Objetivo
Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autor: Roberta Tavares da Silva
Mentor: Gilne Gardesani Fernandez
Especialista de área: Luciana Maria Tenuta de Freitas
Habilidade da BNCC
(EF04MA03) Resolver e elaborar problemas com números naturais envolvendo adição e subtração, utilizando estratégias diversas, como cálculo por estimativa, cálculo mental e algoritmos.
(EF04MA07) Resolver e elaborar problemas de divisão cujo divisor tenha no máximo dois algarismos, envolvendo os significados de repartição equitativa e de medida, utilizando estratégias diversas, como cálculo por estimativa, cálculo mental e algoritmos.
Objetivos específicos:
Resolver o problema com ideias de divisão e adição.
Conceito-chave:
Situações-problemas envolvendo ideias dos campos aditivo e multiplicativo.
Recursos necessários
- Lápis, borracha.
- Atividades impressas em folhas (ou passadas no quadro).
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientações: Coloque o objetivo no quadro ou apresente o slide e leia, compartilhando com seus alunos, para que eles compreendam o que irão aprender.
Propósito: Apresentar aos alunos o que deverão aprender durante a aula.
Retomada
Tempo sugerido: 8 minutos.
Orientação: Apresente o problema para a turma. Discuta com eles as possibilidades de soluções, colocando suas ideias no quadro. Logo após, apresente as soluções (slides 4 e 5) e peça que comparem com o que pensaram. Sempre peça para que expliquem as suas estratégias.
Discuta com a turma:
- De que fala o problema?
- Qual o objetivo dessa arrecadação?
- O que a escola arrecadou para a sua festa?
- Como a escola conseguiu essa arrecadação?
- O que a pergunta pede?
Propósito: Retomar os conhecimentos necessário para o desenvolvimento da aula.
Materiais Complementares:
Retomada
Tempo sugerido: 8 minutos.
Orientação: Apresente o problema para a turma. Discuta com eles as possibilidades de soluções, colocando suas ideias no quadro. Logo após, apresente as soluções (slides 4 e 5) e peça que comparem com o que pensaram. Sempre peça para que expliquem as suas estratégias.
Discuta com a turma:
- De que fala o problema?
- Qual o objetivo dessa arrecadação?
- O que a escola arrecadou para a sua festa?
- Como a escola conseguiu essa arrecadação?
- O que a pergunta pede?
Propósito: Retomar os conhecimentos necessário para o desenvolvimento da aula.
Retomada
Tempo sugerido: 8 minutos.
Orientação: Apresente o problema para a turma. Discuta com eles as possibilidades de soluções, colocando suas ideias no quadro. Logo após, apresente as soluções (slides 4 e 5) e peça que comparem com o que pensaram. Sempre peça para que expliquem as suas estratégias.
Discuta com a turma:
- De que fala o problema?
- Qual o objetivo dessa arrecadação?
- O que a escola arrecadou para a sua festa?
- Como a escola conseguiu essa arrecadação?
- O que a pergunta pede?
Propósito: Retomar os conhecimentos necessário para o desenvolvimento da aula.
Atividade principal
Tempo sugerido: 15 minutos.
Orientação:
- Divida a turma em duplas. Distribua o problema escrito em tiras, como se fosse um quebra-cabeça (você pode pedir que os alunos recortem as tiras desordenadas ou passar no quadro e pedir que copiem já ordenando). Peça para que montem o problema na ordem correta e escolham os números do quadro para preencher as lacunas, antes de resolvê-lo.
- Acompanhe e oriente as duplas, fazendo intervenções.
- Solicite que resolvam o problema, discutindo suas ideias e as formas de resolvê-lo e apresentem suas respostas. Novamente, acompanhe e oriente as duplas, fazendo intervenções.
- Faça combinados com a turma para manter a concentração com a atividade. Crie situações para que o aluno perceba que caminhos vai tomar para solucionar o problema, escolhendo a estratégia que achar melhor.
Discuta com a turma:
- Por onde devemos começar para resolveacompanhe e oriente as duplas, fazendo intervenções.
- Faça combinados com a turma para manter a concentração com a atividade. Crie situações para que o aluno perceba que caminhos vai tomar para solucionar o problema, escolhendo a estratégia que achar melhor.o problema?
- Qual a(s) pergunta(s) do problema?
- O que o problema conta?
- O que o problema pede?
- O que será usado para a ornamentação da festa de formatura?
- Onde serão usadas as flores?
Propósito: Resolver o problema, utilizando diversas estratégias.
Materiais Complementares:
Atividade principal
Tempo sugerido: 15 minutos.
Orientação:
- Divida a turma em duplas. Distribua o problema escrito em tiras, como se fosse um quebra-cabeça (você pode pedir que os alunos recortem as tiras desordenadas ou passar no quadro e pedir que copiem já ordenando). Peça para que montem o problema na ordem correta e escolham os números do quadro para preencher as lacunas, antes de resolvê-lo.
- Acompanhe e oriente as duplas, fazendo intervenções.
- Solicite que resolvam o problema, discutindo suas ideias e as formas de resolvê-lo e apresentem suas respostas. Novamente, acompanhe e oriente as duplas, fazendo intervenções.
- Faça combinados com a turma para manter a concentração com a atividade. Crie situações para que o aluno perceba que caminhos vai tomar para solucionar o problema, escolhendo a estratégia que achar melhor.
Discuta com a turma:
- Por onde devemos começar para resolver o problema?
- Qual a(s) pergunta(s) do problema?
- O que o problema conta?
- O que o problema pede?
- O que será usado para a ornamentação da festa de formatura?
- Onde serão usadas as flores?
Propósito: Resolver o problema, utilizando diversas estratégias.
Discussão da solução (slides 8 a 11)
Tempo sugerido: 10 minutos.
Orientação: Nesse momento, peça aos alunos que expliquem para a turma como chegaram à solução. Você pode escolher algumas duplas, para colocarem suas soluções aos colegas, enquanto circula pela sala e acompanha o trabalho dos alunos. Depois peça para outros alunos exporem suas ideias se forem diferentes. É importante que esses alunos coloquem suas resoluções no quadro.
Terminada a socialização, apresente as soluções dos slides 9, 10 e 11 e peça que comparem com as suas soluções.
Discuta com a turma:
- Pode me mostrar como resolveu?
- Qual a diferença entre os modos de resolver apresentados e o seu?
- Qual a semelhança entre o seu modo de resolver e os dos seus colegas?
- Você acha que pode resolver de outro modo?
Propósito: Discutir as diversas estratégias e soluções para o problema.
Materiais Complementares:
Discussão da solução (slides 8 a 11)
Tempo sugerido: 10 minutos.
Orientação: Nesse momento, peça aos alunos que expliquem para a turma como chegaram à solução. Você pode escolher algumas duplas, para colocarem suas soluções aos colegas, enquanto circula pela sala e acompanha o trabalho dos alunos. Depois peça para outros alunos exporem suas ideias se forem diferentes. É importante que esses alunos coloquem suas resoluções no quadro.
Terminada a socialização, apresente as soluções dos slides 9, 10 e 11 e peça que comparem com as suas soluções.
Discuta com a turma:
- Pode me mostrar como resolveu?
- Qual a diferença entre os modos de resolver apresentados e o seu?
- Qual a semelhança entre o seu modo de resolver e os dos seus colegas?
- Você acha que pode resolver de outro modo?
Propósito: Discutir as diversas estratégias e soluções para o problema.
Discussão da solução (slides 8 a 11)
Tempo sugerido: 10 minutos.
Orientação: Nesse momento, peça aos alunos que expliquem para a turma como chegaram à solução. Você pode escolher algumas duplas, para colocarem suas soluções aos colegas, enquanto circula pela sala e acompanha o trabalho dos alunos. Depois peça para outros alunos exporem suas ideias se forem diferentes. É importante que esses alunos coloquem suas resoluções no quadro.
Terminada a socialização, apresente as soluções dos slides 9, 10 e 11 e peça que comparem com as suas soluções.
Discuta com a turma:
- Pode me mostrar como resolveu?
- Qual a diferença entre os modos de resolver apresentados e o seu?
- Qual a semelhança entre o seu modo de resolver e os dos seus colegas?
- Você acha que pode resolver de outro modo?
Propósito: Discutir as diversas estratégias e soluções para o problema.
Discussão da solução (slides 8 a 11)
Tempo sugerido: 10 minutos.
Orientação: Nesse momento, peça aos alunos que expliquem para a turma como chegaram à solução. Você pode escolher algumas duplas, para colocarem suas soluções aos colegas, enquanto circula pela sala e acompanha o trabalho dos alunos. Depois peça para outros alunos exporem suas ideias se forem diferentes. É importante que esses alunos coloquem suas resoluções no quadro.
Terminada a socialização, apresente as soluções dos slides 9, 10 e 11 e peça que comparem com as suas soluções.
Discuta com a turma:
- Pode me mostrar como resolveu?
- Qual a diferença entre os modos de resolver apresentados e o seu?
- Qual a semelhança entre o seu modo de resolver e os dos seus colegas?
- Você acha que pode resolver de outro modo?
Propósito: Discutir as diversas estratégias e soluções para o problema.
Encerramento
Tempo sugerido: 5 minutos
Orientação: Ao final da aula, peça que os alunos digam o que aprenderam durante a aula e vá registrando as aprendizagens. Depois encerre a aula lendo a síntese que está no slide ou escreva no quadro.
Discuta com a turma:
- O que vocês aprenderam hoje?
- O que acharam mais fácil?
- O que acharam mais difícil?
Propósito: Sistematizar as aprendizagens da aula.
Raio X
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientação: Distribua a atividade, ou passe no quadro, apresentando o problema e pedindo que resolvam individualmente e registrando suas estratégias para chegar à resposta. Acompanhe o trabalho dos alunos para entender o caminho que escolheram para resolver o problema e verificar o que cada um aprendeu com a aula.
Discuta com a turma:
- Onde Manu e Paula trabalham?
- O que é produzido no trabalho de Manu e Paula?
- Como é o trabalho de Manu e Paula?
- Você pode me contar o que elas fazem no trabalho?
Os alunos deverão perceber que os salgados são embalados em quantidades diferentes.
Propósito: Verificar se o aluno consegue resolver o problema com autonomia.
Materiais Complementares: