É a vez da Bossa Nova
Plano de Aula
Plano de aula: A bossa nova e o presidente JK
Plano 3 de uma sequência de 3 planos. Veja todos os planos sobre Reflexões sobre o Brasil 1946-1964
Tem interesse no tema "Neurociência, adolescências e engajamento nos Anos Finais"?
Inscreva-se neste tema para receber novidades pelo site e por email.
Habilidades BNCC:
Aula
Sobre este plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você possa se planejar.
Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF09HI18, de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.
Materiais necessários: Cópias impressas dos textos.
Material complementar:
É a vez da bossa nova
Trechos Músicas bossa nova
Propaganda e bossa nova
Para você saber mais:
http://memorialdademocracia.com.br/card/pais-redescobre-os-anos-dourados
https://cpdoc.fgv.br/producao/dossies/JK/artigos/Sociedade/Musica
http://dicionariompb.com.br/bossa-nova
http://www.senado.gov.br/noticias/especiais/brasilia50anos/not04.asp
Objetivo
Tempo sugerido: 3 minutos.
Orientações: Projete, escreva no quadro ou leia o objetivo da aula para a turma. É muito importante começar com a apresentação do objetivo para que os estudantes entendam o que farão e compreendam aonde se quer chegar no fim da aula. Contudo, tome cuidado para, ao fazer isso, não antecipar respostas desde o começo. É necessário sempre garantir que os alunos construam o raciocínio por conta própria.
Para o professor: O presidente Juscelino Kubitschek teve como proposta de governo o desenvolvimento e a modernização. Isto refletiu na formação de uma nova classe média, que buscava novos padrões de consumo. Refletiu também na cultura, na bossa nova.
Este ritmo nasceu com a mistura de acordes e batidas do samba brasileiro e do jazz americano. Colocando, entre outras vozes, João Gilberto, Vinicius de Moraes, Antônio Carlos Jobim, Elis Regina. Assim, a bossa nova influenciou diversos músicos.
Mas como podemos ler no documento “É a vez da bossa nova”: “Como tudo o que é novo e faz sucesso, a bossa nova também virou marca e logo seria associada a todo tipo de produto, no Brasil e nos Estados Unidos: calçados, eletrodomésticos, óculos, leite em pó e até um jeito esquisito de
se pentear. A marca desencadearia uma febre comercial e serviria para associar aos produtos à ideia de ousadia, juventude e modernidade.”
Portanto, a bossa nova acompanhou a modernidade daquele período, assim como desejava a equipe JK, trazendo a alegria e a ousadia no momento de efervescência urbano, industrial e cultural.
Para você saber mais:
O Brasil de JK - https://cpdoc.fgv.br/producao/dossies/JK/artigos/Sociedade/Musica Acesso em: 5/3/2019.
Novo curso gratuito
Conheça nosso mais novo curso sobre adolescências, neurociência e engajamento nos anos finais
VER CURSO