Plano de Aula

Plano de aula: Minha escola, ontem e hoje

Plano 3 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Contando Histórias da família e da comunidade

mais ações

Aula

Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 100 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF02HI08 de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Materiais necessários: Relato oral do entrevistado(a) e/ou gravação em áudio ou vídeo; garrafas e papel para escrita de bilhetes.

Material complementar:

Caso julgue necessário utilizar um roteiro para a entrevista, você encontra uma sugestão aqui: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/Qmph3n6FtmtFhUuGRs5fmhMwBqVpEHMaJsdHfpzwA5QPwKEcmwjfsX3Bb3fk/his2-08und03-roteiro-para-entrevista-sobre-a-escola.pdf

Você pode utilizar também esse modelo de bilhete: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/s6Jx3zP3gvvMT8aEBmkrhUt2pv7QkbDQrT8GAs8KzMPttMGACMA5GceGW5qe/his2-08und03-modelo-de-bilhete.pdf

Aqui você encontra uma sugestão para o registro das aprendizagens proporcionadas pela entrevista: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/ZdrXdkTZ5sMga2FXj9TBWhGAqzpebadEbkuDue4RzV5uTxZjtRcMRmntZWFn/his2-08und03-registro-sobre-a-entrevista.pdf

Para você saber mais:

Essa aula traz como fonte histórica um relato de memória pessoal, através da entrevista. Para aprofundar o assunto, leia o artigo SANTOS, Antônio César de Almeida. Fontes orais: testemunhos, trajetórias de vida e história. Disponível em: <http://www.uel.br/cch/cdph/arqtxt/Testemuhostrajetoriasdevidaehistoria.pdf>. Acesso em: 10 nov. 2018.

Objetivo
Objetivo

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações: Apresente o tema aos alunos escrevendo-o no quadro ou lendo-o para a turma. Se estiver fazendo uso de projetor, apresente esse slide e faça uma leitura coletiva. Nessa aula, espera-se que os alunos sejam capazes de realizar uma entrevista com um professor ou funcionário da escola, buscando no relato elementos sobre o passado da escola e que em seguida comparem o presente e o passado da mesma, as permanências e mudanças possíveis de serem identificadas.

Para você saber mais: O uso de relatos orais ou fontes de memória pessoal são instrumentos importantes para o ensino de História nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. A matéria “O passado que não está nos livros de História”, de Nova Escola, traz reflexões sobre esse assunto:

GUIMARÃES, A.; BENCINI, R. O passado que não está nos livros de História. Nova Escola. Disponível em: <https://novaescola.org.br/conteudo/2378/o-passado-que-nao-esta-nos-livros-de-historia>. Acesso em: 10 nov. 2018.

Professor(a), saiba o nível de alfabetização de sua turma

Conheça a nova ferramenta de sondagem e acompanhe a evolução dos alunos

ACESSAR AGORA