acesso a computadores e internet, essas histórias reunidas podem ser divulgadas em diversos formatos, em vídeo, áudio ou textos, e divulgadas nas redes sociais, para compartilhar o conhecimento produzido.