16353
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Geografia > 6º ano > Unidade

Plano de aula - Recursos hídricos: principais conceitos

Plano de aula de Geografia com atividades para 6º ano do Fundamental sobre compreender, rever e organizar os principais conceitos de recursos hídricos em um glossário.

Plano 02 de 10 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Rosana Rasera Garagorry

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Contextos prévios:

Numa aula que antecede este plano, os alunos devem pesquisar e anotar no caderno, em sala ou em casa, o significado de alguns conceitos relacionados a recursos hídricos que foram selecionados por eles com a ajuda do professor. O levantamento dos conceitos deve ser feito com a participação dos alunos que podem ir falando, enquanto o professor registra-os no quadro. Se o número de conceitos a serem pesquisados for muito grande, pode-se fazer uma divisão entre os alunos. Por exemplo, os alunos pares ficam com uma metade dos conceitos enquanto os de números ímpares ficam com a outra metade. Além da explicação, os alunos podem imprimir uma foto ou ilustrar com um desenho o conceito. Tanto a foto quanto o desenho não devem ultrapassar o tamanho de 10 cm x 10 cm. No Anexo 1 há uma lista de sugestão de conceitos.

Cada aluno ou grupo de alunos fica responsável por um certo número de conceitos. É bom que mais de um aluno pesquise o mesmo conceito para que possam comparar, complementar e corrigir quando estiverem na etapa de sistematização do plano.

Oriente os alunos a pesquisarem em livros didáticos de Ciências ou Geografia, internet e mesmo em dicionários. Não esqueça de lembrá-los de que um conceito pode ter diferentes significados. Eles devem registrar no caderno o significado adequado ao tema estudado.

O dicionário Geológico Geomorfológico é uma ótima opção de consulta se tiverem acesso à internet. Caso os alunos não tenham recursos em casa para realizarem a pesquisa, o professor pode disponibilizar na sala de aula alguns materiais como livros didáticos e dicionários.

Sobre este plano:

Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF06GE12 de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Esta habilidade diz respeito a estudos de biodiversidade relacionando esferas das necessidades de usos de recursos naturais -água - em diferentes escalas e usos alternativos visando a sustentabilidade, a conservação e/ou preservação ambiental, exploração, circulação (fluxos), transformação e consumo de recursos naturais.

Neste plano, o aluno terá a oportunidade de rever e ampliar o seu conhecimento sobre conceitos relacionados à temática recursos hídricos, bem como compreender e organizar esses conceitos para futuras consultas.

A atividade foi pensada para ser desenvolvida em grupo, uma opção são quartetos. Cada grupo deverá elaborar um número de fichas. Esse número vai depender do total de conceitos pesquisados e de como o professor fará essa distribuição. Cada ficha deve conter o conceito, seu significado e uma imagem que pode ser uma foto ou um desenho. No momento da distribuição dos alunos nos grupos, é importante reunir no mesmo grupo alunos que tenham pesquisado os mesmos conceitos. Cada grupo irá elaborar fichas com conceitos diferentes.

Ao término do trabalho, as fichas irão compor um glossário ilustrado, executado de forma coletiva, e que deverá ser exposto na sala de aula.

Uma outra opção é que esse glossário seja feito no google drive e compartilhado para toda a sala, se houver recurso para isso.

A aplicação desse plano possibilita, também, resgatar e ampliar os conceitos desenvolvidos na habilidade EF06GE04.

Materiais necessários: Datashow e/ou quadro, folhas de papel sulfite A4, cartolinas ou folhas de papel craft (o ideal é que as cartolinas sejam da mesma cor, mas com uma cor que contraste com o sulfite branco), réguas, tesouras, lápis de cor, canetas coloridas, lápis de cor, borracha, corretivo e cola. Com relação aos materiais, verifique o que é possível ser providenciado pelos alunos e se responsabilize pelo restante.

Material complementar:

GEO6_12UND02. Anexo 1 - Lista com sugestão de conceitos para o professor. Disponível em: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/TZPRDTUMjhpgE9kXDFxRChv7ZQzC9P42PmUy2WhzNcvUA2YUpwrrFeNJHMpV/geo6-12und02-anexo-1-lista-com-sugestao-de-conceitos.pdf

GEO6_12UND02. Anexo 2 - Etapas da ação propositiva. Imprimir só se necessário. Disponível em:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/8a3PmDUnNqharE33JfBxETBknFFmPPz9srRbUggAeY4GzSZYChAuVgyeNUW3/geo6-12und02-acao-propositiva-orientacoes-para-atividade.pdf

Link para o dicionário:

Dicionário Geológico Geomorfológico de Antonio Teixeira Guerra. 8ª ed. Secretaria de Planejamento, Orçamento e Coordenação. Fundação do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística - IBGE. Rio de Janeiro, 1993. Disponível em: Geofile:///C:/Users/ACER/Downloads/Dicionario%20geologico%20e%20geomorfologico-1.pdf

Como adequar à sua realidade: Na sua região, caso existam outras variantes para denominar algum conceito relacionado a recursos hídricos, não esqueça de incluir na lista. Exemplo: no sul do Brasil é comum usar a palavra arroio para designar riacho.

Para você saber mais:

Dicionário Geológico Geomorfológico de Antonio Teixeira Guerra. 8ª ed. Secretaria de Planejamento, Orçamento e Coordenação. Fundação do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística - IBGE. Rio de Janeiro, 1993. Disponível em: Geofile:///C:/Users/ACER/Downloads/Dicionario%20geologico%20e%20geomorfologico-1.pdf

Tema da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos

Orientações: Projete este slide ou escreva no quadro o tema da aula e recorde o que fizeram anteriormente - a pesquisa dos conceitos relacionados a recursos hídricos.

Peça para que os alunos leiam em voz alta o significado de alguns conceitos pesquisados e se necessário faça alguma correção ou complementação. Pergunte para a sala se é importante conhecer os conceitos quando se estuda um determinado conteúdo e porque é importante.

Explique que nesta aula eles irão usar as informações pesquisadas para organizarem um glossário coletivo.

Pergunte para a sala se eles sabem o que é e para que serve um glossário. Pergunte também se eles já consultaram um glossário e como era esse glossário.

Contextualização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 4 minutos

Orientações:

Projete esse slide ou mostre para a sala uma ficha semelhante à ilustração do slide, produzida por você. Mesmo que seja projetado o slide, é importante você produzir a ficha, pois ela será usada para apresentar o trabalho que eles irão fazer e fixar na sala. Sugestão das dimensões do cartaz: 25 cmx19cm.

Em seguida, pergunte aos alunos o que eles acham que deve conter em um glossário. Lembre a eles que, além do significado dos conceitos, um glossário pode também ser ilustrado. Peça algumas sugestões de como eles poderiam produzir um glossário ilustrado coletivo para expor na sala. A medida que eles vão falando anote as sugestões viáveis.

Problematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos

Orientações:

Projete para a sala esse slide que possui um exemplo de ficha modelo que pode ajudá-los a compor o glossário que eles devem criar. Não havendo a possibilidade de projetá-la, faça uma ficha para que eles possam usar como modelo.

Peça que eles leiam o texto e observem a imagem representada no slide. Pergunte quais informações a ficha apresenta e se elas são suficientes para o propósito da atividade.

Peça também que eles falem o significado de alguns dos conceitos pesquisados e avalie se as respostas estão corretas.

Ação Propositiva select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 28 minutos

Orientações:

Organize a sala em quartetos, estabeleça quais conceitos cada grupo deverá ficar responsável e certifique-se de que todos estão com os materiais necessários para executarem a tarefa.

Projete as etapas de execução do trabalho, se não for possível projetar, imprima (Anexo 2) ou exponha oralmente o que eles devem fazer. Explique as etapas e certifique-se de que todos tenham compreendido.

Acompanhe a execução do trabalho passando pelos grupos e conferindo o significado dos conceitos que eles estão registrando na folha sulfite e também orientando quanto à estética. Dê algumas dicas de otimização do trabalho, como por exemplo: enquanto um escreve o significado do conceito outro pode fazer a ilustração em um outro pedaço de papel e colar depois abaixo do texto.

Lembre que eles devem seguir um padrão comum e zelar pela qualidade do trabalho e também pela exatidão das informações de cada ficha.

Material complementar:

GEO6_12UND02. Anexo 2 - Etapas da ação propositiva. Imprimir somente se necessário. Disponível em:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/8a3PmDUnNqharE33JfBxETBknFFmPPz9srRbUggAeY4GzSZYChAuVgyeNUW3/geo6-12und02-acao-propositiva-orientacoes-para-atividade.pdf

Sistematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 7 minutos

Orientações:

Após todas as fichas estarem prontas, peça que um ou dois alunos de cada grupo participe da montagem e fixação do glossário. A ficha elaborada pelo professor (slide 3) dará título ao trabalho. Lembre que eles devem organizar as fichas em ordem alfabética.

A exposição em forma de um varal pode ser uma opção.

Sugestão para aula subsequente:

A criação de um jogo com esses conceitos pode ser proposta, reforçando a aprendizagem desses conceitos.

Resumo da aula

download Baixar plano

Contextos prévios:

Numa aula que antecede este plano, os alunos devem pesquisar e anotar no caderno, em sala ou em casa, o significado de alguns conceitos relacionados a recursos hídricos que foram selecionados por eles com a ajuda do professor. O levantamento dos conceitos deve ser feito com a participação dos alunos que podem ir falando, enquanto o professor registra-os no quadro. Se o número de conceitos a serem pesquisados for muito grande, pode-se fazer uma divisão entre os alunos. Por exemplo, os alunos pares ficam com uma metade dos conceitos enquanto os de números ímpares ficam com a outra metade. Além da explicação, os alunos podem imprimir uma foto ou ilustrar com um desenho o conceito. Tanto a foto quanto o desenho não devem ultrapassar o tamanho de 10 cm x 10 cm. No Anexo 1 há uma lista de sugestão de conceitos.

Cada aluno ou grupo de alunos fica responsável por um certo número de conceitos. É bom que mais de um aluno pesquise o mesmo conceito para que possam comparar, complementar e corrigir quando estiverem na etapa de sistematização do plano.

Oriente os alunos a pesquisarem em livros didáticos de Ciências ou Geografia, internet e mesmo em dicionários. Não esqueça de lembrá-los de que um conceito pode ter diferentes significados. Eles devem registrar no caderno o significado adequado ao tema estudado.

O dicionário Geológico Geomorfológico é uma ótima opção de consulta se tiverem acesso à internet. Caso os alunos não tenham recursos em casa para realizarem a pesquisa, o professor pode disponibilizar na sala de aula alguns materiais como livros didáticos e dicionários.

Sobre este plano:

Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF06GE12 de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Esta habilidade diz respeito a estudos de biodiversidade relacionando esferas das necessidades de usos de recursos naturais -água - em diferentes escalas e usos alternativos visando a sustentabilidade, a conservação e/ou preservação ambiental, exploração, circulação (fluxos), transformação e consumo de recursos naturais.

Neste plano, o aluno terá a oportunidade de rever e ampliar o seu conhecimento sobre conceitos relacionados à temática recursos hídricos, bem como compreender e organizar esses conceitos para futuras consultas.

A atividade foi pensada para ser desenvolvida em grupo, uma opção são quartetos. Cada grupo deverá elaborar um número de fichas. Esse número vai depender do total de conceitos pesquisados e de como o professor fará essa distribuição. Cada ficha deve conter o conceito, seu significado e uma imagem que pode ser uma foto ou um desenho. No momento da distribuição dos alunos nos grupos, é importante reunir no mesmo grupo alunos que tenham pesquisado os mesmos conceitos. Cada grupo irá elaborar fichas com conceitos diferentes.

Ao término do trabalho, as fichas irão compor um glossário ilustrado, executado de forma coletiva, e que deverá ser exposto na sala de aula.

Uma outra opção é que esse glossário seja feito no google drive e compartilhado para toda a sala, se houver recurso para isso.

A aplicação desse plano possibilita, também, resgatar e ampliar os conceitos desenvolvidos na habilidade EF06GE04.

Materiais necessários: Datashow e/ou quadro, folhas de papel sulfite A4, cartolinas ou folhas de papel craft (o ideal é que as cartolinas sejam da mesma cor, mas com uma cor que contraste com o sulfite branco), réguas, tesouras, lápis de cor, canetas coloridas, lápis de cor, borracha, corretivo e cola. Com relação aos materiais, verifique o que é possível ser providenciado pelos alunos e se responsabilize pelo restante.

Material complementar:

GEO6_12UND02. Anexo 1 - Lista com sugestão de conceitos para o professor. Disponível em: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/TZPRDTUMjhpgE9kXDFxRChv7ZQzC9P42PmUy2WhzNcvUA2YUpwrrFeNJHMpV/geo6-12und02-anexo-1-lista-com-sugestao-de-conceitos.pdf

GEO6_12UND02. Anexo 2 - Etapas da ação propositiva. Imprimir só se necessário. Disponível em:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/8a3PmDUnNqharE33JfBxETBknFFmPPz9srRbUggAeY4GzSZYChAuVgyeNUW3/geo6-12und02-acao-propositiva-orientacoes-para-atividade.pdf

Link para o dicionário:

Dicionário Geológico Geomorfológico de Antonio Teixeira Guerra. 8ª ed. Secretaria de Planejamento, Orçamento e Coordenação. Fundação do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística - IBGE. Rio de Janeiro, 1993. Disponível em: Geofile:///C:/Users/ACER/Downloads/Dicionario%20geologico%20e%20geomorfologico-1.pdf

Como adequar à sua realidade: Na sua região, caso existam outras variantes para denominar algum conceito relacionado a recursos hídricos, não esqueça de incluir na lista. Exemplo: no sul do Brasil é comum usar a palavra arroio para designar riacho.

Para você saber mais:

Dicionário Geológico Geomorfológico de Antonio Teixeira Guerra. 8ª ed. Secretaria de Planejamento, Orçamento e Coordenação. Fundação do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística - IBGE. Rio de Janeiro, 1993. Disponível em: Geofile:///C:/Users/ACER/Downloads/Dicionario%20geologico%20e%20geomorfologico-1.pdf

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos

Orientações: Projete este slide ou escreva no quadro o tema da aula e recorde o que fizeram anteriormente - a pesquisa dos conceitos relacionados a recursos hídricos.

Peça para que os alunos leiam em voz alta o significado de alguns conceitos pesquisados e se necessário faça alguma correção ou complementação. Pergunte para a sala se é importante conhecer os conceitos quando se estuda um determinado conteúdo e porque é importante.

Explique que nesta aula eles irão usar as informações pesquisadas para organizarem um glossário coletivo.

Pergunte para a sala se eles sabem o que é e para que serve um glossário. Pergunte também se eles já consultaram um glossário e como era esse glossário.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 4 minutos

Orientações:

Projete esse slide ou mostre para a sala uma ficha semelhante à ilustração do slide, produzida por você. Mesmo que seja projetado o slide, é importante você produzir a ficha, pois ela será usada para apresentar o trabalho que eles irão fazer e fixar na sala. Sugestão das dimensões do cartaz: 25 cmx19cm.

Em seguida, pergunte aos alunos o que eles acham que deve conter em um glossário. Lembre a eles que, além do significado dos conceitos, um glossário pode também ser ilustrado. Peça algumas sugestões de como eles poderiam produzir um glossário ilustrado coletivo para expor na sala. A medida que eles vão falando anote as sugestões viáveis.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos

Orientações:

Projete para a sala esse slide que possui um exemplo de ficha modelo que pode ajudá-los a compor o glossário que eles devem criar. Não havendo a possibilidade de projetá-la, faça uma ficha para que eles possam usar como modelo.

Peça que eles leiam o texto e observem a imagem representada no slide. Pergunte quais informações a ficha apresenta e se elas são suficientes para o propósito da atividade.

Peça também que eles falem o significado de alguns dos conceitos pesquisados e avalie se as respostas estão corretas.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 28 minutos

Orientações:

Organize a sala em quartetos, estabeleça quais conceitos cada grupo deverá ficar responsável e certifique-se de que todos estão com os materiais necessários para executarem a tarefa.

Projete as etapas de execução do trabalho, se não for possível projetar, imprima (Anexo 2) ou exponha oralmente o que eles devem fazer. Explique as etapas e certifique-se de que todos tenham compreendido.

Acompanhe a execução do trabalho passando pelos grupos e conferindo o significado dos conceitos que eles estão registrando na folha sulfite e também orientando quanto à estética. Dê algumas dicas de otimização do trabalho, como por exemplo: enquanto um escreve o significado do conceito outro pode fazer a ilustração em um outro pedaço de papel e colar depois abaixo do texto.

Lembre que eles devem seguir um padrão comum e zelar pela qualidade do trabalho e também pela exatidão das informações de cada ficha.

Material complementar:

GEO6_12UND02. Anexo 2 - Etapas da ação propositiva. Imprimir somente se necessário. Disponível em:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/8a3PmDUnNqharE33JfBxETBknFFmPPz9srRbUggAeY4GzSZYChAuVgyeNUW3/geo6-12und02-acao-propositiva-orientacoes-para-atividade.pdf

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 7 minutos

Orientações:

Após todas as fichas estarem prontas, peça que um ou dois alunos de cada grupo participe da montagem e fixação do glossário. A ficha elaborada pelo professor (slide 3) dará título ao trabalho. Lembre que eles devem organizar as fichas em ordem alfabética.

A exposição em forma de um varal pode ser uma opção.

Sugestão para aula subsequente:

A criação de um jogo com esses conceitos pode ser proposta, reforçando a aprendizagem desses conceitos.

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Unidade do 6º ano :

MAIS AULAS DE Geografia do 6º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF06GE12 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Geografia

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano