Roteiro para entrevista sobre a escola
Plano de Aula
Plano de aula: Minha escola, ontem e hoje
Plano 3 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Contando Histórias da família e da comunidade
Sobre este plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 100 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF02HI08 de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.
Materiais necessários: Relato oral do entrevistado(a) e/ou gravação em áudio ou vídeo; garrafas e papel para escrita de bilhetes.
Material complementar:
Caso julgue necessário utilizar um roteiro para a entrevista, você encontra uma sugestão aqui: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/Qmph3n6FtmtFhUuGRs5fmhMwBqVpEHMaJsdHfpzwA5QPwKEcmwjfsX3Bb3fk/his2-08und03-roteiro-para-entrevista-sobre-a-escola.pdf
Você pode utilizar também esse modelo de bilhete: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/s6Jx3zP3gvvMT8aEBmkrhUt2pv7QkbDQrT8GAs8KzMPttMGACMA5GceGW5qe/his2-08und03-modelo-de-bilhete.pdf
Aqui você encontra uma sugestão para o registro das aprendizagens proporcionadas pela entrevista: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/ZdrXdkTZ5sMga2FXj9TBWhGAqzpebadEbkuDue4RzV5uTxZjtRcMRmntZWFn/his2-08und03-registro-sobre-a-entrevista.pdf
Para você saber mais:
Essa aula traz como fonte histórica um relato de memória pessoal, através da entrevista. Para aprofundar o assunto, leia o artigo SANTOS, Antônio César de Almeida. Fontes orais: testemunhos, trajetórias de vida e história. Disponível em: <http://www.uel.br/cch/cdph/arqtxt/Testemuhostrajetoriasdevidaehistoria.pdf>. Acesso em: 10 nov. 2018.
Objetivo
Tempo sugerido: 5 minutos
Orientações: Apresente o tema aos alunos escrevendo-o no quadro ou lendo-o para a turma. Se estiver fazendo uso de projetor, apresente esse slide e faça uma leitura coletiva. Nessa aula, espera-se que os alunos sejam capazes de realizar uma entrevista com um professor ou funcionário da escola, buscando no relato elementos sobre o passado da escola e que em seguida comparem o presente e o passado da mesma, as permanências e mudanças possíveis de serem identificadas.
Para você saber mais: O uso de relatos orais ou fontes de memória pessoal são instrumentos importantes para o ensino de História nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. A matéria “O passado que não está nos livros de História”, de Nova Escola, traz reflexões sobre esse assunto:
GUIMARÃES, A.; BENCINI, R. O passado que não está nos livros de História. Nova Escola. Disponível em: <https://novaescola.org.br/conteudo/2378/o-passado-que-nao-esta-nos-livros-de-historia>. Acesso em: 10 nov. 2018.
Contexto
Tempo sugerido: 15 minutos
Orientações: Para realizar essa aula, você precisará preparar previamente uma entrevista com algum professor ou funcionário da escola (que trabalhe há algum tempo nela, que possa contar sobre como era a escola no passado). Essa preparação deve envolver os alunos, que podem ajudar na escolha do entrevistado e também na elaboração das perguntas para o mesmo (confira o material complementar com sugestões de perguntas). Também oriente seus alunos na forma como a entrevista será conduzida, quem fará as perguntas e combinem alternativas para registrar o relato (vídeo, áudio). No entanto, não revele para a turma o dia em que a entrevista acontecerá. Sendo assim, para iniciar a aula fazendo um certo suspense e promovendo a curiosidade dos alunos, mostre a garrafa com um bilhete dentro (que deverá ser escrito pela pessoa a ser entrevistada, relatando sobre algum fato relativo ao passado da escola) e questione seus alunos:
- O que vocês imaginam que tem nessa garrafa?
- O que estará escrito nesse papel?
- Vamos descobrir? (abrir a garrafa, retirar o bilhete e pedir que um aluno leia).
Como a turma saberá de antemão sobre a entrevista e a pessoa entrevistada, essa será uma forma divertida de apresentar essa pessoa e encaminhar a entrevista na próxima etapa da aula.
Como adequar à sua realidade: Uma alternativa para a entrevista seria você mesmo gravar um vídeo ou áudio do relato da pessoa escolhida e iniciar a aula com esse material. Caso sua escola seja recente, e não seja possível comparar o presente com o passado da mesma, busque um relato de alguém da comunidade ou das famílias dos alunos para que conte como era a sua escola na infância.
Fonte da imagem: Banco de Imagens Nova Escola
Problematização
Tempo sugerido: 40 minutos
Orientações: Receba a pessoa convidada para ser entrevistada, faça uma breve apresentação da mesma e inicie a entrevista conforme foi combinado e preparado previamente com a turma. Após o término da entrevista, conversar com os alunos sobre o que lhes chamou mais atenção, que informações eles destacam, podendo listar as ideias no quadro. Algumas sugestões de questões:
- O que podemos perceber que continua igual em nossa escola, através da fala do entrevistado?
- Depois dessa entrevista, o que vocês percebem que mudou na escola?
- Por que vocês acham que a escola passou por essas mudanças?
- Será que a nossa escola continua mudando? Como vocês imaginam que ela será daqui a dois, três anos?
Depois dessa reflexão coletiva, peça que os alunos registrem sobre a entrevista, utilizando a sugestão de registro: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/ZdrXdkTZ5sMga2FXj9TBWhGAqzpebadEbkuDue4RzV5uTxZjtRcMRmntZWFn/his2-08und03-registro-sobre-a-entrevista.pdf
Essa atividade poderá ser feita de maneira individual ou em grupos.
Fonte da imagem: Banco de Imagens Nova Escola
Sistematização
Tempo sugerido: 40 minutos
Orientações: Proponha para a turma que cada aluno escreva um bilhete contando como era a escola quando ele estava no segundo ano. Esses bilhetes serão colocados dentro de garrafas e depois enterrados em algum local, no terreno da escola, ou ainda, colocadas num ambiente seguro, para que sejam abertas e os alunos leiam os bilhetes quando estiverem no quinto ano, por exemplo.
Nesse momento de encerramento da aula, você deve retomar o objetivo através da atividade proposta e assim verificar se os alunos foram capazes de comparar o presente e o passado da escola com base no relato de memória pessoal.
Para você saber mais: Saiba mais sobre a implementação da BNCC e as modificações do ensino de História que ela traz, leia a matéria de Nova Escola e assista ao vídeo:
TREVISAN, Rita. BNCC: o que muda em História para o ensino fundamental. Nova Escola. Disponível em: <https://novaescola.org.br/bncc/conteudo/86/bncc-o-que-muda-em-historia-para-o-ensino-fundamental>. Acesso em: 12 nov. 2018.
Fonte da imagem: Pixabay- Banco de Imagens Nova Escola
Materiais complementares
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Ferramentas sugeridas
- Essenciais: Whatsapp e PDF.
- Optativas: Google Meet, Google Classroom e Youtube.
Contexto
Neste plano, o objetivo é comparar o presente e o passado da escola por meio de relato oral e memória pessoal. Considerando que as crianças estão em processo de alfabetização, você pode optar por compartilhar um arquivo de áudio. Se elas já estiverem alfabetizadas, envie o texto com as perguntas a seguir, escritas todas em maiúsculo. Envie, preferencialmente, via Whatsapp, pois é uma ferramenta mais funcional para que os estudantes manuseiem sozinhos. Se dispuser de momento síncrono, você pode organizar um momento no Google Classroom (como criar e postar atividades - disponível aqui) ou no Google Meet (veja aqui como criar uma reunião online).
Previamente, selecione uma garrafa e coloque dentro dela um bilhete. Compartilhe com os estudantes o vídeo “Estudantes acham garrafa com bilhete escrito há 5 anos”. Escreva no bilhete “VOCÊ CONHECE A HISTÓRIA DA SUA ESCOLA?”. Produza um vídeo falando da garrafa, deixando as crianças curiosas, e só ao final abra e mostre o bilhete aos estudantes.
Problematização
Providencie uma entrevista com um funcionário mais velho da escola. Grave a entrevista e nela pergunte para a pessoa:
- Como era a escola quando você começou a trabalhar nela?
- Como eram as aulas e os alunos?
- Como os estudantes se vestiam?
- Como era o relacionamento da escola com os pais?
Envie o vídeo para os estudantes. Na sequência, envie o arquivo de problematização.
Sistematização
Peça que os estudantes criem um bilhete para o futuro, conforme o arquivo de sistematização. O bilhete deve contar como era a escola quando o estudante estava no segundo ano. Quando as aulas voltarem, eles serão colocados dentro de garrafas e depois enterrados em algum local, como no terreno da escola, ou colocadas em um ambiente seguro, para que sejam abertas e os alunos leiam os bilhetes quando estiverem no quinto ano, por exemplo.
Convite às famílias
As famílias podem ajudar os estudantes acessando e assistindo juntos a alguns vídeos como, por exemplo, “Alunos descobrem como era a escola no passado” e “Diferentes escolas”.
Outras sugestões
A habilidade trabalhada neste plano possui conexão com outras. Promova o diálogo desta aula com as aulas das habilidades EF04HI01 e com outros componentes curriculares EF15AR20, EF15AR21 e EF15AR23.
Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores de Nova Escola
Professor: Alessandra Bremm
Mentor: Priscilla Paixão
Especialista: Danielle da Silva Ferreira
Assessor pedagógico: Oldimar Cardoso
Ano: 2º ano do Ensino Fundamental
Unidade temática: As formas de registrar as experiências da comunidade
Objeto (s) de conhecimento: As fontes: relatos orais, objetos, imagens (pinturas, fotografias, vídeos), músicas, escrita, tecnologias digitais de informação e comunicação e inscrições nas paredes, ruas e espaços sociais
Habilidade(s) da BNCC: (EF02HI08) Compilar histórias da família e/ou da comunidade registradas em diferentes fontes.
Palavras-Chave: Passado e presente da escola; Relato oral e memória pessoal.