16381
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > História > 9º ano > Modernização, ditadura civil-militar e redemocratização: o Brasil após 1946

Plano de aula - Vargas na redemocratização

Plano de aula de História com atividades para 9º ano do EF sobre Vargas na redemocratização

Plano 01 de 2 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Pablo Jeovane Santos Farias

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você possa se planejar.

Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF09HI17 de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Materiais necessários: Cópias impressas dos textos.

Material complementar:

Caravana do Governo Vargas e seu apelo social

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/gCPdqEndzsG9t4dAMRVPE5CzgYUthRXW4mMuZY7Ae2KQPnJQaJXsNTGzY24f/his9-17und01-de-norte-a-sul-do-brasil-a-caravana-do-candidato-vargas.pdf

Discurso Governo Vargas em campanha, ao povo.

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/buEB46gjFEYZRU5JSAYKfjEDtphmN2AncrSTnXEZEH6u5yBBT2sD2BCxfayG/his9-17und01-discurso-vargas-em-campanha.pdf

Recorte do Jornal do Comércio, 29 de setembro de 1950.

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/RTdJMEYQhkkfeStChs7hXpXUJbGVEeVfSyMqTgqPztDrPs8AXDFr5YNFq8df/his9-17und01-jornal-do-comercio-29-de-setembro-de-1950.pdf

Para você saber mais:

Governo Dutra e o retorno de Vargas

http://educacao.globo.com/historia/assunto/redemocratizacao-brasileira/governo-dutra-e-o-retorno-de-vargas.html (Acesso em 13 de fevereiro de 2019)

A Campanha de Getúlio Vargas nas eleições de 1950

https://www.snh2017.anpuh.org/resources/anais/54/1502841516_ARQUIVO_DandaradeOliveira-ANPUH.pdf (Acesso em 13 de fevereiro de 2019)

Debate em torno da criação da Petrobás

https://periodicos.furg.br/hist/article/viewFile/5581/3492 (Acesso em 13 de fevereiro de 2019)

Brasil no segundo Governo Vargas

https://cpdoc.fgv.br/producao/dossies/AEraVargas2/apresentacao (Acesso em 13 de fevereiro de 2019)

Objetivo select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos

Orientações: Projete, escreva no quadro ou leia o objetivo da aula para a turma. É muito importante começar com a apresentação do objetivo para que os estudantes entendam o que farão e compreendam onde se quer chegar ao fim da aula. Contudo, tome cuidado para, ao fazer isso, não antecipar respostas desde o começo. É necessário sempre garantir que os alunos construam o raciocínio por conta própria.

Para conhecimento do professor:

O que seria apelo social na campanha de Vargas?

Para a campanha presidencial (1950), que o levou a presidência de 1951-1954, Vargas utilizou de forte apelo social. No documento “De norte a sul do Brasil - A caravana do candidato Vargas”, é mostrado que o mesmo se utilizou de ideias que seriam bem recebidas pelo público para conquistar os eleitores. Tal como a Companhia Vale do Rio Doce e a Companhia Siderúrgica Nacional. Assim, todo apelo social estava envolto em defender projetos de cunho nacional e social.

E no apelo social, conhecido como “pai” dos pobres durante o Estado Novo, Getúlio Vargas ainda utiliza desta alcunha, procurando colocar as reformas trabalhistas do mesmo período e prometendo ampliá-las caso fosse eleito, desta vez buscando atingir os trabalhadores rurais.

Também neste apelo em busca de votos que Getúlio Vargas dirige as suas súplicas aos trabalhadores no documento “Jornal do Comércio”: “na cabina secreta, tu trabalhador, coloca no envelope a cédula de Getúlio Vargas e dos candidatos do P.T.B.”, onde mais uma vez se dirige aos trabalhadores, alcançando-os através de suas promessas em reformas trabalhistas e sociais. Do mesmo modo no trecho “não temas a pressão do teu patrão” ou em “o voto é secreto: a consciência é tua”. Todas frases de apelo, súplica, pedidos dirigidos aos trabalhadores, ao povo em geral, buscando garantir sua vitória no pleito.

Contexto select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 12 minutos

Orientações: Para garantir o protagonismo dos alunos, é necessário não ir diretamente para a razão que motivou a formulação desta atividade (questionar o apelo social utilizado por Vargas em sua Campanha eleitoral). Por isso, faça as intervenções passo a passo, conforme descrito abaixo.

Organize em grupos de 4 ou 5 alunos. Peça para que os alunos anotem suas respostas no caderno ou folha em branco. Após, chame alguns alunos para que leiam ou anotem suas respostas no quadro. A intenção é propor uma reflexão acerca do significado de apelo social, onde os outros alunos estarão vendo as respostas de seus colegas e podem intervir, acrescentando suas opiniões.

Permita que os alunos deem sua opinião e contribuam nas respostas dos colegas, colocando-os como protagonistas. Intervenha, caminhando pela sala, quando o aluno estiver lendo e/ou anotando suas frases. Isto permitirá uma atenção a quem necessitar.

A expectativa é que a sala reconheça como ocorre o processo político e os apelos sociais colocados pelos candidatos da época, ou na campanha do próprio Vargas. Caso os alunos não cheguem a uma resposta, questione sobre: “o que eles acham estranho ou normal nas campanhas eleitorais?”, “como é a fala dos políticos nas entrevistas e comícios”, “como os candidatos se comportam nas caminhadas ou panfletagem?”

Como adequar à sua realidade: Sugestão de também organizar a sala em fileiras ou, mantendo a ideia de círculo, utilizar outro espaço da escola para a atividade.

Problematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos

Orientações: Forme grupos de 4 ou 5 alunos. Solicite que leiam os textos a seguir, buscando e identificando neles características do apelo social na Campanha de Vargas.

De norte a sul do Brasil - a caravana do candidato Vargas

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/gCPdqEndzsG9t4dAMRVPE5CzgYUthRXW4mMuZY7Ae2KQPnJQaJXsNTGzY24f/his9-17und01-de-norte-a-sul-do-brasil-a-caravana-do-candidato-vargas.pdf

Vargas discursando aos seus eleitores

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/buEB46gjFEYZRU5JSAYKfjEDtphmN2AncrSTnXEZEH6u5yBBT2sD2BCxfayG/his9-17und01-discurso-vargas-em-campanha.pdf

Recorte Jornal do Comércio. Vargas pede voto aos seus eleitores.

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/RTdJMEYQhkkfeStChs7hXpXUJbGVEeVfSyMqTgqPztDrPs8AXDFr5YNFq8df/his9-17und01-jornal-do-comercio-29-de-setembro-de-1950.pdf

Selecione um aluno de cada grupo para informar quais características do apelo social podem ser identificados na campanha de Vargas. Antes da participação de cada aluno, solicite que a turma preste atenção e anote as respostas dos colegas em seus cadernos. A expectativa é que os alunos percebam o apelo social colocado por Vargas e suas consequências.

Peça que nas respostas os alunos justifiquem com trechos dos documentos lidos e com exemplos da realidade/cotidiano de cada um. É esperado que os alunos identifiquem frases que demonstrem o apelo ao trabalhador, principalmente as que o ainda candidato dirigia aos trabalhadores: “Brasileiro! Trabalhador! O voto é secreto” , “Lembra portanto: o voto é secreto: põe à margem o cabo eleitoral” , “[...]Falando como "pai" do trabalhismo e da legislação social, Getúlio defendia a extensão das leis trabalhistas aos trabalhadores do campo e deixava claro que isso se daria sem o apelo à luta de classes.[...]”.

Caso o aluno não chegue a resposta, indique características e trechos dos textos para permitir que ele perceba a diferença. Se ainda assim o aluno não conseguir, passe para outro aluno até encontrar a resposta esperada. Valorize algo na fala daquele aluno que não conseguiu, incentivando-o a alcançar o aprendizado da aula. Retome as respostas dos outros alunos, para que ele se atente mais para o propósito e aprendizagem desta parte da aula.

Sistematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos

Orientações: Nos mesmos grupos das etapas anteriores, divida-os nas três propostas de atividades acima. Após os alunos registrarem suas respostas no caderno ou na folha A4, indique alguns de cada grupo que ainda não participaram dando suas respostas à turma. É interessante que um aluno apresente suas respostas e outro acrescenta uma observação argumentada na resposta do colega. Peça que todas respostas utilizem pontos dos documentos estudados.

A expectativa é que os alunos reiterem aprendizados das etapas anteriores da aula. É a oportunidade que o professor tem de verificar se os alunos aprenderam o esperado da aula.

Nos grupos da atividade “A” é esperado que façam políticos discursando, sendo entrevistados ou conversando com trabalhadores. Na atividade “B” é esperado que façam frases que destaquem o trabalhador, ações sociais, reformas que permitam melhorar a vida dos trabalhadores e povo em geral, tal como: “na cabina secreta, tu trabalhador, coloca no envelope a cédula de Getúlio Vargas e dos candidatos do P.T.B.”. Na atividade “C” é esperado que simulem discursos como do documento: “Recorte Jornal do Comércio, 29 de setembro de 1950”.

Pergunte se os alunos já haviam pensado sobre o termo “apelo social”, bem como utilize os exemplos dados pelos alunos a partir do questionamento na etapa contexto para que reflitam e construam seu próprio conhecimento.

Realizar a atividade em folha A4 pode permitir que seja exposto na sala ou na escola. Assim, outras turmas podem verificar a vivência em sala de aula.

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você possa se planejar.

Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF09HI17 de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Materiais necessários: Cópias impressas dos textos.

Material complementar:

Caravana do Governo Vargas e seu apelo social

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/gCPdqEndzsG9t4dAMRVPE5CzgYUthRXW4mMuZY7Ae2KQPnJQaJXsNTGzY24f/his9-17und01-de-norte-a-sul-do-brasil-a-caravana-do-candidato-vargas.pdf

Discurso Governo Vargas em campanha, ao povo.

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/buEB46gjFEYZRU5JSAYKfjEDtphmN2AncrSTnXEZEH6u5yBBT2sD2BCxfayG/his9-17und01-discurso-vargas-em-campanha.pdf

Recorte do Jornal do Comércio, 29 de setembro de 1950.

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/RTdJMEYQhkkfeStChs7hXpXUJbGVEeVfSyMqTgqPztDrPs8AXDFr5YNFq8df/his9-17und01-jornal-do-comercio-29-de-setembro-de-1950.pdf

Para você saber mais:

Governo Dutra e o retorno de Vargas

http://educacao.globo.com/historia/assunto/redemocratizacao-brasileira/governo-dutra-e-o-retorno-de-vargas.html (Acesso em 13 de fevereiro de 2019)

A Campanha de Getúlio Vargas nas eleições de 1950

https://www.snh2017.anpuh.org/resources/anais/54/1502841516_ARQUIVO_DandaradeOliveira-ANPUH.pdf (Acesso em 13 de fevereiro de 2019)

Debate em torno da criação da Petrobás

https://periodicos.furg.br/hist/article/viewFile/5581/3492 (Acesso em 13 de fevereiro de 2019)

Brasil no segundo Governo Vargas

https://cpdoc.fgv.br/producao/dossies/AEraVargas2/apresentacao (Acesso em 13 de fevereiro de 2019)

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos

Orientações: Projete, escreva no quadro ou leia o objetivo da aula para a turma. É muito importante começar com a apresentação do objetivo para que os estudantes entendam o que farão e compreendam onde se quer chegar ao fim da aula. Contudo, tome cuidado para, ao fazer isso, não antecipar respostas desde o começo. É necessário sempre garantir que os alunos construam o raciocínio por conta própria.

Para conhecimento do professor:

O que seria apelo social na campanha de Vargas?

Para a campanha presidencial (1950), que o levou a presidência de 1951-1954, Vargas utilizou de forte apelo social. No documento “De norte a sul do Brasil - A caravana do candidato Vargas”, é mostrado que o mesmo se utilizou de ideias que seriam bem recebidas pelo público para conquistar os eleitores. Tal como a Companhia Vale do Rio Doce e a Companhia Siderúrgica Nacional. Assim, todo apelo social estava envolto em defender projetos de cunho nacional e social.

E no apelo social, conhecido como “pai” dos pobres durante o Estado Novo, Getúlio Vargas ainda utiliza desta alcunha, procurando colocar as reformas trabalhistas do mesmo período e prometendo ampliá-las caso fosse eleito, desta vez buscando atingir os trabalhadores rurais.

Também neste apelo em busca de votos que Getúlio Vargas dirige as suas súplicas aos trabalhadores no documento “Jornal do Comércio”: “na cabina secreta, tu trabalhador, coloca no envelope a cédula de Getúlio Vargas e dos candidatos do P.T.B.”, onde mais uma vez se dirige aos trabalhadores, alcançando-os através de suas promessas em reformas trabalhistas e sociais. Do mesmo modo no trecho “não temas a pressão do teu patrão” ou em “o voto é secreto: a consciência é tua”. Todas frases de apelo, súplica, pedidos dirigidos aos trabalhadores, ao povo em geral, buscando garantir sua vitória no pleito.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 12 minutos

Orientações: Para garantir o protagonismo dos alunos, é necessário não ir diretamente para a razão que motivou a formulação desta atividade (questionar o apelo social utilizado por Vargas em sua Campanha eleitoral). Por isso, faça as intervenções passo a passo, conforme descrito abaixo.

Organize em grupos de 4 ou 5 alunos. Peça para que os alunos anotem suas respostas no caderno ou folha em branco. Após, chame alguns alunos para que leiam ou anotem suas respostas no quadro. A intenção é propor uma reflexão acerca do significado de apelo social, onde os outros alunos estarão vendo as respostas de seus colegas e podem intervir, acrescentando suas opiniões.

Permita que os alunos deem sua opinião e contribuam nas respostas dos colegas, colocando-os como protagonistas. Intervenha, caminhando pela sala, quando o aluno estiver lendo e/ou anotando suas frases. Isto permitirá uma atenção a quem necessitar.

A expectativa é que a sala reconheça como ocorre o processo político e os apelos sociais colocados pelos candidatos da época, ou na campanha do próprio Vargas. Caso os alunos não cheguem a uma resposta, questione sobre: “o que eles acham estranho ou normal nas campanhas eleitorais?”, “como é a fala dos políticos nas entrevistas e comícios”, “como os candidatos se comportam nas caminhadas ou panfletagem?”

Como adequar à sua realidade: Sugestão de também organizar a sala em fileiras ou, mantendo a ideia de círculo, utilizar outro espaço da escola para a atividade.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos

Orientações: Forme grupos de 4 ou 5 alunos. Solicite que leiam os textos a seguir, buscando e identificando neles características do apelo social na Campanha de Vargas.

De norte a sul do Brasil - a caravana do candidato Vargas

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/gCPdqEndzsG9t4dAMRVPE5CzgYUthRXW4mMuZY7Ae2KQPnJQaJXsNTGzY24f/his9-17und01-de-norte-a-sul-do-brasil-a-caravana-do-candidato-vargas.pdf

Vargas discursando aos seus eleitores

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/buEB46gjFEYZRU5JSAYKfjEDtphmN2AncrSTnXEZEH6u5yBBT2sD2BCxfayG/his9-17und01-discurso-vargas-em-campanha.pdf

Recorte Jornal do Comércio. Vargas pede voto aos seus eleitores.

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/RTdJMEYQhkkfeStChs7hXpXUJbGVEeVfSyMqTgqPztDrPs8AXDFr5YNFq8df/his9-17und01-jornal-do-comercio-29-de-setembro-de-1950.pdf

Selecione um aluno de cada grupo para informar quais características do apelo social podem ser identificados na campanha de Vargas. Antes da participação de cada aluno, solicite que a turma preste atenção e anote as respostas dos colegas em seus cadernos. A expectativa é que os alunos percebam o apelo social colocado por Vargas e suas consequências.

Peça que nas respostas os alunos justifiquem com trechos dos documentos lidos e com exemplos da realidade/cotidiano de cada um. É esperado que os alunos identifiquem frases que demonstrem o apelo ao trabalhador, principalmente as que o ainda candidato dirigia aos trabalhadores: “Brasileiro! Trabalhador! O voto é secreto” , “Lembra portanto: o voto é secreto: põe à margem o cabo eleitoral” , “[...]Falando como "pai" do trabalhismo e da legislação social, Getúlio defendia a extensão das leis trabalhistas aos trabalhadores do campo e deixava claro que isso se daria sem o apelo à luta de classes.[...]”.

Caso o aluno não chegue a resposta, indique características e trechos dos textos para permitir que ele perceba a diferença. Se ainda assim o aluno não conseguir, passe para outro aluno até encontrar a resposta esperada. Valorize algo na fala daquele aluno que não conseguiu, incentivando-o a alcançar o aprendizado da aula. Retome as respostas dos outros alunos, para que ele se atente mais para o propósito e aprendizagem desta parte da aula.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos

Orientações: Nos mesmos grupos das etapas anteriores, divida-os nas três propostas de atividades acima. Após os alunos registrarem suas respostas no caderno ou na folha A4, indique alguns de cada grupo que ainda não participaram dando suas respostas à turma. É interessante que um aluno apresente suas respostas e outro acrescenta uma observação argumentada na resposta do colega. Peça que todas respostas utilizem pontos dos documentos estudados.

A expectativa é que os alunos reiterem aprendizados das etapas anteriores da aula. É a oportunidade que o professor tem de verificar se os alunos aprenderam o esperado da aula.

Nos grupos da atividade “A” é esperado que façam políticos discursando, sendo entrevistados ou conversando com trabalhadores. Na atividade “B” é esperado que façam frases que destaquem o trabalhador, ações sociais, reformas que permitam melhorar a vida dos trabalhadores e povo em geral, tal como: “na cabina secreta, tu trabalhador, coloca no envelope a cédula de Getúlio Vargas e dos candidatos do P.T.B.”. Na atividade “C” é esperado que simulem discursos como do documento: “Recorte Jornal do Comércio, 29 de setembro de 1950”.

Pergunte se os alunos já haviam pensado sobre o termo “apelo social”, bem como utilize os exemplos dados pelos alunos a partir do questionamento na etapa contexto para que reflitam e construam seu próprio conhecimento.

Realizar a atividade em folha A4 pode permitir que seja exposto na sala ou na escola. Assim, outras turmas podem verificar a vivência em sala de aula.

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Modernização, ditadura civil-militar e redemocratização: o Brasil após 1946 do 9º ano :

9º ano / História / Modernização, ditadura civil-militar e redemocratização: o Brasil após 1946

9º ano / História / Modernização, ditadura civil-militar e redemocratização: o Brasil após 1946

MAIS AULAS DE História do 9º ano:

9º ano / História / Modernização, ditadura civil-militar e redemocratização: o Brasil após 1946

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF09HI17 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de História

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano