16337
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Geografia > 6º ano > Conexões e escalas

Plano de aula - Água: De onde vem?

Plano de aula de Geografia com atividades para 6º ano do Fundamental sobre compreender o ciclo da água

Plano 01 de 9 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Ana Paula Teixeira De Mello

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que podem complementar a habilidade EF06GEO04 de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo do ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas poderão ter continuidade em aulas subsequentes.

Esta habilidade diz respeito a compreensão do ciclo da água na natureza considerando os elementos e os fatores importantes para esse processo, como exemplo, a energia solar, o clima, o relevo, a evapotranspiração, o escoamento superficial e a percolação da água no solo. Imagens e vídeos sobre o ciclo da água podem ser utilizados como facilitadores para o entendimento desse processo. Como esta habilidade deve ser desenvolvida ao longo do ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade neste plano e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes. Este plano de aula pode ser utilizado de forma introdutória nas aulas que abordam assuntos referentes à sustentabilidade e a preservação ambiental presentes na habilidade EF06GEO12.

Materiais necessários: Datashow, um recipiente transparente de boca larga com tampa e limpo (como exemplo pote de maionese ou uma jarra) pedrinhas ou cascalhos, areia, água (para borrifar) e uma muda de planta de porte pequeno que seja adaptada à sombra e a umidade como: musgo, pequenas samambaias e heras.

Material complementar: Caso não haja datashow na escola, o professor poderá tirar cópias da imagem referente ao ciclo da água.Para melhor compreensão sobre o ciclo da água, a turma deverá assistir ao vídeo educativo “O ciclo da água”, disponibilizado pela Agência Nacional de Águas (ANA).Abaixo você poderá acessar o link do vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=vW5-xrV3Bq4 . Se a escola não tiver um bom acesso à internet, será importante baixar, antes da aula, o vídeo proposto.

Para você saber mais: Para aprofundar seus conhecimentos sobre o ciclo da água acesse o link abaixo: http://www.mma.gov.br/agua/recursos-hidricos/aguas-subterraneas/ciclo-hidrologico.html

Contextos prévios: Os alunos precisam conhecer os estados físicos da água e compreender a importância de cada elemento da natureza para o equilíbrio do ecossistema.

Tema da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos

Orientações: Nesta aula explique o ciclo hidrológico por meio da imagem e do vídeo O ciclo da água” disponibilizado pela Agência Nacional de Águas (ANA). O uso desses recursos facilitará a visualização do ciclo da água na natureza pelos alunos e também potenciará o debate sobre a importância da água.

Posteriormente, oriente a turma na confecção de um terrário. Este momento de atividade prática será muito importante para que o desenvolvimento do trabalho coletivo e para que todos tenham a oportunidade de participar de cada etapa da montagem do terrário.

Organize a turma em semicírculo e questione-os sobre a origem da água e quais os seus estados físicos. Neste momento será possível perceber o conhecimento prévio da turma sobre o tema.

Contextualização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações: Por meio da interpretação da imagem acima, apresente à turma o ciclo hidrológico na natureza utilizando a imagem como apoio. Caso não haja projetor ou datashow na escola, divida a turma em grupos e entregue a imagem a cima impressa que poderá ser obtida no por meio do link: http://www.mma.gov.br/agua/recursos-hidricos/aguas-subterraneas/ciclo-hidrologico.html

Desta forma os alunos poderão visualizar o ciclo hidrológico. Após a interpretação da imagem, questione a turma sobre a importância do ciclo hidrológico para a manutenção da vida, quais os estados físicos da água eles conseguem observar na imagem e a importância de cada elemento da natureza para a manutenção desse ciclo.

Fonte da imagem: http://www.mma.gov.br/agua/recursos-hidricos/aguas-subterraneas/ciclo-hidrologico.htm

Problematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações:

Assista com a turma o vídeo “O ciclo da água”, disponibilizado pela Agência Nacional de Águas (ANA), por meio do no link: https://www.youtube.com/watch?v=vW5-xrV3Bq4 e promova um pequeno debate. Pergunte sobre os pontos mais importantes do vídeo, como por exemplo: Qual a importância da água? Quais os estados físicos da água presentes no vídeo? Qual a importância da energia solar nesse processo? Como se formam as nuvens e a chuva? Caso na escola não haja uma boa rede de internet, seria interessante o professor baixar o vídeo antecipadamente.

Ação Propositiva select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 28 minutos

Orientações: Organize a turma em grupos, com no máximo 5 alunos. Cada grupo irá montar um terrário. Explique que o terrário representa um micro ambiente em equilíbrio e que por meio dele podemos observar o ciclo da água. Para a realização dessa atividade é necessário solicitar previamente os seguintes materiais: recipiente transparente de boca larga com tampa, como exemplo pote de maionese ou uma jarra, terra, pedrinhas ou cascalhos, areia, água para borrifar e uma muda de planta de porte pequeno que seja adaptada à sombra e a umidade, podemos citar como exemplo, musgo, pequenas samambaias, heras ou mudas de tempero. Nesse caso específico, como a intenção da montagem do terrário será especificamente para a observação do ciclo da água, o tipo de muda que será utilizada não interferirá no experimento.

Monte o terrário seguindo as etapas:

Lave com água corrente e seque o pote transparente;

Coloque as pedrinhas ou cascalhos no fundo do pote;

Acrescente uma camada de areia;

Acrescente uma camada de terra;

Coloque a muda de sua preferência;

Complete com terra até cobrir a raiz;

Umedeça com água a terra e a muda;

Tampe o pote.

Caso os alunos tenham dificuldades em levar os materiais para a atividade prática, sugerimos a montagem de um único terrário da turma com materiais fornecidos pela escola ou pelo professor.

Para você saber mais: O terrário é um pequeno modelo de ecossistema em que podemos observar a interação da hidrosfera, litosfera, atmosfera e biosfera. Sua confecção é interessante para que os alunos observem a importância de cada elemento no sistema como um tudo. Com o terrário os alunos podem estudar sobre o ciclo da água, a formação do solo e a sua composição. Essa atividade permite a interdisciplinaridade entre Geografia e Ciências, além de favorecer o desenvolvimento de etapas do método científico como: a observação, formulação de hipóteses, coletas de dados e conclusões.

Ação Propositiva select-down

Slide Plano Aula

Orientações: Apresente aos alunos a imagem do terrário como exemplo para que possa auxiliá-los na confecção do terrário. Essa atividade é importante para que os alunos desenvolvam a habilidade de trabalhar coletivamente, e desta forma, todos tenham a oportunidade de participar da confecção do terrário. Oriente e explique a função de cada etapa da montagem do terrário.

Etapas do Terrário:

Lave com água corrente e seque o pote transparente; (para evitar a contaminação por fungos ou bactérias).

Coloque as pedrinhas ou cascalhos no fundo do pote; (esse material serve para drenar a água do terrário).

Acrescente uma camada de areia; (esse material serve para drenar a água, para que ela não se acumúle no fundo do pote).

Acrescente uma camada de terra; (fornecerá nutrientes para a sua plantinha).

Coloque a muda de sua preferência;

Complete com terra até cobrir a raiz; (para que ela se sustente fisicamente no terrário).

Umedeça com água a terra e a muda;

Tampe o pote. (para que a água se renove no seu micro ecossistema e para que você observe o ciclo da água no terrário).

Para você saber mais:

Como podemos utilizar o terrário para explicar o ciclo hidrológico:

https://novaescola.org.br/conteudo/1285/terrario-para-observar-o-ciclo-da-agua

Sistematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 9 minutos

Orientações: Inicialmente não será possível observar o ciclo da água no terrário. No entanto, baseado na aula e nas orientações para a montagem do terrário, peça para que os grupos observem o terrário e debatam sobre a circulação da água. Como atividade, peça que os alunos anotem suas hipóteses no caderno para que futuramente seja possível compará-las com as transformações que acontecerão no terrário ao longo da semana. É importante que os terrários fiquem na sala de aula num local acessível à todos.

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que podem complementar a habilidade EF06GEO04 de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo do ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas poderão ter continuidade em aulas subsequentes.

Esta habilidade diz respeito a compreensão do ciclo da água na natureza considerando os elementos e os fatores importantes para esse processo, como exemplo, a energia solar, o clima, o relevo, a evapotranspiração, o escoamento superficial e a percolação da água no solo. Imagens e vídeos sobre o ciclo da água podem ser utilizados como facilitadores para o entendimento desse processo. Como esta habilidade deve ser desenvolvida ao longo do ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade neste plano e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes. Este plano de aula pode ser utilizado de forma introdutória nas aulas que abordam assuntos referentes à sustentabilidade e a preservação ambiental presentes na habilidade EF06GEO12.

Materiais necessários: Datashow, um recipiente transparente de boca larga com tampa e limpo (como exemplo pote de maionese ou uma jarra) pedrinhas ou cascalhos, areia, água (para borrifar) e uma muda de planta de porte pequeno que seja adaptada à sombra e a umidade como: musgo, pequenas samambaias e heras.

Material complementar: Caso não haja datashow na escola, o professor poderá tirar cópias da imagem referente ao ciclo da água.Para melhor compreensão sobre o ciclo da água, a turma deverá assistir ao vídeo educativo “O ciclo da água”, disponibilizado pela Agência Nacional de Águas (ANA).Abaixo você poderá acessar o link do vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=vW5-xrV3Bq4 . Se a escola não tiver um bom acesso à internet, será importante baixar, antes da aula, o vídeo proposto.

Para você saber mais: Para aprofundar seus conhecimentos sobre o ciclo da água acesse o link abaixo: http://www.mma.gov.br/agua/recursos-hidricos/aguas-subterraneas/ciclo-hidrologico.html

Contextos prévios: Os alunos precisam conhecer os estados físicos da água e compreender a importância de cada elemento da natureza para o equilíbrio do ecossistema.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos

Orientações: Nesta aula explique o ciclo hidrológico por meio da imagem e do vídeo O ciclo da água” disponibilizado pela Agência Nacional de Águas (ANA). O uso desses recursos facilitará a visualização do ciclo da água na natureza pelos alunos e também potenciará o debate sobre a importância da água.

Posteriormente, oriente a turma na confecção de um terrário. Este momento de atividade prática será muito importante para que o desenvolvimento do trabalho coletivo e para que todos tenham a oportunidade de participar de cada etapa da montagem do terrário.

Organize a turma em semicírculo e questione-os sobre a origem da água e quais os seus estados físicos. Neste momento será possível perceber o conhecimento prévio da turma sobre o tema.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações: Por meio da interpretação da imagem acima, apresente à turma o ciclo hidrológico na natureza utilizando a imagem como apoio. Caso não haja projetor ou datashow na escola, divida a turma em grupos e entregue a imagem a cima impressa que poderá ser obtida no por meio do link: http://www.mma.gov.br/agua/recursos-hidricos/aguas-subterraneas/ciclo-hidrologico.html

Desta forma os alunos poderão visualizar o ciclo hidrológico. Após a interpretação da imagem, questione a turma sobre a importância do ciclo hidrológico para a manutenção da vida, quais os estados físicos da água eles conseguem observar na imagem e a importância de cada elemento da natureza para a manutenção desse ciclo.

Fonte da imagem: http://www.mma.gov.br/agua/recursos-hidricos/aguas-subterraneas/ciclo-hidrologico.htm

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações:

Assista com a turma o vídeo “O ciclo da água”, disponibilizado pela Agência Nacional de Águas (ANA), por meio do no link: https://www.youtube.com/watch?v=vW5-xrV3Bq4 e promova um pequeno debate. Pergunte sobre os pontos mais importantes do vídeo, como por exemplo: Qual a importância da água? Quais os estados físicos da água presentes no vídeo? Qual a importância da energia solar nesse processo? Como se formam as nuvens e a chuva? Caso na escola não haja uma boa rede de internet, seria interessante o professor baixar o vídeo antecipadamente.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 28 minutos

Orientações: Organize a turma em grupos, com no máximo 5 alunos. Cada grupo irá montar um terrário. Explique que o terrário representa um micro ambiente em equilíbrio e que por meio dele podemos observar o ciclo da água. Para a realização dessa atividade é necessário solicitar previamente os seguintes materiais: recipiente transparente de boca larga com tampa, como exemplo pote de maionese ou uma jarra, terra, pedrinhas ou cascalhos, areia, água para borrifar e uma muda de planta de porte pequeno que seja adaptada à sombra e a umidade, podemos citar como exemplo, musgo, pequenas samambaias, heras ou mudas de tempero. Nesse caso específico, como a intenção da montagem do terrário será especificamente para a observação do ciclo da água, o tipo de muda que será utilizada não interferirá no experimento.

Monte o terrário seguindo as etapas:

Lave com água corrente e seque o pote transparente;

Coloque as pedrinhas ou cascalhos no fundo do pote;

Acrescente uma camada de areia;

Acrescente uma camada de terra;

Coloque a muda de sua preferência;

Complete com terra até cobrir a raiz;

Umedeça com água a terra e a muda;

Tampe o pote.

Caso os alunos tenham dificuldades em levar os materiais para a atividade prática, sugerimos a montagem de um único terrário da turma com materiais fornecidos pela escola ou pelo professor.

Para você saber mais: O terrário é um pequeno modelo de ecossistema em que podemos observar a interação da hidrosfera, litosfera, atmosfera e biosfera. Sua confecção é interessante para que os alunos observem a importância de cada elemento no sistema como um tudo. Com o terrário os alunos podem estudar sobre o ciclo da água, a formação do solo e a sua composição. Essa atividade permite a interdisciplinaridade entre Geografia e Ciências, além de favorecer o desenvolvimento de etapas do método científico como: a observação, formulação de hipóteses, coletas de dados e conclusões.

Slide Plano Aula

Orientações: Apresente aos alunos a imagem do terrário como exemplo para que possa auxiliá-los na confecção do terrário. Essa atividade é importante para que os alunos desenvolvam a habilidade de trabalhar coletivamente, e desta forma, todos tenham a oportunidade de participar da confecção do terrário. Oriente e explique a função de cada etapa da montagem do terrário.

Etapas do Terrário:

Lave com água corrente e seque o pote transparente; (para evitar a contaminação por fungos ou bactérias).

Coloque as pedrinhas ou cascalhos no fundo do pote; (esse material serve para drenar a água do terrário).

Acrescente uma camada de areia; (esse material serve para drenar a água, para que ela não se acumúle no fundo do pote).

Acrescente uma camada de terra; (fornecerá nutrientes para a sua plantinha).

Coloque a muda de sua preferência;

Complete com terra até cobrir a raiz; (para que ela se sustente fisicamente no terrário).

Umedeça com água a terra e a muda;

Tampe o pote. (para que a água se renove no seu micro ecossistema e para que você observe o ciclo da água no terrário).

Para você saber mais:

Como podemos utilizar o terrário para explicar o ciclo hidrológico:

https://novaescola.org.br/conteudo/1285/terrario-para-observar-o-ciclo-da-agua

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 9 minutos

Orientações: Inicialmente não será possível observar o ciclo da água no terrário. No entanto, baseado na aula e nas orientações para a montagem do terrário, peça para que os grupos observem o terrário e debatam sobre a circulação da água. Como atividade, peça que os alunos anotem suas hipóteses no caderno para que futuramente seja possível compará-las com as transformações que acontecerão no terrário ao longo da semana. É importante que os terrários fiquem na sala de aula num local acessível à todos.

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Conexões e escalas do 6º ano :

MAIS AULAS DE Geografia do 6º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF06GE04 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Geografia

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano