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Plano de aula: Golpe civil-militar de 1964

Plano 1 de uma sequência de 2 planos. Veja todos os planos sobre Ditadura

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Habilidades BNCC:

Aula

Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você possa se planejar.

Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF09HI19, de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Materiais necessários: Cópias impressas dos textos.

Material complementar:

UNE contra o golpe

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/3mSv7bAE584VNJBXZgYGeWtAhbA5UdzAmytpQpHST4uPaWxuV6TakWbXT2ae/his9-19und01-une-contra-o-golpe.pdf

Linha do tempo para o golpe civil-militar

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/yeXdsJCdKHbxBJPamkjkdJameMJbdPX6XSDtZBdJcJ3myK9B8C5sEmHzxMu9/his9-19und01-linha-do-tempo-para-o-golpe-civil-militar.pdf

Para você saber mais:

https://www.youtube.com/watch?list=PLBT9aZtV_m77jKbWHImyff-4s5B5CBzR6&time_continue=1&v=AbQgZuBg_9I

http://memorialdademocracia.com.br/card/golpe-militar-depoe-governo-constitucional#card-8

https://www.ufmg.br/brasildoc/temas/1-golpe-militar-de-1964/

https://www1.folha.uol.com.br/folhinha/2014/03/1432530-conheca-a-historia-da-ditadura-militar-no-brasil-em-quadrinhos.shtml

http://memoria.oglobo.globo.com/erros-e-acusacoes-falsas/apoio-ao-golpe-de-64-foi-um-erro-12695226

Objetivo
Objetivo

Tempo sugerido: 3 minutos.

Orientações:

Projete, escreva no quadro ou leia o objetivo da aula para a turma. É muito importante começar com a apresentação do objetivo para que os estudantes entendam o que farão e compreendam aonde se quer chegar no fim da aula. Contudo, tome cuidado para, ao fazer isso, não antecipar respostas desde o começo. É necessário sempre garantir que os alunos construam o raciocínio por conta própria.

Incentivado pelos grandes grupos econômicos, meios de comunicação, chefes militares; o golpe militar de 1964 derrubou o presidente João Goulart, rasgou a Constituição e colocou o Brasil em 21 anos de opressão e resistência.Talvez tudo possa ser explicado a partir do momento em que Jânio Quadros condecora Che Guevara e provoca os ânimos de civis e militares conservadores. Daí o país é surpreendido com a renúncia de Jânio, que na sua sucessão provoca uma divisão entre os que eram a favor de Goulart e os militares que defendiam novas eleições.

Então o parlamentarismo é colocado como solução para esta crise. Seria então mais uma forma de diminuir os poderes do presidente. Mas Jango, que propõe as reformas de base, que inclui a reforma agrária, provoca as elites. Também a instituição do 13° não agradou o empresariado.

Além disso, também mantém relações com a URSS em plena Guerra Fria. No plebiscito de 1963, que decidira a forma de governo, retorna o presidencialismo. O presidente é impedido por alguns militares de decretar estado de sítio. Jango tenta realizar campanha em favor das reformas, iniciado pelo Central do Brasil. Mas talvez já fosse tarde para o inevitável: a ditadura civil-militar.

Glossário:

Parlamentarismo: https://michaelis.uol.com.br/moderno-portugues/busca/portugues-brasileiro/parlamentarismo/

Estado de sítio: https://www.significados.com.br/estado-de-sitio/

Para você saber mais:

Origens do golpe - http://memoriasdaditadura.org.br/origens-do-golpe/index.html Acesso em: 5/3/2019.

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