Plano de aula: Meu primeiro documento

Plano 1 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Contando Histórias da família e da comunidade

Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 100 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF02H108 de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Materiais necessários: Para aplicar essa aula, você deve solicitar previamente que os alunos tragam de casa lembranças de nascimento, convites para chá de bebê e também cópias das certidões de nascimento dos mesmos, que podem ser conseguidas na própria escola. Além disso, será utilizada uma boneca na situação inicial e modelos de certidões de nascimento adaptadas que serão preenchidas pelos alunos.

Material complementar: Certidões de nascimento fictícias para os alunos completarem - acesse a atividade em: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/rpZegAYgsQj9neHbqZCWsKtXqwn26fzf3pfYnJ5qd8dkRSRhs2zgCUc7M3Hu/his02-08und01-modelo-de-certidao-de-nascimento-adaptada.pdf

Orientações: Com essa aula espera-se que o aluno, instigado pela situação inicial, busque nos documentos selecionados informações relevantes, compare-as, sendo capaz de, ao final do processo, produzir (completar) um exemplo de certidão de nascimento.

Apresente o objetivo da aula lendo-o com os alunos, escrevendo no quadro e/ou se possível projetando o slide.

Converse com os alunos a respeito do assunto que será tratado na aula, instigando as crianças a serem protagonistas de suas aprendizagens e descobertas.

Curso sobre Educação Antirracista

Comece agora nossa formação gratuita e certificada em parceria com a USP

COMEÇAR AGORA