9491
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para:   

Plano de aula - Resolução de problemas com divisão e adição

Plano de aula de Matemática com atividades para 4º ano do Fundamental sobre Resolver o problema com ideias de divisão e adição.

Plano 03 de 5 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Roberta Tavares da Silva

ESTE É UM CONTEÚDO PARA O SAEB Ver Mais >
 

Objetivo select-down

Slide Plano Aula

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Roberta Tavares da Silva

Mentor: Gilne Gardesani Fernandez

Especialista de área: Luciana Maria Tenuta de Freitas

Habilidade da BNCC

(EF04MA03) Resolver e elaborar problemas com números naturais envolvendo adição e subtração, utilizando estratégias diversas, como cálculo por estimativa, cálculo mental e algoritmos.

(EF04MA07) Resolver e elaborar problemas de divisão cujo divisor tenha no máximo dois algarismos, envolvendo os significados de repartição equitativa e de medida, utilizando estratégias diversas, como cálculo por estimativa, cálculo mental e algoritmos.

Objetivos específicos:

Resolver  o problema com ideias de divisão e adição.

Conceito-chave:

Situações-problemas envolvendo ideias dos campos aditivo e multiplicativo.

Recursos necessários

  • Lápis, borracha.
  • Atividades impressas em folhas (ou passadas no quadro).

Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientações: Coloque o objetivo no quadro ou apresente o slide e leia, compartilhando com seus alunos, para que eles compreendam o que irão aprender.

Propósito: Apresentar aos alunos o que deverão aprender durante a aula.

Retomada select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos.

Orientação: Apresente o problema para a turma. Discuta com eles as possibilidades de soluções, colocando suas ideias no quadro. Logo após, apresente as soluções (slides 4 e 5) e peça que comparem com o que pensaram. Sempre peça para que expliquem as suas estratégias.

Discuta com a turma:

  • De que fala o problema?
  • Qual o objetivo dessa arrecadação?
  • O que a escola arrecadou para a sua festa?
  • Como a escola conseguiu essa arrecadação?
  • O que a pergunta pede?

Propósito: Retomar os conhecimentos necessário para o desenvolvimento da aula.

Materiais Complementares:

Retomada

Retomada select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos.

Orientação: Apresente o problema para a turma. Discuta com eles as possibilidades de soluções, colocando suas ideias no quadro. Logo após, apresente as soluções (slides 4 e 5) e peça que comparem com o que pensaram. Sempre peça para que expliquem as suas estratégias.

Discuta com a turma:

  • De que fala o problema?
  • Qual o objetivo dessa arrecadação?
  • O que a escola arrecadou para a sua festa?
  • Como a escola conseguiu essa arrecadação?
  • O que a pergunta pede?

Propósito: Retomar os conhecimentos necessário para o desenvolvimento da aula.

Retomada select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos.

Orientação: Apresente o problema para a turma. Discuta com eles as possibilidades de soluções, colocando suas ideias no quadro. Logo após, apresente as soluções (slides 4 e 5) e peça que comparem com o que pensaram. Sempre peça para que expliquem as suas estratégias.

Discuta com a turma:

  • De que fala o problema?
  • Qual o objetivo dessa arrecadação?
  • O que a escola arrecadou para a sua festa?
  • Como a escola conseguiu essa arrecadação?
  • O que a pergunta pede?

Propósito: Retomar os conhecimentos necessário para o desenvolvimento da aula.

Atividade principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos.

Orientação:

  • Divida a turma em duplas. Distribua o problema escrito em tiras, como se fosse um quebra-cabeça (você pode pedir que os alunos recortem as tiras desordenadas ou passar no quadro e pedir que copiem já ordenando). Peça para que montem o problema na ordem correta e escolham os números do quadro para preencher as lacunas, antes de resolvê-lo.
  • Acompanhe e oriente as duplas, fazendo intervenções.
  • Solicite que resolvam o problema, discutindo suas ideias e as formas de resolvê-lo e apresentem suas respostas. Novamente, acompanhe e oriente as duplas, fazendo intervenções.
  • Faça combinados com a turma para manter a concentração com a atividade. Crie situações para que o aluno perceba que caminhos vai tomar para solucionar o problema, escolhendo a estratégia que achar melhor.

Discuta com a turma:

  • Por onde devemos começar para resolveacompanhe e oriente as duplas, fazendo intervenções.
  • Faça combinados com a turma para manter a concentração com a atividade. Crie situações para que o aluno perceba que caminhos vai tomar para solucionar o problema, escolhendo a estratégia que achar melhor.o problema?
  • Qual a(s) pergunta(s) do problema?
  • O que o problema conta?
  • O que o problema pede?
  • O que será usado para a ornamentação da festa de formatura?
  • Onde serão usadas as flores?

Propósito: Resolver o problema, utilizando diversas estratégias.

Materiais Complementares:

Atividade Principal

Guia de intervenção

Atividade principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos.

Orientação:

  • Divida a turma em duplas. Distribua o problema escrito em tiras, como se fosse um quebra-cabeça (você pode pedir que os alunos recortem as tiras desordenadas ou passar no quadro e pedir que copiem já ordenando). Peça para que montem o problema na ordem correta e escolham os números do quadro para preencher as lacunas, antes de resolvê-lo.
  • Acompanhe e oriente as duplas, fazendo intervenções.
  • Solicite que resolvam o problema, discutindo suas ideias e as formas de resolvê-lo e apresentem suas respostas. Novamente, acompanhe e oriente as duplas, fazendo intervenções.
  • Faça combinados com a turma para manter a concentração com a atividade. Crie situações para que o aluno perceba que caminhos vai tomar para solucionar o problema, escolhendo a estratégia que achar melhor.

Discuta com a turma:

  • Por onde devemos começar para resolver o problema?
  • Qual a(s) pergunta(s) do problema?
  • O que o problema conta?
  • O que o problema pede?
  • O que será usado para a ornamentação da festa de formatura?
  • Onde serão usadas as flores?

Propósito: Resolver o problema, utilizando diversas estratégias.

Discussão da solução (slides 8 a 11) select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientação: Nesse momento, peça aos alunos que expliquem para a turma como chegaram à solução. Você pode escolher algumas duplas, para colocarem suas soluções aos colegas, enquanto circula pela sala e acompanha o trabalho dos alunos. Depois peça para outros alunos exporem suas ideias se forem diferentes. É importante que esses alunos coloquem suas resoluções no quadro.

Terminada a socialização, apresente as soluções dos slides 9, 10 e 11 e peça que comparem com as suas soluções.

Discuta com a turma:

  • Pode me mostrar como resolveu?
  • Qual a diferença entre os modos de resolver apresentados e o seu?
  • Qual a semelhança entre o seu modo de resolver e os dos seus colegas?
  • Você acha que pode resolver de outro modo?

Propósito: Discutir as diversas estratégias e soluções para o problema.

Materiais Complementares:

Resolução da Atividade Principal

Discussão da solução (slides 8 a 11) select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientação: Nesse momento, peça aos alunos que expliquem para a turma como chegaram à solução. Você pode escolher algumas duplas, para colocarem suas soluções aos colegas, enquanto circula pela sala e acompanha o trabalho dos alunos. Depois peça para outros alunos exporem suas ideias se forem diferentes. É importante que esses alunos coloquem suas resoluções no quadro.

Terminada a socialização, apresente as soluções dos slides 9, 10 e 11 e peça que comparem com as suas soluções.

Discuta com a turma:

  • Pode me mostrar como resolveu?
  • Qual a diferença entre os modos de resolver apresentados e o seu?
  • Qual a semelhança entre o seu modo de resolver e os dos seus colegas?
  • Você acha que pode resolver de outro modo?

Propósito: Discutir as diversas estratégias e soluções para o problema.

Discussão da solução (slides 8 a 11) select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientação: Nesse momento, peça aos alunos que expliquem para a turma como chegaram à solução. Você pode escolher algumas duplas, para colocarem suas soluções aos colegas, enquanto circula pela sala e acompanha o trabalho dos alunos. Depois peça para outros alunos exporem suas ideias se forem diferentes. É importante que esses alunos coloquem suas resoluções no quadro.

Terminada a socialização, apresente as soluções dos slides 9, 10 e 11 e peça que comparem com as suas soluções.

Discuta com a turma:

  • Pode me mostrar como resolveu?
  • Qual a diferença entre os modos de resolver apresentados e o seu?
  • Qual a semelhança entre o seu modo de resolver e os dos seus colegas?
  • Você acha que pode resolver de outro modo?

Propósito: Discutir as diversas estratégias e soluções para o problema.

Discussão da solução (slides 8 a 11) select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientação: Nesse momento, peça aos alunos que expliquem para a turma como chegaram à solução. Você pode escolher algumas duplas, para colocarem suas soluções aos colegas, enquanto circula pela sala e acompanha o trabalho dos alunos. Depois peça para outros alunos exporem suas ideias se forem diferentes. É importante que esses alunos coloquem suas resoluções no quadro.

Terminada a socialização, apresente as soluções dos slides 9, 10 e 11 e peça que comparem com as suas soluções.

Discuta com a turma:

  • Pode me mostrar como resolveu?
  • Qual a diferença entre os modos de resolver apresentados e o seu?
  • Qual a semelhança entre o seu modo de resolver e os dos seus colegas?
  • Você acha que pode resolver de outro modo?

Propósito: Discutir as diversas estratégias e soluções para o problema.

Encerramento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientação: Ao final da aula, peça que os alunos digam o que aprenderam durante a aula e vá registrando as aprendizagens. Depois encerre a aula lendo a síntese que está no slide ou escreva no quadro.

Discuta com a turma:

  • O que vocês aprenderam hoje?
  • O que acharam mais fácil?
  • O que acharam mais difícil?

Propósito: Sistematizar as aprendizagens da aula.

Raio X select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientação: Distribua a atividade, ou passe no quadro, apresentando o problema e pedindo que resolvam individualmente e registrando suas estratégias para chegar à resposta. Acompanhe o trabalho dos alunos para entender o caminho que escolheram para resolver o problema e verificar o que cada um aprendeu com a aula.

Discuta com a turma:

  • Onde Manu e Paula trabalham?
  • O que é produzido no trabalho de Manu e Paula?
  • Como é o trabalho de Manu e Paula?
  • Você pode me contar o que elas fazem no trabalho?

Os alunos deverão perceber que os salgados são embalados em quantidades diferentes.

Propósito: Verificar se o aluno consegue resolver o problema com autonomia.

Materiais Complementares:

Raio X

Resolução do Raio X

Atividade complementar

Resolução da Atividade Complementar

Resumo da aula

download Baixar plano

Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientações: Coloque o objetivo no quadro ou apresente o slide e leia, compartilhando com seus alunos, para que eles compreendam o que irão aprender.

Propósito: Apresentar aos alunos o que deverão aprender durante a aula.


Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Roberta Tavares da Silva

Mentor: Gilne Gardesani Fernandez

Especialista de área: Luciana Maria Tenuta de Freitas

Habilidade da BNCC

(EF04MA03) Resolver e elaborar problemas com números naturais envolvendo adição e subtração, utilizando estratégias diversas, como cálculo por estimativa, cálculo mental e algoritmos.

(EF04MA07) Resolver e elaborar problemas de divisão cujo divisor tenha no máximo dois algarismos, envolvendo os significados de repartição equitativa e de medida, utilizando estratégias diversas, como cálculo por estimativa, cálculo mental e algoritmos.

Objetivos específicos:

Resolver  o problema com ideias de divisão e adição.

Conceito-chave:

Situações-problemas envolvendo ideias dos campos aditivo e multiplicativo.

Recursos necessários

  • Lápis, borracha.
  • Atividades impressas em folhas (ou passadas no quadro).
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos.

Orientação: Apresente o problema para a turma. Discuta com eles as possibilidades de soluções, colocando suas ideias no quadro. Logo após, apresente as soluções (slides 4 e 5) e peça que comparem com o que pensaram. Sempre peça para que expliquem as suas estratégias.

Discuta com a turma:

  • De que fala o problema?
  • Qual o objetivo dessa arrecadação?
  • O que a escola arrecadou para a sua festa?
  • Como a escola conseguiu essa arrecadação?
  • O que a pergunta pede?

Propósito: Retomar os conhecimentos necessário para o desenvolvimento da aula.

Materiais Complementares:

Retomada

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos.

Orientação: Apresente o problema para a turma. Discuta com eles as possibilidades de soluções, colocando suas ideias no quadro. Logo após, apresente as soluções (slides 4 e 5) e peça que comparem com o que pensaram. Sempre peça para que expliquem as suas estratégias.

Discuta com a turma:

  • De que fala o problema?
  • Qual o objetivo dessa arrecadação?
  • O que a escola arrecadou para a sua festa?
  • Como a escola conseguiu essa arrecadação?
  • O que a pergunta pede?

Propósito: Retomar os conhecimentos necessário para o desenvolvimento da aula.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos.

Orientação: Apresente o problema para a turma. Discuta com eles as possibilidades de soluções, colocando suas ideias no quadro. Logo após, apresente as soluções (slides 4 e 5) e peça que comparem com o que pensaram. Sempre peça para que expliquem as suas estratégias.

Discuta com a turma:

  • De que fala o problema?
  • Qual o objetivo dessa arrecadação?
  • O que a escola arrecadou para a sua festa?
  • Como a escola conseguiu essa arrecadação?
  • O que a pergunta pede?

Propósito: Retomar os conhecimentos necessário para o desenvolvimento da aula.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos.

Orientação:

  • Divida a turma em duplas. Distribua o problema escrito em tiras, como se fosse um quebra-cabeça (você pode pedir que os alunos recortem as tiras desordenadas ou passar no quadro e pedir que copiem já ordenando). Peça para que montem o problema na ordem correta e escolham os números do quadro para preencher as lacunas, antes de resolvê-lo.
  • Acompanhe e oriente as duplas, fazendo intervenções.
  • Solicite que resolvam o problema, discutindo suas ideias e as formas de resolvê-lo e apresentem suas respostas. Novamente, acompanhe e oriente as duplas, fazendo intervenções.
  • Faça combinados com a turma para manter a concentração com a atividade. Crie situações para que o aluno perceba que caminhos vai tomar para solucionar o problema, escolhendo a estratégia que achar melhor.

Discuta com a turma:

  • Por onde devemos começar para resolveacompanhe e oriente as duplas, fazendo intervenções.
  • Faça combinados com a turma para manter a concentração com a atividade. Crie situações para que o aluno perceba que caminhos vai tomar para solucionar o problema, escolhendo a estratégia que achar melhor.o problema?
  • Qual a(s) pergunta(s) do problema?
  • O que o problema conta?
  • O que o problema pede?
  • O que será usado para a ornamentação da festa de formatura?
  • Onde serão usadas as flores?

Propósito: Resolver o problema, utilizando diversas estratégias.

Materiais Complementares:

Atividade Principal

Guia de intervenção

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos.

Orientação:

  • Divida a turma em duplas. Distribua o problema escrito em tiras, como se fosse um quebra-cabeça (você pode pedir que os alunos recortem as tiras desordenadas ou passar no quadro e pedir que copiem já ordenando). Peça para que montem o problema na ordem correta e escolham os números do quadro para preencher as lacunas, antes de resolvê-lo.
  • Acompanhe e oriente as duplas, fazendo intervenções.
  • Solicite que resolvam o problema, discutindo suas ideias e as formas de resolvê-lo e apresentem suas respostas. Novamente, acompanhe e oriente as duplas, fazendo intervenções.
  • Faça combinados com a turma para manter a concentração com a atividade. Crie situações para que o aluno perceba que caminhos vai tomar para solucionar o problema, escolhendo a estratégia que achar melhor.

Discuta com a turma:

  • Por onde devemos começar para resolver o problema?
  • Qual a(s) pergunta(s) do problema?
  • O que o problema conta?
  • O que o problema pede?
  • O que será usado para a ornamentação da festa de formatura?
  • Onde serão usadas as flores?

Propósito: Resolver o problema, utilizando diversas estratégias.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientação: Nesse momento, peça aos alunos que expliquem para a turma como chegaram à solução. Você pode escolher algumas duplas, para colocarem suas soluções aos colegas, enquanto circula pela sala e acompanha o trabalho dos alunos. Depois peça para outros alunos exporem suas ideias se forem diferentes. É importante que esses alunos coloquem suas resoluções no quadro.

Terminada a socialização, apresente as soluções dos slides 9, 10 e 11 e peça que comparem com as suas soluções.

Discuta com a turma:

  • Pode me mostrar como resolveu?
  • Qual a diferença entre os modos de resolver apresentados e o seu?
  • Qual a semelhança entre o seu modo de resolver e os dos seus colegas?
  • Você acha que pode resolver de outro modo?

Propósito: Discutir as diversas estratégias e soluções para o problema.

Materiais Complementares:

Resolução da Atividade Principal

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientação: Nesse momento, peça aos alunos que expliquem para a turma como chegaram à solução. Você pode escolher algumas duplas, para colocarem suas soluções aos colegas, enquanto circula pela sala e acompanha o trabalho dos alunos. Depois peça para outros alunos exporem suas ideias se forem diferentes. É importante que esses alunos coloquem suas resoluções no quadro.

Terminada a socialização, apresente as soluções dos slides 9, 10 e 11 e peça que comparem com as suas soluções.

Discuta com a turma:

  • Pode me mostrar como resolveu?
  • Qual a diferença entre os modos de resolver apresentados e o seu?
  • Qual a semelhança entre o seu modo de resolver e os dos seus colegas?
  • Você acha que pode resolver de outro modo?

Propósito: Discutir as diversas estratégias e soluções para o problema.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientação: Nesse momento, peça aos alunos que expliquem para a turma como chegaram à solução. Você pode escolher algumas duplas, para colocarem suas soluções aos colegas, enquanto circula pela sala e acompanha o trabalho dos alunos. Depois peça para outros alunos exporem suas ideias se forem diferentes. É importante que esses alunos coloquem suas resoluções no quadro.

Terminada a socialização, apresente as soluções dos slides 9, 10 e 11 e peça que comparem com as suas soluções.

Discuta com a turma:

  • Pode me mostrar como resolveu?
  • Qual a diferença entre os modos de resolver apresentados e o seu?
  • Qual a semelhança entre o seu modo de resolver e os dos seus colegas?
  • Você acha que pode resolver de outro modo?

Propósito: Discutir as diversas estratégias e soluções para o problema.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientação: Nesse momento, peça aos alunos que expliquem para a turma como chegaram à solução. Você pode escolher algumas duplas, para colocarem suas soluções aos colegas, enquanto circula pela sala e acompanha o trabalho dos alunos. Depois peça para outros alunos exporem suas ideias se forem diferentes. É importante que esses alunos coloquem suas resoluções no quadro.

Terminada a socialização, apresente as soluções dos slides 9, 10 e 11 e peça que comparem com as suas soluções.

Discuta com a turma:

  • Pode me mostrar como resolveu?
  • Qual a diferença entre os modos de resolver apresentados e o seu?
  • Qual a semelhança entre o seu modo de resolver e os dos seus colegas?
  • Você acha que pode resolver de outro modo?

Propósito: Discutir as diversas estratégias e soluções para o problema.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientação: Ao final da aula, peça que os alunos digam o que aprenderam durante a aula e vá registrando as aprendizagens. Depois encerre a aula lendo a síntese que está no slide ou escreva no quadro.

Discuta com a turma:

  • O que vocês aprenderam hoje?
  • O que acharam mais fácil?
  • O que acharam mais difícil?

Propósito: Sistematizar as aprendizagens da aula.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientação: Distribua a atividade, ou passe no quadro, apresentando o problema e pedindo que resolvam individualmente e registrando suas estratégias para chegar à resposta. Acompanhe o trabalho dos alunos para entender o caminho que escolheram para resolver o problema e verificar o que cada um aprendeu com a aula.

Discuta com a turma:

  • Onde Manu e Paula trabalham?
  • O que é produzido no trabalho de Manu e Paula?
  • Como é o trabalho de Manu e Paula?
  • Você pode me contar o que elas fazem no trabalho?

Os alunos deverão perceber que os salgados são embalados em quantidades diferentes.

Propósito: Verificar se o aluno consegue resolver o problema com autonomia.

Materiais Complementares:

Raio X

Resolução do Raio X

Atividade complementar

Resolução da Atividade Complementar

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Números do 4º ano :

Com o plano de aula sobre números, os alunos aprendem representação e comparação de números naturais de até 5 ordens, decomposição com adições e multiplicações por potências de 10; operações de adição, subtração, multiplicação e divisão, incluindo cálculo mental e resolução de problemas envolvendo contagem; frações unitárias (1/2, 1/3, 1/4, 1/5, 1/0 e 1/100) e representação das frações 1/10 e 1/100 na forma decimal, na reta numerada e em valores monetários.

MAIS AULAS DE Matemática do 4º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF04MA03 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Curso relacionado ao Plano

Resolução de Problemas em Matemática com Esforço Produtivo

Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Matemática

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano