De norte a sul do Brasil - a caravana do candidato Vargas
Plano de Aula
Plano de aula: Vargas na redemocratização
Plano 1 de uma sequência de 2 planos. Veja todos os planos sobre Estudos sobre o Brasil 1946-1964
Tem interesse no tema "Neurociência, adolescências e engajamento nos Anos Finais"?
Inscreva-se neste tema para receber novidades pelo site e por email.
Habilidades BNCC:
Aula
Sobre este plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você possa se planejar.
Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF09HI17 de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.
Materiais necessários: Cópias impressas dos textos.
Material complementar:
Caravana do Governo Vargas e seu apelo social
Discurso Governo Vargas em campanha, ao povo.
Recorte do Jornal do Comércio, 29 de setembro de 1950.
Para você saber mais:
Governo Dutra e o retorno de Vargas
http://educacao.globo.com/historia/assunto/redemocratizacao-brasileira/governo-dutra-e-o-retorno-de-vargas.html (Acesso em 13 de fevereiro de 2019)
A Campanha de Getúlio Vargas nas eleições de 1950
https://www.snh2017.anpuh.org/resources/anais/54/1502841516_ARQUIVO_DandaradeOliveira-ANPUH.pdf (Acesso em 13 de fevereiro de 2019)
Debate em torno da criação da Petrobás
https://periodicos.furg.br/hist/article/viewFile/5581/3492 (Acesso em 13 de fevereiro de 2019)
Brasil no segundo Governo Vargas
https://cpdoc.fgv.br/producao/dossies/AEraVargas2/apresentacao (Acesso em 13 de fevereiro de 2019)
Objetivo
Tempo sugerido: 3 minutos
Orientações: Projete, escreva no quadro ou leia o objetivo da aula para a turma. É muito importante começar com a apresentação do objetivo para que os estudantes entendam o que farão e compreendam onde se quer chegar ao fim da aula. Contudo, tome cuidado para, ao fazer isso, não antecipar respostas desde o começo. É necessário sempre garantir que os alunos construam o raciocínio por conta própria.
Para conhecimento do professor:
O que seria apelo social na campanha de Vargas?
Para a campanha presidencial (1950), que o levou a presidência de 1951-1954, Vargas utilizou de forte apelo social. No documento “De norte a sul do Brasil - A caravana do candidato Vargas”, é mostrado que o mesmo se utilizou de ideias que seriam bem recebidas pelo público para conquistar os eleitores. Tal como a Companhia Vale do Rio Doce e a Companhia Siderúrgica Nacional. Assim, todo apelo social estava envolto em defender projetos de cunho nacional e social.
E no apelo social, conhecido como “pai” dos pobres durante o Estado Novo, Getúlio Vargas ainda utiliza desta alcunha, procurando colocar as reformas trabalhistas do mesmo período e prometendo ampliá-las caso fosse eleito, desta vez buscando atingir os trabalhadores rurais.
Também neste apelo em busca de votos que Getúlio Vargas dirige as suas súplicas aos trabalhadores no documento “Jornal do Comércio”: “na cabina secreta, tu trabalhador, coloca no envelope a cédula de Getúlio Vargas e dos candidatos do P.T.B.”, onde mais uma vez se dirige aos trabalhadores, alcançando-os através de suas promessas em reformas trabalhistas e sociais. Do mesmo modo no trecho “não temas a pressão do teu patrão” ou em “o voto é secreto: a consciência é tua”. Todas frases de apelo, súplica, pedidos dirigidos aos trabalhadores, ao povo em geral, buscando garantir sua vitória no pleito.
Novo curso gratuito
Conheça nosso mais novo curso sobre adolescências, neurociência e engajamento nos anos finais
VER CURSO